por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

TOLERÂNCIA ZERO

        Há cerca de três décadas, andar pelas ruas de Nova York à noite, era mais perigoso do que é hoje em São Paulo, Rio, e outras cidades. A cracolândia tomava conta do centro de Manhattan; e os viciados eram responsáveis pelo medo que tomou conta da vida dos moradores locais, como acontece hoje no Brasil. No início dos anos 80, o prefeito Rudolph Giuliani, instituiu a lei da “Tolerância Zero”, onde até os pequenos delitos eram punidos. Em poucos anos, o número de assassinatos, que chegou a 1.672 em 1987, a maioria atribuídos  ao crack, foi reduzido em 65%. Com a Tolerância Zero, Nova York passou a ser considerada uma das cidades mais seguras dos EE.UU.; e o número de turistas cresceu.

Seria possível uma experiência dessas no Brasil? Que tal se as punições fossem mais severas para os fornecedores? Se cada consumidor fosse detido e colocado em recuperação severa? E se a Justiça não fosse tão complacente com os bandidos? E a redução da maioridade para 16 anos? Talvez assim diminuísse o medo de se andar pelas ruas, e os turistas se sentissem mais seguros para visitar o nosso país. Tolerância Zero, talvez seja uma solução.

MÊS DE JUNHO

       Apesar de ser considerado pelo Turismo como parte do “trimestre maldito” (meses de abril, maio e junho), o mês de junho deste ano parece que será um pouco menos maldito, considerando-se o número de eventos programados. Iniciado no dia 7, vai até 13 de junho, o III Festival de Cinema Baiano (FECIBA), apresentando filmes selecionados de diversos gêneros, inclusive obras premiadas em outros festivais. Ilhéus também vai sediar no  próximo dia 15, sábado, a 1ª Etapa do Circuito Ilheense de Skate, a partir das 8:30hs na pista da Avenida Soares Lopes, contando com a participação de profissionais e amadores de diversas localidades. À noite, teremos um show do Teatro Popular de Ilhéus, comemorando o 3º aniversário do programa “Sábado Sim”, reunindo a partir das 19 horas, as bandas Entropia, Intercepto, Dr. Timbira e Mortífera.

MÊS DE JUNHO  II

       Considere-se ainda, que o mês de junho é o mês das festas juninas e do aniversário da cidade, o que aumenta o número de opções na cidade. Neste sábado, 8, teremos no Arraiá Bora Bora, junto à AABB de Ilhéus, a partir das 22 horas,  o esperado show do famoso forrozeiro Zé Ramalho. Vários hotéis estão com preços promocionais de diárias, como o Ilhéus Praia e o Resort Cana Brava, que estará promovendo muito forró, apresentação de quadrilhas e comidas típicas, no “Cana Brava All Inclusive Resort”. A programação do aniversário de Ilhéus ainda não foi divulgada, mas no dia 28 está confirmada a 4ª Feijoada do jornal Foco Bahia, a partir das 11hs no Bar Vesúvio, com música ao vivo.

MUDANÇA DA FEIRA DAS AMÉRICAS

       Depois de muitos anos itinerante, e depois, muitos outros, fixa no Rio de Janeiro, a Feira de Turismo das Américas, que faz parte do 41º Congresso Nacional da ABAV, será neste ano realizada em São Paulo, no Pavilhão de Feiras do Anhembí, no período de 4 a 8 de setembro. Depois dessa “briga” Rio/São Paulo, que levou alguns anos, a Feira neste ano apresentará várias novidades, inclusive a abertura ao público final, no intuito de informar e motivar o consumidor. A Feira terá mais de 50 países participantes e espera ultrapassar o número de 5.000 expositores, 28 mil profissionais e 75 mil visitantes.

HOTELARIA

      Em Salvador, a coisa não vai muito bem, ou vai bem demais. Inaugurado mais um hotel, o Sheraton Bahia, já está programado o início das obras de mais um, o Hotel Fasano, que estará localizado na Praça Castro Alves, no antigo prédio do jornal A Tarde. Com investimento de R$ 78 milhões, o hotel manterá as características do prédio atual e deverá estar pronto dentro de dois anos, com 70 suites, Restaurante Gero, SPA, piscina, além de áreas de convivência.

A grande quantidade de leitos na Grande Salvador está causando uma briguinha entre os hotéis de Salvador e os hotéis dos municípios visinhos, Lauro de Freitas, Camaçarí e Mata de São João. A briga é por ocupações, preços, e captação de eventos.

DIA INTERNACIONAL DO CACAU

       A CEPLAC – Comissão Executiva do Plano da Lavoura cacaueira, vai comemorar no próximo dia 16 de junho, a partir das 9 horas no auditório Hélio Reis, de sua sede no quilômetro 22 da rodovia Ilhéus-Itabuna, o Dia Internacional do Cacau. Durante o evento, haverá o lançamento do biofungicida TRICOVAB, a grande esperança dos cacauicultores para a recuperação da lavoura cacaueira, acabando com a vassoura de bruxa. Que Deus ajude!

BAMIN E PONTE

       Na quinta-feira passada, 6, o governador Jacque Wagner assinou contrato de concessão de parte do distrito de Aritaguá para implantação do terminal de uso privativo da Bamin no complexo Porto Sul. Presente ao ato, o prefeito Jabes Ribeiro, disse esperar que esse seja um passo importante para o início das obras do Complexo. Já no próximo dia 29, o governador virá a Ilhéus para assinar a Ordem de Serviço para a construção da ponte Ilhéus-Pontal.

PROJETO ORLA

     O Comitê Gestor do Projeto Orla/Ilhéus se reuniu extraordinariamente na terça-feira passada, 4,  no salão nobre do Palácio Paranaguá, para discussão da implantação do Plano de Gestão Integrada do Projeto Orla de Ilhéus. A reunião contou com a presença do prefeito Jabes Ribeiro; representantes da GERCO (Gerenciamento Costeiro do Estado da Bahia); e do representante da SPU-Secretaria do Patrimônio da União. Em lugar da presença anunciada do  Presidente da Codeba, José Rebouças, compareceu em seu lugar o Diretor de Gestão Comercial e de Desenvolvimento da Codeba, Antônio Carlos Tramm, a quem, como membro do projeto Orla, pelo Citur, reclamei diretamente o mal tratamento da Codeba com o Porto de Ilhéus. Informou que será lançado no próximo dia 08 de julho, a Licitação para a dragagem emergencial do Porto. Muitos outros assuntos foram debatidos e oportunamente relataremos.