:: ‘Notícias’
Atuação da CAERC
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
Caminhada mobiliza Ilhéus contra o trabalho Infantil
Com apitos, faixas, música e empolgação, crianças e adolescentes atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em Ilhéus, chamaram a atenção da sociedade para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – esta quarta-feira 12 de junho – com uma caminhada que percorreu as ruas do centro da cidade. As crianças também assistiram aos filmes infanto-juvenis, ‘O Velho e os Três Meninos’, ‘A Bicicleta do Vovô’ e ‘Maria vai ca’s Vacas’, que estão na programação do Festival de Cinema Baiano (Feciba), no Cine Santa Clara.
Com a ação, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), deu mais um passo para alertar e conscientizar a população sobre o grande problema que é o trabalho infantil e sobre a importância da aplicabilidade do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A mobilização também incluiu atividades lúdicas, explanações sobre o programa, explicações sobre a campanha de combate ao trabalho infantil, na Rua Jorge Amado.
Em Ilhéus, cerca de 780 crianças e adolescentes são atendidas pelo Peti, participando de oficinas de arte, cidadania, dança, cultura e esportes, com a oportunidade de crescer sem perder parte da infância trabalhando. “As atividades desenvolvidas pelo Peti, realizadas sempre no turno oposto ao escolar, possibilita que as crianças permaneçam longe da situação de trabalho e de marginalidade”, destaca o titular da SDS, Jamil Ocké, informando que para participar do programa, a criança deve ter no mínimo, 85%, de frequência na escola. “Mas o Peti não é um programa de reforço escolar e sim um espaço de convivência e promoção da cidadania”, observa Ocké.
Relatório – O Peti é um programa de convivência socioeducativa do Governo Federal cujo objetivo é o resgate de crianças e adolescentes na faixa etária entre seis e 15 anos que estão em situação de trabalho ou risco social. De acordo com relatório da Organização Mundial do Trabalho (OMT), existem hoje, cerca de 10,5 milhões de crianças em situação de trabalho em todo mundo.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 12.06.2013
CDL DE ILHÉUS REALIZA AMANHÃ O SEGUNDO SORTEIO DA CAMPANHA TRÍPLICE 2013
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus vai realizar nesta quinta-feira (13.06) o segundo sorteio da Campanha Tríplice 2013. Os consumidores que compram nas lojas – que aderiram à campanha da entidade – recebem cupons e ainda podem concorrer a dois caminhões em prêmios e uma moto zero quilômetro, além de prêmios menores. “No primeiro sorteio, 21 consumidores foram contemplados, sendo que 20 receberam vales-gás e 1 ganhou um caminhão de prêmios. Foi uma alegria muito grande, a família se emocionou, realmente estava precisando e contou com a sorte. Isso é muito legal, uma forma de prestigiarmos quem compra no comércio da nossa cidade e confia nas campanhas da CDL”, explicou Paulo Ganem, presidente da CDL de Ilhéus.
Os sorteios são realizados sempre próximos das datas comemorativas. “O primeiro realizamos próximo ao dia das Mães. Este de quinta-feira é depois do dia dos Namorados e, os dois últimos, serão próximos ao São João” disse Paulo, lembrando que depois do sorteio de amanhã ainda serão sorteados um caminhão de prêmios e mais uma moto zero km.
Os cupons podem ser depositados em urnas nas próprias lojas, na sede da CDL- na Rua Antônio Lavigne de Lemos – ou no stand da campanha, localizado na Praça Cairú, no centro da cidade. “Montamos o stand num lugar central, onde o fluxo de pessoas é grande, facilitando o acesso para a população depositar seus cupons. Todos devem ficar atentos para o horário do sorteio. É nesta quinta-feira, às quatro da tarde. Então é importante que as pessoas depositem seus cupons com antecedência para não perderem a chance de ganhar”, alertou Paulo.
Além da decoração junina que já foi colocada na Praça Cairú e outras ruas da cidade, a CDL vai animar o comércio durante todo o dia do sorteio. “No primeiro sorteio o grupo Firim Firim esquentou o comércio tocando forró o dia inteiro, e amanhã ainda teremos a presença de uma quadrilha que fará apresentações brilhantes. Vale a pena participar, acompanhar o sorteio e torcer para ganhar de perto. Todo o sorteio é transmitido ao vivo pelo sistema de som da Disque Tape para que aqueles comerciantes e comerciários que estão no trabalho, possam acompanhar da própria loja. Queremos tudo com transparência”, concluiu Paulo, convidando toda a população de Ilhéus para participar do sorteio.
Maramata busca recursos para projeto de captação de energia solar e águas de chuva
O presidente da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Fred Andrade, esteve em Salvador na última segunda-feira, dia 10, em busca de recursos para o Projeto Maramata Sustentável. Ele foi recebido pelo chefe de gabinete da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado (Seinfra), Marcus Cavalcanti, que mostrou interesse em apoiar a iniciativa e vai avaliar a liberação de verbas para as obras e equipamentos necessários a sua execução.

O presidente da Maramata, Fred Andrade e o chefe de gabinete da Seinfra, Marcus Cavalcanti. Foto divulgação
Dividido em quatro etapas, o projeto visa tornar a Maramata sustentável por meio da captação de energia solar e águas de chuva. A meta é instalar 18 painéis fotovoltaicos (energia solar) para a produção de 780 quilowatts por hora, quantidade suficiente para atender às necessidades da instituição.
Direcionado pelos princípios dos quatro R’s (Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), o projeto inclui também a coleta e destinação de resíduos sólidos para a manutenção de jardins da Maramata. “A nossa equipe está consciente da sua responsabilidade como órgão ambiental responsável e integrado a todas as instituições públicas e privadas que pesquisam e divulgam técnicas voltadas para a preservação ambiental”, enfatiza Fred Andrade.
Na sua visão, este projeto colocará a Maramata em posição de destaque no âmbito preservacionista do sul e extremo sul da Bahia, através das ações e investimentos previstos para curto e médio prazo. Para o presidente Fred Andrade, este trabalho servirá como referência regional e estadual, cumprindo a missão da instituição de auxiliar na manutenção da qualidade de vida das próximas gerações.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 12.06.2013
Deputada participará de audiência com ministro para discutir obras da Ferrovia
A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) já confirmou presença na audiência que será realizada pela Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia com o ministro dos Transportes, César Borges, no próximo dia 27 de junho, em Brasília, para tratar da questão como o novo traçado da Ferrovia de Integração Oeste Leste e a reforma e duplicação de algumas rodovias, a exemplo da BR 415, no trecho Ilhéus/Itabuna. O convite foi reiterado na manhã desta terça-feira pelo presidente da comissão, deputado Herbert Barbosa, que destacou a importância dos parlamentares estarem reivindicando junto ao Ministério dos Transportes o andamento desses serviços.

Vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada estadual Ângela Sousa considera a Ferrovia de Integração Oeste-Leste como um importante equipamento para dinamizar o escoamento da produção da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros polos do país, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.527 quilômetros de extensão e envolverá investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões até 2014. A Fiol ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras – no estado da Bahia – a Figueirópolis, no estado do Tocantins, formando um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto Sul, em Ilhéus.
Seplan avalia projeto de reurbanização e revitalização da área central de Ilhéus
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Planejamento, Tecnologia e Orçamento (Seplan), está concluindo a avaliação do Projeto de Reurbanização e Revitalização da Área Central da cidade, elaborado pela empresa Planege Cidades, contratada pela Bahia Mineração (Bamin), no valor de R$ 367 mil. O projeto inclui a área delimitada pela poligonal: Ruas Tiradentes, Bento Berilo, Magid Hage, Dom Alfredo Tepe, entorno daPraça Castro Alves, Soares Lopes (trecho entre as Praças Castro Alves e Dom Eduardo), Cel. Paiva, Praça José Marcelino, Coronel Misael Tavares, Almirante Linhares, José Candido de Carvalho Filho e Tiradentes.
O Secretário Joaquim Bastos ressalva que o Projeto de Reurbanização e Revitalização da Área Central da Ilhéus começou a ser desenvolvido a partir do Protocolo de Intenções que foi firmado em 31 de outubro de 2011, entre a Prefeitura Municipal e a Bamin, que assumiu o pagamento desse contrato. A concepção do projeto visa à melhoria da infraestrutura dos setores de comércio, turismo, prestação de serviços, potencializando a qualidade de vida da população. As intervenções propostas compreendem, nesta fase, os projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo, com a execução de novas redes de drenagem pluvial, pavimentação das vias de veículos e pedestres, garantindo as necessidades da mobilidade e acessibilidade, iluminação pública,paisagismo e mobiliário urbano.
Academia de Letras de Ilhéus.
Prezados Confrades, Confreiras e parceiros,
Redator do Blog

Flávio Rebouças foi um dos premiados no concurso nacional de fotografia
A fotografia de Flávio Rebouças, “Se entrose na minha”, foi uma das vencedora do Concurso Cultural “Fotografe o Brasil”. Realizada pela iStockphoto Brasil com patrocínio da Canon, a competição recebeu 30.234 imagens de 4.287 fotógrafos de todo o Brasil e estava entre as 11 finalistas. O jovem nascido em Ipiaú, itacareense de coração e radicado em Ilhéus, volta para casa com uma câmera fotográfica Canon 7D. Ele participou da cerimônia de premiação na noite de ontem (11), em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som (MIS).
A foto de Flávio Rebouças foi escolhida pelo Diretor Criativo da iStockphoto Internacional, Brad Ralph. Além da imagem premiada, ele teve outras duas imagens selecionadas entre as 200 melhores. “A foto foi espontânea, o registro de um momento de lazer, que fala da cumplicidade, do amor e da beleza natural e humana”, declarou o fotógrafo, que é coordenador do Núcleo de Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus e graduando do Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz.
As imagens finalistas do Concurso “Fotografe o Brasil” ficarão expostas no MIS entre os dias 12 e 16 de junho, no PhotoImageBrasil e no Senac Santo Amaro, em agosto. As fotografias selecionadas podem ser conferidas na página oficial do concurso: www.fotografeobrasil.com.br/.
Cyro de Mattos Participou das Homenagens à Escritora Nelly Novaes Coelho em São Paulo
No dia 29 passado, a Editora Letras Selvagem e a Casa das Rosas (Centro de Literatura e Cultura Haroldo de Campos) prestaram homenagem em São Paulo à consagrada escritora Nelly Novaes Coelho, pela passagem de seus 91 anos de idade, docência universitária e exercício da crítica literária durante 50 anos. Os escritores Ignácio Loyola Brandão e Cyro de Mattos, os críticos Benjamin Abdala Jr e Fábio Lucas, doutores em Letras, da USP, integraram a mesa oficial do evento e proferiram homenagem à Nelly Novaes Coelho, Professora Emérita da USP.
Na oportunidade, depois das homenagens prestadas, Nelly Novaes Coelho lançou o livro “81 Escritores da Literatura Brasileira no Século XX”, publicado pela Editora Letra Selvagem, de São Paulo, volume de quase mil páginas, no qual é analisada pela ensaísta a obra de grandes autores da ficção brasileira.
Eis na íntegra a fala de Cyro de Mattos homenageando Nelly Novaes Coelho:
“Senhores e senhoras:
Pais de alunos garantem apoio aos trabalhadores em educação de Ilhéus
Centenas de pais de alunos da rede municipal de Ilhéus, dos mais diversos distritos, vilas e povoados, participaram na tarde desta terça-feira (11) de uma assembleia realizada no auditório do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME-Centro) para manifestar o apoio aos trabalhadores em educação, que realizaram uma paralisação de advertência de dois dias contra a demora do governo municipal em fechar o acordo da Campanha Salarial da categoria. Durante o encontro, a presidente da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça, explicou aos pais que em nenhum momento os trabalhadores em educação pretendem fazer greve, mas diante da posição do governo municipal, que insiste em não apresentar uma proposta concreta de reajuste salarial para os servidores não docentes, não restou outra alternativa a não ser realizar paralisações de advertência.
Diversos pais fizeram questão de manifestar o apoio aos trabalhadores em educação, destacando a importância dos servidores e a falta de respeito do governo municipal com uma categoria tão importante como é a dos educadores. O pai de aluno Ivair Barreto, morador do Assentamento João Amazonas, realçou que os pais devem estar unidos nessa luta para cobrar do prefeito um direito de todos que é a educação. A proposta do trabalhador rural foi de que todos os pais de alunos fossem para as ruas mostrar toda a indignação dos moradores, principalmente da zona rural, como a forma como o governo municipal vem tratando a educação.
Ponte Salvador- Ilha de Itaparica foi idealizada em 1967
Este foi o início da palestra do secretário do Planejamento do Estado, José Sergio Gabrielli, na noite de ontem (10), durante o debate na Universidade Federal da Bahia (Ufba), promovido pelo professor da pós-graduação da Faculdade de Educação (Faced), Nelson Pretto.

































































