WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


dezembro 2017
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  








CHEGOU A TEMPORADA DE VERANEIO

   Anísio Cruz – dezembro 2017

É chegada a temporada de veraneio, com a passagem de transatlânticos repletos de turistas de diversas nacionalidades, em cruzeiros pela costa baiana, aos quais se juntam centenas de brasileiros em gozo de férias. Também no nosso aeroporto, dezenas de voos movimentam a estação de passageiros, e muitos outros chegam em ônibus de turismo, ou mesmo de carreira, além daqueles que preferem viajar em veículos particulares, engarrafam as estradas de acesso, e as ruas da cidade, em busca da felicidade de desfrutarem agradáveis momentos a beira mar, ávidos por se aproveitarem das delícias de um bom banho nas tépidas águas que banham nossa costa. As ruas fervilham de pessoas portando máquinas fotográficas, chapéus estilosos, e trajes coloridos, bem de acordo com a estação. Por possuirmos uma das maiores costas do litoral baiano, bons trechos de praias é que não irão faltar para os seus deleites. São quase 90 Km de lindas praias, de areias finas, e claras, ornadas por coqueiros, e equipadas por inúmeras barracas a servirem bebidas, e frutos do mar, principalmente os deliciosos caranguejos, fartos nos manguezais da região. O clima é festivo, e os semblantes alegres, irradiam a satisfação que sentem em estar na decantada terra da Gabriela, tão badalada nos livros do Jorge Amado, em novelas, e documentários que enumeram os seus muitos atrativos. Todos os anos acontece assim, sabemos nós, moradores nativos, ou adotivos desta terra abençoada.

Se formos avaliar pelo aspecto econômico, a rede hoteleira sempre festeja a temporada, com a ocupação de grande parte dos leitos ofertados, além dos proprietários das inúmeras casas alugadas nos bairros mais próximos ao litoral. Também os cabaneiros sorriem com a clientela multiplicada, que nem pechincha nos preços exorbitantes (para nós, seus usuários contumazes), como também festejam os vendedores de guloseimas, inclusive as baianas de acarajés, abancadas em providenciais sombras naturais, ou tendas que lhes abrigam da exposição ao sol. Afirmam os entendidos, e não me cabe analisar o assunto, que cada turista gasta, em média, em torno de R$ 150,00/dia, nas ruas da cidade. Um bom dinheiro que circulará na economia local, fora os muitos empregos temporários que são gerados para atender a demanda.

Há um aspecto a ser considerado, que é a permanência do turista na cidade, muito baixa, para os padrões nacionais, e comparativamente a Itacaré, Porto Seguro, e Morro de S. Paulo, dos quais perdemos feio. Salvador, nem entra na avaliação, evidentemente.

É preciso que os operadores do turismo local, se debrucem sobre esse tema, objetivando ofertar um maior leque de opções que motivem os nossos visitantes a prolongarem as suas estadias, e por via de consequência, aumentem os seus gastos na cidade. Sem falar num bom calendário anual de eventos, que valorizem o carnaval, outrora tão importante no cenário estadual, atraindo até foliões de outros estados. Também precisam desenvolver uma melhor atuação nos principais polos emissores, mostrando o produto Ilhéus de forma profissional, juntando-se ao grupo dos chocolateiros que hoje abrem as portas da nossa cidade, para chocólatras de todas as origens. Afinal, queremos, ou não queremos incrementar a chamada “indústria sem chaminés”?

1 resposta para “CHEGOU A TEMPORADA DE VERANEIO”

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia