Neste domingo, 24/04, aproximadamente 5.000 (Cinco mil) Fiéis, segundo a Organização e a Guarda Municipal, de toda a Diocese de Ilhéus se encontraram na Cidade de Ituberá-BA, para a Realização da XII Edição da Romaria da Terra e das Águas. Neste ano o Tema Escolhido Foi: “Sede Misericordiosos com Nossa Casa Comum”, fazendo uma união com os Temas do Ano Jubilar da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco e também a CF 2016 da CNBB.

DIOCESE DE ILHÉUS_ITUBERÁ

DIOCESE DE ILHÉUS_ITUBERÁ

Logo na chegada, fomos recepcionados por grupos de Fiéis da paroquia que nos davam informações sobre a Romaria.

Tudo começou com um momento de Oração feito pelo Padre Laudelino José Neto (Vigário Geral da Diocese) e logo em seguida fomos maravilhados com belas apresentações, tendo como personagem principal São Francisco de Assis. Logo em seguida o Pároco Padre Wellington Selma convidou a todos para a caminhada pelas principais ruas do Centro de Ituberá.

Após a Caminhada todos se encontraram em frente a um Palco onde o Bispo Diocesano Dom Mauro deu as boas-vindas a todos e logo em seguida o Padre Marcos Alcântara, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Ubatã, nos falou sobre o tema da Romaria! Em seguida tivemos um Show com Amanda Andrade e Convidados e houve o intervalo para o almoço!

Ás 14h30 o Bispo Diocesano de Ilhéus Dom Mauro Montagnoli presidiu a Celebração Eucarística concelebrada pelos Padres presentes. Iniciou-se com Entrada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que estava se despedindo da Cidade de Ituberá e indo para a cidade de Piraí do Norte.

Na Homilia Dom Mauro desatacou que a Glorificação de Jesus Cristo se deu com a sua Ressurreição. Mas antes teve que passar pela Cruz e morte. Também nos ressurgiremos com Cristo se passarmos pela cruz e morte. Esta se dá pelo nosso compromisso de seguir Jesus cumprindo com o seu Mandamento: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Esse nosso amor se manifesta antes com o cuidado com quem nós convivemos e também com o cuidado com a nossa Casa comum, o planeta terra.

No final da Celebração Padre Wellington entregou a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida ao Padre Egnaldo Oliveira dos Santos, Pároco da Paróquia São José de Piraí do Norte. Em seguida Dom Mauro benzeu a água que foi distribuída aos presentes e a celebração se encerrou com a bênção final dada pelo Bispo e pelos Padres Concelebrantes.

Parabéns a toda Equipe que organizou a XII Romaria da terra e das Águas da Diocese de Ilhéus.

ABRAÇO. DEUS ABENÇOE.

Por Paulo Costa / PASCOM Diocese de Ilhéus