:: 9/mar/2014 . 21:05
CLUPESIL / CAMPEONATO INDIVIDUAL 2014

O Clube de Pesca de Ilhéus realizou hoje, na praia do sul, nas imediações da AABANEB a 1ª etapa do Campeonato individual de Pesca, edição 2014.
Aproximadamente 50 atletas disputaram a etapa.
Carlos Mascarenhas – a quem o CLUPESIL agradece penhoradamente – documentou, fotograficamente, o evento.
Valeu, Masca!
As FOTOS – by Mascarenhas – você confere no link abaixo:
Agrissênior Notícias – Nº 466 – 12 de março de 2014
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Hans Schaeppi em H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
O PORTO DE ILHÉUS É NOSSO!
Não sei se todos os ilheenses já sabem, mas o nosso Porto de Ilhéus está previsto para ser vendido, leiloado, pregoado ou concedido a terceiros, ainda neste semestre. Creio que não é justo, o governo da Bahia deixar de administrar um porto que durante muitos anos gerou a maior receita à Codeba, e quando o cacau detinha o segundo lugar na pauta de exportação do Brasil, ajudou a Bahia e até outros estados a crescer. Lembrando ainda que o nosso Porto tem história. Lembrar a luta de Demostinho e do povo de Ilhéus para que ele fosse construído. Creio que deveríamos fazer um movimento junto ao governador Jaques Wagner e ao Ministro dos Transportes, o baiano Cesar Borges, lembrando que o Porto de Ilhéus é nosso! O início desse movimento deverá caber ao Prefeito, Câmara de Vereadores, Associação Comercial de Ilhéus e outras entidades representativas de nossa cidade.
O PORTO DE ILHÉUS É NOSSO! – 2
Se não for possível vencer essa batalha, pelo menos que se exija que no Edital de Licitação, conste a obrigatoriedade de manter o nome de Porto de Ilhéus. Será uma maneira do mesmo voltar a divulgar o nome Ilhéus pelo mundo.
PONTE ILHÉUS-PONTAL
Outra coisa que pouca gente sabe, é que a construtora da Ponte Ilhéus-Pontal está impedida de iniciar a construção da fundação dos pilares da ponte. Mais uma vez, é aquela mesma entidade que vem atrasando o crescimento do país, que exige a contratação de uma empresa para verificar se existe no fundo da baía, algum caramujo em extinção. Foi assim que ela atrasou em quatro anos a dragagem do porto e mais três meses depois de assinado o contrato. Esperamos que dessa vez a demora seja menor.
PERDI UM AMIGO
JORGE VIEIRA / CEPLAC EM 30 ARTIGOS (V)
REALIZAÇÕES E HISTÓRIA DA CEPLAC – 1957 – 2014
1985 – INICIO DO PROCACAU – 1976
Era inevitável o seu nascimento. Uma instituição, criada para sanar problemas imediatos e agir no sentido de modificar o panorama técnico-econômico-social do cacau, não poderia viver sem uma diretriz, uma linha, trilha ou plano de trabalho.
O oportunismo de cada instante, as análises do momento, ou mesmo, as decisões baseadas no “eu acho”, não suportariam mais as gestões e as responsabilidades que aumentavam para os dirigentes.
Trabalhar com um produto, gerado por uma planta que leva entre quatro a cinco anos para produzir, que tem características próprias de meio ambiente e exigências físico-químicas, cujo produto é essencialmente exportável e com um processo de negociação específico, do momento e do futuro, não poderia jamais identificar-se com ações diárias ou mesmo anuais.
Por algum tempo viveu-se de instantes, de “safras” e das suas perspectivas e propósitos de obtê-las ou negociá-las convenientemente. As análises do mundo cacaueiro querem produtor ou consumidor, eram puras computações de estatísticas, constatando uma situação, sem, contudo, o desenvolvimento de ações modificadoras.
E foi nesta compreensão, normal em todos aqueles de visão aberta, que se constatou o fato e a necessidade de propósitos futuros, estabelecendo esquemas e meios para obter um produto.
Tinha-se o instrumental básico. Dados e informações, mais ou menos satisfatórias, uma equipe de técnicos em vários campos da ciência e, mais que isto, um desejo de ordenar as ações, estabelecer metas e planos em médio prazo.
Planos estes, que orientassem o comportamento institucional e as relações intergovernamentais, visando a conquista de um reconhecimento da importância do programa e o registro internacional das projeções brasileiras sobre o desenvolvimento da cacauicultura.
NOMEAÇÃO E ASSUNÇÃO DE COMANDO
O MAJ BM JOELSON RESENDE GONDIM, após 25 anos servindo a Sociedade Ilheense e região, sendo 15 anos no 2º Batalhão da Polícia Militar na atividade de Policiamento, e 10 anos no 5º Grupamento de Bombeiros na atividade de Prevenção e Combate a Incêndio, foi nomeado pelo Exmº Sr. Governador do Estado da Bahia através do Diário Oficial do Estado de 14/02/14, como o novo Comandante do 11ª Grupamento de Bombeiros com sede no município de ITABERABA, que cobre a área abrangendo a Chapada Diamantina e região. A solenidade de passagem de Comando será no dia 13/03/14 na cidade Lençóis, com as presenças do Ilmº Sr CEL PM Carlos Sebastião de Oliveira Eleutério Filho , SUB Comandante Geral da PM e do Ilmº Sr. CEL BM André Bonfim Dias da Silva, CMT de Operações de Bombeiros do Interior.
VISÃO DE NEGÓCIO
Ouço, desde criancinha, que a propaganda é a alma do negócio.
Se o negócio tiver duas almas, sem dúvida a outra alma é o ATENDIMENTO.
Adquiri um aparelho que necessita de mão de obra especializada para instalação. A loja dispõe desse profissional, que me trouxe o aparelho e instalou. Normal.
Dia seguinte, o proprietário da loja me ligou e perguntou se a instalação correu bem, se o aparelho estava funcionando perfeitamente e se eu estava satisfeito com o produto e com o atendimento, colocando-se à disposição para dirimir qualquer dúvida ou o que fosse necessário.
Calma, a loja não é em Ilhéus e a atitude do proprietário não foi nada de extraordinária. É que, quem não está acostumado, estranha. O nomezinho da coisa é “atendimento pós-venda”, expressão talvez desconhecida da maioria dos comerciantes e prestadores de serviços da Terra da Gabriela.
O antenado lojista utilizou a ferramenta “pós-venda” para me fidelizar como cliente e desbancar a concorrência ilheense, cujas limitações de qualidade em atendimento ele provavelmente já conhece.
“Pós-venda é a etapa que se inicia logo após o momento da aquisição de um produtoou serviço de uma empresa ou organização. A partir da entrega, o consumidor passa a usufruir do produto ou serviço adquirido.
Empresas focadas na satisfação do cliente não finalizam a relação de consumo somente até a aquisição de seus produtos ou serviços, elas focam na manutenção da relação pós-compra e da satisfação do cliente para garantir que este volte a comprar e se torne fidelizado.”
Fonte: Wikipédia
Nilson Pessoa
- 1