WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Prefeitura Municipal de Ilhéus


Newton Lima garante participação em movimento de prefeitos em Brasília
Primavera dos Museus vai até 30 de setembro em Ilhéus
Seduc e Crie promovem Dia Nacional do Surdo
Cantor Nozinho apresenta show “100 anos de Jorge e 14 sem Tim”

:: LEIA MAIS »

Santa Casa promove ações para Dia Nacional da Doação de Órgãos

Foi aberta ontem na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna a comemoração pelo Dia Mundial da Doação de Órgãos, marcado sempre no dia 27 de setembro de cada ano. Toda programação é uma realização da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da instituição, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Ilhéus e Itabuna.

Sobre a programação no Ambulatório, a atividade teve início ontem e segue na manhã desta terça-feira (25), com exposições e palestras informativas. “As palestras na sala de espera alcançam um público heterogêneo e cumpre o objetivo de esclarecer os trâmites legais e a importância da doação de órgãos para a garantia de vidas que dependem desses órgãos e tecidos”, declarou a enfermeira coordenadora da Cihdott da SCMI, Jacquelinne Céo.

Ainda segundo a programação, neste sábado (29), o trabalho de divulgação da data e conscientização para o tema será realizado na praça José Bastos, inserido na programação do Dia da Responsabilidade Social, promovido pela FTC de Itabuna e parceiros. “Neste dia estaremos com estande específico para a abordagem da doação de órgãos, novamente uma parceria entre a Cihdott e a OPO”, declarou Jacquelinne Céo.

Após a instalação da Comissão Intrahospitalar de Doação de Tecidos e Transplantes na Santa Casa de Itabuna e da Organização de Procura de Órgãos na região, ocorrida no final de 2011, Itabuna já registrou 19 transplantes renais, sendo 12 de doadores falecidos e sete entre pacientes intervivos. “Os intervivos envolvem a doação de rim realizada por parentes com compatibilidade, e a doação a partir de doadores falecidos é uma parceria com a Central Estadual de Transplantes, órgão ligado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a partir de uma fila única de doação”, registrou Jcquelinne Ceo.

Carmelita apresenta propostas para moradores do Novo Ilhéus e São José

Carmelita

A candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), visitou na tarde desta segunda-feira (24) os moradores do bairro Novo Ilhéus e também do povoado do São José. Durante o encontro com a comunidade, a candidata a prefeita ouviu os moradores e falou as sua proposta de promover as mudanças que a cidade precisa. Professora Carmelita também agradeceu à forma carinhosa como foi recebida pela comunidade, que caminhou com ela pelas ruas declarando o apoio e afirmando que agora chegou a vez de uma mulher administrar Ilhéus.

“Fico cada vez mais feliz com a forma como somos recebidos pelos moradores do interior. E tenham a certeza que vamos retribuir todo esse carinho tratando os moradores da zona rural com respeito e dignidade, transformando cada uma dessas localidades, trazendo obras, serviços, melhorias e uma qualidade de vida melhor para o nosso povo”, destacou Professora Carmelita. Dentre os compromissos assumidos com as comunidades, a candidata a prefeita garantiu que vai investir na aproximação do campo com a cidade, valorizando cada morador e oferecendo a eles educação de qualidade, postos de saúde funcionando com medicamentos, médicos, e enfermeiros, equipamentos de esporte e lazer para crianças, jovens e adultos e a garantia da manutenção das estradas.

:: LEIA MAIS »

Estrutura logística atrai investimentos para Bahia

Porto Sul e Fiol credenciam estado para atração de novos investimentos

Em território baiano existe enorme potencial para exploração de ferro,  manganês, calcário, níquel, ouro, bauxita, cromo, salgema, magnesita, talco e barita; cobre, grafita e prata; além de rochas ornamentais e gás natural. Esse potencial, aliado aos esforços do governo baiano para implantação de insfra-estrutura logística tem atraído investimento de diversas empresas.

As propostas de negócio das empresas se baseiam no potencial mineral do estado e na infraestrutura de logística que o governo baiano está implantando, integrando os modais da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), que liga o Centro-Oeste do pais ao Oceano Atllântico, atravessando todo estado;  e o Porto Sul, que será construído na região de Aritaguá, em Ilhéus.

Em Caetité, a Bahia Mineração (Bamin) desenvolve o projeto Pedra de Ferro, para produzir 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A proposta que está em fase de licenciamento ambiental é para realizar extração e beneficiamento na cidade do interior baiano.

:: LEIA MAIS »

Improviso, Oxente! de hoje aborda democracia participativa

Enilda Mendonça no Improviso, Oxente – foto Felipe de Paula.

O projeto de debates Improviso, Oxente!dá prosseguimento aos debates sobre “A cidade é movida pela cultura”. A temática vem sendo abordada desde julho, fruto da parceria entre o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e Instituto Nossa Ilhéus. Hoje (25) à noite, a Casa dos Artistas de Ilhéus recebe José Nazal para falar sobre “Democracia participativa – espaços de governança”. As discussões são abertas ao público e começam às 19 horas.Na terça-feira passada (18), o Improviso, Oxente! recebeu a professora e sindicalista Enilda Mendonça, que falou sobre “Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida”. A convidada declarou que um dos desafios da educação pública não é só a reprovação dos estudantes, mas também a evasão escolar, que seria também um problema social. “O acesso está garantido, mas não a democratização à permanência e ao sucesso do aluno”, disse.

Para a educadora, entre as possibilidades para o investimento em uma educação de qualidade está o estímulo à arte e ao esporte. Enilda Mendonça ainda citou que é necessária uma política de capacitação continuada para os profissionais da educação. “A formação profissional não pode ser individualizada”, salientou.

Todas as ideias e propostas abordadas ao longo desta edição do Improviso, Oxente! serão incluídas em um livro publicado pela Mondrongo, editora do TPI. A obra será entregue ao prefeito eleito como sugestões para seu projeto de governo. “A interação entre público e convidados está rendendo ótimas reflexões, que não podem se perder no tempo”, afirmou o diretor do TPI, Romualdo Lisboa.

Livro sobre rádio é finalista do Prêmio Jabuti

Obra discute os 70 anos do radiojornalismo no Brasil

 O livro 70 anos de Radiojornalismo no Brasil – 1941- 2011 é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2012, na categoria Comunicação. Publicado pela Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e organizado pela professora Sônia Virgínia Moreira, o livro é fruto de um trabalho coletivo do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Com 22 textos, a obra reflete sobre os 70 anos do radiojornalismo brasileiro, inaugurado com o Repórter Esso.

A professora Sônia explica que o rádio, como é conhecido hoje, teve início no Brasil em 28 de agosto de 1941, data da primeira edição do Repórter Esso, transmitido em ondas médias e curtas pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Antes, funcionara de modo experimental na Rádio Farroupilha, de Porto Alegre, com a voz que se tornaria a marca principal do programa: a do locutor gaúcho Heron Domingues.

A professora lembra que, das principais contribuições do Repórter Esso, três merecem ser assinaladas: “Introduzir no Brasil o noticiário com linguagem própria para o rádio; instituir, nas emissoras de rádio, horários pré-determinados para os jornais falados e organizar um Manual de Produção, o primeiro destinado à elaboração de noticiário radiofônico no Brasil”.

Os artigos do livro 70 anos de Radiojornalismo no Brasil – 1941- 2011 são apresentados em quatro seções. Na primeira parte, intitulada Jornalismo de Rádio: referencial histórico, cinco autores abordam momentos distintos do jornalismo radiofônico. Luiz Artur Ferraretto traça uma evolução do radiojornalismo a partir do Repórter Esso até o momento de convergência de mídia; Valci Zuculoto analisa o modelo presente na origem das notícias para o rádio; Flávia Bespalhok relata o surgimento e a evolução do jornalismo na Rádio Continental do Rio de Janeiro; Ana Baumworcel resgata período singular da cobertura jornalística no rádio ao recuperar as formas de resistência do discurso sonoro na Rádio Jornal do Brasil AM; Pedro Vaz reconstrói depoimentos e imagens que marcaram o Repórter Esso.

:: LEIA MAIS »

Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias

Manchetes do dia

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ASSISTÊNCIA SOCIAL

CIDADES

CONSUMIDOR

DIREITO E JUSTIÇA

DIREITOS HUMANOS

Exposição e coquetel marcarão festa pelos 30 anos da Bahia Pesca

A abertura de uma exposição de fotografias participantes do concurso “Bahia, Pesca e Mar” e um coquetel para convidados marcarão em Salvador, nesta sexta-feira (28), às 19:00 horas, a comemoração do 30º aniversário de fundação da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). Os eventos vão ser realizados no Palácio Rio Branco (Praça Municipal) e, como complemento das festividades, também serão lançados o novo site da empresa e a terceira edição da revista oficial da Bahia Pesca.
O diretor técnico, e presidente em exercício da Bahia Pesca, Jorge Figueiredo, observa que a festa celebrará não apenas o aniversário da empresa, “mas também o trabalho dos milhares de pescadores e marisqueiras baianas que vivem do mar”. A noite contará ainda com show especial da camerata Bahia Cordas, formada por músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia.
Com uma produção anual acima de 120 mil toneladas, a Bahia é hoje o terceiro maior produtor nacional de pescado. A pesca é predominantemente artesanal, empregando cerca de 100 mil pescadores. E Jorge Figueiredo garante que 2012 a passagem dos 30 anos de serviços prestados pela Bahia Pesca representa um marco para as atividades da empresa: “Este tem sido um ano muito especial para a pesca e aquicultura no estado. E vamos encerrá-lo de maneira especial, com a realização em novembro da Aquapescabrasil, a maior feira do gênero no país. São muitos motivos para celebrar”.
Durante a comemoração, a Bahia Pesca ainda apresentará aos convidados as ações mais recentes da empresa, como as construções do Centro Vocacional Tecnológico do Pescado e dos dois primeiros terminais pesqueiros da Bahia, e a reforma e ampliação da Estação de Piscicultura Caiçara II em Paulo Afonso.

Colégio Status realiza viagem para a chapada diamantina com estudantes do ensino médio

Clique para AMPLIAR.

O colégio Status, que adota a metodologia sóciointeracionista e acredita que proporcionar viagens aos estudantes é uma forma de ampliar a compreensão da realidade do mundo atual, promoveu, durante o último fim de semana, uma viagem para a chapada diamantina com os estudantes do ensino médio. Durante a ocasião, os jovens se hospedaram em um conceituado hotel de lençóis e fizeram turismo de aventura e ecoturismo, modalidade na qual se conhece as belezas naturais de uma região sem degradar o meio ambiente.
Segundo a diretora do colégio Status, Gildelina Reis, além de investir em novas tecnologias, qualificação profissional e fomentar a prática de esportes promovendo diversos eventos, estimular a aprendizagem através de novas experiências sempre foi uma prática do colégio Status, que ao longo de sua história realizou diversas viagens, e foi a primeira escola da região a levar alunos para o sul do país, visitando estados como Paraná e Santa Catarina.
Em Lençóis, os estudantes comemoraram o sucesso da viagem e agradeceram á diretora Gildelina e á coordenação da escola, que lhes acompanharam e prestaram toda a assistência necessária. “Com uma área do hotel reservada exclusivamente para os estudantes do Status, foi possível aproveitar a viagem de forma divertida, e ao mesmo tempo responsável e consciente”, avalia a coordenadora geral Eliete Prates.
Feliz com mais uma ação de sucesso elogiada por pais, alunos, professores e coordenadores da instituição, a diretora Gildelina Reis anunciou hoje que incluirá no calendário escolar de 2013 novas viagens que devem dar segmento ao projeto de aprendizagem através do turismo do colégio Status.

IX Tennis Cup Praia do Forte: Inscrições abertas!

Por Anna Karenina 4085/BA

Acontecerá na Praia do Forte, em Salvador-BA, um torneio do Circuito de Tênis da Bahia nas quadras do Hotel Tivoli, no ultimo final de semana do mês.

 

A Praia do Forte vai receber nas quadras do TIVOLI Hotels & Resorts, de 27 a 30 de setembro, o IX Tennis Cup Praia do Forte, em Salvador-BA. Praticantes e amantes do Tênis que possuem entre 35 e 70 anos de idade, de ambos os sexos, ainda podem se inscrever nas classes infanto juvenil e duplas para desfrutar de três dias com esporte, lazer, conforto e diversão num dos pontos turísticos mais visitados do Brasil. Com o Torneio de Tênis, os pacotes de hospedagem variam entre o single, duplo, triplo, incluídos café da manhã, almoço, jantar e participação nos jogos, tudo isso com facilidades nas formas de pagamento. As inscrições podem ser feitas pelo contato (71) 3363-2031.

A organização é do Circuito de Tênis da Bahia em parceria com iniciativas privadas na promoção de eventos esportivos no Estado. De acordo com a organizadora Agda Silva, “sempre realizamos eventos com a proposta de integração, esporte e lazer entre pessoas não só de vários municípios da Bahia, mas inclusive de outros estados, de capitais como São Paulo, Vitória, Aracaju, Curitiba e Rio de Janeiro. Sem dúvidas, é uma grande alegria reunir esportistas e promover a prática do tênis, inclusive para categorias acima de 60 anos”.

Os jogos serão disputados em dois Sets com tie break e no add, com a arbitragem geral de Nilda Santana. Em caso de empate, haverá um Tie break decisivo. A programação se inicia às 18 horas no dia 27 com o sorteio das chaves no Restaurante Goa. No dia seguinte, 28, iniciam os jogos de todas as categorias às 16 horas, tendo continuidade das disputas no dia 29. No último dia do evento, 30, acontecem os jogos de Duplas Escolhidas. Campeões e Vice Campeões serão premiados com recebimento dos troféus.

 

Justiça eleitoral suspende divulgação de pesquisa em Ilhéus

A Justiça Eleitoral de Ilhéus suspendeu liminarmente nesta segunda-feira, 24, a pesquisa divulgada pela Coligação “Ilhéus Mais Forte”, considerando que as várias irregularidades cometidas na coleta e divulgação dos dados comprometem a credibilidade dos resultados. A inconsistência metodológica da pesquisa levou a Justiça a decretar a suspensão imediata, com base nos pressupostos do parágrafo 2º do art. 17, da Resolução 23.364/11, sob pena do pagamento de multa diária no valor de R$ 10 mil.

A pesquisa apresentou diversas irregularidades, entre elas a divulgação em prazo inferior ao legalmente previsto. A decisão liminar foi proferida no processo nº 366-97.2012.605.0025. O levantamento foi contratado pela Construtora Malg Empreendimentos e Serviços, de Petrolina, Pernambuco, à empresa Séculus Análise e Pesquisa de Opinião Ltda, de Jequié. O endereço da contratante informado ao TSE na cidade de Petrolina é falso.

Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa

Jorge Luiz (JL) polariza com Jabes Ribeiro (JR)

Jorge Luiz / Debate

Não resta dúvida de que Jorge Luiz, o candidato do PSOL a prefeito de Ilhéus, polarizou essa eleição com Jabes Ribeiro. A ausência de Carmelita (PT) no debate realizado pela Rádio Santa Cruz, ao meio-dia de hoje, foi vista por Jorge Luiz como uma renúncia da candidata às eleições. Jorge e Jabes debateram sobre os temas saúde, educação, cultura, segurança e mobilidade urbana. Um debate em que Jorge Luiz se destacou, sendo o mais incisivo e certeiro em todas as respostas.

Na primeira rodada de perguntas do debate, cada candidato respondeu as perguntas elaboradas previamente por ouvintes. A segunda rodada deu oportunidade dos candidatos fazerem perguntas um ao outro. Nesse momento, quando questionado pelo candidato do PP sobre qual a sua posição em relação ao complexo intermodal, Jorge Luiz deixou claro que não é contra o desenvolvimento, desde que ele seja sustentável, respeitando o patrimônio natural da cidade, como é uma tendência mundial de sustentabilidade.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia