WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


dezembro 2017
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  








O NOME DA NOVA PONTE

Anísio J.S. Cruz

dezembro 2017.

A nova ponte, tão ansiada pelos ilheenses dos dois lados da Baia do Pontal, já evidencia, celeremente, o seu formato, deixando no ar, uma justa expectativa pela sua conclusão. Foram muitos anos de sofrimento com os enormes engarrafamentos, os compromissos atrasados, voos perdidos, e o mais grave, vidas ceifadas pela demora do atendimento das unidades de socorro. Mas lá já estão a maioria dos pilares, e vigas que suportarão o lastro, sendo concretadas num vai-e-vem constante de homens, tratores, caminhões, enormes guindastes, e groas, posicionados para executarem as suas parcelas de trabalhos, de acordo com o projeto, e o cronograma estabelecido.

De longe, observadores atentos, fotografam, e vibram com o desenrolar das obras, ansiosos pelo seu desfecho. Na cabeceira Sul, o drama das demolições de casas, e equipamentos públicos, como o Colégio Padre Palmeira, para darem lugar ao acesso que surgirá, demandando à Ba-001, que a interligará aos bairros situados no seu entorno, como também Olivença, Una, Canavieiras, e também ao aeroporto de Comandatuba.

Os tempos são outros, como também as necessidades que se avizinham com outros equipamentos que estão prometidos, como o Porto Sul (que continuo denominando de porto sujo), a Ferrovia Oeste-Leste, a ZPE, e a nova zona industrial que deverá surgir, no rastro do que está sendo prometido. Tudo leva a crer que uma nova onda desenvolvimentista aqui aportará, após anos de retrocesso, ocasionado pela crise da cacauicultura, e a ação criminosa da disseminação da “vassoura de bruxa”.

Todo esse preâmbulo é para chegar ao bojo de uma discussão que se inicia, qual seja, o nome da nova ponte. Claro. Todas elas possuem nomes, como de resto, viadutos, e grandes equipamentos públicos. O novo hospital, por exemplo, já foi batizado de Hospital da Costa do Cacau, o que considero conveniente, dispensando nomes de políticos, nem sempre merecedores. A ponte, também deverá ter o seu nome aludindo a algum vulto, e sugestões começam a surgir, evidenciando a sensação de pertencimento por parte dos ilheenses, aos quais se destinará, principalmente, o uso quotidiano da mesma. Para que a escolha seja justa, e atenda a sugestão da maioria, sugiro que se faça uma enquete, com critérios de controle bem estabelecidos, e meios para que todos possam se manifestar, democraticamente, antes que venham a batizá-la com nomes inapropriados, e completamente desconectados do contexto Ilhéus-Pontal, como sempre o tratamos ao longo do tempo. Velhos canoeiros, condutores de lanchas e besouros que, por décadas fizeram o trajeto, sob o iminente risco das próprias vidas. Heróis como o Virolli, e Dr. Gallo, que salvaram vidas em acidentes diversos, no passado dessa travessia, que tanto marcaram, principalmente, a vida dos pontalenses históricos. Fica a sugestão.

2 respostas para “O NOME DA NOVA PONTE”

  • Simões, José nísio says:

    O nome mais apropriado dessa ponte ávida por nascer (ser contruida) deverá chamar-se de : “QUARTA PONTE”, o “por quê”? Fica nas entrelinhas…

  • HERALDO FASKOMY says:

    MUITOS PAIS DA OBRA, NEM MERECEM NADA… PRIMEIRO O DONO MORTO, CORRUPTO, SEGUNDO, EX- PREFEITOS CORRUPTOS TAMBEM, BOM SOH RESTA UM NOME — E BOM. ====PONTE DA MENTIRA.. OBS. OS HEROIS CITADOS MERECEM SER LEMBRADOS NAO COMPARADOS COM ESSA CORJA.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia