:: ‘Notícias’
CURSO DE RADIO OPERADOR ILHEUS -BAHIA DE 11-12- e 13 DE DEZEMBRO 2013
OBJETIVO DO CURSO:
Preparar o aluno para prova da ANATEL e habilita-lo para enfrentar uma sala de rádio e seus procedimentos cotidianos.
PROGRAMA:
No curso de Rádio Operador você vai aprender sobre Código Fonético Internacional, procedimentos na sala de rádio, termos técnicos, rádio telegrama, legislação da classe, prioridades das comunicações, proibições na sala de rádio, nomenclatura das faixas de frequência, indicativo de silêncio, noções básicas de salvatagem, S.M.S, embarque e desembarque aéreo, regras gerais de segurança e treinamento no atendimento de aeronaves e embarcações, dentre outros assuntos.
O CURSO SERÁ MINISTRADO POR WILDE ACRE:
PROFISSIONAL com larga experiência em Rádio e telefonia; trabalha na área Offshore com Navios, Plataformas há vários anos, com um alto nível de conhecimento como rádio operador e um índice de 100 por cento de alunos aprovados nas provas da Anatel.
METODOLOGIA:
O curso será realizado em três dias de aula teórica, um dia de aula prática, aulas de legislação, conhecimento técnico, operação rádio telefonia, aula pratica em VHF, SSB. Com professor do Rio de janeiro que trabalha como rádio Operador ha vários anos.
CERTIFICADO E CARTEIRA:
O certificado e a carteira será emitida pela ANATEL. Após o curso o aluno irá fazer uma prova na ANATEL, onde receberá a carteira e certificado de Rádio Operador.
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:
Maior de 18 anos.
Escolaridade – 1º grau
DOCUMENTOS: cópia de RG, CPF, e Comprovante de residência.
OPORTUNIDADES APÓS O CURSO:
O professor passará vários endereços de empresas para o aluno encaminhar o currículo para analise.
Não damos garantia de emprego, e sim endereço das empresas.
A ferrovia leste/oeste vai precisar de Mao de obra qualificada inclusive de Rádios Operadores.
O Samu, Corpo de Bombeiros, Aeroportos, vão recrutar vários Radio Operadores que sejam credenciados pela ANATEL.
(toda sala de radio tem que ter radio operadores credenciados pela ANATEL).
O PRE-SAL é uma realidade e precisará de mão de obra qualificada.
O curso possui foco total na prova da ANATEL (para obter a carteira profissional da área, com alto índice de aprovação),o profissional habilitado atua em Plataformas de Petróleo, Navios, Sondas de Perfuração e em diversos outros locais, e em terra também.
Tenha a carteira de rádio operador e abra um leque de oportunidades em uma carreira que possui média salarial entre R$ 3000,00 e R$ 14000,00!
TEL:(73) 9152-2545 ou (73) 8814-6293 (73) 8804-1773- GEORGE
E-MAIL: just.geo@hotmail.com OU wilde_acre@hotmail.com
Vilma Oliveira lança seu mais novo CD
Já se encontra em circulação o 5º CD da compositora e cantora Vilma Oliveira. Vilminha, como é chamada carinhosamente pelos fãs, nasceu em Uruçuca, mas se criou em Ilhéus, onde atua, sendo bem conhecida, notadamente, pelo público das zonas norte e oeste da cidade. Ela canta e encanta nos mais diversos lugares, e divulga seus trabalhos às pessoas simples dos bairros Teotônio Vilela, Malhado, Barra, Iguape e tantos outros.
Aos poucos, a simples cantora, que já morou em Belo Horizonte e Goiânia, ganha espaço no campo musical. Vilminha usa a criatividade para compor e também ao cantar canções conhecidas do grande público brasileiro, o que a torna “sem igual” na sua arte. Em Goiânia, ela cursou educação vocal na Music Center, onde já passaram grandes músicos do cenário nacional.
No seu quinto CD, Vilminha interpreta músicas de artistas como Paula Fernandes, Roberta Miranda e Paula Toller, do Kid Abelha, dentre outras consagradas, mais uma de sua autoria, “Dono do meu olhar”. Nesse novo trabalho, Vilminha contou com a participação de Aurélio no acompanhamento com violão ou teclado.
Algumas das músicas cantadas por Vilminha podem ser ouvidas na internet, através do bem acessado Palco MP3:
http://palcomp3.com/vilmaoliveira/
O lançamento acontecerá, sexta-feira, dia 13 de dezembro, a partir das 7 h da noite, na cabana Pinah 3, localizada na Av. Litorânea, no Malhado. Vale à pena conferir.
Prefeitura de Canavieiras
Projeto Verão 2013/14 e Pesca do Marlin agitam Sítio Histórico

CANAVIEIRAS.
Os shows musicais apresentados com Jorge e Denise Carvalho (JC Musical), Duda Ribeiro (voz) e Wagner (teclado) abriram, oficialmente, na noite desta sexta-feira (6) O Projeto Verão 2013/14. Os espetáculos foram o ponto de partida para que sejam realizadas apresentações artísticas, culturais e esportivas no sítio histórico até o Carnaval do próximo ano.
De acordo com o projeto, ao entardecer de cada dia nos finais de semana, será realizada uma ciranda musical no palco instalado na avenida Felinto Melo (calçadão), onde se apresentarão músicos e Dj’s, poetas, e desportistas das cidades que compõem a Costa do Cacau. Informa o secretário municipal da Cultura, Jorge Carvalho, que está garantida a participação de todas as expressões e linguagens culturais.
O “Porto Cultural” apresentará, de sexta a domingo, performances de dança rítmica, balé, saraus e cortejos poéticos, além de voz & violão ao cair da tarde na romântica Ponte do Lloyd onde aportavam os navios mercantes no período da colheita do cacau. “Nossa cidade é berço de grandes tradições culturais e nossa intenção é mantê-la viva e atuante para que moradores e turistas possam vê-las e aplaudi-las”, ressalta o prefeito Almir Melo.
Além das atrações artísticas, o Projeto Verão contempla pontos de venda de artesanato e o que existe de melhor na gastronomia canavieirense, oferecida pelos restaurantes e bares instalados no Sítio Histórico. Neste primeiro final de semana, a área do antigo porto de Canavieiras reuniu dois grandes eventos: o Torneio de Pesca do Marlin e o Projeto Verão.
Primeira etapa da Pesca do Marlin termina empatada
Mãos ao alto, por Marli Gonçalves
Isso, aquilo e aquilo outro: tudo é um assalto! Não reaja. Ou reaja, mas temo que não vá adiantar muito. Somos assaltados, roubados, furtados e outros ados (e idos) todos os santos dias. Em vários locais, sentindo, percebendo ou não. Pior: oficialmente, por empresas credenciadas e pelo próprio governo. Afinal, impostos se pagam para quê?
Você aí faz compras? Come? Já deu um pulinho no supermercado, sei lá, este mês? Não é para já entrar com as duas mãos para o alto, até antes de passar no caixa? Se é que vamos passar pelos caixas, porque na toada que estamos indo, de alta de preços, de descontrole inexplicável, iremos ao supermercado ou à quitanda só para fotografar – não está na moda, fotografar-se e postar na internet? Vamos posar com o tomate. Abraçando o mamão. Beijando um pedaço de queijo. Sorrindo, ao lado de uma peça de carne. Fazendo de conta que estamos tomando um iogurte.
Ah, não, que loucura é essa minha? Como vamos fotografar se aquela conta ininteligível que as operadoras mandam está cada dia mais alta e indecodificável? Postar na internet? Teremos que sair por aí procurando algum rico com wi-fi, igual a caçadores de borboletas.
O despropósito é total. Não há mais referência, padrão de comparação, nem vergonha na cara. O contágio tem sido célere. Se cada um pede o que quer, e acha otário para pagar, vai aumentando o preço, uma bola de neve, que já envolve também o pagamento dos serviços. Sabe quanto um pintor está cobrando? Fora o preço da tinta! Uma latinha, quase cem reais. Se for cor especial, com nome bonitinho como “vermelho pitanga do agreste” ou “amarelo raios de sol do Oriente”, prepare-se: o galão vai te depenar.
Bispo Diocesano de Ilhéus Agora tem título de Cidadão Ilheense.
Com uma Cerimônia realizada no Auditório da Faculdade de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, Bispo da Diocese de Ilhéus Natural de Ouro Fino – MG, recebeu das mãos do Vereador Luiz Carlos “O Escuta” o Título de Cidadão Ilheense juntamente com várias outras pessoas que foram outorgadas com este título proporcionado pela Câmara Municipal, dentre eles: Empresários, Vereadores, Pastores, entre outros.
A Cerimônia teve o seu inicio às 20h02 do dia 05 de dezembro contando com a presença de Autoridades Civis, Militares e Religiosas, do Prefeito Jabes Ribeiro e sua esposa, e teve como mediador do evento o Radialista Maltez de Athayde.
Porem o nosso Bispo Diocesano, não estava sozinho pois estavam lá os Padres: Edinilson Vivas (Vigário Geral e Pároco da Paróquia São Jorge) e também João B. Oiticica (Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Malhado), além de Religiosos e Religiosas, que lá se encontraram para dar os Parabéns e aquele abraço no nosso novo Conterrâneo.
Ao final sem muitas obrigações, alguns dos Condecorados e novos Cidadãos Ilheenses deram suas mensagens de agradecimento e dentre eles o nosso Bispo Diocesano que disse: “A partir de agora, sinto-me mais Responsável com este povo que me acolhe a quase 18 anos.”
“Parabéns Dom Mauro e que Deus o Continue abençoando sempre e saiba que serás sempre bem vindo nos Corações de todos os Diocesanos independentemente de Cidade ou Paróquia.”
Por Paulo Costa
***
Confira na Integra a Mensagem de Sua Excelência Reverendíssima o Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnoli.
MENSAGEM NA OUTORGA DO TITULO DE CIDADÃO ILHEENSE
05/12/2013
Sorteio da Copa define cenário turístico para o mundial
Ministério do Turismo vai trabalhar em parceria com estados e municípios para preparar as cidades para o evento
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, acompanhou a presidenta, Dilma Rousseff, no sorteio dos jogos daCopa do Mundo de 2014, na Costa do Sauípe, na Bahia, nesta sexta-feira (6). A escolha dos grupos definiu as seleções da primeira fase da Copa do Mundo de 2014. As informações sobre os locais das partidas e os países que se enfrentarão são essenciais para estimar a quantidade de turistas e o uso de meios de hospedagem e transporte.
As seleções da Croácia, do Camarões e do México foram selecionados para enfrentar a seleção brasileira na primeira fase. “Agora, com a definição dos grupos para a Copa do Mundo, temos um cenário mais concreto que nos permite avançar no trabalho de preparação junto com as cidades-sede. Estou convicto que o evento será um sucesso”, afirmou o ministro Gastão Vieira.
O objetivo do Ministério do Turismo é ajudar estados e municípios a oferecerem serviços e roteiros adequados nas sedes e arredores para os mais diversos perfis com base nas seleções que irão jogar e o público que será atraído para cada local. “Esta será a Copa das Copas”, disse a presidenta Dilma Rousseff, durante o sorteio dos jogos no Brasil.
No mês passado, representantes do MTur e das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 discutiram o plano operacional para organizar, ampliar e divulgar programas de hospedagem alternativa durante o megaevento. “Desejamos dar oportunidade para aqueles que não podem se hospedar em hotéis. Sem a participação das cidades-sede é impossível fazer qualquer plano de hospedagem alternativa. Temos que planejar em conjunto”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira, na abertura do encontro.
Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em parceria com o ministério, mapeou cerca de 60 mil leitos de hospedagem alternativa nas 12 sedes, entre albergues, pensões de hospedagem (como o programa Cama e Café), motéis e aluguel para a temporada.
Descobrindo a FOTOGRAFIA
Apenas duas semanas depois da turma anterior, já teremos novo grupo, ansioso por novos olhares sobre a Fotografia!
Desta vez, na ACEAI – Associação Centro Educacional de Ação Integrada, na Zona Sul de Ilhéus, Bairro N. Sra. da Vitória. O local é lindo, com espaço para a aula teórica e bastante “assunto” para a parte prática. ;)Como a distância do centro da cidade é relativamente grande, providenciamos a Kombi da instituição para transportar os alunos que não possuem carro, da Praça Cairu até o local do Curso, sem custos.
Pelo mesmo motivo, almoçaremos todos lá, no refeitório da ACEAI, com um custo de R$ 10,00 já embutido no valor do investimento do curso.
Atenção para os detalhes:
- 12h/aula de duração
- Dias 14 e 15 de DEZEMBRO de 2013 (Sábado 8-12h e 14-18h. Domingo: 7-11h)
- Valor do Investimento:
R$ 110,00 Depósito Banco do Brasil ag. 0019-1 CC 44659-9
OU
R$ 120,00 no cartão de crédito (via PagSeguro ou PayPal)
Este valor INCLUI O ALMOÇO DO SÁBADO.
O programa do Curso estará disponível em apostila digital:
- Fotografia: O que é e para que serve?
- Conhecendo seu equipamento
- Composição da Imagem: Estética e Mensagem
- Uso do flash
- Erros a serem evitados
No curso, além da parte teórica, teremos também:
- Aula prática de fotografia externa
- Seleção e avaliação das fotos produzidas
Público alvo: Amantes da Fotografia, com desejo de descerrar as cortinas do olhar, e produzirem fotos melhores em termos de técnica e estética.
Equipamento necessário: Qualquer câmera fotográfica, exceto celular.***** VAGAS LIMITADAS *****
INSCRIÇÕES ONLINE: Clique aqui.
—
ITABUNA / 10ª Reunião da ACI debaterá sobre o projeto de implantação do Porto Sul
Com o objetivo de apresentar estudos atualizados de impacto ambiental, econômico e social do projeto de implantação do Porto Sul, a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) estará reunindo nesta segunda-feira (9), às 19 horas, representantes da Casa Civil, Relações Institucionais e da Bahia Mineração na 10ª Reunião Ordinária, na sede da entidade, em Itabuna. O presidente Luiz Ribeiro convida toda a sociedade itabunense a participar de uma das discussões de maior relevância na região Sul da Bahia, tendo em vista a necessidade de desenvolvimento econômico.
A tradicional reunião da entidade antecede as audiências públicas que serão realizadas no Centro de Convenções, em Ilhéus, dia 12 e na Vila Olímpica de Itabuna, dia 13, quando serão apresentadas e esclarecidas à sociedade Sul baiana as informações complementares ao Estudo de Impacto Ambiental – EIA/Rima.
O encontro na ACI terá a presença do coordenador de Articulação Social da Secretaria de Relações Institucionais do Estado, Marivaldo Dias, do coordenador de Acompanhamento de Políticas e Infraestrutura da Casa Civil do Estado, José Carlos Valle e do diretor de Logística da Bahia Mineração, Aildo Fonseca.
A ACI fica localizada na rua Osvaldo Cruz, nº 56, Edifício União Comercial, 10º Andar, no centro de Itabuna. Mais informações pelo telefone: (73) 3613-1171.
Prefeitura de Canavieiras
Entrevistas do processo seletivo começam nesta segunda-feira
Os candidatos inscritos no processo seletivo simplificado para os diversos cargos oferecidos pela Prefeitura de Canavieiras devem estar atentos à data da entrevista que será realizada pela empresa responsável pela execução do certame. As entrevistas serão feitas no prédio da Secretaria da Educação, localizado na praça da Bandeira, no período de 9 a 13 de dezembro, sempre a partir das 8 horas. As datas para cada cargo podem ser verificadas no site www.canavieiras.ba.gov.br ou no quadro de avisos da prefeitura, durante o horário de expediente.
Segundo o edital, a publicação do resultado parcial está prevista para o dia 16 de dezembro de 2013, e pode ser verificado no site do município www.canavieiras.ba.gov.br e no site http://www.ibdm.org.br/doem/ , clicando em “Canavieiras”. O prazo para Prazo final de recebimento de recursos referentes ao Resultado Parcial é 18 de dezembro de 2013, e a publicação da Resposta aos recursos interpostos pelos candidatos é 20 de dezembro de 2013.
A seleção e provimento temporário de vagas do quadro de pessoal é destinado a prover as funções existentes em programas Estaduais e Federais e foi o objeto do Edital 001/2013. Segundo o prefeito Almir Melo, o processo destina-se a ao preenchimento de vagas temporárias no quadro de pessoal do município com a finalidade de preencher os cargos existentes nos programas federais e estaduais gerenciados pelo Município. O processo seletivo é uma das formas de contrapartida do município nos Programas Sociais, através do provimento das vagas, além de suprir as funções cujos contratos tiveram sua vigência expirada e foram rescindidos, recentemente.
A entrevista é de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos a todos os cargos, e prova de títulos, de caráter classificatório, para os candidatos de Ensino Superior. No momento da convocação o candidato aprovado deverá apresentar o atestado de Sanidade Física e Mental, de caráter eliminatório, para todos os cargos, sendo a realização dos exames de inteira responsabilidade do candidato.
Em Brasília, prefeito Jabes Ribeiro pede prazo contra bloqueio de verba do FNDE
O FNDE ameaça cortar o repasse de novos recursos em virtude da verba bloqueada na Justiça, no governo passado, e utilizada para pagamento de salários. O prefeito foi a Brasília tratar diretamente do assunto.
Durante viagem feita a Brasília, esta semana, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, esteve em audiência com o diretor do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Antonio Farias Neto, na qual solicitou prazo para providenciar a devolução de recursos federais que foram bloqueados pela Justiça local, no governo passado, e destinados ao pagamento de salários dos servidores. O Fundo ameaça cortar o repasse de novas verbas solicitadas pelo Município que, no momento, não tem capacidade financeira de arcar com a dívida herdada em virtude do bloqueio judicial.
A reunião contou com a presença dos deputados federal Mário Negromonte e do estadual, Mário Júnior, e de assessoras do Ministério da Educação. O prefeito relatou ao representante do FNDE as dificuldades enfrentadas pela administração atual para o pagamento da folha salarial – cujo índice de comprometimento do orçamento é de quase 70%, agravadas pela pressão para devolução de recursos oriundos de programas federais que foram bloqueados pela Justiça, no ano passado, e utilizados no pagamento de salários.
Para o prefeito, esse fato é de extrema preocupação em razão da possibilidade de cancelamento de verbas, já autorizadas pelo FNDE, com o objetivo de financiar a construção de novos espaços para a educação no município. Como o governo anterior não fez a devida prestação de contas dos convênios, Jabes Ribeiro solicitou prazo de pelo menos 120 dias para apresentar a documentação necessária e garantir a regularização do cadastro do Município no sistema do Fundo.
PNAT – Em Brasília, o prefeito Jabes Ribeiro foi informado que o Município vinha sofrendo prejuízo financeiro, desde 2009, pelo fato de não ter feito a solicitação de transferência de recursos a que tem direito no Programa Nacional de Transporte Escolar (PNAT). Ele também garantiu às autoridades federais adotar medidas para recuperar a sangria de recursos devidos ao Município diante da irresponsabilidade da administração anterior.
Secretaria de Comunicação (Secom)
Audiência Pública sobre Porto Sul será realizada em Ilhéus no dia 12
A nova audiência, que acontecerá no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, visa desenvolver diálogos com diversos setores d sociedade, com a finalidade de dirimir as dúvidas as existentes sobre o Projeto.
A audiência pública que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 12, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, localizado na Avenida Soares Lopes, às 19h, vai disponibilizar para a população do município de Ilhéus e de cidades vizinhas, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), os Cadernos de Resposta aos questionamentos prévios, o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e ainda os estudos complementares que foram realizados pelo governo da Bahia para o projeto do Complexo Intermodal Porto Sul. A audiência tem como principal objetivo desenvolver diálogos com diversos setores da sociedade para dirimir quaisquer dúvidas sobre a implantação do Porto Sul.
A disponibilização dos estudos para consulta popular é considerada importante para garantir a ampla participação dos interessados no processo de licenciamento ambiental. Nessas audiências públicas busca-se discutir os impactos sociais com a criação do projeto a ser instalado na zona litorânea Norte de Ilhéus, por se tratar de um tema de grande interesse para a sociedade, de modo geral.
Desde que foram iniciadas as audiências públicas para se discutir esse projeto, mais de 8.500 pessoas compareceram às convocações, assim como prefeitos regionais, deputados federais e estaduais, entre outros. As audiências vêm sendo realizadas desde 2011 e já ocorreram em cidades da região como Ilhéus, Uruçuca, Itacaré, Coaraci, Itajuípe, Barro Preto e Itabuna.
RELATÓRIOS DISPONÍVEIS – Além da audiência pública, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Ilhéus (Sema) foi autorizada pelo IBAMA a disponibilizar o Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima), para a população, no site da Prefeitura de Ilhéus –www.ilheus.ba.gov.br – no link ‘Nosso Município’, no item intitulado “Geografia”, bem como no site do IBAMA- www.ibama.gov.br/
O EIA-Rima também está disponível na sede da Sema, localizada na Avenida Osvaldo Cruz, s/n, bairro Cidade Nova, no período das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 18 horas. Outro local de consulta dos estudos é a Universidade Livre do Mar e Mata (Maramata), que fica na Rua Luiz Palmeira, s/n, Nova Brasília, aberta sempre das 7h30min às 17 horas.
—
Secretária de Comunicação (Secom)
69ª CIPM
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).






























































