:: ‘Notícias’
Prefeitura de Ilhéus volta a apelar que sindicatos atendam a Justiça
Apesar de, segundo seus representantes informam, não terem recebido ainda notificação oficial do Tribunal de Justiça, os sindicatos podem colocar para trabalhar o efetivo de 50% nas áreas da Saúde e da Educação e de 30% nos demais setores, conforme decisão da desembargadora Silvia Zariff, já publicada no Diário Oficial do Poder Judiciário.
O governo municipal voltou a fazer, nesta quinta-feira, dia 29, um apelo aos representantes dos sindicatos que enviem à Prefeitura a relação dos nomes que integrarão o efetivo de 50% dos funcionários da Saúde e da Educação e de 30% dos demais setores da administração, conforme decisão liminar da Justiça. Na última segunda-feira, dia 26, o secretário Ricardo Machado explicou aos líderes sindicais que a determinação da desembargadora Silva Zariff, em liminar, concedida a pedido da Procuradoria Geral do Município, levou em consideração justamente os problemas que a paralisação está criando para a população ilheense, especialmente aos segmentos carentes que dependem mais dos serviços públicos.
De acordo com a legislação, os sindicatos são obrigados a enviar a relação dos nomes que irão cumprir a determinação legal após o recebimento da notificação oficial do Tribunal da Justiça. Mas, em razão do longo tempo de paralisação e do agravamento, a cada dia, dos problemas para a população, a Prefeitura decidiu apelar ao bom senso dos sindicalistas para que eles coloquem à disposição o efetivo determinado pelo tribunal, uma vez que a decisão foi publicada no Diário Oficial do Poder Judiciário.
ILHÉUS / Prefeito participa de formatura de novos sargentos da Polícia Militar
O ato solene incluiu a apresentação do grupamento de formação, o Juramento ao Pavilhão Nacional e a entrega de certificados de exaltação ao mérito intelectual aos três formandos que obtiveram as melhores médias.
O prefeito Jabes Ribeiro participou nesta quinta-feira, dia 29, da solenidade de formatura de 13 novos sargentos da Polícia Militar do Estado da Bahia. Em virtude das fortes chuvas que incidiram na cidade durante toda a manhã, o evento promovido pelo II Batalhão de Polícia Militar (II BPM) – Estabelecimento de Ensino Coronel Alberto Lopes – foi realizado na área coberta do 5º Grupamento de Bombeiros Militares (5º GBM) do município, localizado na Avenida Vereador Amílton de Castro, na Barra de Itaípe.
A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, como o subcomandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Carlos Sebastião de Oliveira Eleutério Filho, o comandante do II BPM, tenente coronel Marcelo Luis Brandão Teixeira, o instrutor chefe do Curso de Formação de Sargentos, capitão Leandro Ferreira dos Santos, o chefe da 18ª CSM, coronel Antônio Ferreira Borges, o chefe da 13ª Ciretran, Paulo César Matos Machado, e a promotora de justiça, Karina Cherubini.
O ato solene de formatura, cuja turma teve como paraninfo o empresário ilheense Edney Leone Espírito Santo, incluiu a apresentação do grupamento de formação, o Juramento ao Pavilhão Nacional e a entrega de certificados de exaltação ao mérito intelectual aos três formandos que obtiveram as três melhores médias. Iniciado em maio passado, ocurso especial de formação de sargentos da PM teve duração de três meses.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 29.08.2013
Clube Ilheense de Xadrez
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
É nesta sexta a entrega das camisas do Feijão Companheiro da CDL de Ilhéus
O evento é neste sábado!

Paulo Ganem
Já está tudo pronto para a 12ª edição do Feijão Companheiro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus. A festa é para convidados e vai homenagear os profissionais da imprensa regional, nos mais variados segmentos, com o Troféu Octavio Moura, além de promover a integração entre empresários, políticos e comunicadores.
Os ganhadores dos três caminhões de prêmios e de uma moto zero km, sorteados durante a Campanha Tríplice deste ano, também vão receber os prêmios durante a festa que terá a animação da banda Frisson. Além de música ao vivo, os participantes vão desfrutar ainda de uma deliciosa feijoada, bebidas e sobremesas.
O presidente da CDL, Paulo Ganem, destaca que, os convites já estão sendo entregues desde a última quarta-feira e as camisa do evento serão entregues nesta sexta-feira (30.08) na sede da entidade, na Rua Antônio Lavigne de Lemos, nº 11, sala 6, a partir das 12h.
“Cada participante deve trazer 2 kg de alimentos e trocar pela camisa da festa. Todos os alimentos arrecadados serão doados à Associação Sonho Meu que fica no Jardim Savóia e atende a cerca de setenta jovens e adultos especiais, oferecendo reabilitação motora e neurológica, além das atividades pedagógicas. A instituição está passando uma situação difícil, precisa de nossa ajuda, e esse será o papel social do nosso evento. Tenho certeza que todos vão se sensibilizar com a causa, que é nobre”, finalizou Paulo lembrando que o 12º Feijão Companheiro será no próximo sábado, dia 31 de agosto, às 12h, na APCEF, km zero da rodovia Ilhéus – Olivença.
Prefeitura de Ilhéus e IFBA estruturam recadastramento imobiliário
Além de fazer parte da política de ampliação da arrecadação municipal, a ação também é importante para o melhor direcionamento das políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e infraestrutura urbana.

Prefeitura e IFBA farão recadastramento imobiliario de Ilhéus Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus) 27-08-13.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que existem no município de Ilhéus 88 mil imóveis. Desse total, apenas 28 mil estão devidamente cadastrados na Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e contribuem com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Para atualizar estes dados, a prefeitura firmou parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Ilhéus, e está estruturando o processo operacional do recadastramento imobiliário, previsto para ter início no final deste mês de setembro.
Campanha de Multivacinação está prejudicada em Ilhéus
Embora o estoque de vacina esteja disponível, o atendimento à população está sendo prejudicado em virtude da greve dos servidores municipais. Até a manhã desta quinta-feira, dia 29, foram vacinadas 4.016 crianças menores de cinco anos.
Apesar dos esforços que vêm sendo realizados pela Prefeitura de Ilhéus, através daSecretaria Municipal de Saúde (Sesau), para dar continuidade à Campanha Nacional de Multivacinação- iniciada no último sábado, dia 24 – o atendimento aos ilheenses menores de cinco anos está sendo prejudicado em virtude da ausência dos servidores municipais nos postos de saúde, já que a categoria está em greve há cerca de 40 dias. Segundo informação da supervisora de Imunização da secretaria, Walkíria Cardeal, esta semana alguns postos de vacinação funcionaram mediante a voluntariedade de alguns profissionais do setor.
Marinha do Brasil
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Audiência pública discutirá problemas da produção de eucaliptos na Bahia
No requerimento a deputada Ângela Sousa explicou sobre os problemas enfrentados pelos produtores na região e a importância da audiência pública para discutir essas dificuldades. A data, local e a lista de convidados ainda serão discutidas pela Comissão de Agricultura e Política Rural. “Essa é mais uma região que enfrenta dificuldades e a audiência pública será uma oportunidade de tratar de um assunto de grande relevância para o povo do extremo sul baiano e para os produtores que contribuem com o desenvolvimento dessa região”, argumentou a deputada estadual Ângela Sousa.
A Aspex reúne produtores rurais da região com o intuito de garantir a aplicação de boas técnicas de manejo florestal e fortalecer o mercado de madeira na Bahia. A produção de eucalipto no extremo sul da Bahia vem enfrentando uma série de dificuldades, daí a proposição da deputada Ângela Sousa de discutir amplamente o assunto com a audiência pública onde estarão os deputados estaduais, técnicos rurais e produtores da região.
—
ai/dep.
Jovens assistidos pelo Creas-MSE de Ilhéus concluem oficina de produção de pufes
A promoção de cursos é uma das medidas socioeducativas de crianças e adolescentes encaminhados pela Vara da Infânciaao Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Estão previstas novas oficinas de panificação e pizzaiolo.
Doze adolescentes em cumprimento de medidas educativas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas-MSE)de Ilhéusreceberam nesta segunda-feira, dia 26, os certificados de conclusão da oficina de confecção de pufes, realizada durante todo o mês de agosto. A promoção de atividades profissionalizantes faz parte das ações de reintegração social desenvolvidas pelo centro. As próximas oficinas previstas são de panificação e pizzaiolo.
Estudante de Direito da Faculdade de Ilhéus retornou de curso em Haia
O bacharelando do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Vivaldo Pereira da Silva Neto, retornou a Ilhéus após conclusão dos cursos de Direito Internacional Público e de Direito Internacional Privado, realizado em Haia (“capital jurídica do mundo”), na Holanda, onde permaneceu durante 45 dias. Ele foi aprovado para o curso de verão na Academie International de La Haye, tendo concorrido com a apresentação do artigo sobre o Direito Internacional no Mercosul, sob orientação do professor Artur Andrade Moreira.

James Crawford, professor principal de Direito Internacional Público, de Cambridge, e o estudante Vivaldo Pereira da Silva Neto
No curso de Direito Internacional Público, o grupo de brasileiros era formado por 33 pessoas, sendo o segundo maior grupo, integrado por estudantes, diplomatas, professores e procuradores federais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas gerais e Rio Grande do Sul. No curso de Direito Internacional Privado, o grupo brasileiro contava com 35 pessoas. Os cursos foram realizados com tradução simultânea para inglês e francês.

O Prof. Yves Daudet, coordenador dos cursos de Direito Internacional Público e Privado, e o estudante Vivaldo Pereira da Silva Neto
“Os cursos foram muitos bons, mas, na minha avaliação, o curso de Direito Público Internacional foi mais abrangente, com um leque de opções de aula bem maior – com aulas de arbitragem internacional, diplomacia, o funcionamento da carta da ONU, etc. Tivemos apenas um professor brasileiro, que é ministro da Corte Internacional de Justiça, Antonio Augusto Cançado Trindade. Ele explicou o funcionamento e os trâmites da Corte Internacional, como ocorrem os julgamentos, o tempo de duração, como fazem para redigir as decisões, qual a função de cada juiz dentro da corte, além de ter feito um debate com os alunos sobre o cenário internacional atual, discutindo assuntos como a Primavera Árabe e os Blocos Comerciais”, declarou Vivaldo Neto.
Ilhéus inicia construção de novos postos de saúde
Com a demolição do posto de saúde Almiro Vinhais, na Avenida Princesa Isabel, a Prefeitura de Ilhéus inicia a construção de novas unidades básicas de saúde nas zonas urbana e rural do Município.

Demolição do antigo posto para a const de nova unid de saúde (Av P Isabel) foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 28-08-13.
A Prefeitura de Ilhéus iniciou hoje, 28, a obra de construção do novo posto de saúde Almiro Vinhais, localizado na Avenida Princesa Isabel, na zona central da cidade. A demolição do antigo imóvel onde funcionava a unidade foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, e pelo superintendente de Obras e Serviços Públicos da Secretaria de Serviços Urbanos, Ednaldo Azevedo. Já na próxima segunda-feira serão iniciados trabalhos de construção da nova unidade da Princesa Isabel.
A secretária Ledívia Espinheira informou que a Prefeitura vai construir nove postos médicos, além de obras de ampliação de três unidades de saúde, na zona urbana e na zona rural, através de convênio com o Ministério da Saúde. “As unidades básicas de saúde incluídas nesse projeto de ampliação vão ser modernizadas, a fim de possibilitar a oferta de postos qualificados de acordo com as novas exigências do Ministério da Saúde”, afirmou a secretária.
Além do Almiro Vinhais, na Avenida Princesa Isabel, as comunidades contempladas com a construção de novas unidades de saúde são a Vila São José, Teotônio Vilela, Avenida Roberto Santos (Esperança), Olivença, Conquista, Banco da Vitória, São Miguel e Iguape. As obras de ampliação vão beneficiar o Centro de Saúde Avançado da Zona Sul, no bairro Hernani Sá, e as unidades de saúde da família de Banco Central e Couto-Santo Antonio.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 28.08.2013
Radialistas promovem seminário neste final de semana em Ilhéus
Com o tema central ‘Liberdade de expressão e democratização na radiodifusão’, o encontropromoverá discussões sobre o desenvolvimento da atividade e sua importância para a democracia nas comunidades.
O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus (Stert/BA) e o Sindicato dos trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade do Estado daBahia (Sinterp/BA)promovem o 1º Encontro Regional Sul de Radialistas e Comunicadores de vários segmentos sociais, destinado a profissionais de rádios comunitárias, estudantes de comunicação e assessores de comunicação. O evento tem início nesta quinta-feira, dia 29, a partir das 18 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, e ocorre até o próximo sábado (31), com o apoio da Fitert/BA, Faculdade de Ilhéus, Câmara Municipal de Ilhéus, Prefeitura Municipal e a Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia.
Com o tema central ‘Liberdade de expressão e democratização na radiodifusão’, o seminário tem como objetivo envolver radialistas e comunicadores comunitários em discussões sobre o desenvolvimento da atividade e sua importância para a promoção da democracia. Apesar da internet, o Rádio e TV continuam sendo as mídias mais acessadas pelos brasileiros, porém a legislação do setor já completou 50 anos sem passar por atualização que reflita as mudanças no País.
O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus e o Sinterp/BA compreendem que a reforma da legislação permitirá ampliar a diversidade e a pluralidade cultural na mídia, e consequentemente mais oportunidades e autonomia aos radialistas e comunicadores frente aos poderes político, econômico e religioso.
Outro tema a ser debatido é a violência aos profissionais do setor. No ano de 2012, foram registrados sete assassinatos no país, o dobro do ano anterior. Assim, se faz necessário conhecer quem e quais são as principais vias de intimidação, como ter auxílio da Justiça, bem como os direitos dos comunicadores, em especial aqueles assegurados pela nova Lei de Acesso à Informação Pública.
Para o coordenador do Sinterp/BA, Everaldo Monteiro, em relação à responsabilidade dos sindicatos em acompanhar a atividade laboral, será realizada uma mesa voltada à regulamentação da profissão por meio do registro e também os impactos na saúde do trabalhador com doenças ocupacionais contraídas no exercício de suas atividades. “O empregador precisa se enquadrar às normas constituídas”, adverte.
Programação:




























































