ALGUMAS DO DIA
Presidente Temer veta propostas que reduziam florestas nacionais
Nesta segunda-feira (19), o presidente da República, Michel Temer, vetou duas propostas que reduziam limites de parques nacionais. Em mensagem ao presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira (PMDB-CE), Temer afirmou que o veto deve-se à “contrariedade do interesse público e inconstitucionalidade” das medidas provisórias. A MP 756/2016 alterava os limites da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, no município de Novo Progresso, no Pará, e a MP 758, alterava os limites do Parque Nacional do Jamanxim e da Área de Proteção Ambiental do Tapajós.
Sisu: Lista de espera recebe inscrições até segunda (19)
A lista de espera da segunda edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) aceita inscrições até segunda-feira (19). Podem participar os candidatos que não foram selecionados na chamada regular ou que foram aprovados somente para a segunda opção de curso, tendo ou não se matriculado. A convocação dos aprovados está prevista para o dia 26. Para participar, basta acessar a página eletrônica do Sisu. É necessário ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem de 2016. A lista de espera do Sisu é restrita à primeira opção de vaga do candidato.
Abono salarial de 2015 deve ser sacado até dia 30
Trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2015 têm 15 dias para ir a uma agência bancária e sacarem o benefício. O prazo final é 30 de junho. Tem direito ao abono salarial ano-base 2015 quem está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2015 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos; e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O Ministério do Trabalho disponibiliza uma ferramenta de consulta para os trabalhadores saberem se têm direito ao abono salarial Ano-Base 2015. Basta acessar o endereço eletrônico http://verificasd.mtb.gov.br/abono/, digitar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento e consultar.
Analistas projetam queda de preços em junho
Pela terceira semana consecutiva, o mercado financeiro melhorou as expectativas para a inflação em 2017. Esse otimismo ganhou mais força depois de o resultado da inflação de maio surpreender favoravelmente. Para junho, a previsão é de queda de preços, com deflação de 0,07%. Se esse número se confirmar, será o primeiro recuo em 11 anos. Em junho de 2006, última vez em que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu, a taxa havia recuado 0,21%. Agora, depois de medidas para melhorar o custo de vida e reorganizar a economia, esse cenário de preços em queda pode se repetir.