WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA  

COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL

68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR

 

68ª CIPM APREENDE ARMAS E DROGA COM MENOR NO BAIRRO DACONQUISTA

 Por volta das 22h32min, do dia 07/06/2013, após denúncia anônima, a guarnição da viatura PETO6811, conduziu da Rua Santa Clara, bairro Conquista para 7ª COOORPIN, o menor R T A, 16 anos, residente no bairro Conquista. Com o menor fora apreendido 01 (um) revólver cal. 38, Rossi, numeração ilegível, com 02 cartuchos intactos; 01 (um) revólver cal. 44, Smith West, com 02 (dois) cartuchos intactos; 01 (um) aparelho de telefone celular marca Sansung; aproximadamente 64 (sessenta e quatro) gramas de maconha; a quantia de R$ 870,00 (oitocentos e setenta reais) em espécie; 01 (uma) corrente de metal e 01 (um) relógio. Na DP o material apreendido foi apresentado junto com o menor ao Delegado Luiz Adriano, responsável pelo registro do Auto de Apreensão em Flagrante Delito em Ato Infracional.

68ª  CIPM

68ª CIPM

O  Comando da 68ª CIPM solicita à sociedade que continue denunciando, através do        e-mail: denuncia68pm@hotmail.com.

Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O

por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

TOLERÂNCIA ZERO

        Há cerca de três décadas, andar pelas ruas de Nova York à noite, era mais perigoso do que é hoje em São Paulo, Rio, e outras cidades. A cracolândia tomava conta do centro de Manhattan; e os viciados eram responsáveis pelo medo que tomou conta da vida dos moradores locais, como acontece hoje no Brasil. No início dos anos 80, o prefeito Rudolph Giuliani, instituiu a lei da “Tolerância Zero”, onde até os pequenos delitos eram punidos. Em poucos anos, o número de assassinatos, que chegou a 1.672 em 1987, a maioria atribuídos  ao crack, foi reduzido em 65%. Com a Tolerância Zero, Nova York passou a ser considerada uma das cidades mais seguras dos EE.UU.; e o número de turistas cresceu.

Seria possível uma experiência dessas no Brasil? Que tal se as punições fossem mais severas para os fornecedores? Se cada consumidor fosse detido e colocado em recuperação severa? E se a Justiça não fosse tão complacente com os bandidos? E a redução da maioridade para 16 anos? Talvez assim diminuísse o medo de se andar pelas ruas, e os turistas se sentissem mais seguros para visitar o nosso país. Tolerância Zero, talvez seja uma solução.

MÊS DE JUNHO

:: LEIA MAIS »

Agrissênior Notícias – Nº 431 – 12 de junho de 2013

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).

ILHÉUS REPRESENTARÁ A BAHIA NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE PESCA

MONT: R2CPRESS

MONT: R2CPRESS

Os pescadores amadores de Ilhéus estão de parabéns com a classificação para representar a Bahia no campeonato brasileiro de pesca esportiva de arremesso de praia, que será realizado de 03 a 08 de agosto, na cidade de Fortaleza (CE).

Os atletas de Ilhéus estarão competindo com a “nata” da pesca esportiva nacional, principalmente do sul do país.  No nordeste, Ceará e Rio Grande do Norte sempre se apresentam bem nas competições.

A seleção baiana tem como base o Clube de Pesca de Ilhéus-Clupesil, que mantém uma rotina de trabalho muito rígida, com campeonato individual em nove etapas, uma por mês, em praias diferentes. Promove várias provas durante o ano, tais como: Torneio do Dia da Cidade, Torneio Casa do Pescador, Torneio da Gabriela (em novembro, um dos maiores do norte/nordeste). Além disso, promove os torneios Cidade de Maraú, na praia de Saquaíra e o Torneio de Canavieiras.  Participa, também, de vários  torneios fora do Estado e seus atletas, constantemente, trocam experiências com pescadores dos grandes centros representativos da pesca esportiva.

Tudo isso nos credencia a participar com possibilidades de êxito em Fortaleza. A turma está animada e confiante, contudo, as dificuldades para se participar de um evento dessa magnitude são imensas. Para começar, enquanto a maior parte das delegações irá custeada pelos seus Estados/Prefeituras, os nossos pescadores  irão com recursos próprios.

A pesca esportiva precisa ser melhor avaliada pelas autoridades do turismo local, pois atrai pescadores e familiares de outros Estados aos torneios, geralmente realizados em período de baixa estação, movimentando o comércio e a rede hoteleira. No sul do país, as autoridades descobriram o “filão” que ela representa para o turismo local e passaram a dar apoio aos eventos relacionados com a pesca amadora.

O Brasileiro de Pesca é o maior evento da pesca esportiva do país. É organizado e dirigido pela CBPDS – Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos.

Em Fortaleza, as praias escolhidas para as provas são as seguintes:

1)  dia 04 de agosto  –  Praia do Japão em Aquiraz;

2)  dia 05 de agosto  –  Praia da Prainha em Aquiraz;

3)  dia 06 de agosto  –  Molhes do Ideal – Fortaleza e

4)  dia 07 de agosto  –  Praia do Cofeco – Fortaleza.

A seleção baiana de pesca está assim constituída, por categoria:

Masculina

Adonias Nascimento, EduardoLeal, Paulo Guedes, Tiago Carvalho e Alberto Porto.

Master

Paulo Roberto, Luis Galvão e Sidney Macedo.

Sênior

Roberto Miranda, Calixto Bastos e Roberto Mendonça.

O técnico será o Dr. Marcos Flávio.

A seleção feminina desistiu de participar.

Secretária de Saúde propõe convênio do SUS com a UTI do Hospital de Ilhéus

A secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, visitou hoje, dia 7, as instalações da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que será inaugurada, nos próximos dias, no Hospital de Ilhéus, e propôs ao diretor da instituição, Jorge Viana, a realização de convênio para ampliar o atendimento à comunidade através do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, o Hospital deverá apresentar apenas os documentos necessários à contratualização de serviços de assistência à saúde pública.

Sec. Ledívia Espinheira em visita ao Hospital de Ilhéus e a casa de saúde São Jorge  - Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus).

Sec. Ledívia Espinheira em visita ao Hospital de Ilhéus e a casa de saúde São Jorge – Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus).


Durante o encontro, estiveram presentes o coordenador técnico da UTI do Hospital de Ilhéus, Heitor Póvoas, o coordenador administrativo, Nilson Ribeiro, e a superintendente técnica da secretaria de Saúde, Cristiane Bittencourt. A nova UTI será inaugurada, inicialmente, com oito leitos, todos eles equipados com aparelhos de moderna tecnologia.

Atualmente, os pacientes atendidos em Ilhéus dispõem apenas de leitos de UTI no Hospital Geral Luiz Viana Filho. No Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, a Unidade de Terapia Intensiva passou por uma grande obra de reforma e ampliação, e também deve ser inaugurada nos próximos dias.

Casa de Saúde – A secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, também visitou as dependências da Casa de Saúde São Jorge, que funciona em anexo ao Hospital de Ilhéus, e atende aos usuários do SUS.

Na oportunidade, o diretor Jorge Viana mostrou as obras de ampliação que estão sendo realizadas na Casa de Saúde, após a aquisição de um imóvel vizinho. Ledívia disse acreditar que as pendências burocráticas serão superadas pela instituição hospitalar, de forma que a rede pública de saúde possa ser ampliada para melhor atendimento aos cidadãos e cidadãs ilheenses e dos municípios pactuados.

Secretária pede mais ambulâncias para o SAMU de Ilhéus ao Ministro da Saúde

A secretária de Saúde do município de Ilhéus, Ledívia Espinheira, esteve em audiência, esta semana, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília, quando tratou de diversos assuntos para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e, em especial, solicitou mais ambulâncias para o serviço de emergência do SAMU. Segundo ela, Ilhéus necessita de pelo menos mais quatro ambulâncias, pois as que estão em funcionamento apresentam problemas mecânicos frequentes.

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, secretária de Saúde de Ilhéus, Ledívia Espinheira, e o deputado federal, Daniel Almeida

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, secretária de Saúde de Ilhéus, Ledívia Espinheira, e o deputado federal, Daniel Almeida


Na oportunidade, a secretária também pediu ao ministro Padilha a destinação de ambulâncias para os outros municípios que integrarão o SAMU Regional, cujo funcionamento será regulado pela sede central a ser instalada em Ilhéus. Conforme Ledívia, Padilha assegurou que enviará mais ambulâncias para a cidade e região, dependendo apenas que as prefeituras dos respectivos municípios acelerem o envio da documentação necessária a fim de viabilizar a liberação dos equipamentos e de recursos direcionados à construção das bases do SAMU em cada localidade.

Centro Integrado de Especialidades – Durante a audiência, intermediada pelo deputado federal Daniel Almeida, a secretária de Saúde de Ilhéus também reivindicou ao ministro a destinação de recursos para a construção e aquisição de equipamentos para o projeto do Centro Integrado de Especialidades, que será instalado na cidade.

Além do atendimento de especialidades médicas, o centro também poderá realizar exames diversos, inclusive radiológicos, e até pequenas cirurgias. Segundo a secretária, o projeto está em fase final de elaboração, e nos próximos dias deverá ser enviado à central geral de assistência hospitalar do Ministério.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 07.06.2013

Peti de Ilhéus mobiliza sociedade contra trabalho infantil

No dia em o que o mundo se volta contra o trabalho infantil, próxima quarta-feira, dia 12, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de (SDS), através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), promove uma série de ações para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de impedir e denunciar a exploração da mão de obra de menores. As atividades terão início às 8 horas, com uma caminhada que sairá da Praça Castro Alves, percorrendo as principais ruas do centro da cidade, até a Praça Dom Eduardo, em frente à catedral de São Sebastião.

Em seguida, a secretaria vai promover oficinas e jogos para os participantes da caminhada e transeuntes na Rua Jorge Amado, em frente à Fundação Cultural de Ilhéus, até às 17 horas. “A nossa ação é para sensibilizar os cidadãos. É necessário que todos denunciem situações de trabalho infantil em órgãos como a SDS, Ministérios do Trabalho, Conselho Tutelar e através do Disque 100 para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, destaca o titular da SDS, Jamil Ocké.

De acordo com a coordenadora do Peti em Ilhéus, Glória Araújo, “as atividades do dia 12 devem conscientizar a população para o grande problema que é o trabalho infantil, pois a criança precisa ter seu tempo para crescer, estudar e amadurecer para então realizar as obrigações de acordo com a sua idade”. O evento terá apoio da Polícia Militar da Bahia, Secretaria de Saúde de Ilhéus, Sindicato dos Taxistas, Guarda Municipal e das escolas do município.

Data simbólica

:: LEIA MAIS »

Sábado e domingo de teatro na Tenda do TPI

Tem espetáculos teatrais para todas as idades neste final de semana, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus. No sábado (08), a Cia. Boi da Cara Preta apresenta o musical infanto-juvenil Lendas da Lagoa Encantada, às 19 horas. As entradas custam R$ 10 e R$ 5, sendo que 20% dos ingressos disponíveis são reservados, gratuitamente, para estudantes de escolas públicas. E no domingo (09), acontece a Mostra Cênica do Oficinão Finos Trapos. A apresentação começa às 18 horas e será gratuita.

Lendas da Lagoa Encantada- foto Karoline Vital.

Lendas da Lagoa Encantada- foto Karoline Vital.


Os personagens míticos se unem aos seres humanos para defender as tradições e o meio ambiente do “bicho mondrongo”. Essa é a trama central de Lendas da Lagoa Encantada, que traz para o palco parte do imaginário e das festas populares do povoado ilheense da Lagoa Encantada. A montagem é escrita por Romualdo Lisboa, tem direção musical de Elielton Cabeça e direção geral de Tânia Barbosa.

A Mostra Cênica do Oficinão Finos Trapos apresenta um espetáculo teatral construído de forma colaborativa, ao longo da capacitação artística oferecida pelo Grupo de Teatro Finos Trapos. O título escolhido foi Eu nasci assim… Eu cresci assim… Mas agora mudei. Voltado para profissionais com experiência em artes cênicas, o projeto foi iniciado no último dia 30, com palestras e exercícios práticos. Ilhéus é a terceira cidade contemplada pela iniciativa, realizada em Juazeiro e Jequié, no mês de abril deste ano.

Formado em sua maioria por atores e atrizes de Vitória da Conquista, o Grupo Finos Trapos completou 10 anos no último dia 04 e, atualmente, sua sede fica em Salvador. O “Oficinão” foi oferecido gratuitamente, patrocinado pelo Fundo de Cultura da Bahia. A primeira experiência aconteceu em Vitória da Conquista, como contrapartida social do Projeto Auto da Gamela Temporada 2008. A segunda edição foi no ano passado, como parte do Projeto Afinações.

Prefeitura de Ilhéus realiza limpeza do canal do Malhado

Está em andamento, a limpeza do canal que corta as ruas Ipanema, Uberlândia, Lindolfo Collor e Clemente Mariane, entre outras, no bairro do Malhado. A ação da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), teve início na última segunda-feira, dia 3, e deve prosseguir por mais duas semanas. Na sequência, segundo o coordenador de limpeza do órgão, Cesar Benevides, a ação vai ocorrer no canal do Bairro Hernani Sá e, logo depois, no Loteamento Del Rey, situado no Teotônio Vilela.

Limpeza do canal do malhado foto Gidelzo Silva secom-Ilhéus.

Limpeza do canal do malhado foto Gidelzo Silva secom-Ilhéus.


Segundo Benevides, a intervenção conta com a participação de 15 trabalhadores e inclui a capinagem das laterais, além da retirada de lixo e entulho para a desobstrução da rede de águas pluviais. Para o coordenador, além de melhorar as condições sanitárias em geral, a limpeza do canal impede a formação de água parada, fato que favorece a reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Mutirão de limpeza – César Benevides lembra que os mutirões de limpeza da Sedur seguem melhorando o dia-a-dia da população ilheense. “Estamos beneficiando agora, por exemplo, os bairros da Avenida Ubaitaba e do Centro Social Urbano com serviços de roçagem, capinagem e limpeza de passeios e meios fios”, afirma o coordenador, acrescentando que os mutirões também já favoreceram diversos altos da cidade, como Conquista, Basílio, Coqueiro, Nerival, Carvalho e Esperança.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 07.06.2013

Secretário reivindica melhorias para o Distrito Industrial de Ilhéus

Em reunião mantida, em Salvador, com o presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), Emerson Leal, o secretário de Indústria e Comércio (Sedic) e vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), reivindicou melhoria na área de infraestrutura para fortalecer o Distrito Industrial de Ilhéus, instalado no bairro do Iguape. O presidente da Sudic se comprometeu a visitar Ilhéus e discutir o plano de ação para a revitalização do polo.

O vice-prefeito Carlos Machado e os gestores da Sudic - Arquivo Pessoal Carlos Machado.

O vice-prefeito Carlos Machado e os gestores da Sudic – Arquivo Pessoal Carlos Machado.


Carlos Machado apresentou a necessidade de revitalização do setor, e solicitou esforços para obras de recapeamento asfáltico, reforço da iluminação pública e medidas para reforçar a segurança pública. Outro aspecto discutido com o Superintendente da Sudic foi a urgência de cursos de capacitação de mão de obra, por meio de parcerias com o Senai, Sesi, Senac, Sest-Senat e IFBa, para atender à demanda de novas empresas que se instalarão em Ilhéus.

Relação tripartite – O vice-prefeito salientou que o encontro teve como objetivo estreitar a relação tripartite – Estado, Município e Iniciativa Privada – definindo obrigações e deveres de cada ente, para que ações articuladas possam trazer benefícios ao Polo Industrial de Ilhéus, que gera empregos e representa um instrumento impulsionador ao desenvolvimento de toda a Bahia.

“O objetivo é promover cursos de acordo com a segmentação das empresas, para que tenhamos mão de obra cada vez mais qualificada. Com os novos investimentos que virão para Ilhéus, como o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), temos que nos preocupar com o desenvolvimento integrado da nossa cidade”, destacou o secretário de Indústria e Comércio.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 07.06.2013

Maria Regina Canhos em: Dia dos namorados

O dia dos namorados está chegando e cutuca o coração até daqueles que não têm alguém ao lado, porque todos, sem exceção, buscam ao menos um amor verdadeiro ao longo da vida. E um amor verdadeiro é tão lindo, tão intenso… Pena que nem todos consigam encontrar e viver esse amor. Talvez uma das melhores sensações do mundo seja a de estar enamorado. Sentir que se é amado produz em nós uma felicidade tão grande que nos bombardeia com ondas de bem estar. Sorrimos o tempo todo. Nada é problema se aquela pessoa está ao nosso lado. Nossos olhos sorriem, nossa alma se sente iluminada. O amor parece nos transportar para outra dimensão. Que delícia!

O verdadeiro namoro é muito diferente do “ficar” de hoje em dia, porque existe comprometimento, responsabilidade, compromisso. Um quer se afivelar ao outro para não dar chance de aparecer pessoa diversa que estrague o elo constituído entre eles. Os olhares são profundos; desvendam segredos que se escondem dentro do coração esperançoso da pessoa que ama. Sonhos de amor. Anseio de viver momentos felizes ao lado de quem se encontrou.

Amar, em muitos aspectos, é achar no outro aquilo que falta em nós. Apaixonamo-nos pelo que o outro tem e nós não temos; como se quiséssemos completar a criação de nós mesmos. Assim, há quem busque a complementaridade; e, na gestalt dos corpos e almas, um todo bem diferente da soma das partes, um todo que transcende a frequência humana.

Como é lindo amar… Como é lindo se apaixonar… Aos namorados faço votos de tranquilidade e alegria, estabelecidas na confiança e respeito recíprocos. Não há amor sem respeito, porque a pessoa precisa dele para se sentir segura e à vontade. Xingamentos, ciúme excessivo e infidelidade maculam o relacionamento por vezes de forma irremediável. Confiança é a base de um namoro bem sucedido, pois sobre ela se edifica a relação a dois. A afeição vem depois… Ninguém gosta de quem não confia. É preciso se sentir seguro para vivenciar o amor em sua plenitude. Muitos dizem: não sei o que é amar! Mas também não confiam; não se sentem seguros de que são amados e respeitados na relação.

Aos namorados desejo muita luz para guiar seus passos na direção certa. Paixão nem sempre é indicativo de decisão acertada. Somente o tempo traz a certeza de que o sentimento é estável e duradouro, porque uma relação se constrói ao longo dos dias, meses e anos. Oxalá, todos tenham tempo para viver um amor; e que esse amor seja grande para suportar o passar dos anos; e que seja recíproco, pois somente uma andorinha não faz verão e apenas uma pessoa não pode amar por duas. Enfim, desejo que Deus abençoe os corações enamorados, assegurando-lhes o direito de viver esse amor. Assim seja!

Maria Regina Canhos (e.mail: contato@mariaregina.com.br) é escritora.

Deputada apresenta moção em homenagem ao Dia do Pastor

A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia a Moção de Congratulações pela passagem do Dia do Pastor, comemorado anualmente no segundo domingo do mês de junho. De acordo a parlamentar, de todas as profissões, chamados e vocações, a tarefa de ser pastor é dentre elas uma das mais nobres e mais sublimes, pois assumir essa função é aceitar o chamado de Deus para pregar o Evangelho e anunciar a todos a Palavra do Senhor Jesus Cristo. “Comemorar o Dia do Pastor é reconhecer, homenagear e valorizar aquele que, por amor à obra de Deus, cuida das ovelhas do Senhor e cumpre esse chamado de ser um fiel anunciador da Palavra”, justifica a deputada.

Dep. Ângela_Dia do Pastor.

Dep. Ângela_Dia do Pastor.


Ângela Sousa explica que próprio Jesus fez o seu chamado aos pastores para que seguissem adiante essa missão de pregar a todos o Evangelho. “Percebendo a realidade e necessidade de anunciar a sua Palavra, Jesus orientou seus seguidores para que orassem a Deus pedindo trabalhadores, ou seja, servos dedicados para que seguissem essa missão, esse chamado, essa vocação. Jesus disse aos seus discípulos: A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem à colheita. E os trabalhadores nada mais são que os pastores, que seguem a vontade do Mestre e que são aqui na terra os representantes, os servos de Deus”.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia