WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia





junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








LOJA MAÇÔNICA SEGREDO, FORÇA E UNIÃO

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.

Prefeitura fará mudanças no trânsito da Av. Lomanto Júnior, sábado e domingo

A Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito de Ilhéus, vai coordenar neste sábado (29) e domingo (30), uma operação no bairro do Pontal para desmontar um guindaste que serviu de apoio durante a construção do condomínio residencial Palácio de Mônaco. Na avenida Lomanto Júnior, os agentes da Sutran farão alguns desvios no trânsito para orientar quem se desloca do centro da cidade à zona sul e vice-versa.

Sutran vai coordenar uma operação no bairro para desmontar um guindaste que serviu de apoio durante a construção do condomínio– Foto Clodoaldo Ribeiro

De acordo com Rogério Buralho, titular da Sutran, a partir das 6 até as 18 horas, haverá mudanças especiais no trânsito. “Quem vier do centro irá entrar na Rua Coronel Pessoa, acesso à rua onde está o prédio do Pontal Praia Hotel. E quem sair da zona sul para o centro de Ilhéus irá seguir pela Rua 13 de Maio e entrar na Rua Castro Alves e sair na Rua Afonso de Carvalho, onde está situada a loja ‘O Boticário’. Ou ainda se preferir pode sair na Rua Benjamin Constant ou no bairro Sapetinga”, destaca.

Por sua vez, o chefe de Operações da Sutran, Clóvis Júnior, ressalta que o guindaste, montado pela construtora, se encontra no local há cerca de dois anos. “A remoção de todo o equipamento será feita pela própria construtora, a 3MN Itália, que executou a obra”, lembra. Clóvis Júnior estima que a partir das 18 horas de domingo a circulação de veículos automotores no local deverá ser normalizada.

Alfredo Amorim da Silveira

Seduc promove Curso de Formação Pela Escola

A secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc), através da Coordenação dos Anos Finais, estará oferecendo o curso de Formação pela Escola com o tema “Competências Básicas”. A iniciativa acontece em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com o Programa de Apoio à Educação Municipal (PROAM). As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de maio.

Os organizadores explicam que o período da formação será entre os dias 02 de maio e 20 de junho. O curso será oferecido na modalidade semi-presencial, com dois encontros presenciais. O primeiro será no dia 11 de maio e, o segundo, dia 15 de junho. O local das reuniões ainda será definido. O curso terá carga de 60 horas.

De acordo com a professora Altemíria Grácia Félix, Coordenadora dos Anos Finais, esta formação possibilita a todos os profissionais da educação e a sociedade em geral um maior conhecimento dos programas e projetos destinados a escola. Para a secretária de Educação, Eliane Oliveira, é importante promover cursos de formação para os gestores escolares e equipe técnico-pedagógica do sistema público de ensino, na perspectiva do fortalecimento da gestão escolar democrática e da melhoria do desempenho da escola pública.

A Seduc de Ilhéus também está ofertando vagas para outros municípios. Todos os concluintes serão certificados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Ilhéus mobilizará motoristas, pedestres e ciclistas no “Maio Amarelo”

Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Com este intuito, a Prefeitura de Ilhéus, através da Coordenação de Educação para o Trânsito, órgão vinculado à Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), realizará ações educativas na cidade. A primeira delas será no dia 1º de maio, às 8 horas, com concentração na entrada da rua Araújo Pinho e caminhada até a praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião, no centro da cidade, com chegada prevista para as 9 horas.

Campanha Maio Amarelo. Foto Sutran-Secom Ilheus

Das 9 às 12 horas, o evento, que conta com parceria do Serviço Social da Indústria (SESI), responsável pela estrutura montada e stand de robótica com os alunos da entidade, apresentará o “caminhão digital”, espaço com 12 computadores que trarão palestras sobre trânsito seguro, com abordagens para adultos e crianças. Além disso, serão disponibilizados serviços de saúde, como exames oftalmológicos, avaliações bucal e física, instrução nutricional para crianças e adultos e aulas de dança e zumba.

As atividades fazem parte do movimento “Maio amarelo”, mobilização nacional empreendida pelo Poder Público e sociedade civil, que estimula a conscientização, o amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento do cidadão enquanto pedestre, ciclista ou motorista, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Em Ilhéus, a ação conjunta conta ainda com a participação e apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA), das 68ª, 69ª e 70ª companhias independentes de Polícia Militar (CIPM), Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Serviço de Referência dos Direitos da Mulher (SER Mulher) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), sindicatos, comerciantes, ciclistas, associações, autoescolas e estudantes.

Calendário das outras ações do Maio Amarelo em Ilhéus

 

 

Ilhéus – Resumo das ações dos 100 dias de governo – 2017

No GOTAS DE PAZ

Viver da melhor forma

Há pessoas que vivem sempre deixando tudo para depois. Ás vezes um pedido de desculpas a alguém. Outras vezes uma visita a um parente, saudoso e necessitado de amparo e carinho. Deixam para outro dia a oportunidade de servir, de ser útil a alguém. E assim o tempo vai passando e com ele as oportunidades que Deus dá a cada um de nós de nos tornarmos melhores, mais virtuosos. Cada oportunidade perdida não voltará. Será menos uma chance de crescimento para aquele que vive buscando desculpas para não por em prática a caridade e o amor ao próximo.
Temos toda a eternidade para mudarmos, mas quanto mais deixarmos o tempo passar, mas difícil se tornará o caminho para a nossa evolução.
Talvez, hoje estejamos numa situação onde temos todas as facilidades para o conhecimento, o aprendizado e a prática do amor, do perdão e da caridade.
Com certeza muitos gostariam de estar no nosso lugar, podendo auxiliar, ao invés de ser o auxiliado, gozando de saúde, de disposição e de alegria. Por tudo isso, aprendamos a valorizar a vida que Deus nos deu, buscando viver da melhor forma possível. Viver bem é viver com Jesus!

www.gotasdepaz.com.br

Mudam–se os costumes –  nem sempre para melhor

Walmir Rosário*

Walmir Rosário / Foto by Waldir Gomes

É um sufoco diário para produtores e editores dos veículos de comunicação do Brasil. Têm que se virar nos 30, como diz Faustão, para conseguir fazer um programa redondinho. E o motivo não é outro, senão a política (e os políticos), que simplesmente mudaram de editoria: ao invés da tradicional e prestigiosa editoria de política, elas passaram a engordar a editoria de polícia, que nunca teve esses prestígios todos, a não ser em determinados horários ou meios de comunicação especializados.

E olha que os coitados dos jornalistas, radialistas e blogueiros até que tentam emplacar as notícias vindas de Brasília – sobretudo – na tradicional editoria de política, mas é muito difícil conseguir, e muitas vezes não encontram outro recurso que não seja a apelação. Como costumo dizer, não se deve brigar com a notícia, mas nem sempre essa máxima é seguida à risca e o público termina por não acreditar no que está vendo, lendo ou ouvindo. Ao invés de política, polícia no programa inteiro.

A depender o horário, aí é que o programa vai pro brejo. A escalada feita com todo o esmero para dar ênfase às chamadas e conseguir uma boa audiência é toda trocada no decorrer do programa, nos casos de emissoras de rádio e televisão. Já os impressos e blogs passam o tempo esperando que a grande imprensa e agências de notícias transmitam os debates do Congresso Nacional, acerca de temas relevantes para as áreas econômica, saúde, educação e cidadania. Mas é tudo em vão.

:: LEIA MAIS »

CONVITE Á SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

A Doença Falciforme (DF) é a doença genética hereditária de maior incidência no Brasil, nascem 3.500 crianças por ano com a DF e a Bahia é o estado de maior predominância. É uma Doença grave, desconhecida para muitos principalmente pelos profissionais da saúde, que pode trazer implicações sérias e até mesmo levar a morte, caso não tenha assistência adequada. O diagnóstico precoce, acompanhamento regular com equipe multiprofissional e multidisciplinar pode evitar os agravos e complicações. No mês de março/17, Ilhéus perdeu 02 pacientes vítimas da Doença Falciforme.

IMPORTANTÍSSIMO

A APEDFI – Assoc. de Pessoas com Doença Falciforme de Ilhéus sempre com o objetivo de desmistificar a DF, prestar assistência e orientação aos seus associados, familiares e amigos estar promovendo, com apoio de algumas pessoas comprometidas com a nossa luta, um momento nunca visto em nossa cidade, trazendo o curta metragem de um filme “Novembro” que fala de um jovem que sofre com essa patologia. Convidamos à toda sociedade para assistir o “curta metragem” que será exibida no Plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus, ás 18:30 no sábado, 29 de abril com entrada franca.
Agradecemos o apoio e contamos com a divulgação desse evento.⁠⁠⁠⁠

ALGUMAS DO DIA

Enem: Candidatos com deficiência auditiva contarão com tradutores durante as provas

Para orientações durante as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), estudantes com alguma deficiência auditiva vão contar com tradutores especializados em língua brasileira de sinais (Libras). Em caráter experimental, a inciativa tem o objetivo de atender uma demanda dos estudantes. As provas desses participantes serão realizadas em salas adaptadas, com até seis participantes e dois intérpretes, que traduzir informações gerais sobre a aplicação das provas.

LEIA MAIS

  Campanha incentiva prevenção e tratamento da malária

No Dia Mundial da Malária, lembrado nesta terça-feira (25), o Ministério da Saúde lança campanha de prevenção e tratamento da doença na Região Amazônica, que concentra 99% dos casos. O foco é incentivar as pessoas a procurarem o diagnóstico em uma unidade de saúde e, nos casos em que o resultado é positivo, iniciar e finalizar o tratamento. Com o slogan “Faça o Tratamento até o fim. Sem a doença, você vive muito melhor”, a publicidade será veiculada em televisão, rádio, internet e outdoors. A campanha será divulgada também em carros e barcos de som, para que a informação chegue à população das localidades mais vulneráveis à doença.

LEIA MAIS

Leilão da Aneel garante investimentos de R$ 12,7 bi

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) leiloou 31 lotes de concessão de 7068 km de linhas de transmissão e subestações, com 13.132 mega-volt-amperes (MVA) de potência em 19 estados. O investimento obtido foi de R$ 12,7 bilhões, com depreciação de 36,47% ao preço inicial ofertado. Ou seja, a receita dos empreendedores para exploração dos investimentos ficará menor que o previsto inicialmente, contribuindo para tarifas reduzidas. O resultado representa uma economia, em 30 anos, de R$ 24,2 bilhões para os consumidores.

LEIA MAIS

 Cidades em situação de emergência na BA, MG e MT têm reconhecimento federal

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta terça-feira (25), a situação de emergência em oito cidades atingidas por desastres naturais na Bahia, em Minas Gerais e no Mato Grosso. Com a medida, as prefeituras poderão solicitar o apoio do governo federal para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas. A portaria de reconhecimento federal foi publicada no Diário Oficial da União.

LEIA MAIS

Índice de Preços ao Consumidor registra queda em sete capitais brasileiras

Entre a segunda e a terceira semanas de abril, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou nas sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No geral, o índice registrou variação de 0,31%, ou seja, 0,13 ponto percentual abaixo da taxa divulgada na última apuração. Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (25), Brasília foi a cidade que registrou a maior queda, recuando de 0,59% para 0,35% no período. Já São Paulo teve a segunda maior redução, de 0,25% para 0,07%. Em Belo Horizonte, a taxa caiu 0,14 ponto percentual e houve queda de preços de 0,12% na terceira semana de abril.

LEIA MAIS

SICOMÉRCIO ILHÉUS INFORMA FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO!

Prefeito diz que parceria com o Estado vai combater e inibir a violência em Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre de Sousa (PSD), disse hoje (25) que projetos na área da segurança pública, em parceria com o governo do estado, estão sendo viabilizados para coibir e prevenir a violência no município. Ele citou como fruto desta parceria o recente envio de viaturas tanto para a Polícia Militar quanto para a Polícia Civil que atuam em Ilhéus e anunciou que a Guarda Civil Municipal vai contribuir com a segurança local com a realização de rondas ostensivas em áreas estratégicas da cidade.

O prefeito, Mário Alexandre prestou uma homenagem ao policial Tyrone Tomaz de Aquino – Foto Clodoaldo Ribeiro

Durante a apresentação das ações dos 100 primeiros dias de gestão, o prefeito prestou uma homenagem ao policial Tyrone Tomaz de Aquino, de quem era amigo. Tyrone foi assassinado na zona sul de Ilhéus no último final de semana, crime de grande repercussão na Bahia. “Não há outra forma de combater o crime que não seja através de uma ação conjunta, onde o estado faça a sua parte e o município invista em iniciativas ligadas ao esporte, à cultura e ao lazer para ganhar a batalha contra o tráfico e salvar a vida dos nossos jovens”, afirmou.

O prefeito também informou que o município prepara um audacioso Plano de Iluminação Pública com um olhar especial para regiões consideradas mais perigosas pela polícia. “Venho tratando deste assunto com o governador Rui Costa, que tem demonstrado todo o seu compromisso em combater o crime no estado”, afirmou. “O Estado, inclusive, tem enviado permanentemente equipes de várias regiões da Bahia para atuar no combate ao tráfico na cidade”, completou.

Em breve, disse Mário Alexandre, o Governo a Bahia vai lançar em Ilhéus o Programa “Ronda Maria da Penha” que prevê a capacitação de policiais militares que executarão a ronda, além da qualificação dos serviços de atendimento, apoio e orientação nas ocorrências policiais envolvendo mulheres vítimas de violência doméstica, para prevenir e reprimir atos de violações de dignidade do gênero feminino no enfrentamento à violência doméstica e familiar; garantir o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência; a dissuasão e repressão ao descumprimento de ordem judicial; e o encaminhamento das vítimas à Rede de Atendimento à Mulher vítima de violência doméstica no âmbito municipal ou estadual.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia