:: 2/maio/2012 . 21:25
Índios pataxós ganham direito a terras de reserva no sul da Bahia
STF concluiu serem nulos os títulos de propriedade de fazendas dentro de área de 54 mil hectares
BRASÍLIA – Depois de décadas de disputa, os índios pataxós obtiveram nesta quarta-feira, 2, o reconhecimento do direito às terras na reserva Caramuru-Catarina Paraguassu, no sul da Bahia. O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que são nulos todos os títulos de propriedades concedidos a fazendeiros e agricultores sobre glebas localizadas dentro da reserva, que tem uma área de 54 mil hectares.
A região tem registrado frequentes conflitos por causa da posse das terras. No final de abril, por exemplo, um índio levou um tiro na perna. Apesar de o processo sobre a área pataxó não constar da pauta de julgamentos do STF prevista para esta quarta, a ministra Cármen Lúcia pediu que a ação fosse julgada diante da urgência e gravidade. “Trata-se de um caso insólito, excepcional. A situação é de extrema conflituosidade”, afirmou o presidente do tribunal, Carlos Ayres Britto. Para esta quarta estava marcado originalmente o julgamento de uma ação que discute a adoção de sistemas de cotas no âmbito do Programa Universidade para Todos (Prouni). Na semana passada, o Supremo concluiu que é constitucional a política de cotas adotada pela Universidade de Brasília (UnB) para preenchimento de vagas na instituição. O sistema da UnB é baseado em critérios étnicos.
No julgamento sobre as terras pataxós, o STF atendeu a um pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai). Apenas o ministro Marco Aurélio Mello ficou vencido. Os ministros basearam-se em decisões anteriores sobre posse de terras indígenas, entre as quais a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. O tribunal concluiu que são nulos atos que tenham por objeto terras habitadas por indígenas porque essas áreas pertencem à União e não podem ser negociadas.
O presidente do STF afirmou que a terra para o índio “é uma alma” e não simplesmente um bem material. Decano do STF, o ministro Celso de Mello disse que a Constituição Federal garante as terras aos índios. Segundo ele, no caso desses povos, isso não significa um direito de propriedade comum. “Trata-se de proteção ao habitat de um povo”, declarou.
O julgamento começou em setembro de 2008. Na ocasião, o então relator, Eros Grau, votou a favor do pedido da Funai. Baseado em perícias, o ministro afirmou que a reserva “abrange toda a área habitada, utilizada para sustento do índio, necessária à preservação de sua identidade cultural”. Mas após o voto de Grau o julgamento tinha sido interrompido por um pedido de vista e foi retomado hoje. Na ação, a fundação sustentou que fazendeiros e agricultores ocupavam de forma irregular terras habitadas tradicionalmente pelos pataxós. A área envolvida na disputa abrange três municípios e abriga aproximadamente 3,2 mil índios.
—
Mariângela Galucci, de O Estado de S. Paulo
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,indios-pataxos-ganham-direito-a-terras-de-reserva-no-sul-da-bahia,867941,0.htm
68ª CIPM REALIZA INSTRUÇÃO DE TIRO EM PARCERIA COM EXÉRCITO BRASILEIRO
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
Dando continuidade ao ciclo de instrução, treinamento e capacitação, o Comando da 68ª CIPM/Ilhéus-Centro, em parceria com a 18ªCSM do Exército Brasileiro,realizou nos dias 24/04 e 02/05/2012 instrução de tiro policial.Na oportunidade foram ministradas, por militares do Exercito Brasileiro instruções de utilização do fuzil FALCal 7,62 mm.No primeiro encontro os policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional¬-PETO, aprenderam formas utilização e manutenção de 1º e 2º escalãodo armamento recém adquiridos pela Unidade, sendo as aulas teóricas realizadas no Auditório do Colégio São Jorge dos Ilhéus, situado na Avenida Soares Lopes. Já no sendo no segundo momento foi realizada a atividade prática de tiro policial, supervisionada por Oficiais da 68º CIPM no stand de tiro do 15º BPM, na cidade de Itabuna.
Auditor desaparecido pode estar em São Sebastião do Passé, na Bahia
Uma pessoa ligou para a família e disse ter visto Adilvo na cidade.
Ele está sem tomar os medicamentos e pode estar desorientado, diz filha
A filha do auditor fiscal, Adilvo Pinheiro França, Alessandra França Figueredo, disse na manhã desta quarta-feira (2) que o pai continua desaparecido. De acordo com Alessandra, na noite de terça-feira (1º), uma pessoa entrou em contato com a família e disse ter visto o auditor fiscal no município de São Sebastião do Passé.
Ainda segundo Alessandra, Adilvo pode estar desorientado porque ele usa medicamentos e está sem tomar os remédios há três dias. Na terça-feira (1º), um helicóptero da Polícia Militar e homens a cavalo percorreram a região. A filha do auditor informou que as buscas vão continuar nesta quarta-feira.

O caso
O auditor fiscal Adilvo Pinheiro França, 68 anos, está desaparecido desde o último domingo (29), quando deixou o hotel em que estava hospedado com a família para fazer uma caminhada na praia a 16 km de Saubara, no recôncavo da Bahia. As polícias do município, além da cidade de Santo Amaro da Purificação fazem buscas na região.
“Em frente ao hotel tem uma prainha, ele saiu andando pelo lado direito, chegou até o vilarejo onde tem a praia de Itapema e entrou em direção à pista. Ele foi visto até esse momento, depois sumiu. Várias pessoas já disseram que o viram na praia. Perto da pista tem um bar e ele chegou a pedir para usar o banheiro. De lá saiu andando e não temos mais informações”, conta a filha Alessandra.
A família chegou a alugar um helicóptero para sobrevoar o local, porém o auditor não foi localizado
—
Do G1 BA, com informações da TV BA
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/05/auditor-desaparecido-pode-estar-em-sao-sebastiao-do-passe-na-bahia.html
Traficante Ravengar passa a cumprir pena em regime semi-aberto
A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização
Foto: Evandro Veiga/ CORREIO
Ravengar cumpre pena em regime semi-aberto
Da Redação
A partir desta quarta-feira (2), o traficante Raimundo Alves de Souza, mais conhecido como Ravengar, passa a cumprir sua pena em regime semi-aberto, que permite que ele vá para casa durante o dia e volte ao presídio somente à noite.
A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). No início da manhã desta quarta Ravengar foi transferido do complexo Penitenciário Professor Lemos Brito, em Mata Escura, para o presídio de Lauro de Freitas.]
A transferência foi realizada em cumprimento à decisão judicial emitida pela Vara de Execuções Penais, que determinou a progressão da pena de Ravengar. Essa determinação permite que condenados que tenham bom comportamento e outras características avaliadas pela justiça possa passar de regime fechado para semi-aberto e depois para o aberto.
Histórico
Ravengar ficou conhecido depois que a polícia investigou a criação de uma cartilha que ficou conhecida como o Código Ravengar. No material, que foi digitado, impresso, encadernado e distribuído entre os presos, estavam as regras de comportamento e as penas previstas para quem as descumprissem no Pavilhão 1 do complexo penitenciário. Por conta da cartilha, Ravengar foi punido com 30 dias na solitária.
Numa carta de quatro laudas enviada ao CORREIO, no ano passado, o traficante se diz vítima de “infâmia”, garantiu ser um preso de bom comportamento e reivindica direito a defesa.
No manuscrito de três capítulos, rebateu a acusação de ter criado um código de conduta na penitenciária e negou a prática de extorsão contra colegas, como concluiu uma sindicância interna. Segundo a carta de Ravengar, o Módulo 1, do qual lhe é atribuída a liderança, vive dias tranquilos. Pelo menos, “nunca viveu, nos últimos dois anos, o toque de terror”.
Ravengar foi condenado por tráfico. A pena de 25 anos foi reduzida para 22. Como já tinha cumprido mais de um sexto da pena, obteve mudança para regime semi- aberto, que só não tinha sido efetivado por falta de vaga.
—
CORREIO DA BAHIA
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-2/artigo/traficante-ravengar-passa-a-cumprir-pena-em-regime-semi-aberto/
O FEIO E O BELO

Esta nota não precisa de muitas palavras, basta uma olhada nas fotos e se fazer as devidas comparações.
A Sapetinga é um local privilegiado pela natureza e tem o pôr do sol mais lindo da cidade, inclusive este show já está correndo o mundo através de fotos.
Em vista dos inúmeros problemas que alguns bairros e locais da nossa cidade enfrentam, a comunidade da Sapetinga tem feito de um tudo pra fugir dessa situação.
Procuramos em parceria com a prefeitura proporcionar ao local uma aparência que combine com a sua beleza natural e muitos moradores tem colaborado com atitudes no intuito de preservar o bem comum.
Infelizmente este procedimento não é correspondido e aparecem alguns deslizes que precisam ser corrigidos.
A associação de moradores já solicitou ao proprietário providências para retirada do material exposto no passeio, mas até o momento não obteve resposta.
Agora estamos apelando para a prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, no sentido ser adotada alguma medida que possa sanar o problema.
O acúmulo de madeira e outros materiais provocam a existência de ratos, escorpiões e demais espécies que se proliferam e pode causar algum mal aos moradores. É o que está acontecendo na frente de uma casa da Rua 4.
Não podemos em hipótese alguma conviver com essa situação, precisamos ter um pouco de bom senso e avaliar o nosso procedimento como cidadão e nas nossas relações sociais.
Portanto, aguardamos urgentes providências da nossa prefeitura no encaminhamento da questão.
ZÉCARLOS JUNIOR
DEPOIS DE ASSISTIRMOS AO VÍDEO SÓ TEMOS UMA CERTEZA…
DEPOIS DE ASSISTIRMOS AO VÍDEO SÓ TEMOS UMA CERTEZA…OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA SINALIZAM PARA QUE TENHAMOS DÚVIDAS DE MUITAS IMAGENS DIVULGADAS PELA INTERNET COMO REAIS.
Clique no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch_
—
Enviada pelo tecnológico KDT.
Luiz Castro em: DECOLORES
ESTRADA DE FERRO
Recordo-me da época que a Estrada de Ferro de Ilhéus funcionava em nossa cidade. Vez em quando viajava para Pirangy com meu saudoso pai para visitar minha avó e meus tios. O horário da partida do trem era pontualmente às 7:00 horas. O Chefe da estação soava o apito anunciando a partida. A viagem era uma delícia, o trem passava por diversas estações e havia embarque e desembarque de passageiros. Existiam dois tipos de locomotivas a óleo e a lenha que costumava soltar faíscas (labaredas) que além de entrar nos olhos, provocava forte ardor como também queimava as roupas dos passageiros. Sempre aos domingos havia partida de futebol nos distritos e nas cidades de Poiri, Pirangy e Agua Preta, e as equipes de Ilhéus iam disputar a peleja amistosa. A locomotiva era ornamentada com folhas de pitanga e palhas de coqueiros. A viagem era animada com batucadas e cantarolas alegrando a todos. Em cada estação aproveitávamos para comprar cordas de caju, laranjas e beijus gostosos. Ao aproximar-se dos distritos e cidades o maquinista da locomotiva apitava anunciando a chegada do trem. .
Havia também um tipo de locomotiva conhecida por “mutriz” que fazia a linha urbana dos Bairros do Malhado, Barra e Iguape.
Na plataforma de passageiros da Estrada de Ferro existia um serviço de bar explorado pelo saudoso Garangau. Lá, os roceiros “capiais” e pequenos agricultores após fazer suas compras no comércio e na feira livre da Avenida Dois de Julho, se reuniam para trocar idéias sobre a produção de cacau e contar suas proezas no mulheril da cidade.
HISTORICO DA ESTRADA DE FERRO – A linha-tronco Ilhéus-Itabuna foi aberta em 1910 em seu primeiro trecho, por investidores ingleses da The State Of Bahia South Western Railway Company Limited, com a idéia de alcançar Conquista (Vitória da Conquista). O primeiro ramal, o de Água Preta (Uruçuca), que partia da estação de Rio do Braço, foi aberto ao tráfego em 1914 e estendendo-se até Pirangy (Itajuipe) e Poiri (Ubaitaba), aonde chegou em 1934. Em 1950, os ingleses repassaram a estrada ao Governo pelo fato de já estarem satisfeitos com o que arrecadavam somente com as linhas existentes. O Governo por sua vez mudou o nome para E. F. de Ilhéus. A estrada jamais chegou a Conquista. Em 1963 a E.F.I. já estava decadentissima e em 1965 não mais funcionava.”
Infelizmente não temos nenhuma relíquia das estações de passageiros e das locomotivas. Até mesmo a locomotiva que estava na área do Detran não existe mais devido o corrosão do tempo. Infelizmente nossos jovens não tiveram conhecimento sobre a existência em nossa cidade da Estrada Ferro que trafegava em pleno centro da cidade. Ficaram apenas lembranças de um passado histórico dos meios de transportes existente na época: Trem, lanchas marítimas e os ônibus da Sulba .
Luiz Castro
Bacharel Administração de Empresa
Fespi 1991,
INSCRIÇÕES DO VESTIBULAR DA FACULDADE DE ILHÉUS ATÉ 8 DE MAIO
Ficam abertas até o próximo dia 8 de maio, as inscrições para o vestibular 2012.2 Faculdade de Ilhéus, que oferece vagas para os cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis, no turno noturno, e de Direito, Enfermagem e Nutrição, nos turnos da manhã e da noite.Qualquer candidato pode solicitar visita às instalações da Faculdade, a fim de conhecer os laboratórios, biblioteca, salas de aula, auditório, entre outros locaisque compõem a moderna infraestrutura da instituição.
Os interessados podem efetuar suas inscrições na secretaria da Faculdade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas; na sede da CDL, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8às 12 horas e das 14 às 18 horas, e também aos sábados, das 8 às 12 horas, ou diretamente no site www.faculdadedeilheus.com.br.
O valor da taxa de inscrição é de 50 reais, com direito a um exemplar do Manual do Candidato. Os inscritos farão as provas do processo seletivo no dia 13 de maio, das 8 às 12horas, na sede própria da Faculdade, localizada na rodovia Ilhéus-Olivença, km2,5, no bairro São Francisco, zona sul da cidade.
Nas provas constam questões de múltipla escolha, nas áreas de Física, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Química, Biologia, História e Geografia, além da Língua Estrangeira (Inglêsou Espanhol) e Redação. O acesso ao local das provas será feito mediante a apresentação do canhoto da ficha de inscrição e do documento de identidade do candidato. O resultado do vestibular será divulgado no prazo médio de sete dias.
Cantor agredido em boate do Rio diz que se sentiu humilhado e impotente
Jovem diz que chegou a perder a consciência durante as agressões.
Músico fará exame de corpo de delito no IML na tarde desta quarta-feira.
Janaína Carvalho Do G1 RJ
A humilhação e a impotência após ser agredido dentro de uma boate em Copacabana, na Zona Sul do Rio, são os principais sentimentos do cantor David Alvarez, 24 anos, um dia após ser abordado enquanto fumava no interior do estabelecimento.
Segundo o dono da boate Fosfobox, o empresário Cabbet Araújo, as agressões foram confirmadas por imagens das câmeras do local. O cantor, que inspirou o ator Marcelo Serrado a compor o personagem Crô, da novela “Fina estampa”, disse que o agressor é um dos próprios seguranças da boate.
“Você se sente humilhado. Está ali para se confraternizar com os amigos e de repente vem um cara, te aborda e te agride. É pesado, você se sente impotente. Sei que não estava fumando no local certo, mas se ele chegasse e falasse, eu sairia sem nenhum problema”, afirmou ao G1 David, que vai ao Instituto Médico-Legal (IML) no início da tarde desta quarta-feira (2) fazer exame de corpo de delito.
Quanto às medidas judiciais que tomará, o cantor afirma que só vai ter uma posição após conversar com seus advogados. “Vou encontrar meus advogados mais tarde, para saber o que vou fazer. Não sei se vou processar a boate e a empresa de segurança, ou se vou processar a empresa de segurança junto com a boate, que já reconheceu as agressões”, ressalta David.
As agressões aconteceram na madrugada de terça-feira (1°) e foram tão violentas que, segundo David, chegou a perder a consciência em determinado momento. “Só tentava me defender das agressões e, em algum momento, perdi os sentidos. Só fui acordar lá fora, sem saber direito o que tinha acontecido”, explica o músico. Em função dos socos e pontapés que levou, David ficou com a região dos olhos bastante ferida. “Não estou enxergando totalmente de um olho, mas o médico acredita que não fique com sequelas. Vou ter que acompanhar para ver como vai ficar”, diz o rapaz.
De acordo com ele, o que mais espera agora é uma resposta da Justiça. “Espero que as coisas caminhem e que isso não fique impune”, afirmou David, ressaltando que está feliz com a solidariedade que vem recebendo através das redes sociais.
Delegado espera imagens para identificar agressor
Já o delegado adjunto da 12ª DP (Copacabana), Alexandre Magalhães, disse que vai aguardar as imagens do circuito interno para saber se vai indiciar o segurança por lesão corporal ou por mais algum crime. “Vou ver as imagens para saber se houve alguma outra intenção com as agressões”, explicou o delegado.
De acordo com Magalhães, as imagens da boate já foram solicitadas e o gerente da casa noturna já foi intimado para prestar depoimento. “Até o momento o agressor ainda não foi identificado, mas tudo encaminha para que isso seja feito rapidamente”, afirmou o delegado, destacando que o depoimento do representante da casa noturna e as imagens sejam suficientes para esclarecer o que aconteceu no local.
No entanto, com a possibilidade de não identificar o agressor através das imagens, o delegado pode convocar a vítima para fazer um retrato falado. Segundo Magalhães, a expectativa é que até quinta-feira (3) haja alguma definição sobre o caso.
O dono da boate disse que pretende processar a empresa de segurança que foi contratada para o serviço.
“Nós vamos procurar os nossos advogados junto com os advogados dele e em conjunto vamos entrar contra essa empresa, pois nós também estamos sendo lesados. Nós contratamos a segurança para nos proteger, e não para nos agredir”, disse Cabret Araújo ao Bom Dia Rio. O empresário disse que viu as imagens da câmera do circuito interno e confirmou que houve a agressão. Ele também afirmou que vai prestar assistência ao cantor.

Professores mantêm greve e planejam ‘Feira da Sobrevivência’ em Salvador
Greve da categoria dura 22 dias na rede pública de ensino da Bahia.
Professores vão armar quitanda na Praça da Piedade, em Salvador.
Os professores decidiram manter o movimento grevista durante a assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (2), em Salvador, de acordo com Rui Oliveira, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB).
Rui Oliveira diz que a categoria planejou um ato na Praça da Piedade, na quinta-feira (3), chamado “Feira da Sobrevivência”. A principal motivação para o evento é a suspensão dos salários dos professores pelo governo. “A intenção é chamar a atenção da sociedade. O governo cortou o salário e estamos passando por dificuldade. Vamos vender tomates, cebola, quiabo”, afirma. No Dia do Trabalho, a categoria se reuniu também em protesto contra o corte nos pontos.
A reunião foi feita na Assembleia Legislativa, situada no Centro Administrativo da Bahia, onde a categoria está acampada, e deve ser retomada na segunda-feira (7). O estado já soma 22 dias sem aulas nas escolas da rede pública de ensino. A estimativa é que cerca de um milhão de alunos esteja sem estudar.
Os professores querem reajuste de 22,22% no piso nacional. Eles alegam que o governo fez acordo com a categoria que garantia os valores do piso nacional, ocorrido em novembro do ano passado, e depois ignorou, mandando para a Assembleia um projeto de lei com valores menores. No dia 25 de abril, os deputados aprovaram o projeto enviado pelo executivo que garante o piso nacional a mais de cinco mil professores de nível médio.
A greve já foi considerada ilegal pela Justiça e o governo já disse que vai cortar o ponto dos grevistas, caso eles não voltem ao serviço. O departamento jurídico do sindicato da categoria (APLB) deu entrada em uma ação com pedido de liminar à Justiça na tentativa de derrubar a ordem que impõe multa diária de R$ 50 mil até encerramento da greve. Segundo o presidente do sindicato da categoria, Rui Oliveira, se houver corte dos salários, os professores não vão repor as aulas perdidas durante a paralisação. O Ministério Público fez uma reunião no dia 24 de abril e se colocou à disposição para mediar o impasse entre a categoria e o governo.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, o orçamento do estado não permite que seja cumprido o aumento exigido. “O estado não suporta no orçamento reajuste de 22,22%. O orçamento do estado também é para fazer escolas, fazer postos de saúde, poços artesianos, recuperar estradas. Não pode ser apenas para os servidores”, afirma. Já o deputado Paulo Azi (DEM-BA) avalia que a postura de negar o reajuste pode ocasionar a radicalização do movimento.
—
Do G1 BA
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/05/professores-mantem-greve-e-planejam-feira-da-sobrevivencia-em-salvador.html
Acidentes durante feriado prolongado provocam 19 mortes nas rodovias da Bahia
Cinco delas foram vítimas de atropelamento, três morreram em colisões frontais e duas por colisões
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia registrou 127 acidentes durante o feriado prolongado nas rodovias do estado. Nos cinco dias de trabalho da “Operação Dia do Trabalho”, 19 pessoas morreram em virtude dos acidentes. Cinco delas foram vítimas de atropelamento, três morreram em colisões frontais e duas por colisões transversais.
O órgão avalia que a imprudência, a inabilidade e a falta de cuidado dos condutores no trânsito foram determinantes em alguns casos. Queda de moto, capotamento, colisão com objeto e colisão traseira registraram um acidente, cada.
Durante a operação, a PRF fiscalizou 4.346 veículos e 3.822 pessoas, sendo extraídas 1.380 notificações, das quais 374 condutores foram flagrados por ultrapassagens indevidas, 120 por falta do uso do cinto de segurança, 158 flagrados sem CNH ou vencida, 99 por problemas em equipamentos obrigatórios do veículo e 113 condutores de veículos de carga por restrição de trânsito.
Durante as abordagens policiais, 21 pessoas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Judiciária, cujos crimes variaram desde mandado de prisão em aberto, posse de veículos roubados, embriaguez, drogas etc.
—
Correio da Bahia
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/acidentes-durante-feriado-prolongado-provocam-19-mortes-nas-rodovias-da-bahia/
Treinador Ilheense vai participar do Workshop Internacional de Tênis 2012.
As palestras do evento serão realizadas por técnicos e especialistas do tênis Brasileiro e mundial trazendo as últimas novidades e tendências nas metodologias de ensino. O Workshop também tem o propósito de proporcionar uma troca de informações entre todos os professores, treinadores e técnicos participantes visando melhorar a qualidade dos seus treinos competitivos e nas suas aulas sociais, para reter e trazer mais adeptos para o esporte.
Um dos palestrantes principais do curso será o renomado treinador espanhol Jofre Portas, ele foi treinador de Carlos Moyá dos 06 até os 17 anos e integrante da equipe responsável pela formação do tenista Rafael Nadal. Na época o mesmo atuava no Centro de Alto Rendimento de Tênis da Real Federação Espanhola sediada em Barcelona. Atualmente é diretor da Academia Global Team, autor de vários artigos em revistas especializadas, palestrante em conferências e seminários em todo o mundo.
O professor Ilheense informou na redação que sua expectativa em participar do Workshop é grande, pois, as temáticas apresentadas serão muito enriquecedoras, “estou especialmente interessado em conferir a palestra da Brasileira Suzana Silva que versará sobre o tênis como ferramenta de integração e bem estar, e a de Flávio Marretti a respeito da formação de jogadores iniciantes e intermediários. Além de outras imperdíveis que serão ministradas por ex-jogadores expoentes do tênis mundial”, Fabrice Santoro (França), Thomas Enqvist (Suécia) , Guillermo Cãnas (Argentina) e Albert Costa (Espanha).
Ainda segundo Charinho (Treinador Nacional da CBT), além das palestras, a maior sensação dessa edição será a oportunidade de assistir confrontos ao vivo desses grandes nomes da história do tênis mundial, pois, estará acontecendo em paralelo ao Workshop, o ATP Tour de veteranos denominado Grand Champion (Brasil) que será realizado no Clube Sociedade Harmonia de Tênis, com a entrada franca para todos os participantes inscritos no Workshop.