Inaugurada em Ilhéus a nova sede dos conselhos municipais de educação
Além da Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), o espaço também abrigará os conselhos de Educação, de Alimentação Escolar e de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb
O vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), representando o prefeito, Jabes Ribeiro, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 29, a nova sede dos conselhos municipais ligados ao setor educacional. Localizada na avenida Itabuna, 551, o espaço abrigará os conselhos municipais de Educação, de Alimentação Escolar e de Acompanhamento e Controle Social (Cacs) do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica). A nova sede, que possui três salas, auditório, área de convivência, cozinha e banheiro, entre outros, também reservará espaço para a Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação).
Além de Cacá, do secretário municipal de Relações Institucionais, Frederico Vesper, professores, conselheiros, técnicos governamentais e diversas lideranças comunitárias, a inauguração do espaço também foi prestigiada pelos representantes das entidades que passarão a funcionar na nova sede, como a presidente da Uncme, Gilvânia Nascimento, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Odilon Neto, a presidente de Acompanhamento e Controle Social (Cacs) do Fundeb, Enilda Mendonça, e a vice-presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Nilza Lima.
Durante seu pronunciamento, o vice-prefeito Carlos Machado destacou que, com a inauguração do novo equipamento, o governo municipal dá um passo significativo para fortalecer o controle social na área educacional. Além disso, ele adiantou que, dentro de pouco tempo, os conselhos municipais de educação passarão a usufruir de um espaço próprio. “A reforma e adaptação desta sede já possui uma relevância muito grande para que estes conselhos possam se reunir e atender de forma digna a nossa comunidade. No entanto, já estamos providenciando uma área própria, que fica localizada no Malhado, onde funcionavam os juizados especiais em Ilhéus”, afirmou.
Por sua vez, a presidente da Uncme, professora Gilvânia Nascimento, que também é membro do Fórum Municipal de Educação, classificou a entrega da nova sede como extremamente importante para o trabalho de controle social no município, uma vez que, na visão dela, a mesma vai abrigar três instâncias fundamentais para o processo de garantia do direito à educação. “Mas não apenas por isso. É importante ressaltar que, neste espaço, também teremos uma sala onde vai estar a Uncme, haja vista que Ilhéus representa nacionalmente os conselhos municipais de educação do Brasil. Além disso, ele vai permitir uma maior participação popular nas nossas reuniões e encontros”, comentou a representante da Uncme, entidade que trabalha com 4.178 conselhos, no Brasil, e 387, no Estado da Bahia.