:: ‘Notícias’
68ª CIPM REALIZA PRISÃO DE ASSALTANTES, APREENDE DE ARMAS E RECUPERA OBJETOS ROUBADOS NOS BAIRROS DO MALHADO E CENTRO
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
VEM AÍ O 12º FEIJÃO COMPANHEIRO DA CDL DE ILHÉUS
A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus está organizando os últimos detalhes da 12ª edição do Feijão Companheiro, que será realizado no próximo dia 31 de agosto, na APCEF – Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, no km zero da rodovia Ilhéus – Olivença.
A festa, que já está fixada no calendário de eventos da entidade, é para convidados e marcará o encerramento da Campanha Tríplice 2013. Tem como principal objetivo homenagear os profissionais da imprensa regional, em todos os segmentos. “É desta forma que a CDL de Ilhéus reconhece o importante apoio dado pelos profissionais da imprensa e pelos próprios veículos de comunicação, na divulgação das ações e projetos da nossa entidade. Somos muito gratos pelo carinho e empenho demonstrados pela categoria”, afirmou Paulo Ganem, presidente da CDL de Ilhéus.
Com antecedência, é feita uma eleição com a diretoria da CDL para a escolha dos veículos de comunicação, profissionais da imprensa e programas que mais têm colaborado na divulgação das ações da entidade durante a atual gestão. Os vencedores levarão para casa o troféu Otávio Moura. “Gostaríamos de premiar a todos com o troféu, mas realmente são muitos profissionais e por isso selecionamos alguns. Mas é bacana, acaba se tornando até uma disputa saudável, um suspense, quais serão os premiados deste ano¿” brincou Paulo, acrescentando que o troféu é simbólico e que todos merecem os agradecimentos da entidade.
Além disso, o Feijão Companheiro promove a integração entre empresários, imprensa e autoridades políticas, estreitando os laços, firmando parcerias e estabelecendo diálogos e estratégias importantes para o desenvolvimento do comércio de Ilhéus. Durante o feijão Companheiro, além da tradicional feijoada, os participantes concorrem a brindes e curtem música ao vivo. Os ganhadores dos três caminhões de prêmios e de uma moto zero km, sorteados durante a Campanha Tríplice 2013, também vão receber os prêmios durante a festa.
De acordo com Paulo Ganem, o evento tem ainda o lado social. “Cada participante leva 2 kg de alimentos e troca pela camisa da festa no local, dia e horário a serem divulgados. Esses alimentos vão ser doados – posteriormente – a uma entidade filantrópica da cidade que precisa muito da nossa colaboração”, explicou.
Lembrando que o 12º Feijão Companheiro será no próximo dia 31 de agosto, às 12h, na APCEF, em Ilhéus. “Queremos contar com a presença de todos para que o nosso evento seja um sucesso!”, convidou Paulo.
Ilhéus é contemplado com Projeto Olhar Brasil
O projeto une as áreas de Saúde e Educação, com o objetivo de contribuir para a redução da evasão escolar e dificuldades de aprendizagem decorrentes de problemas da visão.
A partir do próximo mês de setembro, os alunos da rede pública de ensino do município de Ilhéus serão contemplados com as ações do Projeto Olhar Brasil, promovido pelo Ministério da Saúde. A campanha será desenvolvida conjuntamente pelas secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Educação (Seduc), com o objetivo de contribuir para a redução da evasão escolar e dificuldades de aprendizagem, bem como por grandes limitações na qualidade de vida causadas pelas doenças que afetam a visão.
O Projeto Olhar Brasil vai envolver todos os estudantes matriculados na rede pública ensino da Educação Básica, na zona urbana, primeiramente os de Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) e também os alfabetizandos do Programa Brasil Alfabetizado, visando também contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população com idade igual ou acima de 60 anos. Nesse sentido, estão incluídos os alunos do Todos pela Alfabetização(Topa) e do Educação de Jovens e Adultos(EJA).
Merenda escolar de Ilhéus prioriza o valor nutricional dos alimentos
O cardápio foi elaborado a partir da preocupação com a taxa de lipídios, proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais, incluindo pães, frutas, aveia, iogurtes, biscoitos, arroz, feijão, carne, frango, legumes e verduras.

Distribuição da merenda escolar no Colégio Odete Salman – Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus) 22-08-13.
A merenda escolar de Ilhéus, que voltou a ser servida esta semana nas unidades escolares do município, priorizaos aspectos nutricionais dos alimentos.Na manhã desta quinta-feira, dia 22, por exemplo, a merenda servida na Escola Odete Salman, localizada na Avenida Uberlândia, no Bairro do Malhado, foi salada de frutas, acompanhada por uma porção de aveia. Seguindo a proposta de alternar lanches com almoços, nesta sexta-feira dia 23, o cardápio oferecerá arroz, feijão mulatinho e ensopado de músculo bovino.
Abrigo Renascer proporciona convívio social às crianças acolhidas
Através do Projeto Família Afetiva, a instituição possibilita que crianças retiradas de suas residências por motivos de proteção participem de atividades sociais através do contato com outras famílias.
Promover às crianças retiradas do convívio familiar por motivos de proteção atividades sociais que elevem sua autoestima, possibilitando o equilíbrio psicológico e a construção de laços afetivos é proposta do projeto Família Afetiva, da Instituição de Acolhimento Renascer, da Prefeitura de Ilhéus. A inciativa permite que famílias ilheenses passem um final de semana com uma das 30 crianças atendidas pela instituição, desenvolvendo atividades que a reabilitem ao convívio social.
Ações para requalificação do Centro Antigo de Salvador serão apresentadas amanhã (23)
As ações do Governo do Estado para a requalificação do Centro Antigo de Salvador serão apresentadas pelo secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, nesta sexta-feira (23), às 10h, no anfiteatro Alfredo Brito, localizado na Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus. Ele é um dos convidados do Instituto de Arquitetos do Brasil, seção Bahia (IAB-BA), que está promovendo o debate sobre o Esvaziamento dos centros: a dinâmica urbana e a expansão incontrolável.
Também participam do evento o secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador, José Carlos Aleluia, a deputada estadual e presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa da Bahia, Maria Del Carmen, o presidente do IAB-BA, Nivaldo Andrade, e o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Heliodorio Sampaio.
O debate terá transmissão ao vivo através do site www.iab-ba.org.br. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, a partir das 8h30 do dia do evento. As vagas são limitadas a 200 participantes.
__
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia
Servidores de Ilhéus participam de capacitação em gestão de recursos naturais
A formação em políticas e gestão dos recursos naturais, promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente a municípios conveniados, faz parte do programa de Gestão Ambiental Compartilhada da Bahia.
Servidores do setor de licenciamento e fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Município de Ilhéus (Sema) participam até esta sexta-feira, dia 23, da capacitação em gestão dos recursos naturais promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A atividade, que teve início na segunda-feira, dia 19, realizado no Centro de Treinamento da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), faz parte do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada da Bahia.
O objetivo do programa é que os municípios conveniados recebam continuamente a formação e qualificação do seu quadro efetivo, ampliando gradualmente as competências e responsabilidades da gestão do meio ambiente e recursos hídricos de forma consolidada e legítima. Os próximos módulos abordarão temas como licenciamento, fiscalização, monitoramento, manejo florestal e educação ambiental.
Durante o curso serão eleitas as ferramentas mais efetivas de comando e controle nos vários cenários socioambientais no Sul da Bahia.Servidores de outros municípios também participam da capacitação,criando um cenário propício para a troca de experiências e intercâmbio de informações e estratégias de planejamento em meio ambiente.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 22.08.2013
CURSO DE NIVELAMENTO PARA O PELOTÃO PETO 63ª CIPM/IBICARAÍ
Comprometida em oferecer Segurança Pública de excelência em toda sua área de atuação, a 63ª CIPM de Ibicaraí, que é comandada pelo Major PM Waldilson Cerqueira, promoveu um curso de Nivelamento Técnico Operacional para os Policiais Militares que servem no Pelotão de Emprego Tático Operacional.
O curso aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto, totalizando uma carga horária de 72 horas de instrução. O Nivelamento Técnico Operacional é um rápido curso de aperfeiçoamento e tem por finalidade atualizar os conhecimentos técnicos e melhorar o discernimento tático, condicionando o policial para a execução de ações e operações Policiais Militares de maior complexidade, tais como: Abordagens (urbana e rural); Uso Progressivo da Força; Emprego de Agentes Químicos; Gerenciamento de Crise; Tiro Tático Policial e outros procedimentos operacionais.
Apesar do relativo esgotamento físico e mental, próprios de um Nivelamento Técnico Operacional intensivo, os Aspirantes PM Gessé Cerqueira dos santos Adenilson Ribeiro dos Santos, respectivamente Coordenador e Instrutor do curso, deixam claro que o treinamento do Policial Militar é muito importante para melhorar cada vez mais e Segurança Pública, tornando nossa Polícia Militar da Bahia mais atuante e eficaz.
UESC vai receber Unidade Móvel Educacional Covidien
A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC estará recebendo neste sábado, 24, uma Unidade Móvel Educacional Covidien – UMEC, cujo objetivo é proporcionar apoio educacional sem fronteiras na área da saúde. A unidade, equipada com modernos laboratórios e profissionais altamente qualificados, está apta a proporcionar aulas práticas e teóricas nas áreas cirúrgica e de terapia intensiva.
Instalada no campus da Universidade, as atividades da UMEC se estenderão por quatro dias, de 27 a 30 de agosto. As aulas estão abertas aos estudantes e professores dos cursos de saúde da UESC e de outras instituições educacionais de saúde da região, profissionais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, principalmente do Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus e do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. Cada aula terá a duração de uma hora e serão ministrados sete conteúdos por dia.
As inscrições estão abertas e o número de vagas limitado, devendo os interessados entrarem em contato com o prof. Cristiano, no Departamento de Ciências da Saúde da Universidade, através do telefone 3680-5114. A inscrição pode ser feitas também via online: http://survey.
Prefeitura propõe discussão simultânea de revisão salarial e adequação à LRF
Em resposta à solicitação dos representantes dos sindicatos das diversas categorias dos servidores municipais de Ilhéus, o secretário de Administração, Ricardo Machado, enviou, na manhã desta quarta-feira, dia 21, o ofício nº 156/2013, apresentando uma proposta que tem como premissa básica a aceitação de um acordo simultâneo envolvendo a adequação das despesas com pessoal do Município aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a concessão da revisão geral dos salários e aplicação do índice ao Piso Nacional dos Professores.
De acordo com o secretário, a proposição da Prefeitura segue a orientação que foi consolidada durante a reunião na Assembleia Legislativa da Bahia, no dia 14 de agosto, entre os representantes sindicais, o prefeito Jabes Ribeiro e deputados estaduais do PT e do PP. No texto do ofício, Ricardo Machado ainda observou ser importante frisar “que qualquer acordo somente será entabulado constando o item “1” e “2”, ou seja, com todos os compromissos de ambas as partes, inclusive para adequação do Município à LRF”.
O secretário também informou que o governo municipal continua desenvolvendo todos os esforços junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para obter uma resposta à consulta feita pelo prefeito Jabes Ribeiro a respeito da composição do índice de despesa com pessoal, uma vez que somente esclarecendo definitivamente aquele ponto será possível aprofundar as negociações acerca das reivindicações salariais.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 21.08.2013
































































