EQUIPE DO CAP. RENATINHO GOLEIA NO NOVO RETORNO AVEPIANO

Dia 18 (domingo) pela manhã do corrente mês de abril de 2021 a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano –AVEP, entidade de ‘babas de praia’ quase centenária de Ilhéus, retornou suas atividades realizando a 2ª rodada da Temporada 2021 da mencionada modalidade esportiva. Com a bola rolando a equipe do Capitão Renatinho dos Leais goleou a do Capitão Valdimiro Eutimio pelo escore de 7 a 2, com gols de Alex de Moises(3), o próprio Renatinho dos Leais(2) e Eldon do Ofertão (2); para a perdedora marcaram Valdimiro Eutimeo e Nilton do BB. O ‘baba’ aconteceu como de praxe na praia da Avenida Soares Lopes no trecho localizado nas proximidades do espaço cultural Tenda Teatro Popular de Ilhéus e dos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis – AIBT. A peleja foi apitada por Wilson Salviano, membro – e presidente – da Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus –AAFCI, não havendo comentários contundentes contra sua arbitragem por parte dos observadores-analistas. Nos 90’ do ‘baba’ aplicou Cartão Amarelo em Isaque Neófito 2, Passos de Uruçuca, Claudio Assis, Nilton do BB e Arlinton Neófito 3. O atleta Passos de Uruçuca também levou Cartão Azul. A rodada foi coordenada pelo Diretor de Baba do Dia, Luciano Santana, meia-esquerda de ofício.

Equipes conforme súmulas:

(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Ricardo do Caminhão, Silvio Reis, Galletti da Rio de Engenho, Gilson do Taxi (Eldon do Ofertão) e Isaque Neófito 2(Pardal); Passos de Uruçuca (Paulo Gois do Bradesco), Arlinton Neófito 3, Claudio Assis e Charles Reis; Renatinho dos Leais e Alex de Moises

(Cap. Valdimiro Eltimio): Goleiro Marcelo da Receita (Goleiro Rosivaldo), Podão, Djalma Peludo (Fabio Alan), Tiuba e Nilton do BB; Adauto Negocinho (Rico), Bira da Polícia e Major do Bahia de Itabuna; Ismar Landgol (Alvinho), Valdimiro Eltímio,  e Garrancho 100 Anos de Praia (Udson da Polícia)

COMENTÁRIOS

Vale observar que a rodada avepiana é composta de dois jogos e realizada em dois campos, todavia, em razão da pandemia, o número de associados presentes não tem sido suficiente para a formação de quatro equipes.

Os observadores-analistas-de-baba entenderam que o primeiro tempo espelhou um certo equilíbrios entre as duas equipes, e que o placar de 2 a 1 mostrou a equivalência das forças. Na análise da 2ª etapa acharam que as substituições no time do Cap. Renatinho dos Leais, ‘encaixaram direitinho’, ou seja, deram mais resultado do que no do perdedor, o que resultou na goleada de 7 a 2. E citaram como exemplo a autoria de dois gols do atacante Eldon do Ofertão. Seguiram dizendo que depois do terceiro gol sofrido os comandados do Cap. Valdimiro Eutimio não tiveram força para esboçar alguma reação e, na base da brincadeira, da sacanagem, completaram com aquele velho –e agora badalado– ditado: “Porteira que passa um boi passa uma boiada”

NOTAS

Pelo WhatsApp o presidente Djalma Peludo fez um apelo aos associados pela necessidade do pagamento das mensalidades e salientou que, embora venha acontecendo somente um baba em razão da Covid 19, as despesas têm acontecido, fazendo-se necessário que as contribuições não sofram solução de continuidade para que a AVEP não entre no vermelho. Pediu também, fazendo cumprir norma estatutária relativa à filantropia, a volta das doações de alimentos,

Em mais umas das suas, o lateral direito defensivo e ‘atacativo’ Everaldo Cabeça de Flande andou comentando que os neófitos Isaque, Arlinton e Ludimar, cujo nomes de guerra provisórios são respectivamente Neófito 2, Neófito 3 e Neófito 1 são retados para receber um Cartão Amarelo.  A respeito disse:  “Pô, esses novatos [se referindo a Isaque, Arlinton e Ludimar] em vez de se espelharem em um disciplinado como eu, não, fica levando Cartão Amarelo em todo baba que entram. Passos de Uruçuca e Eldon do Ofertão não digo mais nada não porque é malhar em ferro frio”

Sobre a manifestação de Everaldo, o lateral-esquerdo de ofício, Eduardo Japonês, lembrou que ele não tem razão para falar dos outros porque, quando Jackson Lima lhe deu a chance de atuar como capitão depois de intensa insistência, em sua estreia o que é que ele fez: Brigou com juiz, tomou Cartão Amarelo, Cartão Azul e foi expulso de campo e o pior, destituído do quadro de capitães.

Quem esteve presente à rodada foi o desportista seu Walter, um entusiasta do  futebol de praia de Ilhéus. Informações do meia-esquerda-de-ofício Luciano Santana, dão conta que seu Walter dirige há três décadas uma já tradicional entidade praiana, chamada ‘Baba do Real’

Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep.  O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos desta entidade e seu Secretário.