Procissão de Nossa Senhora das Vitórias no Centro. Foto divulgação Secom

Procissão de Nossa Senhora das Vitórias no Centro. Foto divulgação Secom

O dia 15 de agosto, feriado municipal em Ilhéus, foi marcado pelas homenagens à padroeira do município, Nossa Senhora das Vitórias, realizadas no centro da cidade, onde está localizada a igreja matriz, e na zona sul, no bairro que é denominado pelo nome da santa. Pela manhã, centenas de pessoas participaram de missa e procissão no bairro Nossa Senhora das Vitórias. Na igreja matriz, no Alto Teresópolis, a missa solene foi realizada às 10 horas, concelebrada pelos padres Aldemiro Sena, Evandro, Benedito, Juraci, Marcos e Paulo Brandão.

O prefeito de Ilhéus em exercício, Carlos Machado (Cacá), acompanhado de secretários municipais, participou do novenário realizado na última sexta-feira, dia 12, na igreja matriz, dedicado às autoridades e servidores públicos. Na segunda-feira, prestigiou as homenagens à padroeira no bairro N.S. das Vitórias e da caminhada de fé realizada no centro da cidade, a partir das 16h30min. “Essa procissão é tradicional em nossa cidade, um momento muito bonito em que parte de nossa população agradece as benção de nossa protetora”, declarou o prefeito.

A procissão de Nossa Senhora das Vitórias foi liderada pelo bispo diocesano Dom Mauro Montagnolli. O grande cortejo partiu do templo localizado no Alto Teresópolis e percorreu as ruas da Piedade, Dom Manuel de Paiva, Bento Berilo, Avenida Soares Lopes, Rua Coronel Paiva, Avenida Aurélio Linhares, Rua Ministro José Cândido de Carvalho, Praça Cairu e retornou ao largo da igreja pela ladeira de acesso ao Alto Teresópolis. Ao longo do cortejo, pessoas de várias idades reverenciaram a padroeira das janelas de suas residências, mostrando imagens da santa e aplaudindo os fieis.

Procissão de Nossa Senhora das Vitórias no Centro. Foto divulgação Secom

Procissão de Nossa Senhora das Vitórias no Centro. Foto divulgação Secom

Tradição – A capela de Nossa Senhora das Vitórias é uma das mais antigas igrejas do Brasil, construída na primeira metade do século XVI. Atribui-se à proteção da Senhora da Vitória a defesa da Vila de São Jorge dos Ilhéus contra o ataque dos Franceses em 1595. Em 1887 a capela foi parcialmente destruída por um incêndio. Em 1905, foi reedificada, tendo sido modificado seu desenho original. Em 1970 sofreu nova restauração que procurou obedecer as linhas da primeira planta. O dia 15 de agosto é comemorado pela tradição católica como o dia da Assunção da mãe de Jesus.