WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Curso de Rádio Operador

cartaz curso radio operador wilde

Prefeitura de Ilhéus desenvolve projeto de atenção à Saúde do Homem

A ação ocorreu nesta segunda-feira, dia 12, no Presídio Ariston Cardoso. Os confiados participaram de palestras, fizeram consultas médicas, aferição da pressão arterial e coleta de sangue para teste de HIV.

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), desenvolve trabalho voltado para orientar o público masculino. O projeto Saúde do Homem, realizado nesta segunda-feira, dia 12, no Presídio Ariston Cardoso, tem como objetivos inserir estratégias e ações de prevenção em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s), Hipertensão e Diabetes e elaborar táticas que visem aumentar a demanda dos homens aos serviços de saúde – PSF´s. A próxima abordagem do programa está prevista para ocorrer na Central de Abastecimento do Malhado.

A proposta da secretaria é efetivar a atenção integral à saúde do homem bem como realizar estudos e pesquisas que contribuam para melhoria deste serviço. Durante a manhã, os confinados no Ariston Cardoso participaram de uma triagem, onde foi identificada a história prévia ou familiar de diabetes e histórico de risco de contaminação do vírus HIV, tiveram consulta com médicos do Nasf, bem como aferição da pressão arterial e coleta de sangue para teste de HIV. A secretaria promoveu também palestra sobre DST, hipertensão arterial e diabetes, além da distribuição de preservativos e panfletos informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Equipe – O projeto é realizado por uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, médicos, educadores físicos e colaboradores de prevenção em saúde. A expectativa da Sesau é que 70% dos homens participantes aprendam a se prevenir de várias doenças sexualmente transmissíveis.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 12.08.2013

Ilhéus sedia 15º Seminário para Integrantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Estudantes

Entre os palestrantes do evento, que promoverá a IV Oficia de Gestão Pública, estão confirmados o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Marcelo Nilo, e o deputado federal Márcio Marinho.

A cidade de Ilhéus sedia nesta quinta-feira, dia 15, o 15º Seminário para Integrantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Estudantes, que terá como foco a IV Oficina de Gestão Pública. Promovido pela Associação das Câmaras do Sul da Bahia (Acsulba), o evento será aberto às 9 horas no auditório da Faculdade de Ilhéus, localizado na Rodovia Ilhéus/Canavieiras. Entre os palestrantes, a Acsulba já assegurou as participações do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelo Nilo, e do deputado federal Márcio Marinho.

Além de trazer aos integrantes dos poderes Legislativo e Executivo noções gerais de direito, que os capacitem para o exercício da função, a oficina também vai dispor sobre a ocupação de cargos públicos no município. Para o presidente da Acsulba, vereador ilheense Ivo Evangelista, “com a ampliação das esferas de atuação e intervenção dos governos, cresce a necessidade de profissionais e agentes públicos qualificados que entendam a estrutura dos municípios e estados, suas características políticas e seu papel como provedor de serviços públicos”.

:: LEIA MAIS »

Bahia Pesca e MDA reforçam assistência técnica para pescadores baianos

Cerca de 2.500 famílias de pescadores dos municípios de Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado receberão Assistência Técnica da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura. A iniciativa vai permitir a realização de visitas técnicas, seminários, palestras e cursos para os pescadores do território de identidade do Sertão do São Francisco totalizando investimentos da ordem de 4,4 milhões de reais do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O contrato para a prestação dos serviços da assistência técnica e extensão rural foi assinado hoje (12), no Parque de Exposições de Salvador, durante o lançamento do Plano Safra da Bahia.

Dos 7.007 pescadores cadastrados no Registro Geral da Pesca (RGP) localizados nos três municípios (Pilão Arcado – 1.959, Casa Nova – 3.289 e Remanso – 1.769), 36% serão atendidas pela Bahia Pesca por um período de dois anos. “Não são apenas números a serem trabalhados e ampliados. São realidades de vida que serão modificadas e melhoradas graças à sensibilidade do MDA e à especial atenção dada pelo Governo do Estado à região”, enfatizou Eduardo Salles.

Segundo o Presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, o principal objetivo da ação é promover o desenvolvimento das comunidades pesqueiras do território do Sertão do São Francisco. “As políticas públicas visam a inserção dos pescadores aos projetos que atuem diretamente com as vocações, habilidades e culturas de pesca, além da difusão de estratégias produtivas que garantam a segurança alimentar e melhoria da qualidade de vida deles”, explicou Peixoto, ressaltando que outro impacto positivo será a elaboração de diagnósticos da produção familiar em cada comunidade, otimizando o trabalho da Bahia Pesca e Seagri.

Para o desenvolvimento das atividades, a empresa contará com uma equipe composta por coordenadores com experiência em pesca, ater e tecnologia social, além de 26 técnicos que farão o monitoramento e a avaliação das comunidades envolvidas.


12.08.13
Assessoria de Comunicação/Bahia Pesca

Prefeito de Ilhéus anuncia medida legal para assegurar serviços à população

Em entrevista a programa de rádio, Jabes Ribeiro destacou o montante de R$ 2 milhões para a manutenção da cidade, pontuou ações municipais e alternativas e medidas legais para assegurar serviços à população.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, anunciou, em entrevista ao programa Fatos em Detalhes, da Rádio Cultura, que a Procuradoria Geral do Município entrará com ação na justiça, questionando a legalidade da ação dos grevistas, para assegurar a prestação de serviços à população. O prefeito também destacou que está aguardando o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sobre os itens que devem compor o índice de despesas com pessoal, para que não haja dúvidas sobre a questão.

Em resposta ao apresentador, Maltez de Athaíde, Jabes Ribeiro destacou avanços da gestão municipal neste primeiro semestre de 2013, e mais uma vez, explicou sobre aspectos financeiros do município. O prefeito reafirmou que irá investir R$ 2 milhões em ações de manutenção da cidade, como operação tapa-buracos, requalificação das praças e intervenções emergências nos morros de Ilhéus.

A maior parte destes recursos, o total de R$ 1.474.448,74, corresponde à primeira parcela assegurada pela presidenta Dilma Rousseff, durante o encontro dos prefeitos, no primeiro semestre, em Brasília, previstos para ser liberados neste mês de agosto. O restante (R$ 600 mil) é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Ilhéus e a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). O prefeito informou que a outra parcela garantida pela presidenta será liberada em abril do próximo ano de 2014.

:: LEIA MAIS »

Cinema, dança e teatro integram atrações da semana na Tenda do TPI

Esta será uma semana eclética na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI). Nesta terça-feira (13) às 19 horas, o Cineclube Équio Reis exibe vídeos dos alunos do Curso de Comunicação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com entrada franca. O projeto de intercâmbio de dança Chamgement dá início à sua segunda edição nesta quarta-feira (14). A partir das 17 horas, o foco das atividades será a Dança de Salão. E, de quinta-fera a sábado (15 a 17), estará em cartaz a ópera afro-rock 1789, sempre às 20 horas.

Foto: Flávio Rebouças

Foto: Flávio Rebouças


O Cineclube Équio Reis exibirá o curta-metragem de ficção Brainstorm, dirigido por Mel Andrade. Em seguida, serão projetados cinco vídeos minuto: Celebração da Carne, O Escravo do Amor, Evolução do Prazer Feminino, La Divina Proporcione e Quem eu quero não me quer. O projeto gratuito é uma iniciativa do Núcleo de Produção Audiovisual do TPI em parceria com a Uesc e acontece uma vez por semana.

A segunda edição do Chamgement segue promovendo a troca de experiências e ideias entre dançarinos, bailarinos e coreógrafos da região. No dia 14, os professores Marcelinho e Jamille Marques darão aulas de tango e bolero. E, no dia 21, também às 17 horas, o professor Alessandro Garcia passará orientações sobre o samba de gafieira. Ao final, haverá mostra coreográfica com os resultados dos encontros. A taxa de inscrição custa R$ 10 e os participantes receberão certificado. A iniciativa é do Núcleo de Dança do Teatro Popular de Ilhéus.

Depois de ficar todo o mês de julho em cartaz, o espetáculo 1789 volta como parte da celebração dos 18 anos do Teatro Popular de Ilhéus. A montagem conta a história do levante dos escravos do Engenho de Santana, ocorrida no final do século XVIII, em Ilhéus. Além de tratar do fato histórico, a peça fala sobre a necessidade de o povo se apropriar e ser capaz de gerenciar as riquezas que produz. O texto e direção são de Romualdo Lisboa e as entradas custam R$ 20 e R$ 10.

Quem desejar pagar meia-entrada por um ano em todos os espetáculos da Tenda do Teatro Popular de Ilhéus e ainda ter descontos em cursos e oficinas, pode fazer o Cartão TPI. Basta preencher um cadastro com dados pessoais e pagar uma taxa de R$ 15. Mais informações no local ou pelo telefone (73) 4102-0580.

Prefeitura de Ilhéus recupera pontos críticos na estrada da Lagoa Encantada

A Gerência de Ações Regionais permanece com o serviço de manutenção das estradas vicinais, atuando em pontos críticos, como ladeiras e buracos maiores, onde há maior dificuldade para o tráfego de veículos.

Recuperação das estradas e encascalhamento de pontos criticos de Sapucaeira foto Gidelzo Silva secom-Ilhéus 24-05-13

Recuperação das estradas e encascalhamento de pontos criticos de Sapucaeira foto Gidelzo Silva secom-Ilhéus 24-05-13

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Gerência de Ações Regionais, está nesta semana, realizando o serviço de manutenção da estrada vicinal da Lagoa Encantada. A ação tem ênfase no nivelamento dos pontos críticos da estrada, como grandes buracos e ladeiras, onde é mais difícil o tráfego de veículos. A gerência já executou a mesma operação na malha viária das localidades de Japu, Castelo Novo, Banco do Pedro e Rio do Engenho.

O titular da pasta, José Victor Pessoa, informa que as ações prioritárias nestes pontos considerados críticos foram a realização da operação tapa-buracos. “As frentes de trabalho fecharam crateras nestes locais que impediam a passagem de veículos, que eram objeto de reclamações por parte dos moradores”, frisa.

José Victor Pessoa destaca que além de realizar serviços nestas localidades, a prefeitura também fez o patrolamento da estrada vicinal que liga o povoado de Aritaguá à localidade de Sambaituba. “Os pontos críticos de acesso ao distrito de Japu também fizemos, com a colocação de cascalho e sua manutenção, fazem parte do programa contínuo da atual gestão”, assegurou.

Poços artesianos – Neste balanço de ações, José Victor Pessoa disse que “fizemos a abertura de poços artesianos no assentamento São Bento, situado no distrito de Japu. O objetivo foi melhorar a qualidade dos moradores, que não contavam com água potável”, alegou.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 12.08.2013

15º Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma e 5º Encontro Nacional de Enfermagem do Trauma começam quarta-feira

Eventos serão realizados no hotel Praia do Sol, em Ilhéus, com palestrantes brasileiros e estrangeiros

Com o tema “Trauma: uma abordagem multidisciplinar” o 15º Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma (COLT) e 5º Encontro Nacional de Enfermagem do Trauma terão inicio quarta-feira(14) e prossegue até sábado(17) no hotel Praia do Sol, situado na Rodovia Ilhéus Olivença (S/N, Km 0), Praias do Sul, em Ilhéus,

O 15º COLT é promovido pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integral ao Traumatizado (SBAIT) e pelo Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), com o apoio da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência da Universidade Estadual de Santa Cruz (LATE-UESC) e de outras ligas do trauma do Estado, com o objetivo de discutir assuntos relacionados ao tema e promover a melhoria no atendimento na região.

Estão sendo esperadas a participação de mais de mil pessoas, entre estudantes e profissionais da área de saúde que atuam no atendimento às vítimas de trauma e emergências. Durante o período, o 15º COLT, terá quatro palestrantes internacionais, 24 nacionais e 30 convidados locais, que vão participar de mesas-redondas, estudos de caso e em mais de cem apresentações de trabalhos nas modalidades oral e pôster. Estarão presentes o Prof. Raul Coimbra, chefe do Serviço de Trauma da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA) e o Prof. Dario Birolini, da Universidade de São Paulo (USP), referência nacional em trauma no país.

O Trauma

:: LEIA MAIS »

Trabalho de parceria permite limpeza das ruas de Ilhéus

O trabalho teria sido iniciado no último sábado, dia 10, mas um grupo de grevistas impediu a retirada, do depósito da Sedur, dos equipamentos necessários para a operação.

Graças a uma ação de parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, por meio daSecretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa) está sendo possível realizar, a partir desta segunda-feira, dia 12, a limpeza das ruas centrais da cidade. O acordo foi uma solução encontrada pelo titular da secretaria, Issac Albali, para a varrição dos materiais inservíveis do centro de Ilhéus neste período em que os servidores municipais estão em greve, uma vez que a coleta e o recolhimento do lixo doméstico, que é terceirizada, tem sido feita normalmente.

A ação teria início no último sábado, dia 12, mas um grupo de grevistas impediu a retirada, do depósito da Sedur, na Avenida Itabuna, dos equipamentos necessários (vassouras, carrinhos e pás) para a realização do trabalho, que é imprescindível para evitar o acúmulo de lixo nas ruas da cidade.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 12.08.2013

PARABÉNS, CAMPEÕES BRASILEIRO DE PESCA.

logo-clupesil-233x300Simplesmente BRILHANTE a participação da Seleção Baiana de Pesca representada pelo CLUPESIL (Clube de Pesca de Ilhéus).
O Campeonato BRASILEIRO de Pesca aconteceu em Fortaleza e os nossos atletas arrebentaram. Aliás, deram uma verdadeira aula de conhecimento da prática esportiva. Venceram com facilidade dado o nível técnico dos atletas. Deixaram na rabeira equipes do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Paraíba, Pernambuco, dentre outras seleções.

Os atletas foram recebidas com uma bonita festa no aeroporto de Ilhéus.
O Brasileiro de Pesca aconteceu dos dias 3 a 8 de agosto.

1º LUGAR / MASCULINO:
Eduardo Leal, Tiago Carvalho, Alberto Porto, Adonias Nascimento e Paulo Guedes.

1º LUGAR / SENIOR:
Roberto Mendonça, Roberto Miranda e Calixto Bastos.

3º LUGAR / MASTER:
Paulo Roberto, Sidney Macedo e Luis Galvão.

PARABÉNS, DESTEMIDOS ATLETAS.
033035069070071

Open Nordeste de Tae Kwon Do

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).

Agrissênior Notícias – Nº 440 – 14 de agosto de 2013

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia