As coisas boas e ruins que acontecem nas duas maiores cidades do país, Rio e São Paulo, naturalmente se espalham pra todo o rincão brasileiro, é o que estamos vivenciando neste momento em nossa sofrida cidade.

Protestos, greve dos servidores, reúne Ilhéus, ocupação da porta do palácio, invasão da gloriosa casa do povo, agressões, fechamento da ponte (nesta sexta-feira poderá acontecer novo ato), enfim, é o povo, os sindicatos, as associações querendo mudanças.

Mesmo com alguns exageros, não se pode negar que estas atitudes estão incomodando os nossos políticos, essa classe que a cada dia que passa torna-se a bola da vez, principalmente por seus péssimos exemplos (veja o caso do deputado preso e que não perdeu o mandato). Tá bonito, traficantes e políticos mandando de dentro da cadeia.

Mas o que realmente preocupa é que estamos no início de setembro, portanto, nove meses de mandato, e nada aconteceu, tudo está como o antecessor deixou, parece até que fizeram um pacto macabro.

É preocupante sim senhor! A eleição de um novo alcaide se prefigura em novas idéias, novos olhares sobre a cidade, uma limpeza pública mais eficiente, ruas e avenidas sem buracos, educação e saúde funcionando, praças e logradouros prontos para receber o turista, mas, infelizmente, nada disso aconteceu neste mandato.

O que nos resta? Esperar chegar o próximo ano de 2014, o alcaide tomar posse efetivamente do palácio e começar a partir de março a tentar fazer alguma coisa, quem já passou tantos anos sofrendo, pode  esperar mais um pouquinho por uma nova tentativa.

E com certeza o ano de 2014 vai ser pródigo em “ realizações “, trata-se de um ano eleitoreiro, o governo estadual vai fazer de tudo para investir na cidade e aí a nossa sofrida Ilhéus poderá ser inserida no contexto e ser contemplada com as tais tão esperadas obras salvadoras (ponte, intermodal, duplicação, etc.).

Infelizmente é “dilson” que o povo gosta, é “dilson” que o povo quer.

É isso aí meu caro alcaide! Prepare novo secretariado, novos comissionados, novas contratações e vamos partir para o novo mandato, 2014 é logo amanhã.

Ah! Não se esqueça de uma nova frase de efeito, é muito importante, às vezes aí está embutida uma grande mentira, mas de qualquer maneira a tal frase não pode faltar.

Que tal “ um novo amor por Ilhéus. “

ZÉCARLOS JUNIOR