A população continua esperando a duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna, sendo assunto tratado em tempos atrás pelo Governador Jaques Wagner em audiência com o Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, em Brasília. Em junho de 2012, fomos levados de grande admiração pela explicação do Diretor Geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (DERBA), Sr. Saulo Pontes, pelo fato de ter sida cancelada a verba de R$19 milhões, que seriam destinados para as obras de duplificação da Rodovia Ilhéus-Itabuna, dando a impressão de que apenas essa verba seria remanejada.

Naquela oportunidade o ministro dos Transportes autorizou, segundo O Governador Jaques Wagner, que fosse aproveitado o projeto de duplicação já elaborado pelo DERBA e que os procedimentos licitatórios dessa pavimentação asfaltada, após providências de processos de licitações, tivesse seu início imediato. A nova pista teria uma extensão de 23 quilômetros. O projeto do DERBA passou por revisão para atender ao padrão do governo federal de obras rodoviárias. Tudo não passou de vagas promessas da conhecida turma da politicagem predominante na Bahia para levar vantagens nas fórmulas de falsos sentimentos patrióticos.

Claro que jamais os baianos esperariam que fosse realizada a obra prometida, diante dos altos custos e outras providencias indenizatórias, e que a duplificação da rodovia Ilhéus-Itabuna, ficasse simplesmente um sonho como realmente ficou transformada em blasfêmias de pesadelos das grandes politicagens dos recentes políticos que os baianos elegeram. Por outro lado, lembramos que em (09/01/2013), tomamos conhecimento que apenas foram realizadas às obras no meio da rodovia entre Ilhéus-Itabuna, sinalizada e aparentemente concluída essa etapa pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT. Ao que nos pareceu os serviços que vinham sendo realizados e foram paralisados nos trechos compreendidos da Fazenda Pirata para a cidade de Ilhéus, passando pelo Banco da Vitória, e o espaço do Instituto Federal Bahiano – IFBA até a cidade de Itabuna.

Como não entendemos quais serão as outras providências para a concretização dessa pavimentação que antes era duplicação de todo trecho entre Ilhéus/Itabuna, ficamos até hoje no aguardo das informações do DNIT e DERBA, para que possamos levar ao conhecimento das populações de Ilhéus, Itabuna e toda a Região Cacaueira da Bahia quais decisões seriam tomadas para a concretização dessa pavimentação em nossa região baiana. E, dessa forma notamos que são obras que os políticos de todas as agremiações da Bahia sempre oferecem em épocas eleitoreiras sem planejamentos e muitas vezes até envolvem argumentos com promessas demagógicas e não sabemos se tais recursos são conseguidos e incluídos como alguns investimentos em nosso País, e somem inexistindo as respostas onde tais verbas retiradas do erário público foram empregadas.

Assim, deixamos uma pergunta ao governo do nosso estado da Bahia: “A Ponte Ilhéus-Pontal, denominada Jorge Amado, que foi edificada no município de Ilhéus (BA), com 533 metros de extensão, 25 de largura e recebeu investimento de R$ 100 milhões, do Governo Federal e Estadual”, não falta nada em sua conclusão e que brevemente não venha a necessitar de sérios reparos? Falta por exemplo à colocação de semáforos e importante a colocação de radares. Porque a população já sente a pressão e presença de policiais no local efetuando a indústria da multa sem placas de orientações do trânsito na referida ponte. Que muitos condutores de veículos automotores, automóveis, camionetes, principalmente os famosos motoqueiros em suas pressas, transformam em acidentes as suas investidas na direção de veículos é uma realidade, e cabe primeiro buscar o respeito no trânsito e depois punir dentro da lei, e não filmando indistintamente na indústria das multas todos os motoristas e pilotos de motos que trafegam na ponte. PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia