:: ‘Notícias’
Governador e empresários assinam protocolo para novo polo que vai gerar 20 mil empregos
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
www.comunicacao.ba.gov.br
Prefeitura de Canavieiras
Prefeitura recupera píer para a Pesca do Marlin
Palestra sobre o Novembro Azul é realizada em loja Maçônica
Rosana Braga em: EMPRESA GENTIL = LUCRO MAIOR
E a falta de gentileza não afeta uma carreira ou uma empresa somente no momento da contratação. Sabemos que em qualquer organização existem problemas a serem resolvidos o tempo todo. O que determina o sucesso ou o fracasso de cada uma é o modo como lidam com esses problemas. As que estão atentas ao ambiente, sempre promovendo harmonia, integração e motivação, certamente estarão muito menos sujeitas aos prejuízos causados por afastamentos, faltas e absenteísmo, ou seja, com o tempo de trabalho perdido quando os empregados não estão na empresa ou produzindo tanto quanto poderiam se estivessem bem!
O maior problema é que muitos administradores e até os presidentes de empresas, equivocadamente, ainda compreendem a gentileza por um viés romântico. Mas a verdade é que este comportamento deixou de ser “artigo de luxo” para se tornar requisito fundamental na postura de todos, na vida em geral e dentro de uma empresa. Recentemente, uma revista especializada em empregabilidade publicou uma pesquisa revelando que 87% dos colaboradores são também demitidos por inadequações comportamentais. Porém, mais do que garantir estabilidade ou sucesso profissional, a gentileza é fator determinante para aumentar o lucro das organizações. Ou seja, empresas e colaboradores que não conhecem ou ainda duvidam do poder da gentileza estão fadados senão ao fracasso, certamente à estagnação ou à falta de sucesso.
Justiça interdita obra de edifício no Centro de Itabuna a pedido do MPT
O procurador relata que esteve no canteiro de obras, localizado na Rua Duque de Caxias, 717, no centro da cidade, onde a empresa ergue o edifício Residencial Volare, acompanhado de um analista e de uma estagiária. “Encontramos uma série de irregularidades, sendo que algumas delas, inclusive, chegam a colocar em risco de morte o trabalhador da construção civil”, relatou Souza. Dentre os problemas encontrados, destacam-se a falta de proteção nas pontas dos vergalhões, aberturas no piso sem fechamento ou sinalização, uso de escadas sem fixação, falta de telas de proteção contra quedas, além de problemas de organização que dificultavam o trânsito de pessoas no canteiro.
Ao todo, 14 operários estavam atuando na construção no momento em que o procurador inspecionou o local. Pela decisão judicial, eles permanecerão vinculados à empresa, recebendo os mesmos pagamentos de antes, mesmo que a obra mantenha-se paralisada. Caso algum trabalhador sofra prejuízos financeiros por causa da paralisação, a empresa poderá ser multada em R$5 mil por funcionário atingido. A liminar também estabelece que se a Engkah insistir em manter os trabalhos no local, poderá ainda ser multada em R$10 mil por dia. A decisão foi tomada no último dia 20 atendendo a pedido expresso em ação do MPT.
Matéria publicada em http://www.prt5.mpt.mp.br/
ILHÉUS / 68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO)
Agentes de trânsito de Ilhéus participam de capacitação
Foi iniciado hoje, dia 26, o curso de capacitação para os agentes de trânsito, que tem por finalidade melhorar os serviços prestados e a qualidade do trânsito em Ilhéus.
A Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Prefeitura de Ilhéus, iniciou nesta segunda-feira, dia 26, no auditório da Secretaria da Fazendo do Estado, uma capacitação para agentes de fiscalização de trânsito. O curso tem como principal objetivo atualizar os agentes de trânsito tem em vista o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), enfocando as principais ferramentas norteadoras, a Legislação de Trânsito, os Primeiros Socorros de Urgência, as Relações Interpessoais, a Postura Profissional, e por fim, o uso do talonário eletrônico.
Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
PARALISIA AGUDA
Vamos começar nossa coluna de hoje, com as palavras do ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, arquiteto Jaime Lerner. Disse ele em entrevista: “O Brasil sofre de paralisia aguda no avanço de obras de infraestrutura. A burocracia aprisionante faz da execução uma corrida de obstáculos. Com o intuito de evitar a corrupção ou danos ao patrimônio socioambiental, criou-se uma burocracia tão aprisionante que, além de não coibi-los, transformou a execução de qualquer projeto em uma corrida de obstáculos, na qual a viabilização de uma solução é travada até o limite da desistência. Pior, em um cenário onde os recursos existem. É uma perniciosa estrutura de desconfiança que inibe a ação”.
Ilhéus sente na própria carne o que Lerner quis dizer. Está aí como exemplo, o Complexo Intermodal Porto Sul, que sofre de paralisia aguda há mais de cinco anos…
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Depois de sete audiências públicas realizadas em vários municípios da Região (Ilhéus, Uruçuca, Itacaré, Coarací, Itajuípe, Barro Preto e Itabuna) sobre a construção do Porto Sul, com a grande maioria do povo aprovando, o Ministério Público Federal solicitou a realização de mais duas Audiências, que serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro nos municípios de Ilhéus e Itabuna. Os assuntos serão os mesmos abordados anteriormente, como o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental). Esperamos que sejam as últimas.
DIA DO HOTELEIRO
Mês da Consciência Negra é encerrado com desfile de beleza em Ilhéus
Os candidatos do desfile participam de programas de serviços sociais oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), e tem por objetivo chamar a atenção para a realidade da população negra em Ilhéus e elevar a autoestima das crianças e adolescentes que integram os programas sociais do município.
Para encerrar o mês da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) promove o Desfile da Beleza Negra, com as crianças e adolescentes que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – os antigos programas de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Projovem Adolescente. O desfile vai ocorrer na próxima sexta-feira, dia 29, na Rua Jorge Amado, Centro, a partir das 14 horas. “O evento é uma maneira de ressaltar a beleza das crianças e adolescentes e resgatar a autoestima daquelas que se sentem discriminadas”, destaca o titular da SDS, Jamil Ocké.
Segundo a coordenadora do SCFV, Glória Araújo, durante todo este mês foram realizadas várias atividades de conscientização sobre a história, importância e realidade da população negra no país para os menores atendidos pelo serviço. Ilhéus conta atualmente com 21 espaços do Peti e 14 do Projovem, e cada um deles encaminhará uma dupla para participar do concurso.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos proporciona atendimento social específico para cidadãos cadastrados pela SDS, de acordo com as necessidades e fragilidades de cada grupo de convivência. São promovidas atividades com o objetivo de coibir o trabalho infantil, promovendo oficinas de dança, música, esporte, cultura, cidadania e meio ambiente aos menores atendidos. “Estas ações não devem ser confundidas como um reforço escolar”, alerta Glória Araújo.
As atividades oferecidas pela SCFV são organizadas de acordo com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) com o objetivo de prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, oportunizando, dessa forma, o acesso desses grupos às informações sobre direitos e participação cidadã. As ações são promovidas para grupos ou coletivos e são possibilitadas troca de vivências e o fortalecimento de vínculos afetivos, promovendo a socialização e o reconhecimento da própria identidade cultural.
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
Prefeitura de Canavieiras
Sarau homenageou Vinícius de Moraes
A Secretaria Municipal de Cultura promoveu, na noite de sexta-feira (22), no auditório de sua sede, o Sarau Literomusical, Encanta Canes – Homenagem ao Centenário de Vinícius de Moraes. O evento contou com o apoio da Academia de Letras e Artes de Canavieiras (ALAC) e apresentou um compacto da vida grande poeta e compositor brasileiro, que completaria 100 anos em 19 de outubro de 2013.
Após a abertura do Sarau, em voz e violão, Isabela de Paula, da Plié Escola de Balett, dançou uma coreografia ao som de uma música de Vinícius de Moraes, seguida da apresentação da música A Casa, pelo Clube da Melhor Idade Alegria de Viver. A partir daí, diversos poetas e músicos abrilhantaram o sarau com dramatizações, declamações e apresentações musicais dedicadas ao “Poetinha”, apelido carinhoso atribuído por seu amigo Tom Jobim.
As declamações de poesias e músicas eram intercaladas com parte da biografia da vida de Vinícius de Moraes, contadas pelo presidente da Academia de Letras e Artes de Canavieiras, Fábio Rodes. A apresentação musical ficou a cargo de Jorge Carvalho (voz, violão e órgão) e Denise Carvalho (voz), com repertório exclusivo do “poetinha”.
Presente ao Sarau, o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, elogiou a organização do evento, ressaltando o nível da pesquisa realizada sobre a vida de Vinícius de Moraes, além da qualidade das apresentações. “O que acabamos de assistir aqui foi um sarau de altíssimo nível, o que demonstra a qualidade de nossos artistas, das mais diversas linguagens culturais”, parabenizou.
O secretário municipal da Cultura, Jorge Carvalho, anunciou que o próximo projeto a ser executado é o Projeto Verão, que será iniciado no dia 6 de dezembro deste ano. O Projeto Verão será promovido todos os finais de semana, no Sítio Histórico, até o Carnaval. “A população e os visitantes de Canavieiras assistirão a uma grande quantidade de shows musicais, além de diversos eventos esportivos e teatrais”, promete.
—
AI/PMC
Deputada discute com lideranças projetos e melhorias para Canavieiras
Discutir com a comunidade os investimentos que devem ser feitos na cidade e os projetos visando melhorar ainda mais a qualidade de vida dos moradores de Canavieiras. Esse foi o objetivo do encontro da deputada estadual Ângela Sousa (PSD) com lideranças políticas e comunitárias de Canavieiras, na manhã do último sábado (23). Participaram do encontro o presidente do PSD de Canavieiras, vereador Nilton do Nascimento, a vereadora Dalva da Pescan, o ex-secretário do Bem Estar Social, Edmo Nascimento, o chefe do Escritório da EBDA de Canavieiras, Rosalvo Sertório, além de diversas lideranças locais.
Durante a visita Ângela Sousa discutiu com a comunidade sobre importantes projetos para o município de Canavieiras e falou das conquistas somadas nos últimos meses. Na semana passada a deputada estadual, juntamente com o prefeito Almir Melo, se reuniu com governador da Bahia, Jaques Wagner, para solicitar, dentre outros serviços, a reforma do Estádio Municipal Pedro Menezes. Também foi solicitado ao governador a recuperação da estrada Canavieiras-Santa Luzia e cobrado o apoio para a urbanização da orla da Ilha da Atalaia.
Descontos podem ser de 100% no Refis, em Ilhéus, até o dia 29
Interessados devem procurar o setor de Tributos no Palácio Paranaguá, na Praça JJ Seabra, até a no horário das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. A campanha do Refis 2013, porém, se estende até o dia 30 de dezembro com outras possibilidades de negociação das dívidas.
Os contribuintes que optarem por quitar as dívidas com o município de Ilhéus em parcela única do Programa de Regularização Fiscal (Refis 2013), até a próxima sexta-feira, dia 29, poderão obter descontos de 100% nos juros, multas de mora e multas de infração. Interessados devem procurar o setor de Tributos, no Palácio Paranaguá, na Praça JJ Seabra, no horário das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. É preciso comparecer ao local munidos de documentos pessoais (pessoa física/ jurídica) e, caso seja representante legal, deverá ter em posse também uma procuração pública. Já o pagamento pode ser efetivado até o dia 2 de dezembro, visto que 30 de novembro, última data para os descontos maiores, cai no sábado.































































