:: ‘Notícias’
Samu de Ilhéus ganha mais quatro ambulâncias
Ilhéus vai ganhar mais quatro ambulâncias para o Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que servirão para melhorar o atendimento no município e fortalecer o processo de regionalização. Na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito Jabes Ribeiro assinou o termo de doação dos novos veículos que serão repassados pelo governo federal, através do Ministério da Saúde. A assinatura do ato aconteceu na sede da Central de Regulação do Samu em Ilhéus, na Avenida Luis Eduardo Magalhães (Litorânea Norte), no bairro do Malhado, e contou com as presenças da secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, do vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), o vereador e líder do governo municipal na Câmara, Alzimário Belmonte (Gurita), o coordenador regional do Samu, Walbert Silveira, entre outros.

Assinatura do termo de doação dos novos veículos do SAMU que serão repassados pelo governo federal – Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 21-08-13.
Das quatro novas unidades móveis, que deverão chegar ao município em setembro, uma é avançada (com médico, enfermeiro e equipamentos avançados) e outra é básica (com condutor socorrista e técnico em enfermagem). As demais ambulâncias, a depender da necessidade do município e das cidades que integram o processo de regionalização do serviço, poderão ser utilizadas como unidades básicas ou avançadas.
Secretarias municipais ampliam serviços oferecidos nos mutirões
A determinação do prefeito de IlhéusJabes Ribeiro aos secretários é que o próximo evento, no Bairro de Nossa Senhora da Vitória, nesta sexta-feira, dia 23, tenha a participação deinstituições parceiras e colaboradores.
O mutirão desta sexta-feira, dia 23, que ocorrerá no Bairro de Nossa Senhora da Vitória, levará mais serviços aos moradores e ocorrerá nos turnos matutino e vespertino, diferente dos eventos anteriores que só aconteciam no período das 8 às 14 horas. Seguindo a determinação do Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, secretários e técnicos municipais se reuniram nesta terça-feira, dia 20, para reorganizar o tempo de atendimento dos mutirões bem como buscar novas parcerias com empresas e colaboradores.
Servidores aceitam proposta, mas só acabam greve com assinatura do acordo de campanha
Trabalhadores das cinco categorias de servidores públicos municipais de Ilhéus decidiram, em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, na Câmara Municipal, que aceitam parcialmente a contraproposta apresentada pelo governo municipal de conceder a reposição salarial com base na inflação e o piso nacional dos professores, mas reafirmaram que a greve dos servidores só acabará com a assinatura e publicação do acordo da campanha salarial de cada caterogia. Enquanto não assinar o acordo a greve continua, permanecendo os sindicatos dos trabalhadores com a disposição de continuar sentando na mesa de discussões com o governo para analisar os verdadeiros índices da folha de pagamento e buscar saídas para a crise gerencial que se encontra o município.
O governo municipal apresentou uma contraproposta com dois itens, sendo o primeiro reconhecendo a possibilidade de cumprir o que determina a Constituição Federal e Lei de Responsabilidade Fiscal, que garante a reposição salarial anual dos servidores e o piso nacional dos professores. No segundo item o governo municipal condiciona que essa reposição seja simultaneamente à adequação das despesas da folha de pagamento do município à Lei de Responsabilidade Fiscal, o que poderá durar por vários meses. Pela proposta do governo, enquanto não se chagar a essa adequação da folha não haverá qualquer reposição.
Banco da Vitória / CAMPEONATO “CINQUENTÃO”
2º Lugar: Conquista
3º Lugar: Salobrinho
4º Lugar: São Caetano (Itabuna).
Veja FOTOS clicando AQUI e depois na seta para AVANÇAR.
Debate do PCdoB com Haroldo Lima, nessa quinta-feira em Ilhéus
Camaradas, reforçando a convocação para o debate com os camaradas Haroldo LIma e Davidson Magalhães. É importante a participação de todos, pois insere-se na preparação para a Conferência Municipal e para o XIII Congresso do Partido. O evento é aberto, portanto podem convidar amigos, parentes, etc
Justiça determina que sindicatos mantenham 50% do efetivo na Saúde e Educação
A desembargadora Silvia Zariff, relatora da ação proposta pela Procuradoria Geral do Município de Ilhéus junto ao Tribunal de Justiça da Bahia, concedeu liminar determinando que os sindicatos das diversas categorias dos servidores da Prefeitura, em greve desde o dia 17 de julho, mantenham 50% do efetivo trabalhando nas áreas da Educação e da Saúde e pelo menos 30% nas demais áreas da administração municipal.
Sem julgar o mérito da ação, o que acontecerá posteriormente, a desembargadora determina, ainda, que os sindicatos devem encaminhar à Prefeitura a relação dos servidores que estarão trabalhando em todas as áreas, sob pena de, no caso de descumprimento da ordem judicial, terem que pagar, cada uma das entidades, uma multa diária de R$ 5 mil. A decisão da desembargadora já foi publicada no Diário Oficial do Poder Judiciário.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 20.08.2013
Estudantes do Projeto Meninos Guerreiros terão oficinas de educação ambiental
Pela parceria da Maramata com o Grupo 7Mares, as crianças e adolescentes do projeto terão estudos sobre sistemas aquáticos, baleias, golfinhos, entre outros conteúdos. A parceria também inclui a promoção de oficinas a estudantes e pesquisadores em meio ambiente.

Aula-prática-sobre-sistemas-aquáticos-promovida-pela-Maramata-e-grupo-7Mares-realizada-entre-os-dias-17-e-18-de-agosto-Foto-7Mares-Secom-Ilhéus.
Mais uma ação voltada para ampliar a formação de crianças e adolescentes que participam do Projeto Meninos Guerreiros. A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), da Prefeitura de Ilhéus, formou parceria com o grupo 7Mares, que atua com a promoção da educação ambiental em escolas e universidades. Com isso, alunos do projeto participarão de mais uma oficina, incluindo temáticas em educação ambiental, como sistemas aquáticos, baleias e golfinhos.
A instituição já proporciona aulas de capoeira, artesanato, música, dança e formação de defensores do mar e da mata há 51 crianças, na faixa etária de 8 a 15 anos, do Bairro de Nova Brasília. Além disso, está organizando a ação para atender a 30 estudantes do Bairro de São Miguel, conforme solicitaram os moradores do local.
Cursos – A parceria entre a Maramata e a 7Mares teve início com a realização dos cursos de ‘Introdução à Biologia dos Cetáceos’ e ‘Cetáceos do Brasil’, nos últimos dias 17 e 18 de agosto, na sede de instituição municipal, que também contou com o apoio do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI). Segundo o presidente da Maramata, Fred Andrade, ainda serão promovidos mais cinco módulos sobre temas ambientais neste semestre, devido o sucesso das atividades.
Durante as oficinas foram discutidos os tópicos evolução, morfologia e fisiologia; taxonomia; odontocetos e misticetos; biodiversidade (planeta, Brasil, Bahia) e temas em conservação, como caça, técnicas de pesquisa e ecoturismo. Também foram contemplados estudos sobre baleias jubarte e franca, tópicos em sotalia guianensis, Tursiops truncatus, golfinho-rotador, além de ecologia, pesquisa (temas e metodologia) e instituições.
Participaram dos cursos estudantes e pesquisadores de Ilhéus, Itabuna e Ibicuí. A discente de biologia, Jéssica Larissa, destacou a metodologia aplicada nas aulas e a profundidade do conteúdo proposto. “Os dois minicursos foram bastante proveitosos, pois tudo foi muito bem explicado. E o melhor de tudo, além da teoria, a gente teve oportunidade de sentir na pele a prática do que foi falado. O local do curso não poderia ter sido melhor: um museu, com um misto de espaço cultural e muita natureza ao redor. Espero que esse vínculo que todos nós criamos continue nos próximos módulos. Foi maravilhoso”, ressaltou.
—
ai/pmi
MAIS UM TRAFICANTE DETIDO PELA 69ª CIPM/ILHÉUS
Ontem (19), por volta das 16 horas Policiais Militares da 69ª Companhia Independente de Polícia Militar da zona sul de Ilhéus, conduziu e apresentou à 7ª COORPIN, Vagner de Jesus Fontes, que estava em posse de vinte papelotes de cocaína.
O material estava escondido debaixo de um caqueiro no quintal da casa onde Vagner estava. Os policiais chegaram ao local após denuncias anônimas, de que o conduzido estava traficando drogas em sua residência que fica na Rua Novo Horizonte do bairro Nossa Senhora da Vitoria.
NOTA PÚBLICA
Em razão da paralisação dos serviços de transportes coletivos em Ilhéus, a Prefeitura Municipal divulga a seguinte nota pública:
A população de Ilhéus foi surpreendida, na manhã desta terça-feira, dia 20, com a decisão de um grupo de manifestantes de impedir a saída dos ônibus do sistema de transporte coletivo. Como tem feito desde o início das manifestações, o prefeito Jabes Ribeiro apela para o bom senso dos integrantes do grupo, uma vez que a interrupção dos serviços de transportes coletivos está causando sérios prejuízos à população ilheense, especialmente ao segmento mais carente, que usa os ônibus para se locomover, interferindo também no funcionamento do comércio e na vida de toda a cidade.
Antes da radicalização do movimento, o prefeito dialogou pessoalmente com representantes do grupo e, além de lhes ter entregue todos os documentos que foram solicitados, comprometeu-se a realizar uma auditoria nas planilhas de custos apresentadas pelas empresas de transportes, para avaliar a justeza ou não do valor das tarifas que estão sendo cobradas há mais de ano em Ilhéus.
Em reunião com a sociedade civil organizada, que contou com a presença de representantes do movimento, o prefeito Jabes Ribeiro anunciou a constituição de uma comissão, integrada por diversas representações, para ser o fórum de discussões em torno da questão das tarifas e para acompanhar o trabalho da auditoria. Até o momento, todas as instituições convidadas já indicaram seus representantes na comissão, menos justamente o Movimento Reúne Ilhéus.
Consciente de que somente com a participação de toda a sociedade ilheense será possível tirar o município da grave crise que atravessa é que o prefeito Jabes Ribeiro propôs a constituição do Pacto Por Ilhéus, um fórum apropriado para a discussão de alternativas capazes de reorganizar, inclusive o sistema de transportes coletivos.
O prefeito tem certeza de que não será com ações isoladas e radicais que Ilhéus retomará o caminho do desenvolvimento econômico e social, por isto tem proposto insistentemente o diálogo produtivo e aberto, sem tentativas de intimidações ou de cerceamento dos direitos da população.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS.






























































