:: ‘Notícias’
1ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa de 2013 encerra dia 21 com o incentivo do Projeto Adab na Escola
Divulgar e apoiar a Campanha contra a Febre Aftosa e formar multiplicadores mirins, orientando-os sobre a importância da vacinação que encerra na próxima sexta-feira, 21 de junho. Este foi o objetivo do Projeto de Educação Sanitária da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), realizado no dia 14 com os alunos de escolas da Zona Rural de Camaçari, na busca por esclarecer de forma lúdica sobre as doenças transmitidas do animal para o homem, conscientizando-os da importância da prevenção e da higiene para a conquista de uma saúde plena.
Por meio do Projeto “Adab na Escola”, uma palestra educativa sobre Febre Aftosa ministrada para professores e alunos das Escolas Municipais Ambiental e Boa União, bem como, atividades interativas e lúdicas com trabalho de recortes e colagem como instrumento de fixação e aprendizagem do conteúdo. “Distribuímos material educativo (cartilhas) sobre o assunto e cada criança confeccionou uma vaquinha de papel levando para casa uma lembrança simbólica de todo conteúdo apresentado”, explicou a médica veterinária da Adab, Andreia Soraia, que compôs esta equipe de trabalho junto com o veterinário, Jeferson Sena.
Atenção Conselheiros Tutelares e demais interessados
Justiça Federal é competente para julgar processo que investiga pornografia envolvendo menor na internet
19/06/13 10:08

Por unanimidade, a 3.ª Turma entendeu que compete à Justiça Federal processar e julgar crime tipificado no Estatuto da Criança e do Adolescente consistente na veiculação, via internet, de fotos contendo pornografia infanto-juvenil.
A controvérsia começou após o Ministério Público Federal buscar a Justiça Federal de Goiás, que declinou da competência em favor da Justiça Estadual. Segundo o juiz, “o fato de as imagens estarem disponíveis na internet não significa que a visualização tenha ocorrido fora do território nacional, o que afasta a transnacionalidade da conduta e, por conseqüência, a competência da Justiça Federal”.
O Ministério Público Federal recorreu ao TRF1, buscando o reconhecimento da competência da Justiça Federal para processar e julgar a ação.
Ao analisar o recurso, o relator, desembargador federal Cândido Ribeiro, explicou que, segundo o art. 109, inciso V, da Constituição Federal de 1988, compete aos juízes federais processar e julgar os crimes previstos em tratado ou convenção internacional, quando, iniciada a execução no país, o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.
“Assim, tendo em vista ser o Brasil signatário da Convenção sobre os Direitos da Criança (Decreto 99.710/1990) e diante da antevisão da transnacionalidade do delito, consistente na veiculação, via internet (Orkut), de fotografias contendo pornografia infanto-juvenil, tenho que a competência para processar e julgar o presente feito é da Justiça Federal”, disse o magistrado.
Cândido Ribeiro citou ainda precedente do Supremo Tribunal Federal e do próprio TRF1. “A transnacionalidade de tais delitos, cometidos pela Internet, é inerente ao próprio ambiente da rede, que permite o acesso de qualquer pessoa à página do Orkut, em qualquer lugar do mundo, desde que conectada à rede e pertencente à referida rede social”. (RSE 0002623-51.2010.4.01.4000/PI, Rel. Desembargadora Federal Assussete Magalhães, 3.ª Turma, e-DJF1 p.35 de 06/08/2010).
O relator deu provimento ao recurso para declarar a competência da Justiça Federal para o processamento e o julgamento da ação e foi acompanhado pelos demais magistrados da 3.ª Turma.
Processo n.º 0027165-13.2012.4.01.3500
Data da publicação: 22/03/13
Data do julgamento: 12/03/13
CB
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal – 1.ª Região
Exposição sobre Petróleo envolverá alunos da rede municipal de Ilhéus
Estudantes da rede municipal de ensino de Ilhéus, com idade entre oito e 14 anos, terão acesso ao mundo do petróleo, a partir da exposição ‘Uma Viagem pelo Universo do Petróleo’, promovida pela empresa multinacional BP, voltada para a exploração do recurso natural. Na tarde de segunda-feira, 17, o prefeito Jabes Ribeiro, acompanhado da secretária de Educação do Município, Marlúcia Mendes, recebeu em seu gabinete o vice-presidente para ações institucionais e a analista de comunicação da empresa, Ivan Simões Filho e Camila Pitanga para tratar sobre o evento.
A exposição, aberta ao público, ocorrerá entre os dias 8 e 14 do próximo mês de julho, sempre das 8 às 17 horas, no Hotel Praia do Sol, na rodovia Ilhéus-Olivença. A empresa proporcionará aos estudantes e professores o deslocamento entre a escola e o hotel e dará instruções sobre a extração do petróleo.
Simões Filho conversou com o prefeito sobre as atividades da empresa, explicou as etapas e objetivos da exposição e ressaltou a possibilidade da exploração do petróleo no município. “O objetivo da exposição é educar, mostrar as crianças desde a formação no solo até a utilização do petróleo pelo homem”, explicou o vice-presidente da BP.
A empresa atua há mais de 100 anos com a exploração do petróleo, instalada no território brasileiro desde 1957, presente em 14 estados, com outras áreas de atuação, como a produção de biocombustíveis.
Etapas da exposição – A exposição é divida em cinco etapas. Na primeira, ‘Petróleo Cotidiano’, são destacados os principais fatos na trajetória do uso do petróleo pelo homem. Para tanto, há uma vitrine interativa que apresenta os objetos utilizados no cotidiano, produzidos a partir dos derivados do recurso. Na segunda seção, um gráfico ilustrativo mostrará a formação do petróleo no subsolo. Em seguida, serão exibidos os processos e métodos utilizados na exploração do petróleo – a análise sísmica e a perfuração exploratória.
Na quarta etapa, serão demonstradas as normas de segurança das empresas exploradoras. Um jogo ilustrará os processos industriais, enquanto infográficos e uma maquete mostrarão o funcionamento de equipamentos nas unidades de exploração e produção e como conviver com elas em segurança. Por fim, a exposição exibirá os maiores produtores de petróleo e sua aplicação, além de apresentar formas alternativas de geração de energia, seu potencial e desafios.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 19.06.2013
Exposição “Carybé ilustra Jorge Amado” será aberta em Ilhéus no próximo dia 27
A exposição “100 x 100 – Carybé Ilustra Jorge Amado”, que homenageia o centenário de nascimento de dois dos maiores expoentes artísticos da Bahia, estará em cartaz na galeria do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), no período de 27 deste mês a 27 de julho. Vista por milhares de pessoas desde a sua abertura oficial no Teatro Castro Alves (TCA), em 10 de agosto de 2011, a mostra poderá ser visitada em Ilhéus gratuitamente, de segunda a sexta-feira, sempre das 9 às 12 e das 14 às 18 horas.
A montagem traz capas e ilustrações feitas por Carybé para alguns livros de Jorge Amado, como Jubiabá, O Sumiço da Santa, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água. Também estão incluídas na mostra cartazes, croquis de cenários e fotos que revelam diferentes momentos da amizade entre o escritor baiano, nascido em 10 de agosto de 1912, e o artista plástico argentino radicado na Bahia, nascido no dia 7 de fevereiro de 1911.
Para o secretário de Cultura de Ilhéus, Paulo Atto, a exposição é uma belíssima oportunidade para o público regional conhecer um pouco mais sobre o trabalho de um dos artistas plásticos mais importantes do Brasil. “Além da sua importância em outras áreas artísticas, como a pintura e a escultura, é importante destacar que, através de suas ilustrações, Carybé conseguiu dar uma cara à obra de Jorge Amado”, completa o secretário.
Solange Carybé, filha do artista plástico, assina a curadoria da exposição e revela que “Carybé e Jorge Amado eram irmãos, por escolha própria e dos orixás, além de compadres. Como artistas, seus temas e interesses também coincidiam”. “100 x 100 – Carybé ilustra Jorge Amado”, que deverá percorrer várias cidades da Bahia, é uma realização do Instituto Carybé e, em Ilhéus, uma promoção da secretaria municipal de Cultura.
Carybé – Hector Julio Páride Bernabó (Carybé) nasceu em Lanús, na região de Buenos Aires, na Argentina, no dia 7 de fevereiro de 1911, falecendo em Salvador, no dia 2 de outubro de 1997. Ao longo de sua trajetória, foi pintor, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, jornalista e historiador. Radicado no Brasil desde o início dos anos 50, Carybé acreditava na força da miscigenação das Américas, retratando a cultura do povo da Bahia como nenhum outro artista.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 19.06.13
Governador diz que manifestações abrem caminho para avançar no diálogo
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
Legião da Boa Vontade (LBV)
Globalização e pluralismo
Paiva Netto

Paiva Netto
Na obra “Reflexões da Alma” (2003), escrevi que — em um mundo que se globaliza, tantas vezes esmagando tradições respeitáveis, é prudente não desconsiderar o pluralismo que existe em cada povo, até mesmo em pequenas tribos, enquanto labutamos em favor do espírito solidário, altruístico, preconizado pelo Ecumenismo Irrestrito, que é Boa Vontade em marcha. Isto é, a vontade decidida, generosa; universal vontade de viver em paz, como, por muitos anos, pregou o escritor e poeta brasileiro Alziro Zarur (1914-1979). O autor do “Poema do Deus Divino” lançou, já na década de 1940, a Cruzada de Religiões Irmanadas, sob a invocação de um Brasil melhor e de uma Humanidade mais feliz. O espírito de Fraternidade entre os religiosos deve servir de exemplo aos demais. (…)
O Ecumenismo nos eleva à procura de soluções globais, dentro do espírito universal de Fraternidade, pregada por grandes pensadores e inspirados líderes de religiões. Ela é o “fio de Ariadne”, que, seguramente nos conduzindo pelos caminhos escuros e tortuosos das cavernas do Minotauro, pode levar-nos à esplendorosa claridade do Sol, livrando-nos das trevas dos ódios sectários. (…)
O estágio de fragilidade moral do mundo é tão avançado, apesar dos progressos atingidos, que, para acabar com a violência, só existe uma medicina forte: a da escalada da Fraternidade Solidária, aliada à Justiça, na Educação. Por isso, ecumenicamente espiritualizar o ensino é um poderoso antídoto contra a agressividade. Por falar na “Senhora de Olhos Vendados”, aqui um ilustrativo pensamento do ensaísta francês Luc de Clapiers, Marquês de Vauvenargues (1715-1747): “Não pode ser justo quem não é humano”. Por conseguinte, também não pode ser feliz.
PORTADORES DO VÍRUS HIV PEDEM AJUDA PARA SAIR DAS RUAS
O casal Magnólia de Jesus e Vanderlei da Silva, contrairam o vírus do HIV e precisam tomar o coquetel numa tentativa de aliviar os sintomas da doença. Segundo Magnólia, há cerca de dois anos ela não faz uso dos medicamentos, deixando-a debilitada para as atividades habituais. Além de ter contraído o vírus, encontra-se também com tuberculose.
Vanderlei necessita dos mesmos medicamentos e fazer um exame na cabeça, onde levou uma martelada provocando um profundo buraco e que vem trazendo muitas dores.
A família clama por ajuda, passam fome, frio e estão a mercê do abandono nas ruas de Itabuna!
Onde estão os políticos, empresários, qualquer Poder Público que seja para mudar essa realidade? Alguém precisa enxergar essas pessoas, agir!
Essa é a nossa cidade, “construindo com você um novo tempo”.
CIPE-Cacaueira apreende grande quantidade de munições em Ilhéus
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito)
Prefeitura de Ilhéus
Primeira reunião do Pacto por Ilhéus ocorre nesta quarta-feira
Ilhéus amplia estratégia para vacinar contra a Poliomielite
Exposição sobre Petróleo envolverá alunos da rede municipal de Ilhéus
LUTO, e AGRADECIMENTO!
Infelizmente Dnª Ana Rosa Mendes dos Santos, não resistiu e veio a óbito nesta madrugada na UTI do Hospital Ana Nere em Salvador!
Bem, se não fosse a demora da saúde, e em tanbem não cumprir determinação judicial com sentença expedida ela poderia ter tido uma chance maior.
—
Lembre AQUI.
A família de Dnª Ana Rosa agradece o apoio de todos da imprensa, que participaram desta luta, a família, aos amigos, a coci, Dr Aldemir e todos os funcionários, médicos e enfermeiros, ao Vereador Alisson, ao ministério publico, a Drª Carine Nassari em fim a todos que direta e indiretamente contribuíram.
Agora e rezar e torcer para dar tudo certo!
Depois de tanta espera em fim a UTI aérea foi liberada e ela foi encaminhada hoje as 20:00h para o hospital Ana Nere em Salvador, onde deve passar por novos exames e poder ser submetida aos procedimentos cirúrgicos
—
Fabio Bonfim
A vaia saiu às ruas
Clóvis Rossi*
Com razão. O Brasil não é um país de sair à rua, salvo em Mundiais. Que saia agora, em massa, ainda por cima para protestar também contra as obras da Copa, é de atordoar qualquer um.
Mas jornal circula todos os dias, e não consigo silenciar à espera de recolher os elementos indispensáveis a uma análise mais aprofundada. É preciso pincelar algumas ideias, apesar de os protestos do dia estarem apenas começando, por imposição dos horários de fechamento.
O que já está evidente é que a vaia ouvida no sábado no estádio Mané Garrincha saiu às ruas. Não adianta o petismo e a mídia chapa-branca tentarem dizer que a vaia partiu da elite, única em condições de pagar o preço abusivo dos ingressos.
Nas ruas do Rio ontem, havia uma vaia clara, na forma de uma faixa: “Fora Dilma/Fora Cabral”.
Tanto o Rio quanto Brasília, é sempre bom lembrar, são praças fortes do lulismo. Que apareça um cartaz como esse, ainda que isolado, é eloquente do estado de insatisfação de uma parcela importante do público.
Mas é fundamental ter em conta duas coisas:
“PRECISAMOS ACABAR COM O VOTO SECRETO NA CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS”, é a proposta de Emenda Modificativa do Vereador Cosme Araújo (PDT).
LEGISLATIVO COM TRANSPARÊNCIA
Por simetria ao Projeto de Emenda Constitucional nº 349/2011 que tramita na Câmara Federal, o vereador ilheense, Cosme Araújo (PDT), apresentará nesta semana, impreterivelmente, Emenda Modificativa à Lei Orgânica do Município, que estabelece o voto aberto em todas as modalidades de deliberações de votações.
Essa é uma medida defendida não apenas pelo autor desta emenda, mas, por todos os munícipes, instituições organizadas e, principalmente pela imprensa, que sempre cobrou transparência e clareza dos atos do poder legislativo ilheense. E, a Câmara de Vereadores tem autonomia administrativa e respaldo legislativo para adotar tal medida. Para Cosme Araújo, “O poder emanado e a vontade do povo deve ser exercido por meio dos seus dezenove vereadores, eleitos diretamente e democraticamente”, pontua.
Para Cosme Araújo, estabelecer o voto aberto em todas as votações do Legislativo representa um avanço na relação da Câmara para com a sociedade. “Esse é um anseio do povo que cobra transparência das ações dos seus representantes. Todos nós devemos satisfação das nossas ações ao nosso eleitor. Portanto, o voto secreto está na contramão do nosso tempo. Nossa democracia amadureceu e não se faz necessário votar secretamente mais nada”, enfatiza o parlamentar.
Parecer. “As deliberações parlamentares regem-se, ordinariamente, pelo princípio da publicidade, que traduz dogma do regime constitucional democrático. A votação pública e ostensiva nas Casas Legislativas constitui um dos instrumentos mais significativos de controle pela Sociedade civil.” (Min. Celso de Mello).
Assessoria Vereador Cosme Araújo.



























































