:: ‘Notícias’
Vereador Cosme Araújo continua apresentando projetos importantes para o município de Ilhéus
Desde que tomou posse em janeiro último, o vereador Cosme Araújo (PDT), tem sido exemplo de agente público no legislativo ilheense. Sempre presente em todas as sessões ordinárias, especiais e audiências públicas, vêm lutando e exercendo o seu papel na casa de leis. Contundente nas suas posições ideológicas mantém um mandato direcionado para o desenvolvimento da cidade e interesse da sociedade.
Recordista de proposições na Câmara de vereadores, o parlamentar vem apresentando projetos importantes na área de segurança pública, educação, saúde, meio-ambiente, transporte e assuntos diversos, a exemplo de PL que beneficia diretamente o servidor e àqueles que pretendem ingressar no serviço público municipal.
Esta semana presentou projetos para monitoramento de Câmeras na cidade; Sessão especial sobre o CCZ; indicações diversas na área da agricultura e pesca; requerimento ao governo do estado para dragagem na baia do pontal e solução das questões ambientais ainda localizadas no antigo lixão do Cururupe.
Também apresentou Moção de Louvor pelos vinte e seis anos de fundação do Jornal A Região, da cidade de Itabuna; Apresentou Emenda a Lei Orgânica do Município para alteração dos períodos das sessões legislativa, anual; Protocolou requerimento à Mesa diretora, solicitando criação de Comissão Especial para acompanhamento das desapropriações que inevitavelmente acontecerão dos imóveis localizados onde será construída a nova ponte da zona sul, paralelamente ao Decreto Municipal 028/2013.
Finalizando as ações desta semana, o vereador Cosme Araújo apresentou Projeto de Lei que obriga o poder público municipal, custear os exames médicos admissionais de candidatos aprovados em concursos. “Os exames acarretam despesas extras para os candidatos, e muitos deles não têm meios para assumir tais despesas, por se encontrar desempregados”, explica o parlamentar.
—
Assessoria do Vereador Cosme Araújo, em 07/06/2013.
INTEGRA FÊNIX – EVENTO QUE DEU CERTO
No dia 28 e 31 de maio, do corrente ano, aconteceu no Clube Social de Ilhéus o I Integra Fênix, de acordo com Projeto apresentado pelo Coordenador de Educação Física do Colégio Fênix Prof. Thiciano Arléo que contou com a colaboração dos demais Coordenadores, da Direção, do responsável pelo Departamento de Projetos Prof. Marcos Silva, dos demais professores e funcionários da Escola além do entusiasmo dos alunos do Fundamental II e Ensino Médio.
O objetivo principal era voltado para o convívio social, o “aprender a conviver” como um dos mais importantes itens da educação, no século XXI.
No primeiro momento houve uma palestra do Professor convidado Mauricio Leandro “Choquito”, Prof. da UNIME, que discorreu sobre a importância da convivência de todos no ambiente social.
Em seguida, houve participação dos alunos em diversas oficinas como hidroginástica, atividade de quadra e dança, onde se destacaram os professores Murilo Rosa, Cleomara Silva, Saula Hoisel e Irostiam Rosário.
O acontecimento recebeu elogios dos participantes, pais de alunos e de todos os que assistiram o desenrolar do projeto educacional.
Marinha do Brasil
MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 2° DISTRITO NAVAL
COMANDO DO GRUPAMENTO NAVAL DO LESTE
Ilhéus, BA.
Em 7 de junho de 2013.
Semana da Marinha – Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo
Em comemoração ao 148º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha – a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus realizará os seguintes eventos na cidade de Ilhéus, abertos ao público:
Dia 08 de junho (sábado), exposição das 10 às 17 horas, na Praça Dom Eduardo, onde serão apresentadas embarcações e viaturas militares e exibidas miniaturas de navios de guerra feitas pelo artista plástico MANECA BRANDÃO, além de distribuição de informativos a respeito da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha – e folders sobre como ingressar na Marinha; e
Dia 09 de junho (domingo), exposição das 12 as 20 horas no Shopping Center Jequitibá, em Itabuna, onde serão exibidas embarcação e viatura militar utilizadas em Inspeção Naval, miniaturas de navios de guerra feitas pelo artista plástico MANECA BRANDÃO, banners e vídeos sobre a Marinha do Brasil. Durante o evento serão distribuídos informativos e folders a respeito da Batalha Naval do Riachuelo, sobre como ingressar na Marinha;
ALEXSANDRE TEIXEIRA DE VASCONCELOS
Capitão-de-Corveta
Delegado
Batalha Naval do Riachuelo
Vacinação contra Pólio começa neste sábado em Ilhéus
Programada para iniciar neste sábado, 8, em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite deve atender, em Ilhéus, 95% das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos( 4 anos 11 meses e 29 dias), segundo informa a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Patrícia Dickie de Almeida. Todas as unidades das zonas urbana e rural de Ilhéus estarão funcionando, neste sábado. A campanha ocorre até o próximo dia 21, e também será ofertada a VIT A (vitamina A) às crianças.
A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo polivírus. Esta é a 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite realizada pelo governo brasileiro. Segundo o Portal da Saúde do governo Federal, estão sendo distribuídas 19,4 milhões de doses da vacina oral nos 115 mil postos abertos em todo o país para a vacinação, com investimento total de R$ 32,3 milhões em repasses do Fundo Nacional de Saúde para os estados e municípios.
Ao lançar a campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o poder de mobilização para a vacina chegar a todas as regiões do país. Cerca de 350 mil pessoas estarão envolvidas na realização da campanha. Serão utilizados 42 mil veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 06.06.2013
Concessão de área no Porto Sul é passo para redenção da economia regional

Governador assinou o contrato de concessão da área para Bamin, na presença de várias autoridades, entre as quais o prefeito Jabes Ribeiro.
A assinatura do contrato de concessão, pelo governador Jaques Wagner, de área do Estado para implantação do terminal de uso privativo da empresa Bahia Mineração (Bamin) no Complexo Porto Sul, foi classificada pelo prefeito Jabes Ribeiro, presente à solenidade, como um importante passo para a redenção da economia regional. O ato aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 6, na sede da Governadoria, em Salvador, e dele também participaram o vice-governador Otto Alencar, o presidente da Bamin, José Francisco de Viveiros, secretários estaduais, dirigentes de órgãos estaduais, deputados federais e estaduais de várias legendas.
Com a concessão da área, no distrito de Aritaguá (no litoral norte ilheense) a Bamin e a Bahia vão ser os primeiros a se beneficiar do novo marco regulatório da atividade portuária no país, a chamada MP dos Portos, aprovada recentemente e que permite a exploração de portos pela iniciativa privada, como observou o governador Jaques Wagner: “O Porto Sul será o primeiro assinado pelo Governo Federal nessa nova modalidade de concessão, isso é resultado de muito trabalho e representa um grande investimento chegando ao nosso estado, com a consolidação desse complexo logístico. A Bamin já possui licença para extração do minério, a ferrovia Oeste-Leste está se consolidando e agora o Porto Sul avança”.
REDENÇÃO
Filme ‘Cuíca de Santo Amaro’ abre o III Festival de Cinema Baiano em Ilhéus
Nesta sexta-feira, dia 7, tem início a terceira edição do Festival de Cinema Baiano, com a presença do ator Antônio Pitanga e dos cineastas Joel de Almeida e Josias Pires. O evento ocorre a partir das 19 horas, no Cine Santa Clara, com a exibição do filme Cuíca de Santo Amaro, realizado pelos artistas, prestes a entrar em circuito comercial.
Ao final, o público poderá conversar com os diretores, e ainda, os três convidados abordarão o tema do evento “O que é cinema baiano?”. O documentário sobre Cuíca de Santo Amaro resgata a história deste cronista social que marcou Salvador nas décadas de 40 e 50, bradando contra a hipocrisia e revelando segredos e trapaças em praça pública.
O Festival de Cinema Baiano é uma realização da Voo Audiovisual e da NúProArt, viabilizada pelo Edital Setorial de Audiovisual 2012 da Fundação Cultural do Estado, juntamente com a Secretaria de Cultura da Bahia. Toda programação tem acesso gratuito e contempla a exibição de 14 curtas-metragens da mostra competitiva, além de produções de diversos gêneros das mostras temáticas.
Professores de Ilhéus participam da Caravana Digital da FTD
Professores da rede municipal de Ilhéus foram contemplados na quarta-feira, 5, com a visita da a Caravana FTD Digital, projeto da iniciativa privada que percorre 80 cidades brasileiras nos meses de junho e julho. O objetivo é apresentar e orientar os educadores sobre as novas tecnologias e objetos digitais voltados ao processo educacional.
Um ônibus equipado com tablets, lousa e monitores de TV passou o dia estacionado na Praça Castro Alves, centro da cidade, apresentando vídeos, animações, jogos educativos, simulações, infográficos interativos e objetos de realidade aumentada aos professores ilheenses. As assessoras pedagógicas da editora explicaram que todo este material será objeto de análise nas discussões do Programa Nacional de Livros Didáticos – PNLD – para 2014.
A proposta da editora é aproximar os novos objetos educacionais da cultura digital predominante na vida dos estudantes, flexibilizando as estratégias de ensino, tornando a aprendizagem mais lúdica e descontraída e reaproximando alunos e professores. As inovações pedagógicas incluem também aulas semiprontas, planejador interativo de aulas e gestor de provas para facilitar a criação, organização e produção do material trabalhado em sala de aula.
A professora Márcia Martins considerou a iniciativa estimulante e diz esperar que a rede municipal de Ilhéus se adapte às novas tecnologias. “Seria muito importante para os alunos e para os professores se todas as escolas se estruturassem para inserir essas ferramentas na sua realidade”, pondera.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 06.06.2013
NOTA DE ESCLARECIMENTO / PONTE SALVADOR-ILHA DE ITAPARICA
Com o objetivo de evitar a disseminação de informações incorretas sobre o projeto da ponte Salvador – Ilha de Itaparica, que integra o plano de desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador (RMS), Recôncavo e eixo litorâneo sul, a Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) contesta as declarações do arquiteto Paulo Ormindo publicadas no Jornal Tribuna da Bahia, desta quinta-feira (06), na matéria intitulada “Arquiteto diz que estrada e ferrovia podem substituir ponte para Itaparica”.
1) (…) É um valor exorbitante, que provavelmente ficará maior. A ponte vai criar uma dependência da Região metropolitana e cidades vizinhas ao centro de Salvador maior do que já é, criando um pesado tráfego para cruzar Salvador para chegar ao centro e ao Porto.
(…) A Ponte Salvador-Itaparica, de R$ 7 bilhões, terá 12 quilômetros e 70 metros de altura em seu vão central. O projeto inicial falava de R$ 3,5 bilhões. Pelo menos R$ 40 milhões foram gastos apenas para o projeto da obra.
Como se trata de um projeto que gera muita especulação, o arquiteto Paulo Ormindo equivoca-se ao apontar valores para a construção de uma ponte ao invés de abordá-los como um plano de desenvolvimento socioeconômico regional, que também demandará investimentos de infraestrutura, a exemplo de rodovias, saneamento, energia, além da ponte.
Por outro lado, desconhecemos as fontes dos valores indicados (R$ 3,5 bilhões). Desde o estudos preliminares, em 2011, a estimativa de investimentos é de R$ 7 bilhões para todo o plano de desenvolvimento, o que significa que não houve majoração em 100%. Um dos objetos de trabalho da consultoria Mckinsey & Company é auxiliar o Governo do Estado a elaborar um modelo econômico que otimize o investimento de recursos públicos e reduza o custo total do projeto.
A realização do projeto deverá contemplar o aporte de recursos federais e estaduais, além de investimento privado. A modelagem econômica indicará a equação financeira adequada, levando em consideração a cobrança de pedágio e aproveitamento de parte dos ganhos imobiliários com a valorização que virá desse empreendimento. Teremos valores mais precisos e detalhados após a conclusão do projeto básico de engenharia, que está em processo de licitação.
Diferente do que expõe o arquiteto Paulo Ormindo em relação ao tráfego pesado na capital, o Governo do Estado tem trabalhado em conjunto com a prefeitura de Salvador no sentido de que haja a melhor solução para o tráfego de veículos leves, pois, necessariamente, o fluxo de veículos pesados já estará segregado dentro da Via Expressa. Deste modo, não haverá transtornos para o trânsito da capital, visto que esta via liga o porto de Salvador com a BR-324.
No que se refere ao investimento em estudos técnicos e na contratação de consultores, as melhores práticas na elaboração de projetos apontam que a fase de planejamento é fundamental. Além disso, todos os custos serão integralmente reembolsados ao Estado pelo vencedor da licitação do projeto, que será realizado no primeiro trimestre de 2014.
2) (…) o projeto do governo apresenta inúmeras incongruências: está na rota dos quatro portos do entorno da Baía de Todos os Santos e prevê horários de abertura da ponte para a passagem de navios, paralisando o fluxo de veículos em cima dela. É um meio que não tem outra saída. Quando a ponte fechar para a passagem de plataformas ou navios, como previsto no projeto, vai engarrafar e as pessoas não terão por onde sair.
A Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) esclarece que os estudos preliminares apontam que 99,9% dos navios de carga e passageiros passam pelo vão central. Estima-se que a largura esteja entre 600 e 750 metros e de altura tenha 70 metros, o equivalente a um edifício de 20 andares. Não haveria problemas de navegação, por exemplo, para uma das maiores embarcações do mundo, como o porta-aviões da série Nimitz, com aproximadamente 63 metros de altura e 77 metros de largura.
Por outro lado, ainda está em estudo a possibilidade da ponte Salvador-Ilha de Itaparica ter um trecho móvel. Caso esta seja a melhor solução, a passagem eventual de plataformas e sondas de perfuração que excedam os 70 metros de altura, serão em horários de menor fluxo (madrugada) e certamente não excederá duas vezes ao ano. Além disso, similar as medidas de segurança implantadas em todas as pontes móveis do mundo, não será permitido que haja veículos na ponte.
————–
06/06/2013
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia
ILHÉUS / Sutran convoca permissionários do transporte escolar para vistoria
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sutran) convoca os permissionários do serviço de Transporte Escolar para a vistoria dos veículos referente ao segundo semestre deste ano. O Edital de Convocação 005/2013 informa que a vistoria acontecerá no período de 10 a 14 e de 17 a 21 deste mês, sempre no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sede da Sutran, localizada na Avenida Governador Roberto Santos, número 86, no Bairro da Esperança.
Ainda de acordo com o Edital, os interessados devem abrir processo no Setor de Protocolo, apresentando, na oportunidade, os seguintes documentos: cópia do CRLV do veículo, cópia do alvará de circulação, cópia da Carteira Nacional de Habilitação (do proprietário e do auxiliar), certidão estadual (do proprietário e do auxiliar) e certidão federal (do proprietário e do auxiliar), além de uma foto 3×4 recente (do proprietário e do auxiliar). O proprietário, deve levar seu veículo para ser vistoriado após 48 horas, no mínimo, da abertura do processo (portando o protocolo de abertura).
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 06.06.2013
Deputada diz que Terminal da Bamin será um avanço no desenvolvimento regional
O terminal privado movimentará cerca de 25 milhões de toneladas por ano do minério de ferro produzido pela empresa. A Bamin é a primeira investidora privada no novo complexo portuário da Bahia e antes mesmo da sua implantação na cidade já vinha investindo em ações ambientais e qualificação para a geração de emprego e alternativas de renda. O Porto Sul movimentará cargas de todos os tipos de granel (minérios, grãos agrícolas, óleos, combustíveis) e cargas em seus diversos acondicionamentos, com estimativa, no 25º ano de funcionamento, de operar 100 milhões de toneladas por ano.
Conferência Municipal das Cidades será aberta nesta sexta-feira em Ilhéus
Promover uma ampla discussão sobre o tema central “Reforma Urbana Já”, com ênfase para as áreas de habitação, saneamento básico, mobilidade urbana e gestão territorial, é o principal objetivo da 5ª Conferência Municipal das Cidades, programada para acontecer no auditório da Ceplac, na zona central de Ilhéus. O evento, que servirá como etapa preparatória da conferência estadual prevista para agosto em Salvador, será aberto às 18 horas desta sexta-feira (7) e se estenderá até às 17 horas de sábado (8).
A solenidade de abertura deverá contar com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, do presidente do Conselho Municipal da Cidade, Marcos Lessa, e da superintendente de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do Estado, Eleonora Mascia, além de secretários e assessores municipais, vereadores e membros da sociedade civil organizada de Ilhéus.
Segundo Marcos Lessa, a Conferência Municipal das Cidades, evento que acontece a cada três anos, servirá para que Ilhéus confirme sua adesão ao Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. “Além de elegermos os nove delegados que estarão representando o nosso município em Salvador, também debateremos e definiremos propostas capazes de contribuir para a construção de importantes ferramentas de desenvolvimento, como os planos municipais de habitação, saneamento e mobilidade urbana”, enfatiza.
Plano Diretor – Marcos Lessa adianta que durante a Conferência Municipal das Cidades será proposto um grande debate sobre o processo de adequação do Plano Diretor Municipal de Ilhéus aos investimentos previstos para a cidade e região. “Nosso plano diretor é de 2006, por isso é fundamental adequá-lo à nova realidade regional, construída pela chegada iminente do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste/Leste”. A promoção da 5ª Conferência Municipal das Cidades é resultado de uma parceria do conselho municipal com a Prefeitura de Ilhéus.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 06.06.2013

































































