WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Saúde: é mais do que hora de valorizar quem de fato merece

Pacientes em macas jogados em meio a corredores de hospitais, demora de meses para a marcação de consultas, fechamento de leitos, falta de medicamentos e profissionais, estrutura sucateada, caos. Esse, lamentavelmente, é o retrato preponderante no Sistema único de Saúde atualmente. Temos certas ilhas de excelência com atendimento irretocável, é verdade. Mas a regra, especialmente para os cidadãos mais vulneráveis, é de assustar. Quase um filme de terror.

Parte dessa derrocada tem uma explicação simples e de conhecimento público: não há dinheiro na saúde. Governo de diferentes matizes subfinanciam o setor há décadas, fazendo com que o Brasil figure em posição vergonhosa em rankings mundiais. Na América Latina, por exemplo, só investimos mais do que Venezuela, Paraguai e Equador. O gasto per capita do SUS para toda a população é de R$ 45,00 por mês. Não dá para pagar nem o estacionamento de alguém que vai a um hospital para uma consulta de emergência.

O Sistema Único de Saúde é o mais avançado programa mundial para assistência universal e integral em saúde, na teoria. Mas é impossível que seja vanguarda na prática sem vontade política e compromisso social.

Hoje, a iniciativa privada investe na área mais recursos do que o Estado. O setor recebe 8,4% do chamado produto interno bruto (PIB), Deste montante, 55% são privados (e beneficiam cerca de 46 milhões de pessoas) e 45%, públicos – para as demandas de todos os 200 milhões de brasileiros.

A fatia estatal representa 3,7% do PIB, um terço mais baixo do que a média internacional, de 5,5% do PIB, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Enfim, os atuais recursos da saúde pública no país ficam muito abaixo do que é investido por nações que também oferecem saúde gratuita, como Reino Unido, Alemanha, Canadá e Espanha. A carência de verbas, naturalmente, alimenta disparidades. Somos a oitava economia do mundo e ocupamos a 78ª posição em mortalidade infantil. É o fim.

As distorções da saúde hoje vão bem adiante, já contaminaram todas as áreas. Na rede suplementar, por exemplo, também se oferece, em regra, serviço ruim e não há acesso adequado a quem paga mensalidades altíssimas aos planos de saúde. Isso ocorre porque operadoras viraram máquinas de fazer dinheiro; não importa o paciente, a assistência. Compromisso social, zero. Toda a engrenagem é voltada a gerar lucros milionários, seja a que preço for.

Não à toa hoje, as relações são absolutamente conflituosas no setor. Médicos, cirurgiões-dentistas e outros profissionais de saúde recebem honorários indignos, que têm inviabilizado e quebrado consultórios e clínicas. Além disso, sofrem todo o tipo de pressões para reduzir exames, internações e outros procedimentos, prática com a qual não compactuam e denunciam constantemente.

Ficam os cidadãos, da forma, expostos. As empresas negam coberturas indiscriminadamente, provocando até mortes, como ocorreu dias atrás em São José do Rio Preto, São Paulo.

É inaceitável que esse panorama permaneça como está. É hora de um movimento social que reúna pacientes, médicos e outros profissionais, distintas instituições da sociedade civil por saúde de qualidade e pela valorização de quem realmente merece: o povo brasileiro.

João Ladislau Rosa, presidente do Conselho Regional de Medicina do estado de São Paulo.

Momento de tensão

Nos últimos meses, vimos aumentar o número de reportagens colocando em xeque a postura de ginecologistas e obstetras. Primeiro, foram as reportagens e denúncias sobre violência obstétrica e depois, o conhecido caso ocorrido no Rio Grande do Sul. O Brasil todo discutiu o que se passou com a gestante que se recusou, com orientação de sua doula, a ser submetida a uma cesárea, a despeito de duas cesáreas anteriores e o feto estar em apresentação pélvica. Diante da negativa da gestante e seu marido, a obstetra que a atendia procurou ajuda judicial. A juíza consultada autorizou a intervenção. Finalmente, a gestante foi conduzida ao hospital para a realização da cesárea, com indicações claras à luz de qualquer tratado de obstetrícia. O caso ganhou repercussão nacional e internacional e todos sabem de seus desdobramentos.

Mais recentemente, estamos vivenciando também o caso de Santos, no qual a Casa de Saúde, numa decisão intempestiva, resolveu que a partir do dia 1º de maio, só atenderia partos e procedimentos obstétricos no horário das 8h às 16h. Exige que todos os procedimentos sejam marcados e não mais atenderá urgências e emergências obstétricas. Estupefatos e incrédulos, vimos que numa canetada se decretou que não mais existiria o determinismo de parto e que sangramentos e abortamentos só ocorreriam em horários determinados. Um descalabro! Nosso valente Professor Delascio, se aqui estivesse, certamente ficaria injuriado, não? Diante disso, a nossa brava e forte Comissão de Valorização Profissional discutiu intensamente os fatos e, com apoio do nosso jurídico, decidiu por uma Minuta de Representação ao Ministério Publico, solicitando providências que garantam assistência integral às gestantes de Santos e Baixada Santista, além de oferecer condições mínimas para um bom atendimento obstétrico. Aguardaremos a evolução e estaremos atentos, sempre na defesa do obstetra e da gestante.

Há quem diga que estas discussões receberam grande enfoque da mídia por se tratar de um movimento orquestrado para atacar os médicos de forma geral. Será isso? Não sei! Sinto que devemos nos debruçar e discutir a fundo o que vem ocorrendo. Entretanto, não desejo aqui me aprofundar no tema e polemizar. O que realmente me causa estranheza é o fato de denúncias de violência obstétrica virem à tona sem uma discussão ampla, sem a posição dos especialistas e dos acadêmicos mais experimentados de nosso país. A discussão se faz na mídia e nas redes sociais, todos se manifestam e o obstetra fica no centro do furacão. Ninguém quer ouvi-lo, ninguém quer saber sua opinião.

A SOGESP não nega que existam maneiras inadequadas de conduzir um trabalho de parto ou indicar um procedimento cirúrgico em nosso meio. Contudo, não podemos aceitar que uma especialidade proba, dedicada ao correto exercício da profissão e a seus pacientes, seja maculada por generalizações.

* Jarbas Magalhães, presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo, SOGESP

Prefeitura de Canavieiras

Canavieiras recebe pacote de obras e equipamentos

Jaques Wagner e Almir Melo - audiência Foto Divulgação.

Jaques Wagner e Almir Melo – audiência Foto Divulgação.

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, destaca como bastante proveitosa para o município os contados mantidos semana passada com os governos Federal e Estadual. Na terça-feira (29 de abril), o prefeito recebeu as chaves simbólicas de um caminhão caçamba das mãos da presidenta da República, Dilma Rousseff, e na quarta-feira (30) foi recebido pelo governador da Bahia, Jaques Wagner.

Durante a audiência exclusiva com o governador baiano, o prefeito Almir Melo informa que Canavieiras foi beneficiada com a assinatura de ordens de serviço para a execução de uma série de obras e a doação de novos equipamentos, dentre eles estão um ônibus escolar para conduzir os alunos da rede municipal do interior e uma motoniveladora (patrol) para a recuperação de ruas e estradas vicinais.

As obras liberadas, segundo o prefeito, irão beneficiar diretamente toda a população do município, a exemplo da recuperação da rodovia Transouricana, que será iniciada dentro de poucos dias. Uma patrulha mecânica composta de uma motoniveladora, um trator de esteira, uma pá-mecânica, um rolo compactador liso e três caminhões caçambas já foram destinados pelo Derba para recompor a estrada.

:: LEIA MAIS »

Sicomércio Ilhéus / DIA DAS MÃES

Ref.: – DIA DAS MÃES

Com o objetivo de melhor atender o público no período do DIA DAS MÃES, na Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014, acordamos o seguinte horário de funcionamento do comércio em nossa cidade:

 Dias 08 e 09/05/2014 (Quinta e sexta-feira) das 09:00 às 20:00hs

        Dia 10/05/2014 (Sábado) das 09:00 às 18:00 hs.

Cordiais saudações,

Antonio Costa.

 Boas vendas e um Feliz Dia das Mães!

 

                                 

Agrissênior Notícias – Nº 474 – 08 de maio de 2014

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).

STF considera ilegal suspensão de seleção pública da Saúde da Prefeitura de Ilhéus

O processo seletivo, em caráter temporário, para a Secretaria de Saúde serve para garantir a manutenção dos postos de saúde visando o atendimento às necessidades da população nesse setor.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia, deferiu medida liminar acatando reclamação constitucional apresentada pelo Município de Ilhéus, contra decisão da Terceira Vara da Justiça do Trabalho, que suspendeu o processo seletivo para o preenchimento temporário de vagas no âmbito da secretaria de Saúde. Para o Tribunal, a Justiça do Trabalho não tem competência para analisar e reconhecer ou não os motivos apresentados pela Administração Municipal na utilização de contratação temporária de pessoal para algumas áreas essenciais do serviço público.

O Procurador Geral do Município, Otávio Carmo, salienta que o Município de Ilhéus, antes da implementação das medidas com o objetivo de atendimento aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), não pode, por impedimento legal, constituir vínculo de pessoal em caráter permanente. Por outro lado, existem algumas situações emergenciais para o atendimento às demandas da população na área de Saúde. O processo seletivo, em caráter temporário, para a Secretaria de Saúde serve para garantir a manutenção dos postos de saúde visando o atendimento às necessidades da população nesse setor.

Começa a primeira etapa de vacinação contra aftosa na Bahia

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa de 2014 começou ontem (1º) e vai até o dia 31 de maio em toda a Bahia. A meta da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, é aumentar cada vez mais a cobertura vacinal, imunizando os 11.103.780 milhões de bovídeos que formam o rebanho baiano, retomando os altos índices vacinais acima de 96%.

A Bahia é detentora do maior rebanho bovino da região Nordeste e nesta etapa todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados, independente da faixa etária. “Nesta campanha estaremos disponibilizando para as revendas e distribuidoras de vacinas contra aftosa o lançamento, diretamente no sistema informatizado da Adab, do volume de venda e aquisição de vacinas pelos produtores”, explica o diretor geral, Paulo Emílio Torres, sobre o novo procedimento que trará a informação em tempo real da aquisição da vacina por parte do produtor e o controle de estoque. Torres ainda prospecta que esta informação dos revendedores diretamente no sistema informatizado servirá para que, em um futuro próximo, o produtor possa declarar a vacinação em casa, sem ter que se deslocar a um escritório da Adab.

Nos últimos onze anos, todas as campanhas foram encerradas com índice vacinal superior a 90%, com a média de 96%, sendo que no ano de 2011 a marca foi de 98,01%. “A Bahia foi um dos estados pioneiros na implantação do programa contra a Febre Aftosa em 1968 e tem apresentado, nos últimos anos, estabilidade sanitária referenciada nacionalmente. Sempre em conformidade com as determinações do Mapa, a Seagri, através da Adab, vem mantendo e garantindo a Certificação Internacional, conferindo à Bahia o status de Livre de Febre Aftosa com Vacinação em maio de 2001”, informa o Secretário de Agricultura, Jairo Carneiro.

:: LEIA MAIS »

Curso capacita ilheenses para atuar com moda e publicidade

As atividades são voltadas para a formação em modelo, manequim e fotógrafo profissional e os interessados devem ter idade entre 4 e 26 anos. As inscrições começam nesta segunda-feira, dia 5, no Teatro Municipal.

Em parceria com as secretarias municipais de Cultura (Secult) e de Educação (Seduc), a agência Flash & Model’s oferece oportunidade para que o ilheense, na faixa etária de 4 a 26 anos, possa ingressar no mundo da moda e da publicidade, através da oferta de cursos de modelo, manequim e fotógrafo profissional. As inscrições começam nesta segunda-feira, dia 5, no Teatro Municipal e ocorrem até a sexta-feira (9/04), no horário comercial.  O curso tem duração de um ano, com direito a certificado de frequência, formatura, indicações e orientações para a Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Um dos monitores do curso, Liu Heimon, comentou sobre a possibilidade de disponibilizar bolsas de estudo para as crianças, adolescentes e adultos inscritos. “Estamos proporcionando a chance para que os jovens de Ilhéus possam brilhar nas passarelas, que tenham estes pré-requisitos: altura, peso e medidas de acordo com a idade, estatura física, beleza e elegância”, ressaltou.

Documentos exigidos para inscrição– Segundo Liu Heimon, os aprovados em teste elaborado pela agência Flash & Model’s devem levar cópia da carteira de identidade ou registro de nascimento, uma foto 3×4 e outra (de corpo e de rosto) feita por profissionais da empresa, cartão de matrícula preenchido e um quilo de alimento não perecível.

Liu Heimon disse ainda que é preciso levar autorização dos pais ou dos responsáveis e ser aprovado em teste elaborado pela agência. “Solicitamos a autorização do Conselho Tutelar e do Juizado da Infância e da Adolescência, após a confirmação da matrícula. Com estes documentos, encaminhamos ofício solicitando a liberação dos menores de idade a participar de eventos e shows em praças públicas”, contou.

“É indispensável para melhor qualidade do aluno na aprendizagem a sua frequência nas aulas agendadas que não serão repetidas. As atividades não feitas na data agendada só serão consideradas mediante a apresentação de atestado médico”, lembrou. Liu Heimon advertiu que o aluno com quatro faltas não justificáveis implicará na não participação de eventos organizados pela agência Flash & Model’s ou convites.

 —

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Valec homologa licitação para compra de trilhos da Fiol

Rabat

Para atualizar nossa comunidade:

Valec homologa licitação para compra de trilhos da Fiol

30/04/2014 – Valec
A Valec homologou, nesta quarta-feira (30), a licitação realizada para o fornecimento, descarga e nacionalização de 147.056 toneladas de trilhos a serem empregados na Ferrovia Oeste-Leste (FIOL), no trecho de 1022 km compreendido entre Ilhéus/BA e Barreiras/BA.
O pregão, realizado em outubro de 2013, teve como vencedoras as empresas participantes do consórcio TROP/COMEXPORT (fabricante Arcelormital), que fornecerão trilhos para os lotes A e C, e do consórcio PIETC/RMC (fabricante Pangang), para os lotes B, D e E.
A previsão é que os primeiros trilhos cheguem ao Porto de Ilhéus em agosto, ou seja, três meses após a emissão da Ordem de Fornecimento, como previsto em edital.
No trecho entre Ilhéus e Caetité, a FIOL atinge o nível de 37% de obras realizadas até o momento. A chegada dos trilhos garante a continuidade do ritmo normal da construção que deve ser concluída em dezembro de 2015. No outro trecho, entre Caetité e Barreiras, recentemente liberado pelo Tribunal de Contas, a Valec se prepara para retomar as obras ainda neste semestre. Assim, não há mais qualquer impedimento legal ou físico para a execução da ferrovia.
Projeto total- Com 1.527 km de extensão, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL estabelecerá comunicação entre o Porto de Ilhéus e a cidade de Figueirópolis, no Tocantins, ponto de sua interligação com a Ferrovia Norte-Sul.
Devido à importância econômica para a região, o primeiro trecho da FIOL (Ilhéus -Barreiras) foi incluído no programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC). A capacidade inicial da ferrovia é de transportar 40 milhões de toneladas ao ano, dentre grãos e minérios destinados ao mercado interno e externo.
Ao estabelecer alternativas mais econômicas para o escoamento de produção agrícola e de mineração, a FIOL vai reduzir os custos do transporte de longa distância, incentivando o aumento da produção e a criação de novos investimentos.

Abçs

Rodrigo

CDL DE ILHÉUS PROMOVERÁ JANTAR DE INTEGRAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES

 A ação faz parte do Programa de Fortalecimento do Comércio de Ilhéus que será apresentado em breve pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus a toda sociedade com um grande cronograma de ações promocionais, de qualificação profissional e, é claro, entretenimento.

CDL_JANTAR

De acordo com o presidente da CDL, Paulo Ganem, será um projeto ousado e inovador em todo o país. “Não tenho dúvidas de que essa será uma grande jogada da CDL, num ano em que a Copa do Mundo será realizada no Brasil, o comércio certamente sairá fortalecido. Não queremos adiantar nada, porque estamos nos ajustes finais com parceiros e patrocinadores, mas será uma grata surpresa para Ilhéus, empresários, comerciários e consumidores. Estamos torcendo para que tudo saia como estamos planejando”, explicou Paulo.

No próximo dia 9 de maio, as 19:30h, a CDL de Ilhéus realizará um jantar com empresários associados, esposas e as respectivas mães, na churrascaria Recanto Gaúcho. “Será um momento de integração e de homenagens às mães que tanto merecem nosso respeito, admiração não só pelo que representam para vida de cada um de nós, mas também pelo toque feminino que dão aos negócios e ao comércio”, finalizou Paulo, explicando que esta foi uma brilhante ideia do vice-presidente da CDL, Paulo Sergio (Céo Modas) e que o jantar é por adesão.

Mais informações na sede da CDL de Ilhéus, localizada na Praça Rui Barbosa, Centro, ou pelo telefone (73) 3084-4525.

Vacinação contra a gripe em Ilhéus ocorre até o dia 9 de maio

O cidadão deve procurar o posto de saúde mais próxima da sua casa. Além da imunização contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza, as unidades seguem ministrando as vacinas de rotina.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Ilhéus prorrogou até o próximo dia 9 de maio a vacinação de crianças, adultos e idosos contra a gripe. Para evitar filas desnecessárias, o secretário de Saúde, Antônio Ocké, solicita que as pessoas procurem as unidades mais próximas de suas residências.

Além da imunização contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza, os postos de saúde do município seguem ministrando as vacinas de rotina, como BCG, hepatite B, DF (Difteria e Tétano), DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), Febre Amarela, Triviral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela), Pentavalente (Hib, Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B), Vip (Pólio inativada) e Rotavírus.

A supervisora de Imunização da Sesau, Walkíria Cardeal, informa que estão funcionando durante os dois períodos do dia (manhã e tarde) as unidades do Sarah, CSU (Centro Social Urbano), Salobrinho, Cae III (Sesp) e PSF (Programa Saúde da Família) do Bairro Nossa Senhora da Vitória. Apenas no período da manhã, participam as unidades de Olivença, Policlínica Almiro Vinhais (Avenida Princesa Isabel), Dr. Euler Ázaro (Teotônio Vilela), PSF do Ilhéus II e centros sociais do Iguape, Nelson Costa e Vila Cachoeira. Já no período da tarde, a população pode contar com a Unidade de Saúde do Hernani Sá (Urbis) e com os PSFs do Alto da Conquista e do Teotônio Vilela.

:: LEIA MAIS »

Notícias da AVEP

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia