:: ‘Notícias’
Primavera inicia com poucas chuvas e temperaturas altas na maior parte da Bahia
Este final de semana que marca o início da estação da primavera, especificamente às 11h49min do dia 22 de setembro, as condições do tempo na Bahia não deverão ter mudanças significativas, se comparada com o que vem ocorrendo na última semana, ou seja, a massa de ar quente e seco continua reduzindo a nebulosidade e as chuvas sobre grande parte do Estado.
Essa massa de ar deverá atuar com mais intensidade na faixa centro-oeste e norte do Estado, mantendo assim, as temperaturas em elevação e reduzindo a umidade do ar. Com isso, nas regiões Oeste, São Francisco e Norte as temperaturas máximas poderão chegar aos 35°C e a umidade a índices relativamente baixos, com valores chegando aos 30%.
Para as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde são esperadas as menores temperaturas do Estado (com mínimas variando de 12°C a 16°C), a umidade do ar também deverá atingir níveis preocupantes, com índices em torno de 40%. Nessas regiões, o predomínio será de céu ensolarado e sem chuvas.
Vale lembrar que, na maior parte dessas regiões a vegetação já se encontra ressecada, que associada a estas condições de tempo quente e seco aumentam os riscos de ocorrer focos de queimadas. Com isso, se mantém o estado de atenção quanto às práticas que utilizem o fogo, a exemplo de preparação do solo para o plantio, pois poderá dar origem a uma grande queimada, trazendo prejuízo tanto econômico quanto ambiental para a região.
Para as regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul da Bahia, são os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico que, mesmo enfraquecidos, deixam o céu parcialmente nublado a claro.
Durante a noite e nas primeiras horas da manhã, há possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas fracas no Sul do Estado. Também é nessa última região que, no início da próxima semana, as condições do tempo poderão ser influenciadas pela passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste brasileiro, aumentando a nebulosidade e as chuvas.
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, as condições do tempo se manterão estáveis, ou seja, temperaturas variando de 21°C (mínimas) a 30°C (máximas) e o céu permanece parcialmente nublado a claro e com pouca possibilidade de chuvas.
Maré
Entre os dias 21/09 (sexta-feira) e 23/09 (domingo), a altura máxima da maré deverá atingir valores de 1,6 a 2,1 metros em torno das 09h00min e das 21h00min. Já as alturas mínimas deverão ser registradas em torno de 03h00min e das 15h00min, com valores variando de 0,4 a 0,9 metro. As ondas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros.
Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) previstos para o período de 21/09 (sexta-feira) a 23/09 (domingo) deverão variar de 11 a 13, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte da categoria Extrema. Com isso, cuidados como evitar exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16 horas, o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves são essenciais para minimizar danos à saúde, sobretudo a pele e aos olhos.
Fonte: Ascom/Inema
Prefeitura Municipal de Ilhéus

Município pede que Justiça proíba atos ilegais praticados pelo Sinsepi
Apesar de pagar R$ 60 milhões em precatórios, modernizei a prefeitura
Nova codificação postal é discutida em audiência pública
Evento da Superintendência Municipal reúne dezenas de esportistas e desportistas em Ilhéus
Curso Básico de Vigilância Epidemiológica terá início 2ª
Estado fará mapeamento dos pesqueiros da Baía de Todos os Santos
Os pescadores baianos serão beneficiados com o mapeamento dos pesqueiros (locais de pesca) da Baía de Todos os Santos, projeto que começa a ser deflagrado já nesta segunda-feira (24) com conclusão prevista para dezembro próximo. A ação, que será realizada pela Bahia Pesca, tem o objetivo de garantir aos pescadores artesanais a demarcação dos seus locais de trabalho. “Com o mapeamento, vamos evitar que empresas privadas afetem o ambiente de trabalho dos pescadores. Isto evitará conflitos e garantirá a tranquilidade dos profissionais da pesca”, explica a subgerente de pesca da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos.
Na primeira etapa serão mapeados os pesqueiros dos municípios de Saubara, Santo Amaro, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Salinas da Margarida. “Em todas estas cidades faremos oficinas com pescadores e marisqueiras, para sensibilizá-los sobre a importância de nos auxiliar neste mapeamento”, conta a subgerente. “Em seguida, iremos de barco até os pesqueiros para fazer a demarcação do território, com a ajuda de equipamentos GPS”, diz. A primeira oficina será realizada no dia 24 de setembro (segunda-feira), em Saubara. No dia seguinte a oficina será em Santo Amaro.
Carmelita assina compromisso de implantar a coleta seletiva
A candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), assinou na noite desta quinta-feira (20), na Casa dos Artistas, a Carta Compromisso com a plataforma em defesa da coleta seletiva com inclusão e remuneração dos catadores e catadoras de materiais reutilizáveis e recicláveis do município. Professora Carmelita se comprometeu em não somente implantar em definitivo o sistema de coleta seletiva em toda a cidade, como também buscar maneiras de garantir mais oportunidade de renda para os catadores, promover a conscientização da população e transformar Ilhéus numa referência em limpeza e no aproveitamento de resíduos sólidos.
MANHÃ DE ZUGAIB E CRIPINIANO NA AVEP
A 13ª rodada de “babas” da AVEP(Associação dos Veteranos de Esporte Praiano) aconteceu domingo(16) com o time do Capitão Renatinho no Campo Grimaldo perdendo o de Zugaib, estreante como capitão, pelo placar de 2 a 1. Gols de Sena e Adauto para Zugaib, e o próprio Renatinho de falta para sua equipe. No Campo Martial o quadro do Capitão Crispiniano abateu o do Capitão Paulo Gois pelo escore de 3 a 2. Marcaram para Crispiniano: Mauricio, o próprio Crispiniano e Mario Cabeça Branca. Ralio(2) marcou para Paulo Gois. Como de praxe, essas partidas são realizadas na praia da Avenida Soares Lopes, ali nas imediações do Ed. Santa Clara. Os árbitros Sebastião Alencar (Campo Grimaldo) e Raimundo Souza (Campo Martial), ambos da Liga Ilheense de Futebol, não deram margens a reclamações.
Equipes Campo Grimaldo – Capitão Renatinho: Ricardinho, Wilton, Walmick, Maurílio, Zé Eduardo, Eliandro Picolé, Heckel, Vado Baneb, Marconi, Garrancho(depois Torisco) e Renatinho X Capitão Zugaib: Rosivaldo, Bacelar, Luis Mario, Japones, Haroldo (depois Adelson), Major, Melgaço, Adauto, Zugaib, Carlos Semi-Gago e Sena
Equipes Campo Martial –Capitão Crispiniano: Luciano, Djalma Peludo, Danilo, Mario Cabeça Branca, Fred, Prof. Jorge Reis, Tabosa, Mauricio, Dr. Souto, Luis Humberto e Crispiniano X Capitão Paulo Gois: Geco, Silvio Reis, Paulo Gois, Pio, Sizinio,Cesinha, Alan Carioca, Ismar, Erisvan, Ralio e Duda Pantera.
Ocorrências com destaques na rodada
No Campo Grimaldo, da equipe de Zugaib se destacaram pelas boas atuações o volante Adauto, o goleiro Rosivaldo com importantes defesas, o atacante Sena, autor inclusive de um gol dedicado a sua neta, e o beque estreante itabunense Aelson que entrou no segundo tempo, mas desacostumado com a praia fora obrigado a sair do jogo em razão do pé todo esfolado.
No Campo Martial o atacante Crispiniano foi autor de um bonito gol. Os goleiros Luciano, Geco e o beque de espera Prof. Jorge Reis, segundo os observadores desta área, tiveram atuações destacadas.
Os comentários que persistem são que os capitães Paulo Gois e Djalma Peludo, eternos rivais, não têm dado sortes ultimamente como oficiais. Nesta rodada Peludo ganhou, mas estava à paisana, já Paulo Gois com farda de desfile e tudo mais, sofreu mais uma derrota. Dizem até que tem vereador por aí com projeto se eleito for, diante da festa que os dois estão promovendo constantemente aos atacantes, de homenageá-los aqui na Capitania dos Ilhéus com o nome de avenida.
NOTAS:
- Os associados cantaram parabéns para o presidente Jackson Lima pela passagem de seu aniversário ocorrido em 12.09.2012
- O capitão Crispiniano é um torcedor flamenguista tão roxo que não se contendo só em torcer fundou a Associação Galera do Fla. Ó, com site e o escambau!
- Os associados desejam saber realmente o que vale no CARTÃO AZUL: se o afastamento do atleta somente por 5 minutos ou a expulsão definitiva do jogo, já que uns juízes adotam o primeiro critério e outros o outro? Com a palavra a diretoria da AVEP
- O atacante avepiano, promoter Zezinho da Baixa Fria realizou dia 7 de setembro em caráter beneficente um jogo de futebol no estádio Mario Pessoa entre o seu time e o de Djalma Peludo. Peludo ganhou de 3 a 1. O fato curioso foi a queda do conhecido ex-goleiro Hamilton (popular Guinho). Fora de forma e jogando na ponta esquerda, ao levantar a perna para amortecer a bola num lance, caiu estatelado no chão. Houve quem chamasse o SAMU, mas o atleta em tempo se recuperou.
Sapucaeira, Búzios e Salobrinho em peso com Jabes
De norte a sul da cidade, na sede e no interior, nas partes altas e baixas, a população adere em massa à campanha vitoriosa de Jabes (11) para a prefeitura de Ilhéus. Após a histórica caminhada do último dia 15, quando mais de 15 mil pessoas lhe acompanharam pelo centro da cidade, o candidato da Coligação Por Amor a ilhéus cumpriu extensa agenda de visitas, incluindo as áreas mais distantes que foram completamente abandonados pelo prefeito Newton Lima que apoia a vereadora Carmelita.
Ao lado do vice Cacá, candidatos a vereador e militantes da coligação, Jabes fez corpo a corpo na Sapucaeira, Búzios e Salobrinho, onde esteve acompanhado pelo secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Salles, reafirmando o compromisso de criar ali um bairro universitário em parceria com a Uesc e ouvindo as queixas dos moradores contra o abandono em que se encontram. “Somos esquecidos, parece que nem somos gente, sinto falta de Jabes, ele que mais trabalhou pelo Salobrinho”, diz Liliane de Jesus, residente na Rua Dom Eduardo.
Lançamento
Ilheense lança livro sobre Direitos Sociais
O autor Sérgio Rogério traça um interessante paralelo entre Direitos e Serviço Social
Lançar um novo olhar sobre os direitos sociais propondo o estudo do setor da saúde, a partir de um ponto de vista diferenciado: o atendimento de pessoas com necessidades especiais no SUS – Sistema Único de Saúde. Com esta proposta o Assistente Social Sérgio Rogério de Oliveira Santana escreveu o livro Diretos Conhecê-los para Tê-los, que será lançado em novembro.
Editado pela BKraws Editores Associados, a obra retrata temas de importante relevância, não só nas áreas de Serviço Social e Direito, como também da história da saúde pública em nosso país. Apesar de todo o arcabouço legal fornecido pela Constituição Federal, os direitos sociais, segundo Sérgio Rogério, ainda não são conhecidos e compreendidos em sua plenitude pelos brasileiros. “Esta constatação não diminui em nada a sua importância para a vida em sociedade, apenas nos mostra o quanto deixamos de exercer nossa cidadania de forma plena. O fato de existirem leis que regulamentam e institucionam os direitos sociais já é um grande passo em qualquer regime de governo, mas não basta.” explica o Assistente Social.
Segundo ele, o que ocorre é que as mudanças na sociedade, decorrentes do desenvolvimento econômico e social, levaram também à modificação do entendimento do que são direitos e deveres.
Com uma pesquisa bibliográfica detalhada, apresentando a origem, evolução e conquistas dos Direitos Sociais, o autor segue traçando um relato vanguardista da atual situação da saúde, dos deficientes no Brasil, das dificuldades cotidianas dos profissionais do Serviço Social e, principalmente, como o viver em sociedade e as relações interpessoais interferem em todas essas esferas, colaborando sintomaticamente para uma constante mutação.
No livro, o leitor encontrará também os resultados da pesquisa de campo realizada pelo autor junto aos usuários do NAE – Núcleo de Atenção Especializada J. M. M. Neto, em Ilhéus – BA.
*A noite de autógrafos na cidade natal do autor, Ilhéus, acontecerá em novembro.
** O livro estará disponível para compra na Grafite Papel e Arte (Rua Dom Pedro II, 57, Centro) a partir do mês de novembro.
SOBRE O AUTOR
Sérgio Rogério de Oliveira Santana nasceu em 17 de novembro de 1971, em Ilhéus, Bahia. Contestador, sempre lutou por igualdade de direitos e justiça social. Participou ativamente de diversos movimentos sociais, sempre atuando na liderança e coordenação. Aos 21 anos fundou o Projeto Mundo Melhor, uma organização não governamental preocupada em reduzir as desigualdades sociais. Graduou-se em Serviço Social, passando a atuar junto a diversos órgãos governamentais e entidades sociais. Atualmente, ministra cursos e palestras em todo o Brasil e desempenha funções de diretoria em entidades do terceiro setor.

Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
Manchetes do dia |
|
SUSPEITO DE EFETUAR DISPAROS NO ALTO DA LEGIÃO É PRESO PELO PETO70
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL/ ITABUNA
70ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIAMENTO MILITAR/ILHÉUS
RELEASE 006/SETEMBRO/2012
SUSPEITO DE EFETUAR DISPAROS NO ALTO DA LEGIÃO É PRESO PELO PETO70
Em 20 de setembro de 2012, por volta das 10h30 a guarnição do PETO 70, em continuidade da ocorrência 1ª DT BO-12-01064 efetuou incursão na localidade do Alto da Legião e prendeu Júlio de Jesus Costa (Júlio Capenga), suspeito juntamente com seu irmão Leozinho de ter efetuado disparos no Alto da Legião onde veio a atingir a jovem Jéssica Soares dos Santos. A 70ª CIPM conta com um e-mail para denuncias: denuncia70cipm@hotmail.com, contamos com a colaboração da comunidade. Ocorrência de número ILHEUS-BO-12-01070.Na DP a Bel.Lisdeili Dantas ratificou a prisão em flagrante.
AGENDA DE JABES E CACÁ – SEXTA (21.09)
Sexta-feira (21.09)
09 h – Corpo a corpo no Malhado; concentração no Bar do Barretinho.
15h30 – Visita a Aritaguá e Sambaituba.
Atenciosamente,
Livro ´Corpo e Alma´ revela essência da poesia
Será lançado nesta sexta-feira (21), às 19 horas, no Hotel Tarik Plaza, o livro Corpo e Alma, da escritora Sione Porto, integrante da Academia de Letras de Itabuna (ALITA). Corpo e Alma contém 60 poemas, e tem capa e ilustrações webdesigner Denise Moura da Silveira Netto, do Rio de Janeiro.
De acordo com Sione Porto,que é delegada de Polícia Civil e faz sua primeira incursão pela literatura, “o livro é fruto de emoção, sentimento, paixão pelas pessoas, uma celebração do amor à vida”, Para ela, “a poesia é o cerne da existência”. Sione também pretende lançar “Corpo e Alma” em Ilhéus e outras cidades baianas.































































