:: ‘Notícias’
Faculdade de Ilhéus reinicia o ano letivo com novo curso de Psicologia
O segundo semestre do ano letivo de 2012 na Faculdade de Ilhéus será iniciado, no próximo dia 30 de julho, com a instalação do novo curso de Psicologia e de novas turmas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Nutrição. Conforme a diretora acadêmica Sandra Milanesi, este segundo semestre tem forte simbologia também porque a Faculdade completará 10 anos de existência, consolidada como a maior instituição de ensino superior privado do município.
O curso de Psicologia tem como coordenadora a professora Sandra Adriana Neves Nunes, graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Psicologia pela Universidade de Greenwich (Inglaterra) e doutora em Psicologia também pela UFSC. Como psicóloga, já atuou em consultório e trabalhou na APAE (Associação de Pais e amigos dos Excepcionais) em Santa Catarina e São Paulo, e nos programas DST/AIDS e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Como professora, lecionou em universidades particular e pública de Santa Catarina, entre 1992 e 2008, em universidades particulares baianas e foi professora visitante da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus
O Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus convoca a Assembleia Geral Ordinária para o dia 25/07 Quarta-feira na sede da fundação cultural as 16:30h, na oportunidade estaremos discutindo a seguinte pauta:
1- Edital de Chamada Publica para o Projeto 100 Anos de Jorge Amado – FUNDACI.
2- Encaminhamentos para a implementação do sistema municipal de cultura e Plano Municipal de Cultura, junto à Prefeitura e à Câmara de Vereadores.
3- Proposta do executivo municipal para a efetivação do Fundo municipal de cultura.
4- O que ocorrer.
Lembramos que a sua presença é fundamental. Por tanto, solicitamos aos conselheiros impedidos de participarem da Assembleia que solicitem a presença dos seus suplentes e/ou representantes das suas câmaras setoriais.
Atenciosamente;
Gilsonei Rodrigues
Presidente do CMC
Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Corregedoria Nacional retorna à Bahia para revisar inspeção
Uma equipe da Corregedoria Nacional de Justiça estará na Bahia, a partir desta segunda-feira (23/7), para fazer a revisão das inspeções já realizadas na Justiça Comum do Estado. O objetivo é verificar quais as medidas já adotadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), com vistas a garantir o cumprimento das determinações e recomendações feitas pelo CNJ para modernizar as rotinas de trabalho e aprimorar o atendimento ao cidadão. O retorno é determinação da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, por meio da Portaria 90.
Cerca de 40 pessoas, entre juízes-auxiliares, servidores do CNJ e auditores integram a equipe de inspeção. Durante toda a semana, o grupo vai visitar varas, juizados e cartórios extrajudiciais, além de secretarias e gabinetes do TJBA. Também se reunirá com juízes, advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público local e servidores do Judiciário para colher informações sobre as deficiências e boas práticas observadas por esses profissionais no funcionamento da Justiça estadual.Segundo o coordenador da inspeção, juiz auxiliar da Corregedoria Ricardo Chimenti, esse é um novo modelo que está sendo implantado pelo órgão para otimizar os resultados do trabalho. “Queremos ouvir essas pessoas para coletar dados técnicos com vistas a identificar as dificuldades e propor soluções”, explica.
TJ-BA MANTÉM DECISÃO E MÚSICO QUE MATOU ISABELA SEARA VAI CUMPRIR PENA DE 14 ANOS
TJ-BA MANTÉM DECISÃO E MÚSICO QUE MATOU ISABELA SEARA VAI CUMPRIR PENA DE 14 ANOS
Luciano preso dias após o crime em 2005 (R2C Press/Arquivo).
O músico Luciano Moreira Malaquias, condenado a 14 anos de prisão, em regime fechado, pelo assassinato de Isabela Nascimento Seara, vai finalmente cumprir sua pena no Presídio de Itabuna. O homicida foi preso no sábado, 21, em Itagimirim, pela equipe do delegado regional Moisés Damasceno.
O policial cumpriu a mandado de prisão expedido pelo juiz da Vara do Júri, Antonio Carlos Rodrigues de Moraes. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), manteve a sentença que condenou o réu a 14 anos de prisão, das quais ele já cumpriu aproximadamente 3 anos.
Luciano foi condenado em 20 de novembro de 2008, mas conseguiu recorrer em liberdade. Ele estava residindo em Itagimirim, onde se apresentava como DJ Maciota e era diretor de eventos da prefeitura local.
O CRIME
Isabela Seara foi assassinada em 2005.
No dia 2 de junho de 2005, o músico matou por asfixia a estudante de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e estagiária da TV Santa Cruz Isabela Seara, na Rua Né Abade, 53, Pontalzinho, em Itabuna.
O crime teve grande repercussão e comoveu pela maneira fútil como foi cometido. O músico alegou ciúmes para matar a jovem e, preso, afirmou que a morte teria sido acidente, apesar das marcas de estrangulamento.
Após cometer o crime, o músico fugiu para Ilhéus, onde foi localizado e preso numa pousada na região central.
Carmelita defende melhorias para os moradores de Pimenteira
Mais investimentos visando a melhoria das estradas, um melhor atendimento médico e odontológico e uma educação de melhor qualidade. Esses foram os compromissos assumidos pela candidata a prefeita da coligação Ilhéus mais Forte, Professora Carmelita (PT), com os moradores do povoado de Pimenteira. Durante a visita com a comunidade, a candidata a prefeita falou do seu programa de governo para a cidade, que tem como um dos pontos importantes a melhoria da qualidade de vida para os moradores da zona rural, garantindo obras e serviços no interior e possibilitando o escoamento da produção agrícola.
Um dos pontos defendidos pela Professora Carmelita para a zona rural é a melhoria das estradas vicinais. De acordo com a candidata, os investimentos no interior devem começar com a melhoria e manutenção das estradas, para garantir não somente o direito de ir e vir dos moradores, como também o escoamento da produção. Professora Carmelita também falou sobre os investimentos nas áreas de saúde, com postos médicos funcionando de forma integral, com medicamentos, enfermeiros e médicos para atender o cidadão do interior.
Ilheense é novo governador do Lions Clube da Bahia

Foram empossados como secretário e tesoureiro do DLA2, os ilheenses Guido Paternostro e José Carlos Tavares, respectivamente. E ainda, o primeiro vice governador, José Fernandes Neto, do Lions Clube de Paulo Afonso, e José Antonio Rodrigues Pereira, do Lions Clube Jacobina, como 2º vice governador.
Em seu primeiro discurso, o novo governador elogiou a participação de todos os companheiros nas ações do clube, especialmente das mulheres que, segundo ele, estão cada vez mais ativas e engajadas. Valorizou a habilidade, liderança, organização e o trabalho em equipe realizado pelos membros dos diversos clubes da Bahia, mas disse que o clube ainda precisa se fortalecer e se renovar, voltando à glória do passado, quando havia 75 clubes ativos e atuantes no distrito LA2. Com o lema “Conhecendo, servimos melhor”, o novo governador apresentou como as principais metas de sua gestão: a realização de seminários para dirigentes de clubes, a implantação de seminários “Lions para Leão” nos clubes, fundação de seis novos clubes, aumento de 10% no número de sócios, aumento de Companheiros Melvin Jones no distrito, implantação do Programa Alerta nos Clubes, o envolvimento de todos os clubes no concurso Cartaz da Paz, dentre outras.
Jehovah Cardoso Moura passou boa parte de sua vida em Ilhéus, onde estudou e concluiu o curso de Contabilidade, na Escola de Comércio de Ilhéus, ingressando posteriormente no curso de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz. Casado com a Cal. Meireane Silva Moura com a qual tem uma única filha, Thaisa Silva Moura, mudou-se para a cidade de Curitiba.Em 1964, através de concurso público, ingressou no quadro de funcionários do Banco do Brasil, onde galgou vários cargos até chegar à Gerência Geral em algumas cidades do Norte e Nordeste do país. Exerceu a profissão de bancário até 1991, quando se aposentou do Banco do Brasil, mas mesmo na ativa ainda achou tempo para se tornar piloto de avião.
Em 1985, ingressou no Rotary Clube de Buerarema, exercendo todos os cargos com exceção de Governador, permanecendo nesta associação até 1991. Como presidente do Clube terminou uma escola no centro da cidade e outra na zona rural. Sua caminhada em prol dos mais carentes continuou e em 1992 foi eleito presidente da APAE de Ilhéus, tendo construído três módulos na sede, local que abriga hoje cerca de 200 crianças. Também exerceu a função de Secretário de Finanças do município de Ilhéus e presidente da AABB por dois períodos consecutivos, onde ampliou a área de lazer e construiu sua sede.
Em virtude de sua vontade de servir, ingressou no Lions Clube Ilhéus Pontal, em 2003. Neste loca, se destacou por servir às comunidades carentes e no Leonismo exerceu várias funções no LC Ilhéus Pontal, tais como: tesoureiro, diretor, presidente (2009/2010), foi convidado pelo DG Demócrito Saback para ser Presidente de Divisão, quando recebeu a Medalha de Presidente de Divisão 100%. Em face a sua dedicação ao movimento, foi convidado a se candidatar a 2º Vice-Governador, tendo sua eleição na XII Convenção da DLA2 na cidade de Ilhéus.Jehovah Cardoso Moura é hoje o Governador do Lions Clube Distrito LA2, que abrange todos os clubes da Bahia e sua gestão vai até 2013. Por seu empenho e dedicação, a Assembléia Legislativa da Bahia ofereceu uma moção de congratulações, indicada pela deputada estadual Angela Sousa. Finalizando seu discurso na primeira reunião do Conselho Distrital 2012-2013, o novo governador agradeceu “pela salutar oportunidade de servir”.
Carga de cacau que estava retida na Bahia será liberada para uso
Em nota oficial lançada na última sexta-feira (20), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informou que o laudo técnico firmado pelos pesquisadores da Ceplac, Kazui Yuri Nakayama e Adonias de Castro, que avaliaram a carga de cacau oriunda da África e destinada à Nestlé, – onde foram encontrados a presença de insetos vivos -, não conclui que seja uma praga de importância quarentenária para o Brasil por não ter chegado em nível de espécie.
O Mapa afirmou que após ser comprovada a eliminação de qualquer vestígio na carga, esta será liberada para uso pela empresa. E por precaução foi determinado o imediato tratamento da carga para evitar qualquer risco fitossanitário para a cultura cacaueira no Brasil.
Veja abaixo nota oficial na íntegra.
Nota oficial: Caso da carga de cacau retida em Itabuna – BA
A respeito da carga de 4mil toneladas de amêndoas de cacau originárias da Costa do Marfim, na África, retida em Itabuna, na Bahia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que recebeu nesta sexta-feira, 20 de julho, o resultado da inspeção feita no produto.
O laudo técnico firmado pelos pesquisadores da Ceplac, Kazui Yuki Nakayama e Adonias de Castro, não conclui que seja uma praga de importância quarentenária para o Brasil por não ter chegado em nível de espécie. Esse risco não excede o nível de proteção aceitável pelo Sistema de Defesa Vegetal brasileiro. Após ser comprovada a eliminação de qualquer vestígio na carga, esta será liberada para uso pela empresa Nestlé.
Por uma medida de precaução, foi determinado o imediato tratamento da carga para evitar qualquer risco fitossanitário para a cultura cacaueira no Brasil. Será feita a aplicação no produto de fosfeto de alumínio e, após isso, serão colhidas amostras do cacau para nova avaliação. A carga só será liberada se estiver em conformidade com os padrões de classificação estabelecidos pela Instrução Normativa nº 38, de 23 de junho de 2008.
Fonte: Mercado do Cacau
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeitura Municipal e Conder firmam novo compromisso visando obras do aterro
Em Ilhéus, novos agentes de trânsito participam de curso de capacitação
Fundaci credencia imprensa para o Festival Amar Amado
Ilhéus garante a participação nos Jogos Abertos do Interior
Seletiva estudantil
De: leandro
Assunto: seletiva estudantil
Corpo da mensagem:
O estudante Felipe Gabriel Severino Marins, do colegio estadual do iguape, sagrou-se campeão da seletiva regional estudantil e garantiu vaga na seleção baiana estudantil que representara o estado nas olimpiadas escolares em novembro no Mato Grosso.

Policiais podem pegar até 30 anos de prisão por morte de detento
Quatro suspeitos detidos já foram interrogados pelo delegado Evy Paternostro, mas se recusaram a falar
Os três policiais civis acusados de espancar e matar um detento dentro da Delegacia de Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, podem pegar até 30 anos de prisão. Eles também vão responder a um processo administrativo disciplinar, além do processo criminal, segundo a corregedora da Polícia Civil, delegada Iracema de Jesus.
Otávio Garcia Gomes, 43 anos, Robertson Lino da Costa, 44, e Joaquim Pinto Neto, 42, já estão presos. O filho de Robertson, o estudante de Direito Murilo Bouson de Souza Costa, 22, também foi preso ontem pelo mesmo crime. Os três policiais se apresentaram na sede da Corregedoria da Polícia Civil, em Salvador, no final da noite de quinta-feira.
Dois deles estão em estágio probatório, período em que são avaliados antes de ganhar estabilidade no cargo público. Robertson tem dez meses de polícia e Joaquim completou dois anos em junho. Além de policial, Robertson tem envolvimento com política e preside o Partido da República (PR) em Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador.
“É um crime grave contra alguém que já estava sob nossa custódia. É uma conduta passível de demissão. Provavelmente serão excluídos pela gravidade da conduta”, disse a corregedora. “A punição administrativa é independente da penal. Todos os quatro vão responder por homicídio qualificado. Podem pegar até 30 anos de prisão”, complementou.

O advogado de Robertson e do filho Murilo, Vinícius Tobias, disse que ainda não tem tese para a defesa. “Precisamos analisar todas as provas para formular a defesa”, relatou.
De acordo com o delegado Evy Paternostro, responsável pela investigação, os quatro suspeitos detidos já foram interrogados, mas se recusaram a falar. “Eles (os suspeitos) alegam que foram prestar socorro na delegacia e dizem que só vão falar em juízo”, contou o delegado.
Botafogo volta a erguer uma taça após 47 anos de jejum

Bastou o árbitro Gleidson Santos soar o apito e decretar o fim da grande decisão entre Botafogo e Jacuipense, neste sábado, 21, à tarde, em Pituaçu, para o trio de aposentados formado por Luiz Jorge, Fernando Lima e Nilson Souza ‘cair em lágrimas’ e soltar o grito preso na garganta de “é campeão”.
Os ex-jogadores do alvirrubro na década de 60 – entre os anos de 1965 e 1968 –, finalmente, tiveram o prazer, agora como torcedores, de ver o Mais Simpático levantar uma taça. A vitória por 2 a 0 sobre a Jacuipense não só reverteu a derrota por 1 a 0, no jogo de ida, mas findou um jejum de 49 anos do alvirrubro.
A última conquista do time da capital baiana, de volta à elite estadual em 2013, havia sido o Torneio Início em 1963. “O choro é de alegria. Viva ao Botafogo, viva ao Mais Simpático. Como atleta não tive a chance de ganhar um título, mas me sinto parte deste troféu”, dizia o ex-lateral-esquerdo Luiz José, mais conhecido como Quinha.
A felicidade pós-jogo contrasta com os momentos de angústia que o trio viveu durante toda a partida. Sentados lado a lado desde o início da decisão, festejaram o gol de falta, de Maicon, logo aos três minutos de partida. Porém, sofreram a cada lance de perigo de ataque do Leão do Sisal, apelido da Jacuipense.
Inertes, pediam até uma intervenção divina para sanar com tamanha angústia. “Pediria a Deus agora para voltar no tempo e poder estar lá dentro de campo, atuando. É nervoso demais ficar aqui de fora sem poder fazer nada”, dizia o ex-atacante Nilson.
O sofrimento só terminou com o tento de Rogério, aos 39 minutos da etapa final. Dois a zero no placar e o grito de olé vindo das arquibancadas, onde 1.552 torcedores assistiram ao duelo
Desativado em 1990, o Bota regressou ao futebol profissional em 2011. É o quarto time com mais títulos estaduais (1919/22/23/26/30/35/38).
Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde deste domingo, 22, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.
Maria Regina Canhos Vicentin em: Excessiva presença
“Mamãe, papai, já estou bem grandinho e posso me virar sozinho. Por favor, deixem que eu resolva isso a meu modo!” Que tal? Essa frase faz sentido para você? Já percebeu como existem mamães e papais manipuladores, que seguem pela vida afora acreditando que o filho não é capaz de dar um passo se eles não estiverem por perto? Chega a ser sufocante, não é mesmo? E os palpites, então… Vêm aos montes: “por que você não faz assim?”, “aquela cor fica melhor”, “deixe que faço isso pra você”, “não se esqueça de passar por aqui na volta”, “só estou ligando pra perguntar se você esqueceu que tem família”… E, por ai vai. Seus pais até esquecem que você se casou há muito tempo, tem filhos e um lar para tomar conta. Esquecem, na verdade, que hoje você possui também outra família. Vivem cobrando sua presença ou enchendo sua cabeça com lamentações, passando-se por vítimas, porque ainda não encontraram nada melhor para fazer depois que você e seus irmãos saíram de casa.
Olha, se você passa por essa situação toda a semana, preste atenção no que vou lhe dizer: se deixar, eles vão monitorá-lo a vida toda. Vão tomar conta dos seus gastos, bisbilhotar suas gavetas e panelas, infernizar reclamando de suas crianças… Sempre ressaltando que se você os tivesse ouvido não estaria passando por isso ou por aquilo. Acreditam que têm a receita do bem viver e querem impô-la a todo custo. Só se esquecem de que tiveram a mesma chance anos atrás, e que, se a vida não foi melhor com eles, é justamente porque não foram melhores com ela, pois colhemos o que plantamos. E, agora, querem viver novamente o que já passou. Sabe como? Através de você! É isso mesmo; querem viver a sua vida. Ou não percebeu isso?
Preste atenção nas sugestões deles. Parecem alternativas ou imposições? Não sabe?! É fácil perceber. Repare. Quando você faz o contrário ou algo diferente do que eles sugerem, como se comportam? Esperam pacientemente até que o resultado se configure ou ficam aborrecidos e “emburrados” dizendo que não confia neles e vai acabar “quebrando a cara”? Lembro-me de um desenho, em que havia dois personagens. Cada vez que algo saía errado, diziam entre si: – “Eu te disse, eu te disse”, e o outro falava: – “Eu sei…”; e percorriam assim um longo caminho repetindo essas palavras.
Veja bem, você não precisa provar seu amor aos seus pais fazendo tudo o que desejam que faça. Tem sua própria cabeça e pode caminhar com as próprias pernas. Simplesmente agradeça as sugestões, e avalie o que é melhor ser feito. Caso decida por algo diferente do que lhe sugeriram, assuma sua escolha, e esclareça que, para você, outra opção mostrou-se mais interessante. Não precisa sentir remorso, nem culpa. Todos têm sua chance de viver esta vida. Eles tiveram a deles e, pensando bem, continuam tendo. Liberte-se dessa excessiva presença. Como dizia uma colega de faculdade: “Viva e deixe viver”!
Maria Regina Canhos Vicentin (e.mail: contato@mariaregina.com.br) é escritora.






























































