WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

MTur premia cidades turísticas mais competitivas

Entre os 65 destinos analisados, destacam-se a capital Vitória (ES), pela evolução em capacidade empresarial e pela presença de instituições de ensino técnico; e a cidade de Corumbá (MS), pelo ganho em infraestrutura e conservação ambiental

O Ministério do Turismo premia nesta segunda-feira (2) as cidades brasileiras que mais evoluíram em competitividade, de acordo com a 5ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas para mensurar o nível de desenvolvimento do turismo nacional.

O índice mede a competitividade de 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turístico do país, de acordo com o MTur. O objetivo da avaliação é elevar o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país, dado monitorado pela pasta desde 2008.

Entre os 65 destinos monitorados, 18 são os premiados: Vitória (ES), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Rio Branco (AC), Maceió (AL), Cuiabá (MT), Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), Corumbá (MS), Lençóis (BA), Mata de São João (BA), Ilhabela (SP), Pirenópolis (GO), Cáceres (MT), Tiradentes (MG), Ipojuca (PE).

Cada uma das cidades acima foi premiada pelo bom desempenho em pelo menos um dos 13 segmentos avaliados: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.

:: LEIA MAIS »

MARINHA DO BRASIL

MARINHA DO BRASIL

DIRETORIA DO PESSOAL MILITAR DA MARINHA

DEPARTAMENTO DO PESSOAL DA RESERVA

 PRESS RELEASE

EXERCÍCIO DE APRESENTAÇÃO DA RESERVA -EXAR-2013

EXAR – Exercício de Apresentação da Reserva – é realizado anualmente no período de 9 a 16 de dezembro nos Serviços de Recrutamento Distritais (SRD), Organizações Militares de Apoio e Contato (OMAC) da Marinha do Brasil e das Organizações Militares (OM) das outras Forças Armadas, podendo ainda ser efetuado pela Internet.

Conforme previsto na Lei do Serviço Militar, a apresentação é obrigatória para todos os militares da Reserva Remunerada (RM1), e da Reserva de 1ª e 2ª Categorias (RM2), desligados do Serviço Ativo da Marinha nos últimos cinco anos. No EXAR de 2013 estão abrangidos os reservistas que prestaram o SM em 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008.

O reservista deverá se apresentar a uma OM a fim de atualizar seus dados cadastrais constantes do Banco de Dados da Reserva da Marinha (RM).

Os reservistas da Marinha que não puderem comparecer à OM da MB mais próxima poderão apresentar-se em qualquer unidade do Exército ou da Aeronáutica (A apresentação não precisa ocorrer no local onde foi prestado o SM, ela poderá ser feita em qualquer OM).

EXAR pela INTERNET (EXARNET).

Encontra-se disponível nas páginas dos Distritos Navais, do Serviço de Identificação da Marinha, do Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha e do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais o link para a realização do EXAR pela Internet, que poderá ser acessado pelos reservistas, dispensando o comparecimento a uma OM.

Se optar pelo EXARNET o militar/reservista entrará com o NIP/RA e fará as alterações necessárias à atualização. Encerrado o preenchimento das informações o sistema emitirá um número de controle, que será o comprovante da atualização.

Caso haja necessidade de também fazer constar no Certificado de Reservista o “Visto” anual, o reservista deverá comparecer a uma OM da MB portando o Certificado e o número de controle emitido pelo sistema a fim de efetuar o competente registro.  

 “Onde estiver um cidadão brasileiro, lá estará o Serviço Militar.”

                                                                                   Olavo Bilac

Presidente da Bamin recebe título de Cidadão Ilheense

O presidente da Bahia Mineração – Bamin, José Francisco Viveiros, recebe título de cidadão ilheense nesta quinta-feira (5/12). A cerimônia acontece a partir das 18 horas no auditório da Faculdade de Ilhéus.

(E) Prefeito  de Ilhéus, Jabes Ribeiro  e presidente da Bahia Mineração – Bamin, José Francisco Viveiros quando da reinauguração do pronto socorro do hospital São José.

(E) Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro e presidente da Bahia Mineração – Bamin, José Francisco Viveiros quando da reinauguração do pronto socorro do hospital São José.

A cessão do título foi uma iniciativa do vereador James Costa, que na justificativa da homenagem citou os relevantes investimentos feitos pela Bamin que beneficiaram diretamente a população do município. A mineradora vai aplicar US$ 1 bilhão na construção de um Terminal de Uso Privativo (TUP) no Complexo Porto Sul para escoar a produção de 20 milhões de toneladas de minério de ferro produzido em Caetité, município a 540 km de Ilhéus. O terminal vai gerar 1.500 empregos diretos nas etapas de construção e operação.

Ainda em Ilhéus, a Bamin mantém contrato de fornecimento de alimentação para pacientes, acompanhantes e profissionais do Hospital São José, doou projeto de reforma de parte do casario do centro histórico da cidade (Quarteirão Jorge Amado), financiou estudos para diagnosticar as potencialidades turísticas do município que será doado à prefeitura, além da reforma do Abrigo São Vicente de Paulo e melhorias nas vias de acesso a comunidades da Zona Norte da cidade. Obras que beneficiam toda a população municipal.

Também desenvolveu projetos de educação ambiental, formação de lideranças, e de geração de renda em comunidades carentes, somando cerca de 350 pessoas beneficiadas diretamente. Na área de formação e qualificação profissional desenvolve o projeto Mina de Talentos, que já atendeu a cerca de 500 trabalhadores com cursos de capacitação que os habilita a trabalhar tanto na construção quanto na operação do TUP. A Bamin tem como política interna e compromisso com Ilhéus formar seu quadro de empregados com pelo menos 60% de mão de obra local.

A mineradora desenvolve este trabalho de grande alcance social enquanto aguarda a conclusão do processo de licenciamento ambiental que vai permitir o início das obras de construção do terminal portuário.  Diz o texto assinado pelo vereador: “Por conta de todos os benefícios e de uma nova visão de futuro que este empreendimento trouxe à nossa região e pela valorização do ser humano e preocupação com o próximo, demonstrada por este homem, esta homenagem se faz mais que merecida”.

CAMPANHA DE NATAL DA CDL DE ILHÉUS É ABERTA COM PALESTRA DE WALDEZ LUDWIG

Comerciantes e comerciários foram ao Centro de Convenções na última sexta
CAPA R2CPRESS

“Competitividade, Inovação e Você: em busca de talentos”, este foi o tema abordado com muita informação, criatividade e leveza por Waldez Ludwig, um dos mais respeitados consultores em gestão empresarial do Brasil.

Trazendo aspectos históricos e exemplos práticos do cotidiano dos comerciantes e comerciários, Waldez alertou para a necessidade e importância do trabalho na vida do homem, do respeito aos clientes e do estabelecimento de metas, mas não de qualquer meta, disse ele: “Meta boa é aquela em que você não tem a menor ideia de como vai conseguir chegar”. Conteúdos como gestão colaborativa, responsabilidade social, poder do conhecimento, aprendizagem ativa, liderança compartilhada e valorização ética também foram trabalhados de forma a incentivar o público a fazer bonito não só na Campanha de Natal, mas, ao longo da vida profissional. “O nosso objetivo é justamente esse, levantar a autoestima dos principais atores do comércio – os comerciantes e comerciários – qualificar esses profissionais e com isso oferecer um melhor atendimento aos consumidores, e, consequentemente aumentar as vendas, sobretudo neste período em que a cidade recebe turistas de todo o mundo”, afirmou Paulo Ganem, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus.

:: LEIA MAIS »

Ilhéus sedia II Congresso de Educação Física do Sul da Bahia

Profissionais e estudantes estão reunidos, até a próxima quarta-feira, dia 4, no Auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC),em Ilhéus, para o II Congresso de Educação Física do Sul da Bahia.

Profissionais e estudantes de educação física estão reunidos em Ilhéus participando do II Congresso de Educação Física do Sul da Bahia, que começou nesta segunda-feira, dia 2, e prossegue até quarta-feira, dia 4. O evento acontece no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com programação no período das 8 às 18 horas.

O Congresso traz como tema central ‘Educação Física: Desafios da Práxis Pedagógica e da Pesquisa’, e tem como objetivo veicular e promover a ética pedagógica e o desenvolvimento científico e acadêmico da Educação Física no Estado da Bahia, em relação ao contexto Nacional. O evento traz ainda, o I Simpósio de Pesquisa e Pós Graduação Educação Física e o III Encontro Estadual dos Coordenadores de Educação Física das DIRECS da Bahia.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro

Matemático Marcus Dias / VASCO ou FLUMINENSE?

1 –  BAHIA X FLUMINENSE:

SE VENCER – Só se salva se o Vasco perder e se o Coritiba não vencer

SE EMPATAR – Estará rebaixado

SE PERDER – Estará rebaixado

2 – ATLÉTICO (PR) X VASCO

SE VENCER – Se salva se um dos seguintes resultados acontecerem: derrota do Inter, derrota do Criciúma ou empate do Coritiba

SE EMPATAR – Só se salva se o Coritiba for derrotado por três ou mais gols de diferença E se o Fluminense perder

SE PERDER – Estará rebaixado

3 –  SÃO PAULO X CORITIBA

SE VENCER – Se salva matematicamente

SE EMPATAR – Será rebaixado se Vasco e Fluminense vencerem na última rodada

SE PERDER – Será rebaixado se Vasco e Fluminense vencerem. Se perder por três gols de diferença, cai com uma vitória do Fluminense e um empate do Vasco.

4 – BOTAFOGO  X  CRICIÚMA

SE VENCER – Se salva matematicamente

SE EMPATAR – Se salva matematicamente

SE PERDER – Só cai se Coritiba e Vasco vencerem na última rodada

5 – INTERNACIONALX PONTE PRETA

SE VENCER – Se salva matematicamente

SE EMPATAR – Se salva matematicamente

SE PERDER – Só será rebaixado se todos os seguintes resultados acontecerem: empate do Criciúma e vitórias de Coritiba e Vasco

6 – GRÊMIO X  PORTUGUESA

SE VENCER – Se salva matematicamente

SE EMPATAR – Se salva matematicamente

SE PERDER – Só será rebaixada em caso de catástrofe. A única chance de queda é com empates de Internacional e Criciúma, além de vitórias Coritiba e Vasco. Mesmo assim, o Vasco precisaria tirar uma desvantagem de 11 gols de saldo.

Prefeitura de Ilhéus atendeu 282 famílias vítimas das fortes chuvas

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) contratou emergencialmente empresas para agilizarem a retirada de entulhos e outros materiais acumulados em decorrência das fortes chuvas. Além disso, o Ministério da Integração Nacional está enviando uma equipe técnica para avaliar e quantificar as ocorrências registradas na cidade.

Alto do Socorro foi um dos locais mais atingidos de Ilhéus – Foto Secom Gidelzo Silva.

Alto do Socorro foi um dos locais mais atingidos de Ilhéus – Foto Secom Gidelzo Silva.

Até a manhã desta segunda-feira, dia 2, a Prefeitura de Ilhéus atendeu 282 famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas que incidiram no município, no final da semana passada. Desse total, 144 solicitaram à Defesa Civil visitas das equipes para avaliação técnica dos locais em situação de risco. As outras 138 famílias foram aquelas que se dirigiram ao Estádio Mário Pessoa, onde o prefeito Jabes Ribeiro determinou a implantação de uma Central de Operações, na última quinta-feira, dia 28, para atendimentos emergenciais e cadastramento das vítimas. Após receberem o apoio necessário, os cidadãos foram encaminhados para residências de parentes, conforme informou o coordenador da Defesa Civil, Ednaldo Azevedo.

:: LEIA MAIS »

Bahia prorroga campanha de vacinação contra a Febre Aftosa

A 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa de 2013 foi prorrogada por mais 15 dias em todo o território baiano, ou seja, os criadores podem vacinar seu rebanho até o dia 15 de dezembro. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, tomou esta decisão devido o início tardio das chuvas previstas para o mês de novembro e dezembro, agindo preventivamente para salvaguardar a pecuária baiana e manter o Status de Livre de Febre Aftosa com vacinação.

O período de vacinação vai continuar até o dia 15 de dezembro e, consequentemente, o prazo limite de declaração até o dia 31 de dezembro. O diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, explicou que, quando a campanha de vacinação foi iniciada, no dia 1º seguindo o calendário preconizado pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, a previsão meteorológica assinalava o início das chuvas de verão (trovoadas) para semana entre 3 e 8 de novembro na maior parte do Estado. Todavia essas chuvas somente começaram a cair no último domingo (24), praticamente no final do período de vacinação. “Desta maneira os bovídeos das regiões que até o presente momento ainda estavam sobre influência da forte seca, terão uma melhor condição para serem vacinados”.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Canavieiras

Bahiatursa traz operadores de turismo a Canavieiras

 

Bahiatursa - Foto Divulgação.

Bahiatursa – Foto Divulgação.

Como parte do projeto “Bahia Mostra Bahia”, esteve em Canavieiras nesta sexta-feira (28) um grupo de agentes e operadores de turismo de diversas regiões da Bahia, guiados por técnicos e dirigentes da Bahiatursa. A comitiva foi recebida pelo secretário municipal do Turismo, Fernando Volpi, o comandante Waldir, do Sport Fishing, além de outros empresários do Sítio Histórico.

Com a finalidade de conhecer as opções turísticas e de hospedagem, os representantes da Bahiatursa e os operadores de turismo visitaram vários empreendimentos turísticos, a exemplo do Kani Resort, Instituto Panzini, Cabana da Catarina dentre outros estabelecimentos. Também conversaram com produtores de uma TV alemã que se encontram em Canavieiras filmando um documentário.

Segundo o secretário Fernando Volpi, o Projeto Bahia Mostra Bahia se apresenta como uma excelente oportunidade para as zonas turísticas comercializarem seus produtos (artesanato, culinária e cultura) e serviços (hospedagem, passeios). A promoção, realizada em parceria com o Sebrae, tem como objetivos incrementar o fluxo turístico intra-Bahia.

O programa tem, ainda, a finalidade de promover os diversos destinos baianos; gerar espaço na mídia para os produtos turísticos baianos; promover o intercâmbio comercial entre as agências de turismo de Salvador e as agências de receptivo dos diversos destinos Bahia; propiciar aos gestores das zonas turísticas e trade local uma oportunidade de apresentar seus destinos e comercializar seus produtos.

A presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Mari Gândara, apresentou as boas vindas ao grupo e reforçou a solicitação de que sejam dirigidos mais incentivos aos municípios da Costa do Cacau, região considerada um destino turístico com diferenciais incontestáveis. “Nós precisamos de mais inserção nas promoções da Bahiatursa, no sentido de sermos mais conhecidos dos operadores turísticos e dos turistas”, opinou.

O projeto Bahia Promove Bahia tem como objetivo fomentar o turismo regional, além de divulgar as belezas naturais e culturais, destinos, produtos e serviços do estado. É uma estratégia de promoção da Bahiatursa com as zonas turísticas, onde será estruturado um famtur com técnicos da Bahiatursa, operadores e agências de viagens dos municípios turísticos dos principais destinos da Bahia.

Participaram da visita Vanessa Almeida (Tour Operator da empresa Nasalturas,  da Chapada Diamantina); Luiz Augusto Leão Costa (presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado da Bahia); Jean Paul Alfred Philippe Gonze (presidente da Lilás Turismo, de Salvador); Carlos Maurílio (diretor-operacional de Business Travel Agency), dentre outros.

Contribuintes de Ilhéus têm descontos de 90% no Refis até o dia 14

Interessados devem procurar o setor de Tributos no Palácio Paranaguá, na Praça JJ Seabra, no horário das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. A campanha do Refis 2013 se estende até o dia 30 de dezembro.

A partir desta segunda-feira, dia 2, os contribuintes que quitarem as dívidas com o município de Ilhéus em parcela única pelo Programa de Regularização Fiscal (Refis 2013) até dia 14 de dezembro, podem ter descontos de até 90% nos juros, multas de mora e multas de infração. Os interessados devem procurar o setor de Tributos, no Palácio Paranaguá, na Praça JJ Seabra, no horário das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. É preciso comparecer ao local munidos de documentos pessoais (pessoa física/ jurídica) e, caso seja representante legal, deverá ter em posse também uma procuração pública.

As atividades do programa foram iniciadas no último dia 5, coordenadas pela Gerência de Tributos da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), que tem atendido, em média, 60 cidadãos por dia que estão aproveitando os incentivos para regularizar sua situação fiscal. Até o último dia 29, os contribuintes que optaram pelo pagamento em parcela única tiveram descontos de até 100%.

:: LEIA MAIS »

Ceplac promove reunião de avaliação de pesquisas executadas na Bahia

A Ceplac, através do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), encerrou na sexta-feira (29) o processo de Avaliação de Pesquisas Executadas na área da Superintendência da Bahia. O encontro, iniciado na última segunda-feira (25), foi coordenado pelo pesquisador José Marques, chefe do serviço de Pesquisa da Ceplac e reuniu no Centro de Treinamento, técnicos do Cepec e do Centro de Extensão (Cenex), em um trabalho diário, nos dois turnos, de avaliações e planejamentos

 

A programação foi dividida em duas etapas, e na sua primeira foi realizada a avaliação dos projetos inseridos no tema Outras Cadeias Produtivas; na segunda parte foram avaliados os projetos da Cadeia Produtiva do Cacau. As atividades foram desenvolvidas em grupos multidisciplinares. O chefe do Cepec, Adonias de Castro, informou que os projetos de pesquisa foram discutidos em função das diretrizes e prioridades que são oriundas das necessidades e desafios dos produtores rurais. “Podemos constatar avanços em determinadas áreas da pesquisa, mesmo com as dificuldades orçamentárias, com excelentes resultados na diversificação agropecuária”, observou Castro.

Na cacauicultura, segundo ele, merecem destaque os projetos desenvolvidos pelas áreas de Genética e Fitopatologia, com a avaliação de clones e progênies com uma genética melhorada com materiais resistentes a vassoura-de-bruxa, alguns já com resistência a monilíase, com alta produtividade e de melhor qualidade. “Esses materiais, mais de 600 progênies e mais de 400 clones, estão sendo avaliados em mais de 60 propriedades da região, com perspectivas de, em breve período, estarmos indicando novos materiais  para plantio aos produtores”.

Adonias de Castro ressaltou que essa integração da Genética, da Fitopatologia e da Biologia Molecular tem permitido um trabalho que encurta o ciclo para alcance de resultados, aumentando a expressão dos resultados que tem sido alcançados.

 

 

Outra área destacada por ele foi a socioeconomia, que tem feito um monitoramento da situação de mercado para indicar proposições ao governo com medidas estratégicas no sentido da política agrícola e “auxiliando o produtor para tomada de decisões inteligentes no que se refere ao custo e rentabilidade das práticas agrícolas e do sistema de produção que estão sendo difundidos”. Ele afirma ainda que esse conjunto de informações geradas dá uma convicção de que, “apesar das dificuldades, tivemos mais um ano produtivo, com a busca e efetivação de parcerias visando dar continuidade à geração e transferência de tecnologia para os produtores”.

Tecnologia de ponta

O chefe do Cepec assegura que a cacauicultura brasileira hoje dispões de tecnologia para se desenvolver, e esse é seu diferencial em relação ao mundo. “Nós temos hoje uma tecnologia de ponta em comparação a outros países, e essa tecnologia pode impulsionar o desenvolvimento de uma cacauicultura moderna, de maneira que o Brasil volte a figurar entre os principais países produtores de cacau no mundo”.

Ele finaliza, elogiando a integração entre pesquisa e extensão. “Essa união, que traz o olhar do produtor, com suas demandas e anseios, é que faz a pesquisa da Ceplac ser diferenciada. Aqui pesquisamos objetivamente o que a sociedade necessita, num modelo que coloca a extensão diretamente na fazenda do produtor, conhecendo de perto suas necessidades e em perfeita afinidade com o Cepec, facilitando a identificação de seus problemas e permitindo que a gente busque, conjuntamente, as melhores soluções”.

Presente na reunião, o assessor Técnico-Científico da Ceplac/Diret, Manfred Müller, informou que reuniões de avaliações similares deverão acontecer nas outras superintendências e suas respectivas unidades de pesquisas. Em sua opinião, a reunião tem uma importância muito grande por três aspectos principais. “É uma prestação de contas que o pesquisador está fazendo para a Ceplac, do ano inteiro de trabalho dele; é um momento para realinhamento e ajustes, quando necessários; e, o que considero mais importante é uma prestação de contas da Ceplac para o produtor, que poderá acessar as atividades e os resultados já desdobrados e melhorar sua atividade”.

Ele adiantou ainda, que ao final das reuniões de avaliação de todas as superintendências será elaborado um informe técnico conjunto de toda a Ceplac, que subsidiará a pesquisa nacional e internacional e, principalmente, o produtor de cacau. Participaram também do encontro o chefe de Planejamento da Ceplac/Sueba, Antonio Zugaib; e o chefe do Cenex/Sueba, Sérgio Murilo.

Jornalista da Sueba – Superintendência da Ceplac na Bahia

José Carlos Peixoto

Fotos: Águido Ferreira

Assessoria de Comunicação da Ceplac

Secretário da Fazenda deixa posto para reassumir função no Estado

Marco Carmo disse lamentar ter que se afastar quando ainda estão em andamento vários projetos que implementou na pasta, todos destinados a modernizar procedimentos e ampliar a base da arrecadação da Prefeitura ilheense.

Secretário da Fazenda - Marco Antônio Porto Carmo - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus).

Secretário da Fazenda – Marco Antônio Porto Carmo – Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus).

Em razão da necessidade profissional de reassumir imediatamente suas funções como auditor fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), o secretário Marco Antônio Porto Carmo solicitou ao prefeito Jabes Ribeiro, que concedeu, o afastamento da Secretaria da Fazenda de Ilhéus. A partir desta segunda-feira, dia 2, o chefe do Setor de Contabilidade, Raimundo Ferreira de Souza, responde interinamente pela pasta.

Marco Antônio reassume seu posto na Sefaz do Estado esta semana e, ao se despedir do prefeito e da equipe municipal, disse lamentar ter que se afastar quando ainda estão em andamento vários projetos que implementou na pasta, todos destinados a modernizar procedimentos e ampliar a base da arrecadação da Prefeitura ilheense, mas observou que sem a reincorporação imediata aos quadros da administração estadual terá sérios prejuízos financeiros.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia