WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia embasa secom bahia embasa


agosto 2017
D S T Q Q S S
« jul   set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  








DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE


1) A TRAGÉDIA DO “POSEIDON” EM ILHÉUS.
2) COMEMORAÇÃO DO DIA DOS MAÇONS.
3) A FESTA EM HOMENAGEM AOS COMENDADORES DE ILHÉUS.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

****************************************************************

1) A TRAGÉDIA DO “POSEIDON” EM ILHÉUS

POSEIDON: UM FILME (1972) CATÁSTROFE que tornou-se clássico ao mostrar a história de um grupo de pessoas que tentam salvar suas vidas depois que o TRANSATLÂNTICO, em que viajam, é atingido por uma onda gigantesca durante um terrível maremoto. Aconteceu na manhã de uma quarta feira, dia 23 de agosto de 1939, (por coincidência, na última quarta feira 23-08-2017, completou 78 anos dessa tragédia), naufragou, na Barra da Baia do Pontal em ILHÉUS, o IATE ITACARÉ. A embarcação partiu de SALVADOR, por volta das 19h30min da noite anterior, com 66 pessoas a bordo. Ao amanhecer, por volta das 8h40min, segundo relatos nos periódicos da época, o IATE tombou e morreram 25 pessoas.

Na foto: O Senhor LUIZ PITHON PINTO, um dos sobreviventes do IATE ITACARÉ, na época estava com 20 anos e era funcionário do BANCO DO BRASIL, agência-ILHÉUS. O Sr. LUIZ PITHON, em 2009, estava com 90 anos e residia em SALVADOR, se estiver vivo, está hoje com 98 anos e será o único sobrevivente vivo da tragédia do IATE ITACARÉ.

Foto do Cônego JOAQUIM DIAMANTINO da cidade de CATÚ, que morreu afogado no naufrágio do ITACARÉ.

DIÁRIO DA TARDE DE ILHÉUS, edição do dia 29 de Maio de 1939. A Firma CORRÊA RIBEIRO & CIA divulgando informações sobre os IATES que ela representava na época. Menos de 3 meses depois deste anúncio, aconteceu a tragédia.

Uma cópia de uma foto relíquia do IATE ITACARÉ. Se você está interessado em saber a notícia completa sobre este fato, entre no GOOGLE e digite (O naufrágio do ITACARÉ).

2) COMEMORAÇÃO DO DIA DOS MAÇÔNS

O DIA DO MAÇOM é sempre comemorado em 20 de Agosto, mas esse ano a festa foi no dia 18 (quinta feira), na LOJA MAÇÔNICA REGENERAÇÃO SUL BAIANA, a mais antiga de ILHÉUS, Fundada em 2 de Julho de 1922.

A festa transcorreu num clima de ALEGRIA E FRATERNIDADE com a presença dos irmãos das cinco LOJAS MAÇÔNICAS DE ILHÉUS.

Na foto, MAÇONS acompanhados de suas esposas.

Na foto, o lindo TEMPLO DA LOJA MAÇÔNICA com os irmãos Paramentados.

O SALÃO DE FESTA DA LOJA ficou completamente lotado.
PARABÉNS para todos os irmãos MAÇÔNS pelo seu dia! Observe abaixo os nomes das cinco LOJAS MAÇÔNICAS DE ILHÉUS.
• LOJA MAÇÔNICA REGENERAÇÃO SUL BAIANA.
• LOJA MAÇÔNICA VIGILÂNCIA E RESISTÊNCIA.
• LOJA MAÇÔNICA ELIAS OCKE.
• LOJA MAÇÔNICA SABEDORIA, EQUILÍBRIO E PODER.
• LOJA UNIVERSITÁRIA HARMONIA E FRATERNIDADE.

3) A FESTA EM HOMENAGEM AOS COMENDADORES DE ILHÉUS.

Aconteceu no último sábado (19-08-2017) uma bonita festa em homenagem aos COMENDADORES DE ILHÉUS. Promovida pelo amigo Dr. PAULO JORGE, o encontro foi realizado no Restaurante J. BALIZA, no Km 01 da Rodovia ILHÉUS/ITABUNA e teve o comparecimento de muitos amigos e convidados. O cardápio preferido foi o CARNEIRO (assado ou cozido) acompanhado de bebidas finas. A festa só terminou no começo da noite.

Na foto acima, o anfitrião da festa Dr. PAULO JORGE.

A mesa dos RM (ROLA MURCHA) era uma das mais alegres.

Presença dos amigos DINO QUEIROZ, ROBERTO SANTANA e JOSÉ LEITE.

A alegria de TRÊS COMENDADORES presentes na festa, JOSÉ NAZAL (Vice Prefeito de ILHÉUS), MOISÉS TELES e JOSÉ LEITE.

4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA

Na última segunda feira (21-08-2017), foi o aniversário de FRANCISCO LEITE BEZERRA (FRANÇA) Primo de JOSÉ LEITE, (na foto de camisa vermelha) que almoçou junto com alguns amigos (as) e remeteu esta foto clicada pelo amigo JOÃO CARLOS que aparece no lado direito. A turma era só alegria!

Uma das melhores FEIJOADAS do ano, que aconteceu no GRUPO AS FERAS, foi a do nosso amigo MACACÃO (que aparece na foto com JOSÉ LEITE), no último domingo 20-08-2017.

Observe na foto acima, uma parte do GRUPO AS FERAS que participaram da FEIJOADA de MACACÃO, que teve até SOM AO VIVO. PARABÉNS MEU AMIGO MACACÃO!

E NO MAIS…

Temos um novo morador na esquina da Rua MARQUÊS DE PARANAGUÁ com a DOM PEDRO II (No CENTRO COMERCIAL DE ILHÉUS) . Na última quarta feira (23-08-2017), passou o dia todo trepado num dos postes comendo banana que a turma dava. Na quinta feira, o morador desapareceu. Alguém tem notícia dele? (Foto clicada por JOSÉ LEITE).


Para ver o BAÚ da semana passada clique AQUI.


Texto e fotos: José Leite de Souza
jleitesouza@hotmail.com
(73) 3634-3134

1 resposta para “DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE”

  • Meu querido amigo José Leite de Souza foi uma satisfação enorme encontrar com você naquela festa em homenagem aos Comendadores, você que é BI Comendador, tem merecidas comendas recebidas em Ilhéus e em Juazeiro do Norte. Foi um momento inesquecível aquele e pra você será eternamente lembrado. Na oportunidade pude conversar bastante também com o nosso amigo Dino Queiroz, o qual fazia tempo que não o encontrava. Meu primo Dr. Paulo Jorge nos proporcionou esse agradável encontro com vocês e vários outros amigos e alguns Comendadores da nossa cidade. Esse evento será repetido todos os anos. Uma boa ideia para festejar essa honraria. E a sua camisa bonita falando dos homens nascidos em Agosto, kkkkkkkkkk eu já recebi de presente viu? Gostei muito dos dizeres nela. kkkkkkkkkkkkk Afinal, somos do mês de Agosto, Leão de Juba Grande. Blz? Forte abraço.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia