Esse texto foi publicado em 06 de fevereiro 2017

MOVIMENTO DE MOTOCICLISTA NAS VIAS PUBLICAS.

Mobilidade Urbana refere-se as condições de deslocamento da população no espaço urbano das cidades. O termo refere-se ao transito de pedestres e de veículos através do transporte individual (carros, motos e outros) ou transporte coletivo (ônibus etc.). Essa mobilidade resulta na satisfação e conforto da população com menor tempo de deslocamento entre residência e local de trabalho, escola e outras atividades.

O ônibus é o meio de transporte mais eficiente pois transporta mais pessoas ocupando menor espaço de vias por passageiro transportado o carro na média transporta    menos passageiro ocupando mais espaço nessa situação são sugeridos o transporte com compartilhamento.
A moto é um equipamento que ocupa menos espaço tornando-se mais eficiente nessa situação de transporte.
“ Art. 57 do Código de Transito Brasileiro.

Os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no bordo direito da pista sempre que não houver acostamento ou faixa própria a eles destinada, proibida a sua circulação nas vias de trânsito rápido e sobre as calçadas das vias urbanas.

Parágrafo único. Quando uma via comportar duas ou mais faixas de trânsito e a da direita for destinada ao uso exclusivo de outro tipo de veículo, os ciclomotores deverão circular pela faixa adjacente à da direita”.

Observamos, parte dos motoqueiros não respeitam o CTB (Código de Transito Brasileiro) trafegando em velocidades incompatíveis das vias públicas, ultrapassagem perigosas, estacionando na frente e fundo de veículos, avanço de sinais, passando por cima das calçadas, circulando em zig zag, circulando próximo aos veículos batendo no retrovisor.

As faixas duplas de divisão de sentidos de trafego não são obedecidas pelos motociclistas levando a insegurança aos motoristas que circulem por essas vias.

Deve haver controle nas circulações dos veículos e motos para evitar transgressões do CTB.
Desejamos uma cidade organizada permitindo Mobilidade Urbana, com eficiência e segurança para seus Cidadãos.

Antonio Dantas.