No município de “ILHÉUS” que amamos e vivemos, presenciamos cenas degradantes quando caminhamos todos os dias para o mesmo lugar: o desrespeito por nossa Terra e sua população! E só vamos encontrar um caminho que surja o respeito por nossa cidade, se os eleitores tomarem juízo do valor expressivo que ela merece. Olhar e banir definitivamente vários os políticos incautos e gananciosos. Principalmente aqueles que imaginam ainda na existência de pessoas que votaram neles, continuam perdidos e sem noção de que foram enganadas com ridículas promessas tacanhas e mentirosas. A maioria está muito bem, obrigado, os eleitores pasmados com tantas desigualdades sociais!

São momentos impressionantes a mudança radical do ser humano, traduzido por tantos acontecimentos perniciosos no Brasil e que não se pode nunca avaliar os trágicos desconfortos cheios de desconfiança que passa a nossa população. Sempre ouvimos pelas ruas comentários que o nosso Município não vem arrecadando bem seus tributos, muita inadimplência, o Governo do Estado não faz uma distribuição de benefícios financeiros à altura para os gastos com obras, as limpezas de ruas, bairros e distritos sempre deficientes. Esse é um assunto que requer transparência a ser demonstrada aos seus munícipes. Falar em eleição de forma geral ficou determinado aos eleitores um assunto bastante sério e de inteira responsabilidade para salvar Ilhéus e sua gente das garras das politicagens.

É enorme quantidade de lixos, muitos locais esburacados em meio aos péssimos remendos das pistas asfaltadas por onde passam os veículos e pessoas em todos os bairros e centro da cidade. Faltam remédios nos postos de saúde, verificamos com imensa tristeza a situação da antiga Fundação SESP, há muitos anos sem nenhuma reforma. Olhando para o exemplo da vizinha cidade de Itabuna que resolveu melhorar e agir nesse sentido de prioridade de saúde pública, parabenizamos essas atitudes. Dessa forma quando temos conhecimento de tantas epidemias em nosso País, as organizações de combate a esses males são tratados de formas precárias em nossa cidade. A assistência médica dos ilheenses apenas caminha na aparência e muitas propagandas elaboradas de fundos de escritórios destinados aos conchavos cheios de politicagens em pleno funcionamento preparando as novas eleições, visando articulações de ações nocivas e desairosas na busca somente do poder.

Notamos de forma lamentável como tantos políticos de Ilhéus e do Brasil são omissos às coisas públicas, porém, prontos nas discórdias para chegarem primeiro ao poder. Estão visivelmente indiferentes com os problemas que afetam até as necessidades básicas da classe pobre. Vivenciamos agressivos desapontamentos visuais de sujeira porque com lixo e a falta de higiene destruindo a paisagem deixa de existir o bem-estar social. Diante de muitas atrações nefastas, nota-se nosso cartão de visita passando a serem os esgotos correndo ao céu aberto nas ruas, constituindo uma verdadeira falta de vergonha pela inércia em deixar uma população desprovida de limpeza pública.

Enquanto isso os IPTUS da prefeitura arrochando sempre os cidadãos ilheenses! Será essa a suposta vontade do poder público, somando ainda às inoperantes Secretarias de Saúde e de Obras? E se existe quem são responsáveis por esse estado coisas ruins? E todos esses sistemas que envolvem o sustento de pessoas com salários e comissões, será que estão trabalhando ou exercendo mesmo essas atividades? Queremos crer que são pagos com o dinheiro dos contribuintes que honram o seu município pagando os seus exorbitantes tributos reajustáveis em todos os momentos e anos.

Cabe-nos o direito de refletir quando perambulamos por Ilhéus, atualmente uma cidade barulhenta e sem respeito por parte do poder público ao trânsito dos seus transeuntes. Semáforos desajustados, pouca observação no tocante ao planejamento dos trabalhos prepostos aos agentes de trânsito. Nesse assunto bastante polêmico perguntamos: quem são os culpados pelas tragédias que ceifam em todos os momentos em nosso mundo vidas humanos?

A abordagem de forma educada ajuda muito na qualidade de pessoas dirigindo veículos em todas as estradas e qualquer lugar. Basta ser de forma ininterrupta, sem aquela canseira das autoridades de transito, em fazer hoje e esquecer amanhã. Repito: tem que ser diariamente e em todos os locais. No entanto, as denominadas indústrias das multas estão seguramente alicerçadas por inúmeros pardais e quebra-molas espalhados por todos os recantos sem nenhum critério planejado. Jamais a população é consultada acerca das suas necessidades básicas para viver bem em seu município.

São tantas pessoas maltratadas e escorraçadas nas ruas por irresponsáveis condutores de veículos automotores, mormente, os motoqueiros, que se bem fiscalizados poucos são os que estão devidamente habilitados e sua documentação legal. Têm motoristas que troca o silêncio pela algazarra do barulho, tirando a tranquilidade das pessoas que transitam livremente pelas ruas de todo nosso país. Roubam o sossego de nossa cidade quando desrespeitam a integridade física e a paz dos seus semelhantes.

Da mesma forma, existe uma grande necessidade para que todas as pessoas que transitam pelas ruas da cidade, havendo suspeita na conduta, devem ser abordadas educadamente e devidamente identificadas na paz. Uma pessoa sem documento quem ela é, qual a sua origem e qual seu verdadeiro nome. No Rio de Janeiro e outras Capitais as pessoas são revistadas e exigem que elas apresentem a Carteira de Profissional de Trabalho, provando assim sua identidade e atividade profissional, pois até que se prove ao contrário podem não serem pessoas de bem. Com a palavra as autoridades que detêm o poder de justiça e segurança pública com a obrigação de proteger a população brasileira. PENSEM NISSO!!!

Ilhéus – Bahia – 73-8844-9147         

 EDUARDO AFONSO