Um momento de confraternização. De troca de experiências e de valorização do aprendizado. Assim definiu o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o encontro que manteve hoje (25) a tarde com os estagiários da Prefeitura Municipal. Hoje, na estrutura administrativa da Prefeitura, atuam cerca de 350 estagiários – com idades entre 16 e 50 anos.

1°Encontro de Estagiário de Ilhéus. foto Clodoaldo Ribeiro

“É uma honra para o nosso governo preparar novos profissionais, mostrar os mecanismos de funcionamento da máquina pública e construir com eles uma estrutura de mão de obra madura e qualificada”, disse. “Vejo esta relação de descobertas e aprendizagem como uma oportunidade de vida, de trabalho”, completou o coordenador dos estagiários, José Ronaldo Pereira.

O I Encontro dos Estagiários da Prefeitura de Ilhéus aconteceu no Teatro Municipal. Além de palestras motivacionais e educativas, dinâmicas de trabalho e dicas para evoluir no mercado, o evento teve sorteio de brindes, além de testemunho e troca de experiências.

Oportunidade – Estagiária no Setor de Contabilidade, Tainá Redenção falou sobre um tema instigante para todos eles: “Direitos e Deveres”. Mas disse que o grande momento do encontro foi, sem dúvida, “conhecer as diferenças e juntar todo mundo para festejar esta tarde de integração”. Para a estagiária Samilly Góes de Carvalho, que atua no Setor de RH, “um encontro como o de hoje é uma forma de valorizar o trabalho e a convivência entre os colegas de departamento”.

Primeiro contato – Kalila Amaral, representante do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), destacou a importância deste contato do estagiário com a realidade do mercado de trabalho. “Este é o primeiro contato, onde ele se descobre e onde se mostra para o mundo”, disse.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) foi criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 29 de janeiro de 1969, com a proposta foi aproximar os estudantes das linhas de montagem por meio de estágios supervisionados.  Hoje promove o aperfeiçoamento da gestão, a capacitação empresarial e a interação entre as empresas e os centros de conhecimento, contribuindo para a competitividade brasileira.

Participaram do evento ao lado do prefeito Mário Alexandre, os vereadores Gil Gomes e Jerberson Moraes e o secretário municipal de Comunicação, Alcides Kruschewsky.