WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


abril 2016
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930






:: 26/abr/2016 . 22:57

Secretário garante continuidade dos trabalhos do Instituto Biofábrica do Cacau

Durante visita realizada no último Domingo (24) ao Instituto Biofábrica de Cacau, em Uruçuca, região sul do estado, o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, reafirmou que a sua gestão garantirá as condições necessárias à continuidade dos processos de pesquisa e produção de mudas, realizados pelo instituto, que é responsável pela multiplicação de clones resistentes a pragas que afetam a lavoura cacaueira. A Biofábrica ocupa uma área de 40 mil metros com capacidade de armazenar 4.8 milhões de plantas. No local está instalado um dos mais modernos laboratórios de micro propagação do Brasil.

Cacau

Cacau

“A Secretaria da Agricultura (Seagri), vai contribuir para que a multiplicação de variedades de mudas de cacau, resistentes a vassoura de bruxa, monilíase, e outras pragas, não se interrompa. Essa região é fundamental para o desenvolvimento de nosso Estado, e tem tido atenção especial por parte do governador Rui Costa. Juntos, vamos transformá-la em referência não só para o Brasil, mas para o mundo, priorizando as ações de recuperação da lavoura e a diversificação das culturas”.

Durante a visita, o secretário também garantiu o apoio da pasta na requalificação dos viveiros, que devido a ação do tempo, naturalmente passam por um processo de degradação. De acordo com Lanns Almeida, diretor presidente do instituto, que acompanhou o secretário durante a visita, a recuperação destas estruturas é fundamental para produção de mudas de alta qualidade.

Dentre as ações desenvolvidas pela SEAGRI voltadas a lavoura cacaueira, destaca-se o trabalho para manter a Bahia livre da Monilíase, através do Plano Estadual de Prevenção e Controle da Monilíase do Cacaueiro, e da propagação da lagarta-parda, praga que tem atacado a cultura do eucalipto, no sul e extremo sul do Estado, e que é voraz também no ataque ao café e cacau, realizadas em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado a secretaria.

Servidores da Prefeitura de Ilhéus devem se apresentar para abertura de contas bancárias até quinta-feira

Funcionários devem se apresentar seguindo calendário definido pela Secretaria de Administração

Termina nesta quinta-feira, dia 28, o prazo para que os servidores municipais se apresentem para abertura de conta bancária na Caixa Econômica Federal, a fim do recebimento dos salários já referentes ao mês de abril. Os funcionários devem comparecer seguindo calendário dividido por secretaria e letra inicial do nome à Rua Conselheiro Dantas, nº 10, no Centro da cidade, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

O atendimento aos servidores foi iniciado em 4 de abril. Até quinta-feira, respeitando a ordem, devem se apresentar os funcionários vinculados às secretarias da Fazenda, Relações Institucionais, Turismo e Esportes, Meio Ambiente, Cultura, Agricultura e Pesca, Planejamento, Indústria e Comércio, Comunicação Social, à Procuradoria, Controladoria, Gabinete do Prefeito e do Vice.

Os trabalhadores devem estar portando RG, CPF, comprovante de residência atualizado e o último contracheque. A convocação foi feita pelo edital nº 01/2016, da Secretaria de Administração (Sead), que atende ao contrato nº 051/2016, firmado entre o município e a instituição bancária.

Ministro reage com indignação à proposta de desvincular a Previdência ao reajuste do salário mínimo

NOTA OFICIAL

 Ministro reage com indignação à proposta de desvincular a Previdência ao reajuste do salário mínimo

O ministro Miguel Rossetto (Trabalho e Previdência Social) reagiu com indignação à notícia veiculada nesta terça-feira de que o grupo que apoia o vice-presidente Michel Temer vai insistir na proposta de desvincular benefícios – incluindo os da Previdência – dos reajustes concedidos ao salário mínimo. Na avaliação de Rossetto, essa desvinculação é criminosa. “Essa proposta é um crime contra 22 milhões de aposentados urbanos e rurais que conquistaram dignidade a partir dessa vinculação”, afirmou.

A vinculação dos pagamentos previdenciários ao reajuste do salário mínimo é um dos grandes responsáveis pela retirada de famílias da linha pobreza.

 Assessoria de Imprensa

Ministério do Trabalho e Previdência Social

 

Seagri intensifica ações de projeto para renovar seringais baianos

 Visando a renovação e ampliação dos seringais do Estado, com substituição das árvores envelhecidas por variedades mais produtivas e resistentes, a Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), dará continuidade às ações do Programa de Desenvolvimento do Setor da Borracha Natural do Estado da Bahia – Prodebon. Através da parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o intuito é produzir mudas enxertadas a serem coordenadas pelas duas entidades na Estação de Una – unidade produtora de mudas, que possui 20 hectares de irrigação, 10 ha de jardim clonal de seringueiras e capacidade de produzir um milhão de mudas por ano. “O objetivo é aumentar a produção no Estado e, principalmente, contornar a crise de produção que, desde 2014, vem afetando o setor. A união entre setor produtivo e governo do Estado, no incentivo à produção de mudas com maior qualidade genética, vai beneficiar toda a cadeia da borracha com o aumento da produtividade, suprindo a demanda interna”, destaca o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.
A Bahia é o segundo produtor de borracha natural do país, responsável por 20% de toda produção nacional. Porém, como a maioria dos seringais baianos foram implantados no período de 1950 a 1970, a queda da produtividade e a decadência dos seringais culminaram no declínio desta cadeia produtiva, com reflexos negativos para as indústrias locais, principalmente a pneumática e de artefatos. Entretanto, considerando tratar-se de uma cultura de longo prazo, cuja produção inicia a partir do sétimo ano, espera-se melhores perspectivas de mercado para o segmento, quando as plantações já estarão renovadas.
A partir da implementação do Prodebon, o plantio das mudas de seringueira será baseado em sistemas agroflorestais (SAFs), modelo de produção consorciado com espécies agrícolas e forrageiras com ou sem a presença de animal, mas obrigatoriamente associadas às espécies florestais, garantindo o desenvolvimento da muda enxertada na fase inicial e elevado rendimento na fase de exploração da produção. Além disso, essa técnica de plantio favorece o aumento da produção de outros produtos agrícolas, a exemplo de banana, abacaxi, feijão e milho, a custo menor, com melhor qualidade e em quantidade suficiente para atender a demanda regional. A principal meta do Prodebon é implantar 100 mil hectares de seringueira até 2032, impulsionando a produtividade média de 600 kg/ha/ano para 2500 kg de borracha seca/ha/ano. Com plantios mais tecnificados, resultando em mudas mais produtivas, rigorosas e resistentes às principais doenças, a Bahia poderá alcançar a autonomia na produção de borracha natural.
Todavia, com a expansão da área de seringueiras em SAFs e a utilização de mudas de qualidade, haverá o aumento da oferta de borracha natural no Estado e, sem dúvidas, a redução da dependência pelo produto importado da Ásia. Além disso, pela capacidade de geração de trabalho permanente e oferta de mão de obra que a heveicultura (cultivo de seringueiras) representa no Estado, o Prodebon irá contribuir para a geração de trabalho e renda, proporcionando o cultivo da seringueira como meio para a inclusão social e garantindo a sustentabilidade dos trabalhadores beneficiados.
Em parceria com a Continental, empresa que utiliza a borracha como matéria prima para a fabricação de pneus, nos três últimos anos a Seagri distribuiu cerca de 240.000 mudas de seringueira, aos pequenos agricultores familiares da região. A perspectiva é que outras empresas sejam atraídas para se inserir no programa, ampliando a parceria, principalmente no segmento de produção de mudas.

COMUNIDADE PENALIZADA.

NO HERNANI SÁ

NO HERNANI SÁ

Em setembro de 2013 um coletivo foi queimado no final de linha do bairro Hernani Sá.

A comunidade é culpada?
O bairro Hernani Sá é violento?
É falta da presença da polícia?

São três anos em que moradores da 2ª etapa do bairro Hernani Sá estão sendo obrigados após às 19:00 horas a pegar o coletivo na praça principal, mediante a uma ação de vandalismo em consequência do aumento da passagem. Crianças, idosos, cadeirantes, deficientes e gestantes, para pegar um coletivo, às vezes debaixo de chuva, penalizados pelo sistema dos coletivos que não é fiscalizado pela gestão pública.
Cadê o poder Legislativo?
A comunidade pede uma atitude URGENTE.

 

No GOTAS DE PAZ

Nosso dia a dia

Nossodiaadia

GP

Nos dias de hoje notamos que os acontecimentos do dia a dia estão nos deixando aflitos e às vezes com muito medo.
Esse sentimento é a falta de fé no Pai Celestial e a aflição indica, que estamos afastados de Deus e às vezes não sabemos para onde ir e como devemos conduzir nosso cotidiano.
O Pai não nos abandona nunca, Ele está presente em nossas vidas todos os dias.
Jesus nos ensinou a amarmos e servir ao próximo e com certeza o dia de amanhã será melhor.
Servir com fé, com amor, e seguir o caminho da vida na certeza de que
recebemos do mundo o belo e nos dá tudo que precisamos.
Os homens é que não sabem se conduzir a Deus.
Ele nos dá uma bênção da vida se aceitamos com gratidão tudo o que Ele nos oferece.
Estamos precisando de alegria, paz, saúde e trabalho
Cooperação em tudo e para todos, é o que precisamos das graças do Pai
Servir com muita felicidade e alegria, é o nosso objetivo

http://www.gotasdepaz.com.br/nosso-dia-a-dia/?utm_source=26%2F04%2F2016&utm_medium=email&utm_campaign=26%2F04%2F2016

 





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia