:: jun/2018
AGRISSÊNIOR NOTICIAS- Edição 674 – ANO XIV- Nº 44 – julho de 2018
A HUMILDADE DO MAR
In. A mãe Natureza nos ensinando os caminhos do bem.
Luiz Ferreira da Silva.
(Livro em elaboração/Capítulo 3)
Não posso deixar de tomar aqui um banho de mar no sentido das lembranças salgadas e iodadas. O mar sempre me fascinou. Pela primeira vez, aos 7 anos, extasiei-me ante aquele mundão de águas indo para lá e pra cá, apreciando aquela bela espuma que me lembrava a minha mãe lavando roupas na beira do rio, em Coruripe, Al, minha terra natal.
Com meus pais, andava 6 km para me extasiar com o mar de Pontal de Coruripe. Depois de muitos banhos, almoçávamos charque com farinha e depois eu dormia cansado sob a sombra dos coqueirais, acordando lá pelas 16 horas para outra caminhada por uma estradinha sob a sombra dos manguezais, apreciando o ballet dos uçás, aratus e chiés, minimizando o enfado de uma criança de pouca idade.
Hoje, aquilato o quanto o mar nos ensina. Colocar-se ante aquelas águas em movimento é uma oportunidade ímpar para se reflexionar sobre muitos atributos cultivados pelo homem, notadamente soberba e vaidade, os quais o mar dá um banho de sabedoria. Sim, o mar se situa abaixo dos rios como se fosse inferior, sem importância. Mas, nessa posição, torna-se grandioso; superior, pois sabe receber as águas e se avoluma, captando as energias dos cursos d’água e das chuvas, dos ventos e do sol.
Tantos ensinamentos que devemos captar para construir a nossa família! E por todo este caminhar, tive o mar me ajudando a ser humilde e respeitar a Natureza.
No entanto, a insensibilidade do homem, sobretudo em sua ânsia especulativa tem cometido diversos danos. :: LEIA MAIS »
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE ESPECIAL.
1) PARABÉNS A ILHÉUS, MINHA QUERIDA CIDADE.
2) HOMENAGEM A UM GRANDE AMIGO (FINAL).
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
CONHEÇA AS VIAS QUE SERÃO PAVIMENTADAS E RECAPEADAS COM ASFALTO EM ILHÉUS
De acordo com informações obtidas pela redação do Ilhéus24h, a Prefeitura de Ilhéus deve realizar a pavimentação asfáltica das ruas relacionadas a seguir nos próximos dias. O serviço, tratado em caráter imediato, também promete recapear com asfalto e recuperar as vias da cidade. Confira a lista:
Prazo para saque do abono salarial do PIS/Pasep termina hoje
O prazo para sacar o abono salarial do PIS/Pasep – ano base 2016 – termina nesta sexta-feira (29) em todo o país. Segundo o Ministério do Trabalho, no balanço mais recente, pelo menos 2,2 milhões de trabalhadores que têm direito ainda não retiraram o benefício. Esse número representa 10% do total. O estoque de recursos disponíveis para retirada está estimado em cerca de R$ 1,6 bilhão e o prazo não será prorrogado, informou o ministério.
Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao Programa de Integração Social (PIS), sacam o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal.
Para os funcionários públicos vinculados ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), a referência é o Banco do Brasil.
O pagamento do abono começou em 27 de julho de 2017. O valor que cada um tem a receber depende de quanto tempo ele trabalhou formalmente em 2016, na iniciativa privada ou no serviço público.
Quem trabalhou o ano todo recebe o valor cheio, que equivale a um salário mínimo (RS 954). Quem trabalhou apenas 30 dias terá o valor mínimo, que é R$ 80. “Se a pessoa trabalhou um mês, recebe um doze avos do valor, se trabalhou dois meses, dois doze avos, e assim sucessivamente”, explica o chefe da Divisão do Abono Salarial do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan. :: LEIA MAIS »
Vereadores visitam unidade do SUS no Hospital Vida Memorial
Na manhã desta sexta-feira (29), os vereadores de Ilhéus tiveram uma agenda positiva em relação à saúde pública no município. Os parlamentares realizaram uma visita, juntamente com a secretária de Saúde municipal, Elizângela Oliveira, na sede do Hospital Vida Memorial, localizado na Rua Ramiro de Castro, 214, centro, nas imediações do Terminal Rodoviário Urbano. O objetivo principal foi verificar in loco, a situação do local e fiscalizar como o atendimento está sendo feito. Participaram da ação os vereadores Abraão Oliveira, César Porto, Fabrício Nascimento, Lukas Paiva, Nino Valverde, Nerival Reis, Paulo Anunciação e Paulo Carqueija.
Durante a visita, os vereadores verificaram que estão em pleno funcionamento os serviços de imagens, médicos atendendo 24 horas, bem como os serviços de radiografia, tomografia, internamento e processos cirúrgicos. De acordo com a secretária de Saúde, o atendimento será de urgência e emergência, internação hospitalar e assistência ambulatorial em Pediatria. A Câmara de Ilhéus tem lutado por melhorias na cidade através de debates, encontros e audiências públicas que, com a participação da população podem gerar novos projetos e benefícios para os munícipes.
IFba abre na próxima terça-feira inscrições para processo seletivo; são mais de 5 mil vagas
Fifa revela áudio do VAR no gol da Suíça contra o Brasil: ‘Empurrão muito leve’
Depois de se recusar a dar o áudio e vídeo para a CBF referente à comunicação entre o árbitro e a cabine do VAR, a Fifa revelou nesta sexta-feira (29), em uma coletiva de imprensa, todas as informações que levaram a arbitragem a validar o gol da Suíça contra o Brasil, na estreia das equipes na Copa do Mundo. A Fifa explicou que não liberou antes o vídeo do gol da Suíça, como pediu a CBF, por considerar que não era “adequado” dar a informação durante a primeira fase. No áudio, os técnicos na cabine do VAR avaliam a imagem do gol de empate e concluem que o toque sofrido por Miranda foi “um empurrão muito leve”. O gol representou o empate da Suíça e levou a CBF a se queixar oficialmente junto à Fifa diante do fato de que o processo de verificação das imagens não teria sido bem conduzido. “Gol controlado”, afirmou a cabine ao juiz da partida. De acordo com o chefe da arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina, não houve inicialmente um questionamento por parte dos jogadores. “Isso só ocorreu quando o replay do lance foi mostrado no telão do estádio”, disse. “Só então que os jogadores criticaram”, disse. Para ele, não se deve descartar que, no futuro, o público no estádio saiba como uma decisão foi tomada, assim como ocorre em outros esportes que já usam a tecnologia. “Mas estamos ainda andando. Antes de correr, precisamos aprender a caminhar”, disse. Collina disse que o VAR acertou 99,3% dos casos. No total, o VAR avaliou 335 lances durante a primeira fase, uma média de 6,9 por jogo. “Ainda não estamos 100%”, admitiu. Por fim, o chefe de arbitragem informou que houve uma correção no comportamento dos árbitros depois da primeira rodada. Mas, ainda assim, defendeu o sistema. “O contato não significa falta. Isso não é futebol”, disse Colina.
TIROS E MORTE PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DE ILHÉUS
Prefeitura de Ilhéus decreta situação de emergência na Saúde para resolver problema de atendimento de pediatria
Foi publicado nesta terça-feira (26) no diário oficial do município de Ilhéus, o decreto de situação de emergência na Saúde especificamente ao serviço de atendimento em urgência e emergência, internação hospitalar e assistência ambulatorial em Pediatria.
O decreto de emergência é em função do término e desinteresse pela manutenção do contrato por parte do Hospital de Ilhéus. O ato permite à Prefeitura realizar com urgência contrato com um novo prestador de serviço.
A direção do Hospital de Ilhéus está exigindo um acréscimo de 100 mil reais mensais para a renovação do contrato. Prepostos da Prefeitura acusam o médico Jorge Viana, proprietário do Hospital, de fazer política, já que o mesmo é pré-candidato a senador pelo MDB, que faz oposição ao Governo Estadual ( Rui Costa).
O Blog Agravo ouviu a secretária de saúde de Ilhéus, Elizângela Oliveira, que explicou que já existe um entendimento com o Hospital Vida Memorial , que deve começar atender a Pediatria pelo SUS na próxima quinta-feira (28).
Questionamos a secretária sobre a situação das crianças que estão internadas no Hospital de Ilhéus. Ela respondeu que todas as crianças internadas serão transferidas para o Hospital conveniado, e não ficarão sem amparo.
Segundo ela, o Hospital Vida Memorial já tem atendimento particular 24 horas para Pediatria, e isso vai facilitar o acordo com a Secretaria de Saúde.
DO AGRAVO
Ilhéus: Transferência de crianças começa a ser feita para o Hospital Vida Memorial
Nesta manhã quarta-feira (27), as crianças internadas no Hospital de Ilhéus começaram a ser transferidas para o Hospital Memorial.
A partir da zero hora desta quinta-feira (28), o atendimento de urgência e emergência de pediatria pelo Sistema Único de Saúde (Sus) no município de Ilhéus passa a ser feito pelo Hospital Vida Memorial, localizado Rua Ramiro de Castro, 214, no centro da cidade, próximo ao terminal rodoviário urbano.
Segundo a secretária de Saúde, o atendimento será de urgência e emergência, internação hospitalar e assistência ambulatorial em Pediatria.
Nesta sexta-feira (28) a Prefeitura de Ilhéus deve começar a retirar todo o equipamento cedido ao Hospital de Ilhéus, emprestado pelo Governo do Estado. Esses equipamentos, a exemplo de camas e colchões foram retirados do Hospital Regional Luiz Viana Filho, fechado há mais de três meses.
DO AGRAVO
QUINTO DE SOUZA COMUNICAÇÃO TOTAL
O COMENDADOR DO RÁDIO ILHEENSE
O radialista Laudelino Quinto de Souza… ou simplesmente Quinto de Souza Comunicação Total será um dos homenageados com o título de Comendador de São Jorge dos Ilhéus, no dia 28 de junho dia do aniversário da nossa querida cidade, no Teatro Municipal de Ilhéus, às 10 horas. E vocês ouvintes, amigos e familiares são convidados de honra. Quinto nasceu em Ibirapitanga, em 27 de junho de 1943 e mudou-se para Ilhéus aos quatorze anos de idade. Aqui as primeiras oportunidades lhes foram oferecidas pelo casal Michel e Elisa Karam, além de contar, também, com o incentivo dos amigos José Leite de Souza e Moisés Bohana.
Ingressou na rádio Cultura de Ilhéus, onde permaneceu com seu programa durante 50 anos. Quinto é sem sombra de dúvida um dos maiores ícones da rádio regional, na sua categoria, o que o tornou muito amado pelos que lhe conhece e pela sua imensidão de fãs.
Casado com dona Perolina Quinto de Souza, tiveram os filhos Marcos Alex, o primogênito, Crysthiane, Laudelino Júnior, Márcio e Marcelo.
Hoje, Quinto de Souza está se dedicando a administração do Britânia Hotel, um dos mais antigos e tradicionais da cidade. E recentemente lançou a Rádio Ilhéus Turismo FM Musical, no Calçadão Jorge Amado. Quinto segue com a humildade de quem está começando, um exemplo para ser seguido dado a sua competência, honestidade, credibilidade e lealdade.
Quinto, Quinto de Souza, Quintinho agora é com você garoto!