WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

FELIZ ANIVERSÁRIO, ITABUNA!

PREPARADO PARA LONDRES? VOCÊ CONHECE AS NOSSAS CHANCES DE MEDALHA?

por Alberto Kruschewsky

Alberto Kruschewsky

Alberto Kruschewsky

A Olimpíada já começou, com o futebol, a abertura oficial acontece hoje e os jogos se estendem neste final de semana com várias medalhas sendo disputadas. Mas, você tem uma idéia das chances brasileiras? Vamos então fazer uma breve análise, e, embora não tenha bola de cristal, vou fazer aqui uma tímida previsão, separando por modalidade:

Futebol Feminino: Embora seja sempre equipe forte individualmente, coletivamente ainda não estamos no mesmo nível das melhores equipes do mundo. As meninas são gigantes apenas em persistir em um esporte tão pouco apoiado. Penso que o Brasil pode chegar às finais, mas, se isso acontecer, algo além do bronze vai me surpreender.

Futebol Masculino:

:: LEIA MAIS »

APESAR DE HAVER BOICOTE TELEVISIVO, A OLIMPÍADA DE LONDRES COMEÇA HOJE!

por Alberto Kruschewsky*

Alberto Kruschewsky

A briga pelos direitos de transmissão dos grandes eventos internacionais está trazendo desinformação a milhares de brasileiros. Vejam o caso dos Jogos Olímpicos de Londres, se iniciam hoje. Você não sabia? Acontece que, quando a maior rede de televisão brasileira, que perdeu os direitos de transmissão, optou por sequer tratar do assunto durante todo o período que antecedeu os Jogos. Como resultado, na maior parte das regiões onde só um ou dois canais de televisão alcançam e para aqueles que não têm renda suficiente para aquisição de TVs fechadas muito pouco se conhece do maior evento esportivo do universo.

Agora, a emissora vem tornar pública sua posição. Obviamente que os interesses financeiros são legítimos. Entretanto, não informar, deliberadamente, boicotando claramente um acontecimento desse porte, é um crime. Privar milhares de pessoas da expectativa, da torcida, do conhecimento e informação acerca das nuances socioculturais e históricas das modalidades envolvidas nos jogos, dos aspectos políticos e geográficos, não é uma estratégia aceitável na competição comercial das redes de televisão.

Apesar disso, nada ofusca o sucesso e importância dos jogos. Eu, por exemplo, estarei com minha esposa em Londres de 02 a 12 de agosto, acompanhando a última semana do evento. Dentre as modalidades que presenciarei, no dia 04 de agosto o Triathlon Feminino no Hyde Park e em 05 de agosto a Maratona Feminina, ambos eventos de rua. Nos dias 05 e 06 de agosto acompanho dois eventos fechados, nos ginásios Basketball Arena e Earls Court onde acontecem, respectivamente, o Basquete feminino e o voleibol masculino. Quando adquirimos os ingressos não sabíamos quais seriam os jogos das sessões. Por sorte, um dos jogos de Basquete feminino apresentará a Seleção Brasileira contra os anfitriões, a Grã-Bretanha, e estaremos lá, torcendo!

:: LEIA MAIS »

DELEGACIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

Após a apreensão de três caminhões que estavam transportando madeira nativa da Mata Atlântica nos últimos dois meses, a Drª Márcia Cristina Rezende, Delegacia de Proteção Ambiental – DPA, com o apoio da 7ª Coordenadoria de Polícia Civil – Ilhéus, determinou que seus Investigadores localizassem o local e as pessoas envolvidas. No dia 26/07/2012, foi encontrado um desmatamento, que segundo estimativas, podem ultrapassar 150 hectares de mata nativa, na região do Sarampo, no Município de Canavieiras – Bahia.

D P A


D P A

No momento foram detidas seis pessoas em flagrante delito, com eles estavam: dois motosserras, uma espingarda artesanal, duas motos, facões e outros instrumentos utilizados para o desmatamento. Entre os detidos, dois já tem passagem pela polícia e um é foragido da justiça. Segundo informações obtidas no local, as madeiras eram transportadas em caminhões pequenos e logo em seguida, colocadas em caminhões grandes e transportadas para os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Agora, as investigações seguem para descobrir que eram os mandantes, proprietários das fazendas, depósitos, veículos utilizados e os compradores, como também, se existem outras localidades na região. Qualquer denúncia sobre crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone (73) 3234-8147, por email para dpailheus@hotmail.com ou na Delegacia de Proteção Ambiental – DPA, localizada na Rua Rotary, 261, Cidade Nova, Ilhéus – Bahia.

ASCOM – DPA

Ruas do Pontal são tomadas pela onda vermelha e Carmelita comemora o apoio que tem recebido nas ruas de Ilhéus

A ideia inicial era um corpo-a-corpo com a população do Pontal, região sul de Ilhéus. Mas o encontro cresceu. A onda vermelha tomou conta das ruas e a vontade de mudança fez bater mais forte o coração das pessoas. O encontro na noite desta quinta-feira (26) virou festa. Uma festa de amor a Ilhéus, conforme definiu a Professora Carmelita, candidata a prefeita pela Coligação Ilhéus Mais Forte. “O Pontal deu a noção a mim e ao meu vice, Mário Alexandre, de que Ilhéus não quer mais retroceder. E nós vamos retribuir esta atenção e esse apelo com um governo democrático, participativo e popular”, disse ao final da caminhada.

Pontal


Carmelita e militantes percorreram as principais ruas da zona central do bairro. Durante o trajeto receberam abraços e apoio popular. “Ela vai vencer, por que a gente quer um governo aliado ao governo federal e à presidente Dilma”, comemorava Adélia Maria Oliveira, de 60 anos, enquanto abraçava Carmelita. “A juventude também está com ela, porque é, sem dúvida, o melhor nome, a pessoa que tem condições de nos proporcionar mais oportunidades de emprego”, completou Alana Maria, de 19 anos, que tenta há oito meses uma vaga no mercado de trabalho. Mais de mil pessoas acompanharam a candidata a prefeita ao som de jingles da campanha e a companhia de um bandeiraço.
As caminhadas de Carmelita vão ganhar novos ritmos a partir da próxima semana. “Iremos intensificá-las, por que a resposta que estamos tendo das ruas e das pessoas nos estimula a nesta maratona”, comentou a candidata. Durante a quinta-feira, além do bairro do Pontal, Carmelita subiu o alto do Seringal e conheceu bem de perto as principais reivindicações daquela comunidade. “Gostei da forma como nos ouviu. Com atenção, respeito e com vontade de mudar a nossa realidade”, elogiou a dona-de-casa Silvana Meireles.

Maestro Ubiratan Marques realiza Workshop de Arranjo Para Orquestras em Ilhéus

A Orquestra Afro Sinfônica inicia a temporada Concertos de Circulação 2012 abrindo oficialmente o Festival Amar Amado, dia 04 de agosto, às 19 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus e promove o Workshop de Arranjo Para Orquestras, com o Maestro Ubiratan Marques.

Serão oferecidas 20 vagas para estudantes e profissionais da área de música, que deverão ter no mínimo 16 anos e leitura básica de partitura. As inscrições para o workshop são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 03 de agosto no Teatro Municipal de Ilhéus, Rua Jorge Amado, s/no Centro ou pelo site www.culturailheus.com.br. O curso será realizado às 17 horas do dia 04 de agosto, no auditório da Fundação Cultural de Ilhéus.

Criada em 2008 pelo Maestro Ubiratan Marques, a Orquestra Afro Sinfônica mantém em seu conjunto a mesma estrutura de uma orquestra tradicional, com todos os seus nipes de cordas, madeiras, metais e percussão e incorpora alguns instrumentos regionais, como xequerês e tambores, unindo peso e as nuances sinfônicas à personalidade particular dos arranjos africanos, fazendo a fusão entre o jazz e os conceitos europeus e americanos sinfônico, promovendo novas tendências e novos repertórios.

O Maestro Ubiratan Marques é pianista, compositor, arranjador, produtor musical e regente. Natural de Salvador, Bahia, iniciou seus estudos autodidáticos em 1983. Ingressou em 1986 na Universidade Federal da Bahia, onde estudou composição com Ernest Widmer, Lindenberg Cardoso e Agnaldo Ribeiro. Em 1994 ingressou na Universidade Livre de Música Tom Jobim, onde estudou com Roberto Faria, Cyro Pereira e H. J. Kollreutter. Em 1998 ingressou nos estudos de filosofia, onde desenvolveu diversos projetos integrados a música. Trabalhou com, Gerônimo, Jorge Mautner, Zé Miguel Wisnik, José Celso Martinez, Maria Alcina, Gilberto Gil, Luiz Melodia, Roberto Sion, Maria Dapaz, Luís Avelima, Batatinha, Netinho, Toni Garrido, Bocato, Johnny Alf, Chico César, Ione Papas, Tito Bahiense, Ed Motta, Luciana Mello, Lazzo Matumbi, Wilson Simoninha, Cláudio Zoli, Banda Reflexu’s entre outros. Fez os arranjos dos discos Kabiesselê e Maria Dapaz Indicados ao Grammy Latino. Em 2000 compôs, em parceria com o cantor Gerônimo, a peça Orixás pra mais de 500 para o diretor artístico da Jazz Sinfônica Marcelo Jaffé. Em 2004 foi convidado pelo maestro João Maurício Galindo para participar do projeto “Compositores Brasileiros” ao lado de Ernani Aguiar. Fundou junto ao Projeto Guri, a Orquestra Zumbi dos Palmares, trabalho sinfônico voltado para a cultura negra, onde foi regente e dirigiu por dois anos crianças entre oito e dezoito anos e, em 2006, escreveu a suíte afro “Terra da Vida”, interpretada pela Jazz Sinfônica. Foi professor do Centro de Estudos Musical Tom Jobim por 10 anos. Atualmente é produtor musical do Doctv Ibero América, fez as trilhas dos filmes Terras de Preto, de Marcelo Brito, e Você Já Foi à Bahia Nega?, de Paulo Alcoforado. Trabalha como arranjador da Jazz Sinfônica, Orquestra Tom Jobim e, junto com Sizão Machado, Nenê, Beto Angerosa e Bruno Oliveira, forma o grupo instrumental “TêRRêRo de Jesus“.

Mais informações através do e-mail salamandraproducoes@gmail.com ou telefone 73 3634-4721

Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias

Manchetes do dia

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

AGROPECUÁRIA

CONSUMIDOR

DIREITO E JUSTIÇA

ESPORTES

TRANSPORTE E TRÂNSITO

Ligue e saiba mais …

73 8864 9047

O fator emagrecedor do cálcio na Dieta Ortomolecular

* Dra Sylvana Braga

Dra Sylvana Braga

A constante busca do corpo perfeito e a aproximação do verão promove a procura por dietas e falsas maneiras de emagrecimento. Chás milagrosos, grãos e até medicamentos são famosos por prometer o corpo desejado. Mas a preocupação que se deve ter é com a saúde, acompanhada de uma alimentação adequada e a prática de atividades físicas regulares.

A Dieta Ortomolecular está associada à Medicina Ortomolecular e visa o emagrecimento saudável com alimentos que corrigem a falta de nutrientes e minerais eliminando os metais pesados do corpo. Nem todos sabem, mas o cálcio aliado a esta dieta natural pode contribuir para a perda de peso.

De acordo com o artigo “Calcium and dairy acceleration of weight and fat loss during energy restriction in obese adults” (1), realizado pela Universidade de Tennessee, nos Estados Unidos, uma dieta com baixa caloria aliada a um aumento de ingestão de cálcio, através do leite e derivados, pode resultar na diminuição dos parâmetros de adiposidade, ou seja, a perda de gordura.

O stress, a falta de exercícios físicos, o envelhecimento e a má alimentação fazem com que o corpo acumule gordura e diminua a absorção do cálcio. Através da Dieta Ortomolecular, os alimentos certos, ricos em cálcio e com as devidas proteínas, combatem as substâncias maléficas do corpo e intestino. E é justamente quando o corpo está livre dessas bactérias que há maior absorção de cálcio.

A necessidade diária de cálcio é de 1.000 mg, mas não deve ultrapassar 2.000 mg. Leite, queijo branco e principalmente iogurtes desnatados são ricos em cálcio e têm alta quantidade de lactobacilos que auxiliam e regeneram o intestino. O consumo do cálcio por meio destes derivados lácteos também acelera o metabolismo corpóreo elevando a termogênese do corpo.

Os iogurtes, por exemplo, são benéficos e melhoram a permeabilidade intestinal, o ritmo e a boa absorção do cálcio. Já as proteínas encontradas no leite são substâncias bioativas, pois possuem aminoácidos de cadeia ramificada que podem aumentar a queima da camada de gordura. Dentre estes aminoácidos está o ácido linoleico conjugado.

Fontes de cálcio na Dieta Ortomolecular:

:: LEIA MAIS »

Nota Pública Instituto Nossa Ilhéus

Boa tarde,

Enviamos em anexo Nota Pública do Instituto Nossa Ilhéus em resposta à Nota Pública da Câmara Municipal de Ilhéus de 24 de julho de 2012.
A divulgação desta Nota Pública é de extrema relevância para que o público compreenda a veracidade dos dados apresentados pelo Instituto Nossa Ilhéus no Relatório de Legislação da Câmara de Vereadores no período de 2009 a 2011 e tenha acesso a estas informações públicas.

Muito obrigada,

Equipe Instituto Nossa Ilhéus

Para ver em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito)

ILHÉUS / PASSAGEM DE COLETIVO MUITO CARA

Os estudantes estiveram mais uma vez percorrendo as ruas de Ilhéus buscando a redução do valor da passagem porque ele está completamente fora da realidade do município.
Hoje, além da demonstração de descontentamento, estão ‘colhendo’ assinaturas para reverter o quadro.
As lideraças do movimento já estão articulando envolver todos os estudantes da cidade, num grande manifesto, para sensibilizar as autoridades que, mesmo sabendo ser exorbitante o valor (se comparado com outras cidades e capitais) autorizaram o aumento para R$2,40.
Por ser o período próximo das eleições os estudantes vão pra cima da administração pública municipal e da Câmara de Vereadores.
Imaginem os senhores: Milhares de estrudantes cobrando na praça dos dois poderes e nos pontos de ônibus.
A cidade vai virar um caos e não será culpa dos estudantes…

Estudante de Nutrição ilheense se destaca no Projeto Rondon

A estudante de nutrição Mércia Baía Lemos, da Faculdade de Ilhéus, tem atraído a atenção de muitas donas de casa durante a Operação Capim Dourado, do Projeto Rondon, que está sendo realizada no município de Colinas do Tocantins, no estado do Tocantins, com um programa de reaproveitamento e reeducação alimentar. O site oficial do Projeto Rondon destacou o interesse das mulheres pelas orientações nutricionais e receitas apresentadas durante as oficinas.

Projeto Rondon


O projeto feito para as pessoas de baixa renda da cidade é especialmente voltado para donas de casa e mulheres que trabalham na área de alimentação. As oficinas são realizadas no colégio João XXIII e também em alguns assentamentos próximos à região.

Ensinar a reutilizar restos de alimentos, como cascas, talos de frutas e verduras, sobras de comida, carne, entre outros, em receitas de bolos, sucos, salgados, pães e alimentos de diversos tipos é a proposta do trabalho. Esses alimentos aproveitam todos os nutrientes encontrados na alimentação. Além de ser uma refeição saudável, essa culinária inovadora ainda pode trazer uma renda extra para as donas de casa.

A recepção da oficina ministrada por Mércia Lemos tem sido das melhores. As pessoas têm procurado a estudante de Nutrição para conhecer mais sobre o programa, tirar dúvidas e procurar informações acerca dessas receitas. Também têm sido criados cardápios diferenciados e balanceados para uma alimentação saudável.

Segundo Mércia, as cozinheiras que estão responsáveis pela alimentação dos rondonistas também já aderiram à ideia. Elas já estão trabalhando com um cardápio diferenciado na copa do alojamento e também receberão um curso de culinária sustentável. Os ingredientes para a produção desses alimentos são de fácil aquisição no município e por isso o projeto tem alcançado bons resultados.

A equipe da Faculdade de Ilhéus embarcou para o Tocantins no último dia 12 de julho, formada pelos estudantes Isadora Ferreira (Enfermagem), Jeselly Clement e Maristella Freitas, de Administração, Mércia Lemos (Nutrição), Mesaque Soares e Vilomar Sobrinho, do curso de Direito, e Neura Cíntia Carvalho e Tássio Carillo, de Ciências Contábeis. A coordenação está a cargo das professoras Cristiane Nunes, de Administração, e Yonara Ribeiro, de Enfermagem.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia