DUPLA PELÉ E COUTINHO = MARÃO E NAZAL

Tive a oportunidade na minha adolecencia assistir jogos do Santos F.C. que tinha uma equipe que jogava orquestrada, principalmente o ataque que era composto por Melgalvio,  Pepe (canhão da Vila), Pelé e Coutinho (a dupla de àrea goleadora). Fazia gosto ouvir pela Radio Globo com narração de Waldyr Amaral, os gools da dupla. As vezes o time estava no empate ou perdendo e de repente Pelé e Coutinho levava o Santos F.C. a vitória.

O Santos F.C. este em Ilhéus com o time titular por duas oportunidades e eu tive à oportunidade de assistir os jogos. O primeiro jogo foi contra o Bahia E.C. e  o placar foi 6 x 1 (sendo que o gool do Bahia foi de um torcedor que estava ao lado da trave, devido o Estádio Mario pessoa estar lotado). O segundo jogo foi em outra oportunidade quando o Santos F.C. (completo) jogou contra a Seleção Amadora de Ilhéus e o placar foi 3 x 1 (Gool de Adilson de Ilhéus). Nesse jogo o Pelé indicou a contratação do goleiro Betinho pela sua brilhante atuação que seguiu com a delegação do Santos, mas por ironia do destino o atleta preferiu a vida mundana sendo dispensado da equipe tempos depois.

O Estadio Mário pessoa já foi palco de grandes partidas de futebol, aqui passaram equipes como Bahia, Vitoria, Flamengo, Fluminense, Vasco, Olaria, São Cristovão, Madureira, América, Bangu, Portuguesa. Somente o Botafogo não esteve em Ilhéus, jogou em outra oportunidade em Itabuna no Luiz Viana Filho, na epoca que Marinho era o craque do time.

O futebol amador de Ilhéus era bastante aguerrido e organizado, o público era fiel as quartas feira e domingo, as equipes como Colo-Colo, Vitoria, Flamengo, Ypiranga, Ilhéus, Satelite e Ferroviario  eram formadas por atletas considerados craques e muitos foram jogar em outras agremiações de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Lembro que um determinado jogador Arlindo foi jogar no México e passou a ser cidadão Mexicano. Outro jogador que se destacou em Portugal foi o Ernesto (irmão de Paulo Paraiso) o qual também cidadão Portugues.

Lembro também dos Dirigentes dos Clubes de Ilhéus que realmente amavam seus Clubes a exemplo de José Magalhães Correia (Colo-Colo), Edival Moura (Vitoria), Gildasio Almeida (Flamengo), Silvio Silva (Satelite), Augusto e Juvenal (Ypiranga), Tenente Paulo (Ilhéus), Osório e a Diretoria da Estrada de Ferro (Ferroviario).

Além do futebol de campo tinhamos a oportunidade de assistir pela manhã o campeonato da Liga Praiana de Futebol organizada pelo Sargento Arara, que teve a audacia de trazer o melhor time praiano do Rio de Janeiro chamado RADAR para jogar na Avenida Soares Lopes contra o Satelite da Praia. Naquela época se usava bola enrolada com cordão, e nesse jogo foi inaugurada bola de couro propria para ser utilizada no futebol de praia. Por coincidencia o esportista Arara que era Oficinal do Exército, teve um mal subido à noite após o jogo, vindo a falecer.

Vamos voltar sobre o assunto PELÉ E COUTINHO = MARÃO E NAZAL, é a dupla que precisamos para vencer as eleições. Falar sobre a conduta de ambos não é necessário, o povo de Ilhéus há muito tempo já canatava essa pedra. Vamos ter esperança e votar certo e ganhar de goleada.

Colaboração de Luiz Castro

Ilheense apaixonado e esperançoso por uma cidade melhor!