:: ‘Notícias’
Milhares de veículos seguem Jabes na maior carreata da história de Ilhéus
Reunindo em torno do seu nome 17 partidos, 162 candidatos a vereador, associações comunitárias, sindicatos e clubes de serviço, Jabes simboliza a esperança da população que rejeita a continuidade administrativa da sua principal adversária, a vereadora apoiada pelo prefeito Newton Lima. A pesquisa de Gasparetto mostra que 90% dos ilheenses reprovam a atual administração e 43,4% não apoiam a candidatura de Carmelita.
Malhado festeja liderança de Jabes na corrida eleitoral
A “onda azul” da vitória contagiou os moradores que receberam com entusiasmo o futuro prefeito de Ilhéus, acompanhado do vice Cacá (PMDB), candidatos a vereadores e autoridades municipais. Por onde passa, Jabes recebe o carinho e o apoio da população que acredita na sua competência e prestígio político para tirar Ilhéus do marasmo administrativo dos últimos oito anos.
Ovacionado pela população, Jabes agradeceu a todos que estão fazendo parte dessa história de mudança por amor a Ilhéus e pediu à “caravana do amor por Ilhéus” que continue trabalhando para consolidar a vitória em 7 de outubro. O vice-presidente do PCdoB baiano e dirigente da Bahiagás, Davidson Magalhães, enfatizou a incompetência do atual prefeito. “Estamos vivendo um grande momento na nossa região. Ilhéus não quer mais a turma deste prefeito que está aí, considerado o pior da história. Com Jabes no comando, o município garantirá os investimentos que precisa para voltar a crescer e nós já asseguramos a instalação do gasoduto”.
Durante o percurso, Jabes e sua caravana dividiram com os moradores do Malhado a indignação pela sujeira acumulada nas ruas e praças, assim como acontece em todas as partes de Ilhéus. O lixo deixado pelo prefeito contaminou também a campanha da vereadora omissa e incompetente que assina embaixo dos desmandos da administração municipal. Eleita para defender os interesses do povo, a candidata de Newton Lima prefere se ocupar em burlar a lei eleitoral e enganar o povo com pesquisas falsas encomendadas a empresas fantasmas.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa
PETO 70ª CIPM desarticula RAIO B e apreende SUB METRALHADORA 9mm
Com o intuito de desarticular quadrilhas instaladas na cidade de Ilhéus, uma guarnição do PETO 70ª/CIPM com o apoio do PETO 68ª/CIPM, realizou neste sábado (22/09) uma nova operação na Rua do Mosquito.
Durante as incursões, os policiais prenderam em flagrante delito um individuo identificado como ALEX REIS COSTA. Este elemento é integrante da quadrilha presa na semana passada na mesma localidade, que é dominada pelo “RAIO B” e pelo “PCI (Primeiro Comando do Interior/Ilhéus)”. Com o individuo foram encontrados os seguintes itens:
– 01 SUB METRALHADORA BERETA 9mm
– 01 Carregador de 9mm com 32 munições
– 51 gramas de pólvora
– 92 papelotes de cocaína
– 69 papelotes de crack
– 48 gramas de pasta base de cocaína
– 200 gramas de rachiche
– 01 Balança de precisão
– Material para embalagem de drogas
– R$ 58,00 em cédulas
– R$ 29,60 em moedas
– 06 celulares de diversas marcas
– 01 Motocicleta Honda CG 125
– 01 Relógio Italiano
– 01 Cinto de Guarnição
O elemento foi conduzido e apresentado na 7ª COORPIN e encontra-se a disposição da justiça
Esta é mais uma resposta do PETO 70ª/CIPM às tentativas de instalação de quadrilhas em Ilhéus.
Pesquisa de intenção de voto já mostra Carmelita tecnicamente empatada com Jabes
A Professora Carmelita está empatada tecnicamente com o ex-prefeito Jabes Ribeiro na corrida pela sucessão de Ilhéus. É o que revela uma pesquisa realizada pela empresa Séculos, nos dias 13, 14 e 15 deste mês, período em que foram ouvidas 965 pessoas na sede e no interior de Ilhéus. Quando perguntada “Em quem você votaria para prefeito de Ilhéus”, 36,14% dos entrevistados disseram que estão com Jabes Ribeiro. Carmelita já aparece com 30,18% da preferência do eleitorado e Jorge Luiz, do PSOL, com 11,93%. 8,07% afirmaram não votar em nenhum dos candidatos, 1,23% não opinaram e 12,46% ainda estão indecisos. A pesquisa apresenta 3,2% de margem de erro para mais ou para menos e foi registrada no TRE, conforme determina a lei.
Maria Regina Canhos Vicentin em: Luz na prisão
Atualmente, o Brasil possui a quarta maior população carcerária do mundo; cerca de quinhentos mil presos. O número de mulheres encarceradas dobrou nos últimos dez anos, a maioria por participação em assaltos e envolvimento no tráfico de drogas. É uma parcela significativa da população, e que aumenta a cada dia. Além disso, a prisão de alguém mobiliza não só a pessoa em si, mas também a sua família, e, por que não dizer, a sociedade como um todo. São números que precisam ser analisados. Não podemos ficar indiferentes a esses dados alarmantes. Algo precisa ser feito para que exista uma conscientização em relação à prática delituosa: o que leva alguém a praticar um crime, os efeitos disso na pessoa, como se libertar dessa situação… Tudo isso pode ser apresentado como reflexão para o preso, sua família e demais interessados. Pensando nisso foi que surgiu, numa iniciativa inédita: Luz na prisão, um livro destinado aos encarcerados.
A obra, que conta com o prefácio do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Antonio Carlos Malheiros, e passou pela revisão doutrinária de Bonifácio Hartmann, sacerdote da Ordem Premonstratense e de Raul Suzin, frade da Ordem dos Capuchinhos, tem o intuito de mostrar à pessoa em conflito com a lei como a tendência ao crime foi se delineando em sua psique, e de que forma pode proceder para reverter essa situação, buscando uma vida melhor.
Ninguém está livre da possibilidade de cometer delitos. Muitos há que os praticam e não são surpreendidos. Outros são condenados por crimes que não praticaram. Diversos continuam impunes por ausência de provas. O mundo contempla inúmeras desigualdades sociais. Quem tem dinheiro pode custear bons advogados e, com maior probabilidade, livrar-se do cárcere; mas quem não dispõe de recursos financeiros quase sempre está sujeito à própria sorte, amargando por vezes a sentença condenatória. Políticos vivem envolvidos em escândalos, mas raramente são presos. Alcoolistas, prostitutas, pobres e negros são abordados constantemente em revistas policiais e, portanto, estão mais sujeitos às apreensões. É uma realidade brasileira. Uma realidade que precisa mudar!
O uso e consumo de substâncias entorpecentes vem alterando a feição dos nossos encarcerados. Hoje, até mesmo integrantes de famílias relativamente estruturadas ingressam na criminalidade levados pelo vício e comércio das drogas. Pessoas perdem sua saúde e dignidade, geram crianças doentes, e participam de negociações escusas. Não conseguem sair de onde não deveriam ter entrado. Precisam compreender o processo que leva à prática de ações delituosas. Isso pode ser feito analisando-se exemplos dos que trilharam esse caminho e servindo-se de orientações de quem trabalhou vários anos com pessoas em conflito com a lei. Testemunhos dos que atravessaram a provação e saíram vencedores também servem de motivação para quem deseja tomar um novo rumo. Tudo isso você vai encontrar na obra, Luz na prisão. Um livro escrito com muito amor para todo aquele que vivencia a experiência do cárcere em sua vida. Lançamento em 22 de outubro (segunda-feira), às 19:00 horas, no auditório do SENAC – Jaú (SP).
Maria Regina Canhos Vicentin (e.mail: contato@mariaregina.com.br) é escritora.
Moradores de todos os cantos de Ilhéus garantem apoio a Carmelita
A onda vermelha da vitória e da transformação da cidade já tomou conta de Ilhéus e por todas as ruas, bairros, distritos, povoados e vilas o povo já está dizendo que somente Professora Carmelita (PT), com o apoio de Lula e Dilma, pode trazer o desenvolvimento, as obras, os empregos e a melhoria do município. Candidata a prefeita da Coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita tem visitado os mais diversos pontos da cidade e assumido compromissos de tirar a cidade do atraso e promover o desenvolvimento de Ilhéus, garantindo mais saúde, educação, saneamento básico e moradia mais digna.
Jabes lidera pesquisa em Ilhéus com 59,7% dos votos nominais (válidos)
O Jornal Agora publicou na edição deste sábado, 22, pesquisa sobre as intenções de votos dos ilheenses realizada pela Gasparetto Estatísticas Ltda. Registrada no TRE com o nº BA-00178/2012 no último dia 17, a pesquisa aponta vantagem do candidato a prefeito Jabes Ribeiro (PP), da Coligação Por Amor a Ilhéus, que tem 59,7% de preferência, seguido de Carmelita (PT) com 27,8% e Jorge Luiz (PSOL) com 12,5%, no levantamento dos votos nominais (válidos), excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.
Os maiores índices de rejeição foram obtidos por Jorge Luiz (51,3%) e Carmelita (43,4%). Neste item, Jabes aparece com 27,3%. Na pesquisa estimulada, Jabes tem 41,5%, Carmelita 20,2%, Jorge Luiz 9,2%, brancos e nulos somam 6% e 23,6% não declararam em quem votariam. No questionamento sobre a intenção de voto espontânea Jabes aparece com 39,1%, Carmelita 18,1%, Jorge Luiz 8,1% e 34,7% não sabiam em quem votar.
‘O advogado no novo Código de Processo Civil’ é tema de palestra na Faculdade Madre Thaís
Nesta segunda (24/09), em Ilhéus, o advogado, professor da UFBA e livre-docente pela Universidade de São Paulo, Fredie Didier, vai dar palestra sobre ‘O advogado no novo Código de Processo Civil’. O evento será às 19h, no auditório da Faculdade Madre Thaís, e é promovido pela chapa “Mais OAB”, que tem como candidato à presidência da Ordem, o advogado Luiz Viana, conselheiro federal e especialista em Direito Eleitoral.
O Código de Processo Civil foi criado em 1973 e as mudanças pelas quais está sendo submetido têm como objetivo diminuir a morosidade da Justiça e reduzir o excesso de processos à espera de julgamento. O principal ponto do projeto em discussão no Congresso Nacional é estabelecer mecanismo que acelerem os processos e diminuam as possibilidades de recursos, tornando a Justiça mais ágil.
Após a palestra de Didier, que também é candidato ao Conselho Federal na chapa Mais OAB, Luiz Viana vai apresentar as propostas para uma Ordem mais atuante, comprometida na defesa das prerrogativas dos advogados e comunicativa. “Queremos fazer mais pela OAB, pelos advogados e pela sociedade civil e isso envolve mais discussões, como as que estamos promovendo através de palestras, encontros e seminários em Salvador e nas seccionais”, declarou o candidato.
No dia 26, o candidato Luiz Viana participa de seminário em Vitória da Conquista e retorna para Salvador neste mesmo dia, onde será realizado um encontro com todos os apoiadores da chapa Mais OAB, às 19h, no auditório do Edifício Salvador Trade Center, na Av. Tancredo Neves.
—
Najara Sousa
Jornalista
AC Comunicação
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
Manchetes do dia |
|||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||
Projeto Água sem Óleo vai intensificar ações em Ilhéus
Material coletado é usado para fabricação de sabão artesanal
O projeto Água sem Óleo já recolheu 1.330 litros de óleo de cozinha em quatro restaurantes do centro de Ilhéus, região onde se concentram quase 50 estabelecimentos do gênero. O gerente de Esgotamento Sanitário da Unidade Regional da Embasa em Itabuna, Felipe Madureira, observa que a baixa adesão não possibilita, ainda, um impacto positivo nas obstruções da rede coletora de esgoto da área.
Numa reunião realizada ontem (quarta-feira, 19) no auditório Rio de Engenho, da UCE, em Ilhéus, ficou definido que serão intensificadas as visitas de sensibilização aos bares, restaurantes e lanchonetes para conseguir mais adesões ao projeto que, entre outras finalidades, visa diminuir o lançamento do óleo na rede coletora de esgoto, o que pode causar entupimento.
O óleo coletado pela Embasa é doado a um grupo da Associação de Moradores do Bairro Teotônio Vilela para a fabricação de sabão artesanal, possibilitando uma nova alternativa de renda para a comunidade. A quantidade coletada atualmente é inferior à demanda da associação, que tem recorrido à coleta nas residências dos próprios moradores.
A assistente social da Embasa Cibele Fontes ressalta que o projeto tem muitas possibilidades de crescimento e que está servindo de instrumento de sensibilização sobre os problemas ambientais dos moradores do Teotônio Vilela, onde a Embasa desenvolve o projeto COM+Água, que visa a redução de perdas de água e eficiência energética.
No desenvolvimento do projeto Água sem Óleo, a Embasa estabeleceu parcerias com a Universidade do Mar e da Mata (Maramata), Secretaria do Meio Ambiente de Ilhéus, Cáritas -organização ligada à Igreja Católica -, além da Associação dos Moradores do Bairro Teotônio Vilela.


































































