Rainha do basquete brasileiro revela na Bahia os segredos de uma atleta vencedora
Hortência falou ainda em superação, planejamento e ação e mostrou como saiu, ainda menina, da pequena Potirendaba (SP), para o estrelato.

No ano que acontece as Olimpíadas no Brasil, a rainha Hortência Mortari, que durante 20 anos foi a principal jogadora de basquete do Brasil, campeã mundial e medalhista olímpica, destacou no “Encontro com Notáveis”, realizado nesta segunda-feira 18, na Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves, bairro da Pituba, que foco, atitudes e estratégias são importantes fatores para se alcançar a vitória.
Hortência falou ainda em superação, planejamento e ação e mostrou como saiu, ainda menina, de uma pequena cidade (Potirendaba) no interior de São Paulo, com 7 mil habitantes, para alcançar o estrelato no “Hall da Fama”, dos principais jogadores de basquete do mundo, nos Estados Unidos.
SEGREDOS
“Tive que abrir mão de muita coisa para chegar a onde chequei. Deixei de fazer muita coisa. Não tinha namorado; fazia dieta regrada; não curtia balada e me dedicava totalmente aos treinamentos. Além do treino recomendado pelo técnico, eu tinha que converter mil arremessos. Quando eu errava não contava. Essa dedicação ao esporte foi fundamental para o sucesso na minha vida profissional”, afirma
No evento promovido pela Qualicorp e Affinity, com apoio da Fecomércio, Hortência revelou muito mais dos seus segredos como vencedora: “São escolhas que a gente tem que fazer durante a vida e hoje sou uma vencedora. Tenho medos. Mas para vencer temos que aprender a lidar com a pressão, porque toda hora na vida sofremos pressão. Mas nunca ficava nervosa porque a pessoa que fica nervosa prova que não está preparada”, destaca.
RIVALIDADE
Ex-jogadora da seleção brasileira de basquete, Hortência revelou que a rivalidade com Paula terminou lhe ajudando a crescer profissionalmente. “Eu sempre queria ganhar. E com Paula nas quadras era um duelo muito especial. Porque se ela fizesse 30 pontos eu queria marcar 40. E isso fazia com que eu treinasse muito mais, me dedicasse cada vez mais”, confessa sorrindo.
Hortência falou também da importância do planejamento em qualquer etapa da vida. “Você tem um sonho, mas qual é seu plano para realizá-lo? Eu comecei praticando futebol e handebol nas aulas de Educação Física do colégio. Depois eu fui para o basquete e me apaixonei. E dois anos depois já estava na Seleção Brasileira. Tudo foi fruto de muita dedicação e porque busquei sempre fazer o melhor”, comemora.
RENDIMENTO
Segundo Hortência Mortari, só com uma preparação adequada a pessoa pode aumentar seu rendimento. “E isso serve para qualquer área. Não só para o atleta, mas em qualquer profissão. Você traça seus objetivos e tem que ter foco e concentração para alcançá-los”.
Depois da palestra, Hortência falou sobre a alegria em acompanhar uma Olimpíada no Brasil – ela vai integrar o time de comentaristas da Rede Globo –. Disse que o basquete masculino do Brasil, que tem vários jogadores disputando a NBA (EUA), tem condições de brigar por medalhas, mas, pessoalmente, não está tão otimista com relação à equipe feminina.
“A Confederação Brasileira de Basquete precisa investir muito mais nas divisões de base para revelar novos valores. Infelizmente, esta é a realidade. Por isso, eu acho que as meninas não irão muito longe nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Tomara que eu esteja enganada”, sentenciou.
EXEMPLO
Secretário estadual do Trabalho e Esporte Álvaro Gomes, que representou o governador Rui Costa no evento, falou que o país já vive o clima olímpico é a Bahia estava feliz em receber uma atleta vitoriosa como Hortência para falar da sua vida como atleta.
“Trata-se de uma medalhista olímpica, com uma carreira cheia de título que serve de exemplo para nossos jovens. Precisamos despertar na nossa juventude o interesse pela prática do esporte e revelar novos talentos para o desporto nacional do peso e da qualidade de uma rainha como Hortência”, finaliza.