WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


abril 2016
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930








SÉRIE CEPLAC REVIVIDA

Luiz Ferreira da Silva, 79

Pesquisador aposentado

luizferreira1937@gmail.com

INFORMATIVO I

LUIZ FERREIRA

Neste espaço, iniciamos uma conversa para expor a nossa gratidão à CEPLAC, Instituição Agrícola sem igual no país, aos moldes do Land Grant College, implantado pelo Presidente Roosevelt, em 1930, para desenvolver a zona árida do Arizona.

Em razão da atual situação que ela se encontra, perdendo cada vez mais o seu status no Ministério da Agricultura e a sua proficiência técnica, os ex-ceplaqueanos, aposentados, com mais de 70 anos, que fizeram carreira e viveram a grandiosidade da CEPLAC, resolveram sair da sua chamada inatividade, acreditando na força de suas palavras, eivadas de trabalho e discernimento.

Via internet, muitos se arregimentaram e três deles (Luiz Ferreira da Silva, Manoel M. Tourinho e J. Alexandre de Souza Menezes), com a contribuição de 13 outros, resolveram escrever um livro (TRIBUTO À ANTIGA CEPLAC, INSTITUIÇÃO AGRÍCOLA ÚNICA), visando resgatar a magnitude da CEPLAC em tempos idos, na expectativa de consolidar a sua memória para as novas gerações.

O livro já está em processo de diagramação na Scortecci/Editora (SP) e, provavelmente, em disponibilidade no início de junho. De posse da obra, os “velhinhos” vão promover um ENCONTRO em Salvador, bem como lançar a obra nas regiões cacaueiras em forma de palestras.

Eis, como aperitivo a capa em 3D. E, para se ter uma ideia do seu conteúdo, o Sumário.

 

LF

LF

CONTEÚDO (SUMÁRIO)

POR QUE ESCREVEMOS ESTE LIVRO?

Capítulo I.     A CEPLAC QUE NOS FORMOU

Capítulo II.    UM MODELO SUI GENERIS

Capítulo III.   CRIATIVAS ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

Capítulo IV.   O PROCACAU

Capítulo V.    A DIVERSIFICACÃO DA ECONOMIA CACAUEIRA

 Capítulo VI.   RESULTADOS ALCANÇADOS

Capítulo VII.  A VASSOURA DE BRUXA

Capítulo VIII. A OMISSÃO DA SOCIEDADE CACAUEIRA

Capítulo IX.   OS PIONEIROS QUE PLANTARAM E SE ENCANTARAM

Capítulo X. O QUE A CEPLAC FOI IMPORTANTE NA MINHA VIDA?

 Capítulo XI. CEPLAC, ANO 2016

Capítulo XII. REVITALIZAÇÃO DA CEPLAC

Capítulo XIII. O NOVO REPENSAR

Capítulo XIV. CONCLUSÕES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

9 respostas para “SÉRIE CEPLAC REVIVIDA”

  • MARIA HELENA ALENCAR SCUTTI says:

    Em bom momento, o Luiz Ferreira, nosso antigo diretor no CEPEC – Centro de Pesquisas do Cacau,teve a ideia de escrever esse livro que contou com a participação de outros profissionais de altíssimo quilate: Manoel Malheiros Tourinho e José Alexandre de Souza Menezes. Aguardamos, para breve, o lançamento do livro!

  • Luiz Ferreira da Silva says:

    Você,MH, ceplaquena de 4 costados, contribuiu com seu belíssimo depoimento. Estamos vivos nos dois sentidos. Abraços.

  • Antonio Manoel Freire de Carvalho says:

    Sem dúvida alguma foi em bom momento que Luiz sensibilizou colegas para escrever este livro que realmente retrata a importância da CEPLAC para as regiões cacaueiras do Brasil e para cada um de nós que viveu intensamente sua história. Pena que, no momento em que estamos reconhecendo nossa Instituição como única, o MAPA decreta que a CEPLAC passou a ser mero Departamento de uma Secretaria. A falta de conhecimento e insensatez é que prevalecem nas decisões deste governo. Pena…

  • ALTENIDES MOREAU says:

    MEUS PARABÉNS AOS COLEGAS, LUIZ, TOURINHO E ALEXANDRE, PELA INICIATIVA AO ESCREVER O LIVRO SOBRE A ATUAÇÃO DA CEPLAC NAS REGIÕES PRODUTORAS DE CACAU DO BRASIL. CERTAMENTE VALORIZANDO O PATRIMÔNIO TÉCNICO, CULTURAL E PRODUTIVO MATERIALMENTE QUE TEM DEIXADO PARA TODAS AS COMUNIDADES EM QUE VEM ATUANDO DESDE A DÉCADA DE SESSENTA. E AS LIÇÕES DE RESPONSABILIDADE COM O BEM PÚBLICO, DE HONESTIDADE NO MANUSEIO DOS BENS E RECURSOS DA SOCIEDADE, COM CAPACIDADE ADMINISTRATIVA PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SOCIO-ECONÔMICO DAS POPULAÇÕES ALVO.

    • Luiz Ferreira da Silva says:

      Estamos cumprindo e, com a sua participação, o dever de fazer jus a quem nos deu tanto, permitindo-nos ser úteis a sociedade que nos paga. Hoje, combalida, a CEPLAC nos dói na alma.

  • Elpídio Francisco Neto says:

    Pelo profundo conhecimento dos autores o livro certamente traz as informações que espelham as trajetórias vividas por todos nós que fazemos parte dessa história. Me sinto tremendamente valorizado pela magnífica iniciativa, principalmente neste momento pelo qual a Ceplac, ou, o Ceplac (departamento) está a trilhar. Tudo novo e diferente daquilo que sempre elevou os ânimos em prol dos verdadeiros motivadores de sua existência, os produtores de cacau do Brasil. Parabéns!

  • Bela, necessária, urgente, a iniciativa de Luiz Ferreira, cabra bom de ciência, texto e coração, no sentido de salvar a CEPLAC, instituição única, modelo para o Brasil e para o mundo, indispensável ao País e às regiões produtoras. Como soldado, estou às ordens de Luiz, e irmanado aos colegas que conheceram e defendem a verdadeira, eficiente e eficaz instituição do Cacau Brasileiro. Com orgulho, estou no livro com um depoimento sobre a minha passagem pela honrada instituição.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia