:: ‘Notícias’
Prefeitura de plantão para ocorrências da chuva em Ilhéus
O prefeito Jabes Ribeiro está em contato permanente com as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em especial com a área de Defesa Civil, para definir as medidas necessárias à proteção das pessoas. A população pode usar o telefone 3234-3597 (são aceitas ligações a cobrar) para informar sobre ocorrências.
Diversos setores da Prefeitura de Ilhéus entraram em regime de plantão, na manhã desta quinta-feira, dia 28, para atender às ocorrências provocadas pelas fortes de chuvas das últimas 24 horas, que, segundo o Climatempo, chegaram a 70 milímetros, quantidade completamente fora dos padrões usuais e que correspondem, normalmente, ao registro de uma semana no município. O prefeito Jabes Ribeiro está em contato permanente com as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em especial com a área de Defesa Civil, para definir as medidas necessárias à proteção das pessoas.
O coordenador da Defesa Civil, Ednaldo Azevedo, está, desde as primeiras horas da manhã, percorrendo locais onde existem ameaças, sejam elas de desabamento de imóveis, corrimento de terra ou inundações. Ele informou que a população pode usar o telefone 3234-3597 (são aceitas ligações a cobrar) para informar sobre ocorrências.
Até ao meio-dia, foram registrados casos de alagamento no Banco da Vitória, especialmente num trecho onde o Rio Cachoeira transbordou, corrimentos de terra no Alto da Gamboa, no Alto do Carvalho, Alto do Seringal e no Alto do Ceará. Também houve registro de alagamentos na Vila Queiroz, Avenida Itabuna e CSU (Barra). No Alto do Belmonte, uma infiltração de água pôs em risco uma residência e a equipe da Defesa Civil colocou uma lona plástica de proteção, evitando o agravamento do problema. Devido ao grande volume de chuva, algumas ruas do centro de Ilhéus também ficaram alagadas. No Malhado, uma árvore de grande porte caiu.
A Defesa Civil ainda está fazendo o levantamento do número de famílias desabrigadas e já determinou que elas serão transferidas para o Estádio Mário Pessoa, onde será montada uma estrutura de apoio, que vai desde atendimento médico e social, incluindo fornecimento de alimentação, água potável e colchões.
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
Comerciantes autônomos tornam-se empresários de sucesso em Ilhéus
Projeto Balcão Empreendedor, criado pela Secretaria de Indústria e Comércio, neste ano de 2013 já conta com 4.100 inscritos, despontando como referência para 26 para municípios sul baianos, segundo o Sebrae.
Com a intenção de abrir o próprio negócio, uma cafeteria no centro de Ilhéus, a administradora Kalila Brito, 34 anos, procurou o Balcão do Empreendedor para obter orientações sobre os procedimentos adequados a seguir, incluindo estratégias de marketing, captação de recursos e documentação. A ilheense pretendia montar uma organização empresarial onde pudesse expandir sua atividade e acima de tudo, prestar serviços de qualidade a seus clientes. O projeto foi posto em prática, após as orientações recebidas pelo serviço municipal, promovido pela Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), com o auxílio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A burocracia que poderia existir em outras instituições, fez com que a comerciante, acreditasse na praticidade e as facilidades mostradas pelo serviço municipal, e ainda colocasse na prática o projeto que já idealizava. “A formalização do negócio é importante, pois com ela é possível instalar a empresa em um ponto fixo, onde os clientes podem visitar, conhecer o trabalho, e, gostando, acabam indicando para outras pessoas.”
Tributo à Antiga Escola Pública
Acabo de publicar o livro TRIBUTO À ANTIGA ESCOLA PÚBLICA, alusiva à minha turma, Colégio Estadual de Alagoas (1951-1957), mas que pode ser do interesse de outras pessoas, haja vista à comparação com os tempos de hoje. Foi uma tiragem pequena, 200, quase toda comprada por 11 colegas da época. A Editora Scortecci que possui uma livraria, a ASABEÇA, dispõe de alguns exemplares à venda. Os interessados devem acessar:
Morre Nilton Santos, a Enciclopédia do Futebol
Ex-jogador do Botafogo e da seleção brasileira tinha 88 anos e estava internado no Rio
Marcio Dolzan – O Estado de S.Paulo
SÃO PAULO – O Brasil perdeu nesta quarta-feira a ‘Enciclopédia do Futebol’. O ex-lateral-esquerdo do Botafogo e da seleção brasileira, Nilton Santos, morreu no Rio, aos 88 anos. O ex-jogador sofria de mal de Alzheimer desde 2007 e havia sido internado no último sábado em um hospital da capital fluminense com insuficiência respiratória. Na segunda-feira, Nilton Santos foi diagnosticado com pneumonia.
Veja também:
MEMÓRIA – Vida e história de Nilton Santos
PERFIL – Um craque na arte de viver
VÍDEO – Nilton Santos: parceria com a bola até o fim
Nascido no Rio em 16 de maio de 1925, Nilton Santos jogou profissionalmente por dezesseis anos e defendeu um único clube, o Botafogo da estrela solitária. Por causa disso, criticava o hábito de muitos jogadores que comemoram gols beijando a camisa. “Não existe amor. Cada ano beija um símbolo diferente”, costumava dizer sobre as imagens vistas na televisão.
Com a camisa do Botafogo, o jogador conquistou 26 títulos, participou de 729 jogos e marcou 11 gols. “Na minha época, tinha de atacar com cautela, porque se o time tomasse um gol nas minhas costas, o treinador ficava maluco”, explicava. “Quando as pessoas falam que se jogássemos hoje ficaríamos ricos, eu não invejo o dinheiro que eles têm. Eu invejo é a liberdade que eles têm de jogar, de poder marcar e atacar”, afirmou, em entrevista ao Estado em outubro de 2001.
Eleito pela Fifa o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos, Nílton Santos fez 75 jogos pela seleção brasileira e marcou cinco gols. Foi reserva na Copa de 1950 e titular nos três Mundiais seguintes, conquistando o bi em 1958 e 1962. Numa época em que os esquemas de jogo eram bem diferentes dos atuais, com apenas três defensores incumbidos de marcar todos os avantes adversários, Nilton Santos criou seu próprio jeito de levar vantagem sobre os adversários, mesmo se estivesse de costas para eles.
Para tanto, usava até mesmo o sol a seu favor. “Eu ia tocando a bola (e observando). Quando a sombra chegava, sabia que era o adversário. Eu passava o pé por cima da bola e voltava”, lembrou em entrevista à TV Globo, em 2004.
Mesmo depois de pendurar as chuteiras, Nilton Santos nunca deixou de frequentar o Maracanã – pelo menos até 2007, quando começou a lutar contra o Alzheimer. “A bola é minha vida. Foi quem me deu tudo. Nunca me traiu, nunca me bateu na canela, sempre me obedeceu”, dizia, demonstrando ainda felicidade por ser apontado como um dos maiores jogadores de todos os tempos. “O bom é as pessoas lembrarem da gente com saudade.” O futebol brasileiro já sente essa saudade.
—
Matéria completa com fotos e vídeo no
www.estadao. com.br
Construtora segue orientações do Corpo de Bombeiros sobre incidente no Alto da Esperança
Seguindo a determinação do Corpo de Bombeiros, a construtora responsável pela obra de contenção da encosta na Rua 10 do Alto da Esperança já começou a demolir o barraco de madeira que foi danificado por conta do desabamento de parte do muro de alvenaria que estava em fase de construção. O incidente ocorreu nesta quarta-feira, dia 27, por conta das fortes chuvas dos últimos dias. O imóvel estava totalmente vazio (sem móveis e sem pessoas) e a empresa irá ressarcir os danos causados à proprietária.
O coordenador da Defesa Civil, Ednaldo Azevedo, esteve no local e verificou que o fato ocorreu porque o muro ainda não estava concretado. Azevedo explica que a contenção é feita em etapas. “Primeiro são colocados os blocos com cimento e, em seguida, é instalada a ferragem e realizada a concretagem, etapa que faltava ser concluída, garantindo a estabilidade da obra”, explicou. “Por conta das chuvas, a terra ficou encharcada, provocando pressão no muro, gerando o desabamento parcial”, completou. A empresa está retirando o entulho e dará continuidade à contenção assim que o tempo ficar estável.
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
ADIADA PALESTRA MOTIVACIONAL DA CDL DE ILHÉUS
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus adiou a palestra motivacional com o consultor em gestão empresarial Waldez Ludwig para a próxima sexta-feira (29 de novembro), às 19h, no Centro de Convenções de Ilhéus.
Por conta do mau tempo, a aeronave que trazia o palestrante não conseguiu pousar no Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus, nem na pista de Comandatuba, em Una, tendo que retornar para Salvador. De acordo com a organização do evento, houve a tentativa de trazê-lo num táxi-aéreo, mas, o vôo não foi autorizado.
O lançamento oficial da Campanha de Natal 2013 da CDL de Ilhéus que seria hoje (27.11) fica então para a próxima sexta-feira (29.11), no mesmo local e horário. A Cdl de Ilhéus conta com a compreensão de todos.
Palestras em escolas ensinam a combater a dengue em Ilhéus
Nesta quinta-feira, dia 28, a ação vai ocorrer na Escola Municipal Vovô Isaac, no Bairro do Malhado, no turno vespertino. As unidades educacionais interessadas em desenvolver a atividade devem entrar em contato com a Coordenadoria de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
A educação sobre as formas de combater a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, em Ilhéus, tem sido um campo de atuação intensivo da Coordenadoria de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Além da panfletagem em postos de combustíveis e em cabanas de praia, os agentes ministram palestras em escolas para estudantes, professores e pais de alunos. Nesta quinta-feira, dia 28, a ação vai ocorrer na Escola Municipal Vovô Isaac, no Bairro do Malhado, no turno vespertino.
As unidades educacionais interessadas em desenvolver a atividade devem entrar em contato com a Coordenadoria de Endemias da Sesau pelo telefone 73-88814586. Escolas das redes estadual e privada também podem solicitar o serviço, assim como Organizações Não Governamentais (ONG), associações de moradores e demais instituições.
Estas campanhas se somam às visitações diárias das equipes de endemias às residências para identificar e combater os focos de reprodução do mosquito. A coordenadora de Endemias, Daiana Moscozo, ressalta a importância da conscientização e, sobretudo, a participação de todos para a redução do índice de infestação. “É um trabalho em conjunto; nós fazemos a nossa parte orientando, e a população tem que fazer a parte dela, colocando em prática o que foi passado, como, por exemplo, descartar o lixo na hora certa e seguir todas as orientações”, atesta.
Nesta sexta-feira, dia 29, a coordenadoria de Endemias fará um trabalho educativo no Mutirão da Cidadania, no Bairro do Hernani Sá. Ainda, a secretaria está programando uma grande blitz educativa na Praça Cairu, no próximo dia 21 de dezembro, marcando a chegada do verão.
Cuidados – Alguns cuidados básicos devem ser tomados para evitar a proliferação do Aedes aegypti como usar terra ou emborcar pratinhos usados nas plantas e lavá-los duas vezes por semana com bucha e sabão; guardar pneus em lugares cobertos; desobstruir as calhas, visando o não entupimento; limpar os ralos de água pluvial; tampar os recipientes utilizados para armazenamento de água; lavar os baldes duas vezes na semana. Também é preciso fechar qualquer espaço existente nas lavanderias usadas como tanque e não descartar entulhos em espaços inadequados. Além disso, toda pessoa que apresentar sintomas como febre, dores de cabeça e no corpo deve procurar uma unidade básica de saúde.
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
VÍDEO: “ÍNDIOS” TORTURAM AGRICULTORES E ARMAM CONTRA A FORÇA NACIONAL, EM BUERAREMA
Há três meses, pequenos agricultores da região de Buerarema (sul da Bahia) sofrem com as invasões de suas terras por parte de pessoas que se declaram como indígenas. Os atos são motivados pelo desejo da demarcação das áreas.
As ocupações sempre acontecem de forma violenta, sendo realizadas por homens fortemente armados. Um, dos vários exemplos das ações violentas, é o caso do pequeno agricultor Alessandro Correa, de 39 anos.
No dia 8 de novembro de 2013, Alessandro foi vítima de uma emboscada que quase resultou em sua morte.

Membros da tribo do Cacique Babau o capturaram e o torturaram após o mesmo ter solicitado uma escolta da Força Nacional à sua propriedade, invadida pela tribo do Cacique Valdelice. Alessandro e um grupo de trabalhadores desejavam colher os frutos plantados na localidade.
Com a ajuda de agentes da Força Nacional, Alessandro e o grupo de trabalhadores chegaram à propriedade. Os agentes ficaram de retornar ao fim do dia para garantir a segurança de todos na volta, mas, no período previsto, os agentes não retornaram.
Em busca de estabelecer contato via telefone para averiguar o atraso da escolta, o agricultor se afastou da sede da propriedade. Neste momento, ele foi surpreendido por cinco supostos índios que o fizeram de refém, sendo levado a um cativeiro.
Sob constantes ameaças, Alessandro foi agredido verbalmente e psicologicamente por meia hora. Os agressores (agora cerca de 30 homens, incluindo o Cacique Babau) utilizaram facões e armas na sessão de tortura.
De acordo com Alessandro, ele só conseguiu sobreviver às agressões por ter escapado do cativeiro durante a noite, tendo que adentrar uma mata, se atirar em um rio e fingir estar morto. Alessandro ficou bastante ferido. No dia seguinte, um mototaxista o resgatou.
Somente no hospital, Alessandro tomou conhecimento de que, no dia das agressões, os agentes da Força Nacional tiveram a passagem bloqueada na estrada que dava acesso à propriedade. O mesmo grupo de supostos índios utilizou árvores para montar a situação.
Após o ocorrido, o pequeno produtor prestou queixa na Delegacia da Polícia Federal, em Ilhéus. No vídeo abaixo, Alessandro conta o que aconteceu.
ASCOM/ASSPIUB
Responsáveis – Andrei Sansil e Lucas Vitorino.
Contatos – (73) 88915133 / 91445109 / 91362365 – andrei@ilheus24h.com.br
Como andam as investigações?
Caso dos baianos ameaçados de morte em Brusque (SC)
CURSO DE RADIO OPERADOR ILHEUS -BAHIA DE 11-12- e 13 DE DEZEMBRO 2013
OBJETIVO DO CURSO: Preparar o aluno para prova da ANATEL e habilita-lo para enfrentar uma sala de rádio e seus procedimentos cotidianos.
PROGRAMA: No curso de Rádio Operador você vai aprender sobre Código Fonético Internacional, procedimentos na sala de rádio, termos técnicos, rádio telegrama, legislação da classe, prioridades das comunicações, proibições na sala de rádio, nomenclatura das faixas de frequência, indicativo de silêncio, noções básicas de salvatagem, S.M.S, embarque e desembarque aéreo, regras gerais de segurança e treinamento no atendimento de aeronaves e embarcações, dentre outros assuntos.
O CURSO SERÁ MINISTRADO POR WILDE ACRE: PROFISSIONAL com larga experiência em Rádio e telefonia; trabalha na área Offshore com Navios, Plataformas há vários anos, com um alto nível de conhecimento como rádio operador e um índice de 100 por cento de alunos aprovados nas provas da Anatel.
METODOLOGIA: O curso será realizado em três dias de aula teórica, um dia de aula prática, aulas de legislação, conhecimento técnico, operação rádio telefonia, aula pratica em VHF, SSB. Com professor do Rio de janeiro que trabalha como rádio Operador ha vários anos.
CERTIFICADO E CARTEIRA: O certificado e a carteira será emitida pela ANATEL. Após o curso o aluno irá fazer uma prova na ANATEL, onde receberá a carteira e certificado de Rádio Operador.
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:
Maior de 18 anos.
Escolaridade – 1º grau
DOCUMENTOS: cópia de RG, CPF, e Comprovante de residência.
OPORTUNIDADES APÓS O CURSO: O professor passará vários endereços de empresas para o aluno encaminhar o currículo para analise.
Não damos garantia de emprego, e sim endereço das empresas.
A ferrovia leste/oeste vai precisar de Mao de obra qualificada inclusive de Rádios Operadores.
O Samu, Corpo de Bombeiros, Aeroportos, vão recrutar vários Radio Operadores que sejam credenciados pela ANATEL.
(toda sala de radio tem que ter radio operadores credenciados pela ANATEL).
O PRE-SAL é uma realidade e precisará de mão de obra qualificada.
O curso possui foco total na prova da ANATEL (para obter a carteira profissional da área, com alto índice de aprovação),o profissional habilitado atua em Plataformas de Petróleo, Navios, Sondas de Perfuração e em diversos outros locais, e em terra também.
Tenha a carteira de rádio operador e abra um leque de oportunidades em uma carreira que possui média salarial entre R$ 3000,00 e R$ 14000,00!
TEL:(73) 9152-2545 ou (73) 8814-6293 (73) 8804-1773- GEORGE
E-MAIL: just.geo@hotmail.com OU wilde_acre@hotmail.com
Blitz em posto de combustível conscientiza ilheenses sobre o combate à dengue
Além da blitz, a Secretaria de Saúde (Sesau) promove palestras nas unidades educacionais do município e realiza diariamente visitas domiciliares, com o objetivo de reduzir o índice de infestação no município.

Abordagens dos agentes de endemias a condutores em postos de combustíveis – Foto Secom Gidelzo Silva.
Agentes de Endemias fazem blitz educativa em posto de combustível para conscientizar a população sobre as formas de combater e controlar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor de dengue. A operação ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 26, na Barra de Itaípe, na zona norte de Ilhéus. Além de dialogar com os condutores e transeuntes, os técnicos distribuíram panfletos com informações sobre a dengue.
69ª CIPM
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).


























































