WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Autores Baianos Ganham Prêmios da União Brasileira de Escritores

Os autores baianos Cyro de Mattos, Helena Parente Cunha e Moema Augel foram premiados neste ano pela União Brasileira de Escritores, seção do Rio de Janeiro, por seus livros publicados em 2011. As láureas vão ser entregues aos autores em sessão solene da UBE (Rio), no salão nobre da Academia Brasileira de Letras, em outubro, em data a ser marcada.

Por seus livros “Lorotas, Caretas e Piruetas”, poesia infantil, da editora RHJ (BH), e a coletânea “Histórias Dispersas de Adonias Filho”, da editora da UESC, Cyro de Mattos ganhou respectivamente os Prêmios Alice da Silva Lima e Olívia Barradas; Moema Augel conquistou o Prêmio Jorge Amado por seu trabalho de tradução do livro “Mato Virgem”, do Príncipe Maximiliano da Áustria, publicação da editora da UESC, e Helena Parente Cunha foi premiada com a Medalha do Centenário Jorge Amado por seu livro “Falas e Falares”, contos, da editora Mulheres, de Santa Catarina.

Carmelita discute projetos e melhorias para a agricultura

A candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais forte, Professora Carmelita (PT), e o deputado federal Josias Gomes (PT) participaram na tarde desta quinta-feira (19) de uma reunião com os agricultores da cidade, na sede do Sindicato Rural de Ilhéus, onde teiveram a oportunidade de debater sobre a questão da agricultura no município e apresentar importantes projetos voltados para o fortalecimento da zona rural. O convite para participar do encontro foi do presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Izidoro Gesteira, que fez um relato sobre as dificuldades enfrentadas pelos agricultores e a necessidade não somente de apoio à luta dos produtores, como também de projetos para garantir o escoamento da produção.

Reunião com agricultores no sindicato rural.

Professora Carmelita fez questão de colocar que a agricultura é um segmento econômico importante para a cidade, por esse motivo no seu programa de governo existem ações que contemplam não somente os cacauicultores, mas também os pequenos produtores que vivem da agricultura familiar. E uma das ações, segundo a candidata a prefeita, será garantir uma melhor qualidade de vida para os agricultores, criando condições para fixar o homem do campo no campo, produzindo e garantindo o seu sustento. Mas para isso, conforme explicou Professora Carmelita, é preciso criar condições e oferecer dignidade para esses agricultores, garantindo uma escola de qualidade, um atendimento médico de excelência, mais segurança, inclusão digital e estradas de qualidade para que eles possam escoar suas produções.

O deputado federal Josias Gomes também destacou o papel importante que a cacauicultura representa para a economia regional, principalmente na geração de emprego e renda, daí a necessidade do município apoiar cada vez mais a luta dos agricultores. Já com relação aos projetos para a zona rural, Josias Gomes afirmou que o município precisa ter um olhar diferenciado voltado para garantir mais qualidade de vida para o homem do campo. E essa qualidade de vida, segundo o deputado federal, são justamente esses projetos debatidos, defendidos e que consta no plano de governo da candidata Professora Carmelita.

Outro ponto importante debatido no encontro foi a questão da demarcação de terras indígenas, um conflito que vem causando sérios problemas e muitas invasões de propriedades. Professora Carmelita acredita que tantos produtores quanto os índios possuem direito às terras, mas é preciso que essa questão da demarcação seja discutida com responsabilidade, imparcialidade e com a garantia do direito a quem realmente possui direito. Ela criticou os moldes como a Fundação Nacional do Índio (Funai) definiu a demarcação e acredita que nesse momento é preciso sentar juntos os produtores, índios e o poder público para que se chegue a um entendimento e os agricultores e indígenas possam viver em paz, produzindo nas suas terras com harmonia e cooperação, sem a necessidade de conflitos e muito menos nesse clima de guerra que se instalou no município.

Bahia Pesca capacita pescadores para pesca oceânica

A Bahia Pesca está capacitando cerca de 50 pescadores das cooperativas de Camaçari e Itacaré para atuarem em barcos de pesca oceânica. As aulas teóricas para atuar nas embarcações estão sendo ministradas por técnicos da empresa até o dia 28 de julho no Centro de Treinamento Padre Barturen, em Camaçari. Já as aulas práticas, que vão durar duas semanas para cada turma, acontecerão em agosto.

2012

“Nos cursos os pescadores aprendem disciplinas como introdução ao ambiente marinho, equipamentos de pesca oceânica, peixes pelágicos e sua distribuição, dinâmica do ambiente marinho e confecção de espinhel para pesca oceânica”, explica o sub-gerente de maricultura da empresa, José Luiz Sanches Junior.

Os quatro barcos que serão utilizados pelos pescadores serão entregues pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Seagri) e são frutos de contrato entre as cooperativas de Camaçari e Itacaré, Ministério da Pesca, BNB e governo do estado. As embarcações estão sendo construídas pelo Estaleiro Phoenix, de Alagoas.

2012

De acordo com o gerente de pesca da Bahia pesca, Roberto Pantaleão, os barcos operam no sistema long line com 100 quilômetros de linha principal, têm 21 metros de comprimento, 60 toneladas de arqueação bruta, capacidade para 20 mil litros de óleo e cinco mil litros de água, desalinizador, túnel de congelamento e duas câmaras frigoríficas com capacidade para 40 toneladas de pescados. Podem pescar atuns, mecas,dourados,tubarões,cavalas e permanecer até 20 dias em alto mar.

2012

“O curso está superando nossas expectativas. Pensamos que seria algo mais simples, mas é bastante completo, com informações valiosas. A pesca oceânica está mudando a qualidade de vida do pescador. Mas é necessário estar muito capacitado para passar 30 dias em alto mar”, diz o presidente da Cooperativa Mista de Pesca de Itacaré, Agnaldo Grem.

ITABUNA / Movimento pela PAZ

Aconteceu em Itabuna-Bahia, a caminhada pela PAZ!!! Coordenada pelo GAC(Grupo de Ação Comunitária) foi realizado a Caminhada pela PAZ, saindo do Jardim do Ó passando pela Av. Cinquentenário até a Praça Adami onde foi lido um texto sobre a PAZ. As Instituições, Clube de serviços, Maçonaria Itabunense, sociedade, Igreja Católica e sociedade em geral.

2012

Um TFA.’.
Ir.’. Enault Freitas

I CONCURSO DE ARGOLINHA

A GUERRA DA INFORMAÇÃO E CONTRA-INFORMAÇÃO.

A GUERRA DA INFORMAÇÃO E CONTRA-INFORMAÇÃO.

PostDateIcon 19/jul/2012 . | PostAuthorIcon Autor: O Sarrafo |

CANDIDATURA DE CARMELITA É IMPUGNADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO

 A vereadora Carmelita teve seu registro impugnado ontem no final da tarde pelo Ministério Público. O Blog ainda não teve acesso às razões que foram alegadas, mas pela desorganização em que se deu o registro de Carmelita tudo indica que a área jurídica da campanha terá grandes dores de cabeça. Procurado pelo blog, um coordenador da campanha do PT disse “desconhecer” os fatos e que só vão se pronunciar quando tiverem acesso às alegações. O candidato Jabes Ribeiro também sofreu impugnações, inclusive do Partido dos Trabalhadores. É a famosa guerra do tapetão.

Por parte do PP, a coordenação disse que as alegações das impugnações “já estão superadas no próprio processo, pois o que se alegou estar faltando no registro está inserido nos autos.” A coordenação informou, ainda, que “vai antecipar sua manifestação nos autos, para acelerar o julgamento do processo de registro” – disse. Acrescentaram, também, que o prazo de impugnação já teria findado, e que a campanha “tinha convicção da situação regular do candidato”.

Sobre as impugnações contra Carmelita, no sítio do TSE ainda não constam os registros, uma vez que a documentação da chapa do PT só foi protocolada no dia 8, embora a legislação tenha fixado o dia 5 como limite. O registro da chapa foi feito de forma individualizada – que é permitido por lei – e por isso o sistema ainda não está atualizado.

Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos.

BAMIN executa reforma no Abrigo São Vicente

Empresa também vai doar máquinas industriais de lavar, secar e passar roupas dos idosos atendidos pela instituição

 Começam no próximo dia 23 (segunda) as obras de reforma da lavanderia e da capela do Abrigo São Vicente de Paulo, em Ilhéus. As obras, orçadas em R$ 355 mil, são parte de investimentos sociais que a BAHIA MINERAÇÃO – BAMIN realiza na cidade. A empresa planeja operar um terminal privativo no Complexo Porto Sul, atualmente em fase de obtenção de licença ambiental. O empreendimento logístico, junto com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), vai mudar o perfil econômico de Ilhéus e região, constituindo-se em vetor para a atração de empresas e investimentos públicos e privados, criando oportunidades de geração de emprego e renda e de requalificação urbana para o Sul da Bahia. Neste mesmo dia, também fruto de investimento da BAMIN, começam as obras de requalificação da Unidade de Pronto Atendimento do Hospital São José.

Clique para AMPLIAR.

No abrigo, além de reformar os dois espaços, a mineradora vai doar móveis e máquinas industriais de lavar, secar e passar roupas comuns e de uso por enfermos e que, por isso, precisam passar por processo de descontaminação. O custo destes equipamentos é da ordem de R$ 80 mil e já está incluso no orçamento global do investimento. A reforma da capela compreende nova pintura, troca de esquadrias de madeira, vidros e colocação de forro. Também será construído um pequeno necrotério para a instituição de caridade, com espaço para realização de velórios.

O Abrigo São Vicente de Paulo é uma instituição de caridade sem fins lucrativos. Segundo sua diretora, Marileide Santos de Oliveira Souza, ela atende hoje 95 idosos e para poder realizar o trabalho social com qualidade precisa de R$ 80 mil por mês. O dinheiro é fruto de doações de empresas, prefeitura e parentes dos atendidos. Para complementar o orçamento, a instituição também realiza eventos como a recente festa de São João, bingos, feiras de cacarecos e festivais de artes. Ainda segundo ela, o prédio do abrigo existe há 22 anos e precisa de intervenções. As obras na lavanderia eram as mais urgentes. “O espaço ali, realmente, estava muito degradado”, contou.

Os investimentos sociais da BAMIN em Ilhéus incluem, além das reformas no Hospital São José (orçada em R$ 655 mil) e no Abrigo São Vicente de Paulo, a criação de grupos produtivos em associações comunitárias, realização de cursos de capacitação de jovens lideranças, entre outros. A empresa também tem investido na cultura ilheense, tendo doado o projeto de reforma do Quarteirão Jorge Amado.

BAMIN – Assessoria de Imprensa

Nota sobre morte ocorrida no assentamento Frei Vantuy

A superintendência regional do Incra na Bahia lamenta o crime que aconteceu na quarta-feira (17), na área de reforma agrária Frei Vantuy, situada entre Itabuna e Ilhéus, que resultou no falecimento da assentada Genilce Pereira dos Santos.

A Unidade Avançada do Incra/BA, em Itabuna, está tomando as providências possíveis em auxílio aos familiares de Dona Genilce e aos assentados. O Instituto aguarda a apuração e investigação do fato pelos órgãos do sistema de Justiça e a devida responsabilização dos culpados pelo crime.

A notícia chocou e surpreendeu a gestão do Instituto visto que, no dia 22 de junho, uma equipe de supervisão ocupacional do Incra/BA fez um acordo de convivência pacífica entre dois grupos de assentados. O objetivo foi apaziguar os conflitos existentes, numa reunião que envolveu as 41 famílias assentadas da área.

Atento aos problemas no Frei Vantuy, o Incra/BA, em maio, iniciou duas ações no assentamento, sendo uma de supervisão da situação ocupacional e outra para apuração de elemento de perturbação, com o intuito de solucionar questões, dentro da abrangência do Incra, existentes no local.

Embora caiba a investigação criminal identificar a motivação do crime, as equipes do Incra, preliminarmente, identificaram problemas de intolerância religiosa, ocupação irregular de lotes de reforma agrária, disputa pela gestão do assentamento, má convivência e conflitos internos, dentro do assentamento.

Ressalta-se ainda que, apesar da greve dos servidores do Incra, a Unidade Avançada Sul, em Itabuna, do Incra, está funcionando normalmente, como ainda a comissão de sindicância que atua no Frei Vantuy.

Atenciosamente,

Marcos Antonio Silva Nery

Superintendente Regional

Incra/BA

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeito visita as obras de reforma e ampliação da Escola Pequeno Príncipe
Prefeitura segue recuperando parte do cais da Dois de Julho que desabou
Avenida Dois de Julho é interditada para obras
Cães e gatos são vacinados contra raiva em Ilhéus

:: LEIA MAIS »

Ilhéus e o cacau são temas do Improviso, Oxente! de sexta

O projeto Improviso, Oxente! segue aprofundando as discussões sobre o tema-geral desta edição: A cidade é movida pela cultura. “O ciclo do cacau na reestruturação de Ilhéus – Impactos políticos, econômicos e sociais” será o assunto desta sexta-feira (20), quando especialistas e público em geral poderão aprender mais sobre o assunto e trocar opiniões. O debate começa às 19 horas na Casa dos Artistas de Ilhéus e tem entrada franca.

Improviso, Oxente! – Foto: Karoline Vital

A proposta desta edição do Improviso, Oxente! é dialogar sobre os fenômenos que levaram Ilhéus a ser o que é hoje e traçar metas para seu futuro. A iniciativa é fruto da parceria entre o Teatro Popular de Ilhéus (TPI), grupo que administra a Casa dos Artistas, e o Instituto Nossa Ilhéus. “O projeto quer pensar o destino da cidade não só para quatro anos, mas para muito além. Nesta primeira etapa, discutiremos a Ilhéus que herdamos”, disse o diretor do TPI, Romualdo Lisboa.

:: LEIA MAIS »

Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Justiça eleitoral adere ao PJe

Luiz Silveira/Agência CNJ

Justiça eleitoral adere ao PJeO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu assumir a coordenação da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em toda a Justiça Eleitoral. O trabalho será feito em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conforme estabelece o Acordo de Cooperação Técnica nº 20, assinado pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia, e pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, no último dia 12.

Para Marivaldo Dantas, juiz auxiliar da Presidência do CNJ, a decisão do TSE é “muito positiva”, porque vai garantir uniformidade na implantação do sistema em toda a Justiça Eleitoral, o que abrange todos os tribunais regionais e toda a estrutura da Justiça Eleitoral no País. A Justiça Eleitoral é o mais recente ramo do Judiciário a aderir ao PJe. Falta ainda o Superior Tribunal Militar (STM), mas os três tribunais estaduais militares – São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul – já tinham entrado no sistema.

O acordo prevê “a conjugação de esforços” entre o CNJ e o TSE para o aperfeiçoamento e evolução do sistema do PJe “a ser utilizado em todos os tribunais os procedimentos judiciais na Justiça Eleitoral”. Eventuais alterações no PJe que impactem o sistema como um todo deverão ser submetidas ao Comitê Gestor Nacional do PJe.

No mês passado, em reunião com os 27 presidentes de TRE, a ministra Carmen Lúcia informou que até o final deste ano será implantado o projeto piloto do PJe na Justiça Eleitoral. Também destacou que a automação dos processos judiciais vão dar mais transparência, agilidade e segurança à Justiça, além de significar economia de recursos e melhor prestação jurisdicional.

A implantação do PJe na Justiça Eleitoral, segundo Marivaldo Dantas, vai facilitar também para os juízes, que poderão trabalhar com o mesmo sistema no seu tribunal de origem e no tribunal eleitoral.

Gilson Luiz Euzébio
Agência CNJ de Notícias

OQuadro apresenta seu novo disco para o público de Itabuna

 No dia do aniversário de Itabuna, sábado, 28 de julho, a banda ilheense de hip hop, OQuadro, se apresenta no Galpão Music Bar, às 22 horas, para lançar seu primeiro CD para o público da cidade. A festa conta também com o show da banda Itabunense Manzuá, abrilhantando ainda mais a noite.

OQuadro, que lançou oficialmente o CD no último dia 4, em um show que foi sucesso de público, no Teatro Municipal de Ilhéus, busca agora mostrar seu repertório para um número cada vez maior de pessoas. O álbum, que leva o nome da banda, traz 11 faixas autorias e foi gravado nos estúdios da produtora Coaxo do Sapo, mixado e produzido por Buguinha Dub, e conta com participação especial de Guilherme Arantes, da Mc paulistana Lurdez da Luz e também do Mc Dimak.

Elogiado pela crítica, a exemplo da afirmação do cantor Guilherme Arantes: “de minha parte, estou pra lá de contente vendo esse fenômeno germinar!”, o grupo já chama atenção da mídia nacional, que também se esmera em noticiar este trabalho que resume os 15 anos de trajetória musical. Conhecida pelas letras inteligentes, de uma crítica refinada e arranjos que possuem presenças rítmicas que vão do Dub, passam pelo Afrobeat e flertam com o Jazz, Rock negro, Samba e Ijexá, a banda alia tudo e apresenta nas canções uma musicalidade muito peculiar.

Já a banda Manzuá está na estrada há três anos e traz nas músicas diversos ritmos afro-nordestinos, tendo recebido o apelido de “rock iorubá” pelos seus admiradores. Utiliza, ainda, a linguagem audiovisual e a poesia regional no palco.

Em um compromisso mútuo de levar a arte da região para um público ávido por conhecer trabalhos de qualidade, OQuadro e Manzuá se encontram para juntos promoverem um festa memorável.  Os ingressos já estão à venda em Ilhéus na Terral Surf Wear e, em Itabuna, na Backdoor do Shopping Jequitibá e custam R$ 10,00 (antecipado) e R$15,00 (na porta). CDs e camisas das bandas também estarão disponíveis para venda no local dos shows. Saiba mais sobre o evento no site: www.eusouoquadro.wordpress.com

Ascom: Tacila Mendes





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia