WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

ALCOOLISMO MOTIVA UM A CADA DEZ TRANSPLANTES DE FÍGADO

Pelo menos um em cada dez transplantes de fígado é realizado em pacientes com cirrose decorrente do alcoolismo, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, feito no Hospital de Transplantes do Estado Dr. Euryclides de Jesus Zerbini. Dados da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também apontam que esses casos representam entre 10% e 20% do total realizado pela instituição, que prevê 60 cirurgias desse tipo em 2011.

Adriano Miziara, coordenador de transplantes de fígado do Hospital São Paulo, diz que a porcentagem de pessoas que ficam doentes dessa forma não representa exatamente o número de transplantes realizados. Isso porque para “transplantar um paciente cirrótico decorrente do vício, ele precisa ter, no mínimo, seis meses de abstinência, e muitos não conseguem ficar esse tempo sem beber e chegam a falecer sem realizar a cirurgia”.

O período sem a bebida traz o benefício da “desinflamação” do fígado, segundo o coordenador médico do Transplante de Fígado do Hospital de Transplantes Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, Carlos Eduardo Sandoli Baía. “Isso, por si só, já traz duas informações: a real condição da doença hepática crônica e a avaliação do risco de recidiva do alcoolismo. A sugestão de não beber seria muito simplista. O paciente deveria, na verdade, se tratar”. Miziara explica que o alcoolismo pode ser a causa mais complicada de se prevenir, diferente da hepatite B, por exemplo, que é passível de profilaxia, pois tem vacina.
A cirrose alcoólica é a sétima indicação para transplantes em mulheres. Já para os homens, é a segunda causa e fica atrás apenas das hepatites virais. “O alcoolismo é uma doença que afeta vários sistemas, desde o acometimento de fígado e pâncreas até a causa base, que é a alteração psíquica que induz ao hábito de beber”, declara Baía. Junto com isso, segundo ele, existe o efeito da indução de tolerância no metabolismo, ou seja, para ter o mesmo efeito `psicotrópico’, são necessárias quantidades cada vez maiores de etanol.

O Cremesp está engajado no movimento Propaganda sem Bebida, liderado pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da EPM/Unifesp, para combater a divulgação de bebidas alcoólicas.

Lista de espera

:: LEIA MAIS »

Festival Amar Amado segue em grande ritmo

A programação do Festival Amar Amado, em comemoração ao “Centenário” do escritor Jorge Amado vem enchendo os olhos de críticos literários, artistas, estudantes e comunidade. Neste terceiro dia de Festival, o público pode conferir muitas atrações, entre elas o Sarau, debates literários e shows com artistas locais. O acesso a programação é gratuito.

Durante a manhã, foi aberta ao público, no Centro de Convenções, a Feira Literária “Ler Amado”, onde ocorreu o lançamento do livro “Maricota e as Formigas” e atividades com “A bola e o Goleiro” de Jorge Amado. No período da tarde, (15h), será realizada a apresentação do Espetáculo Teatral, “Capitães do Morro”, no Teatro Municipal de Ilhéus. Logo após, ás 16h, acontecerá o Sarau com Robson Carvalho, no Coreto Sky, na Praça do Teatro Municipal.

Há noite, ainda na Feira Literária, haverá o show da Banda Mendigos Blues, apresentação Gustavo Felicíssimo. Para finalizar o terceiro dia do Festival Amar Amado, será realizada uma Mesa Redonda discutindo o Tema “Os coronéis na obra de Jorge Amado e a Poesia Reunida de Florisvaldo Matos”, com Maria Luiza Heine e Florisvaldo Matos. O Festival Amar Amado é uma promoção da Prefeitura Municipal de Ilhéus, Fundação Cultural, em parceria com a empresa Maná Produções.


Meire Borges
Assessora de Imprensa

Caravana de Carmelita visita distritos e povoados de Ilhéus

A caravana da vitória da coligação Ilhéus Mais Forte, formada pela Professora Carmelita (PT), o vice-prefeito Mário Alexandre (PSD), a deputada estadual Ângela Sousa, o deputado federal Josias Gomes e diversos candidatos a vereador, visitou neste domingo (05) o interior de Ilhéus para falar com os moradores, discutir sobre projetos e melhorias e apresentar as propostas que vão transformar a vida do homem do campo. E neste domingo a caravana passou pelos distritos e povoados de São João, Aritaguá, Sambaituba, Urucutuca, Vila Campinhos, Vila Olímpio e Ribeira das Pedras.


Em cada parada a candidata a prefeita de Ilhéus, Professora Carmelita, falava com os moradores, apresentava suas propostas e assumia o compromisso de aproximar cada vez mais o campo da cidade, garantindo serviços de saúde com eficiência, educação de qualidade, ampliação do programa Bolsa Família, fortalecimento do Brasil Carinhoso e melhoria das condições das estradas. “Chega de abandono. O homem do campo precisa ser tratado com mais dignidade. E é por isso que vamos nos eleger prefeita de Ilhéus. Sou filha de um homem do campo, de um trabalhador rural e sei das dificuldades que o morador do interior enfrenta. Mas chegou a hora da mudança, Ilhéus. Vamos transformar a nossa cidade. Esse é um compromisso que assumo olhando nos olhos de cada um morador da minha cidade”, disse.
:: LEIA MAIS »

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Autoridades e convidados prestigiam abertura do Festival Amar Amado
Ilhéus sediou lançamento nacional da “A Última Estação”
Em Ilhéus, Festival “Amar Amado” se estenderá até o próximo domingo
Prefeitura convoca inscritos no Minha Casa Minha Vida
Odontomóvel atenderá os distritos e zona rural de Ilhéus

:: LEIA MAIS »

Concurso Cultural Reinvente Jorge Amado premia finalistas no próximo sábado

Finalistas do Concurso Cultural Reinvente Jorge Amado apresentarão seus trabalhos no próximo sábado (11), às 15 horas, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, quando serão julgados e premiados pelo júri emérito.

O concurso, realizado pela Fundação Cultural de Ilhéus (FUNDACI), através da parceria firmada com a Sky Brasil e a Editora Companhia das Letras, tem o objetivo de promover a aprendizagem a partir da reflexão e interpretação criativa sobre a vida e obra de Jorge Amado. Participaram do concurso estudantes do ensino fundamental de instituições de ensino do Município de Ilhéus, que concorreram nas categorias audiovisual, texto e imagem. Além dos kits de livros de Jorge Amado para os três últimos finalistas, o primeiro colocado será premiado com mil reais e assinatura Sky FIT por um ano, o segundo colocado com seiscentos reais e terceiro colocado com quatrocentos reais.

A lista do júri de pré-seleção foi composta por Cristiane Santanna e Vitoz Aziz, da Nuproart, Emerson Silva e José Delmo, artistas plásticos e André Luiz Rosa Ribeiro, Membro da Academia de Letras de Ilhéus.

FUNDAÇÃO CULTURAL DE ILHÉUS

PORTARIA Nº 41/2012

O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE ILHÉUS, no uso de suas atribuições,

RESOLVE

Art. 1º. Divulgar a lista dos trabalhos finalistas do Concurso Reinvente Jorge Amado:


Art. 2º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

Ilhéus, 03 de agosto de 2012.

Maurício Corso

Presidente

Moradores da Vila Cachoeira citam obras e confirmam apoio a Jabes

“Todas as ruas pavimentadas daqui, foi Jabes Ribeiro quem fez”. A fala da aposentada Maria José,72, moradora da rua Adeodato Matildes, na Vila Cachoeira, é um refrão que se repete em todas as partes de Ilhéus. O candidato a prefeito da Coligação Por Amor a Ilhéus visitou a localidade na manhã deste sábado, acompanhado do companheiro de chapa, Cacá (PMDB).


A construção e reforma da escola local e da unidade de saúde também foram relembrados pelos moradores. “Foi o único prefeito que trabalhou pela nossa comunidade”, ressaltou José Melo, vizinho de dona Maria José. Jabes e Cacá foram recebidos com alegria em todas as ruas da vila, ouvindo palavras de incentivo e confiança. “Ele é o único que ainda tem meu voto, se fosse outro não votava, mas nele eu confio, e sei que vai ganhar de goleada”, enfatizou a autônoma Maria das Dores, 63, residente na Rua São Francisco.

Assim como ela, muitos moradores fizeram questão de dizer por que vão eleger Jabes o próximo prefeito de Ilhéus. Eliane Alves: “ele foi o único que já trabalhou”; Tais Oliveira: “de todos, sem dúvida é o melhor”; Maria Cristina: “os morros só têm melhorias por causa dele”; Marinalva de Lurdes: “com ele, Ilhéus vai pra frente”; Angélica Maria: “sempre tratou todo mundo muito bem”; João José: “nunca me arrependi por ter votado nele”; Domingos Ferreira: “Jabes é o melhor para Ilhéus”; Judite Maria: “ele é experiente, sabe o que faz”; Bruno Sampaio: “depois que ele saiu, ninguém fez mais nada, ele vai terminar o que começou”.

Carmelita garante reforma e ampliação das centrais de abastecimento de Ilhéus

Comerciantes, consumidores, taxistas e motoboys da Central de Abastecimento do Malhado receberam com festa a candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), o vice-prefeito Mário Alexandre (PSD), a deputada estadual Ângela Sousa e candidatos a vereador durante a visita realizada na manhã deste sábado (04). Professora Carmelita circulou por toda a área de venda de carnes, frutas, temperos, farinha e verduras, recebendo muitos gestos de carinho, aplausos e apoios.

Carmelita / Central e Iguape

Na Central de Abastecimento do Malhado, Professora Carmelita também constatou o abandono da maior feira da cidade e ressaltou a necessidade de investimentos imediatos no local, como forma de transformar o espaço não somente em um grande mercado municipal, como também em um ponto turístico. “Não podemos deixar que continuem tratando comerciantes e consumidores dessa maneira. Um dos nossos projetos será a reforma e ampliação das centrais de abastecimento de Ilhéus, além da qualificação dos trabalhadores do local. Precisamos garantir dignidade para os comerciantes, saúde para os consumidores e mais oportunidades de emprego e renda para o nosso povo. A nossa feira precisa ser um exemplo de limpeza, de organização e de higiene para atrair não somente os ilheenses, como também os visitantes”, garantiu Professora Carmelita.

:: LEIA MAIS »

Jabes e Cacá participam do Feijão Companheiro da CDL

Jabes e Cacá, candidatos a prefeito e vice-prefeito da Coligação Por Amor a Ilhéus, participaram do Feijão Companheiro, sábado, 4, no Restaurante Boca Du Mar. A festa que chegou à décima primeira edição é uma homenagem da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ilhéus aos profissionais da imprensa regional, proporcionando o encontro e interação deles com os empresários do comércio.

Para Jabes, a presença do empresário Cacá na grande aliança partidária que mudará a história de Ilhéus a partir de 2012 fortalece os laços com o setor do comércio, importante pilar para os projetos da retomada do crescimento de Ilhéus. “A estagnação da cidade é maltrata todos os setores, mas é no comércio onde mais se reflete; esta situação não pode continuar”, diz o candidato.

Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa

LONDRES 2012

DE LONDRES PARA O R2CPRESS

 A crítica ao desempenho brasileiro nos jogos
 Tem muita gente comentando o desempenho brasileiro nos Jogos. Esperavam mais, embora a maioria nem saiba o que significa esse “mais”. Hoje a UOL publicou um comentário de Neto, compentarista de futebol, dizendo que precisamostirar o presidente do COB Nuzman do cargo, que viajar com 500 atletas e trazer meia duzia de medalhas, palavras dele, é absurdo. Para começar, Neto não sabe nada do assunto e deve ficar no futebol onde conseguiu se estabelecer como comentarista após carreira de jogador que não o levou ao ponto máximo que´é uma carreira internacional vitoriosa e um título mundial.
A questão olímpica é muito mais profunda. Não somos um país que tem a cultura esportiva. Só para se ter uma idéia, aqui em Londres são 22 canais abertos transmitindo olimpíada, com amplo acesso a toda população. No Brasil um canal aberto transmite e os outros são pagos, sem acesso à grande maioria do nosso povo. Quando o maior canal do Brasil transmitia a olimpíada não acompanhava ao vivo as competições que aconteciam no horário das novelas, assim como continua a nos fazer acompanhar jogos após as 22 hs. Quem vai levar um filho em São Paulo ou Rio de janeiro para chegar em casa após as 2 horas da manhã, quando não é mais tarde? O mesmo canal, para não fugir da programação, transmite reprise de eventos esportivos como se fosse ao vivo! Como criar uma cultura espotiva quando grande parte do nosso povo está privado dos grandes momentos que vêm acontecendo em Londres? Como incentivar os jovens a se tornarem atletas se estes crescem acompanhando novelas e programas de auditório?
Graças a Deus teremos na Olimpíada de 2016, mesmo a fórceps, a chance de trazer o esporte para perto do nosso povo. Mesmo que isso aconteça em apenas uma cidade, já será um grande avanço. Precisamos nos unir, trabalhando e fiscalizando para que tudo ocorra da melhor forma e o legado persista. Assim estão fazendo os moradores de Londres. Não podem nos ver nas ruas parados por um momento para tentar dar informação ou fazer com que possamos chegar onde queremos ir. Ontem entrei rapidamente em um ônibus e, já dentro,  lembrei que estava sem o tícket. Falei com o motorista, perguntando se podia comprar ali dentro. Este disse ser impossível, mas nos levou ao destino sem problemas.
Nossos atletas estão conseguindo grandes resultados em Londres, embora alguns não estejam atendendo à expectativa, que nem sempre é baseada no desempenho dos atletas no último ciclo olímpico, que é o que vale. Temos um grande desafio, o de tentar fazer, em 2016, uma grande olimpíada. E não se trata apenas dos resultados em medalhas Neto! Tentar dobrar as 15 medalhas de Pequim é uma meta audaciosa! Fazer da nossa Olimpíada um sucesso é o verdadeiro objetivo!
Estratégia de Bruno Prada e Robert Sheidt não deu certo, e só veio o Bronze
A tentativa de agredir na última regata deste domingo para tentar chegar ao ouro não funcionou, e Robert Scheidt e Bruno Prada ficaram apenas com o Bronze. A tentativa de superrar os britânicos Iain Percy e Andrew Simpson na classe Starainda piorou a posição dos brasileiros, que foram superados pelo barco da Suécia. Os suecos ainda tiraram o ouro dos anfitriões. Mesmo assim, Sheidt, o maior medalhista da história olímpica do Brasil traz mais um bronze para seu repertório de conquistas. Eu, particularmente, esperava essa medalha de ouro de Sheidt e Bruno, mas estou satisfeito com mais um bronze.
Brasil classificado no handebol
Ainda preocupado com a derrota para  Rússia o Brasil fechou sua participação na chave feminina de handebol com vitória e classificação. O time, que agora é treinado pelo dinamarquês Morten Soubak, fez 29 a 26 na Angola e depende de outros resultado para terminar a fase classificatória na  liderança do Grupo A.
Etíope bate recorde olímpico na maratona.
A etíope Tiki Gelana bateu as quenianas e foi ouro na maratona dos Jogos de Londres. Neste domingo, curtimos com emoção, debaixo de uma chuva fina e gelada, uma prova sensacional, onde a etíope cravou 2h23min07, novo recorde olímpico, e conquistou a inédita medalha de ouro para seu país.
Muito boa a árticipação da única representante do Brasil na maratona feminina, Adriana Aparecida da Silva. O tempo de 2h33min15 e a 47ª posição não representam o que foi essa performance. Adriana chegou e, esperamos bastante até que todas as outras atletas chegassem, muitas de altíssimo nível, deixadas para trás pela brasileira. Valeu Adriana!
Alberto Barretto Kruschewsky
Professor Ms. Educação Física
DCS/Universidade Estadual de Santa Cruz/Uesc
(36323956/99667204)

Blog do Gusmão / MORRE GERENTE DA LANCHONETE LARIKA

MORRE GERENTE DA LANCHONETE LARIKA

Juarez Rodrigues Oliveira, 52 anos, gerente da lanchonete Larika (Pontal- Ilhéus), faleceu na madrugada deste sábado, por volta de 1h, no Hospital Regional.
No dia 09 de julho, Juarez recebeu um tiro no peito, após assistir passivamente (e sem esboçar qualquer resistência) o assalto ao estabelecimento que gerenciava, por dois homens armados numa moto.
Familiares disseram a este blog que o tiro perfurou um dos pulmões. O crime aconteceu numa segunda, mas Juarez só foi operado na quarta. A demora gerou um quadro de infecção fatal. O corpo será transportado ao DPT de Itabuna, neste sábado às 6h, para ser necropsiado.

Até agora, a Polícia Civil não prendeu os dois criminosos.


Grande Figura!
Bom Amigo.

Presença de Jabes e Cacá empolga Altos do Basílio, Cacau e Tapera

Uma sexta-feira de muito trabalho e empolgação agitou a militância da Coligação Por Amor a Ilhéus que acompanhou os candidatos Jabes Ribeiro (PP) e Cacá (PMDB) nas visitas desta sexta-feira, 3, aos Altos do Basílio, Cacau e Tapera. Sempre recebido com festa nos altos ilheenses, o ex-prefeito aproveitou as visitas para convidar todos a participar da grande caminhada deste sábado, no bairro do Pontal, com concentração na Nova Brasília, às 15h30min.

Jabes / Basílio, Cacau e Tapera

O sentimento de gratidão pelo trabalho de Jabes em prol da comunidade mais carente mistura-se ao de revolta pela situação de abandono em que se encontra quase toda Ilhéus. A dona de casa Ana Angélica, 39 anos, moradora do Basílio, expressou a angústia de quem mora nos morros da cidade. “Ilhéus está em uma situação tão decadente, tão desesperadora, que só quem precisa realmente sabe. A única opção para garantir segurança, trabalho e infraestrutura é com um projeto que eu nunca esqueço, o Viva o Morro. Só quem vive aqui, sabe do que tá precisando. Os morros estão realmente morrendo, precisamos ressuscitar e o único político que tem compromisso com os mais carentes é Jabes”, desabafou.

Jabes / Basílio, Cacau e Tapera

Emoção e esperança também nas falas da gente que mora nos altos de Ilhéus, dona Maria Benedita, moradora da Rua dos Andes, a aposentada Marialda Pereira, 83 anos, e a auxiliar de serviços gerais, Telma Rocha, que até canção criou para o candidato: “Êta homem do pé quente arretado, vai comandar mais uma vez, sou ilheense, mas não sou besta, Jabes Ribeiro na cabeça”.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa

Carmelita e Mário Alexandre fazem a maior caminhada desta campanha

Um dos mais populosos e importantes bairros de Ilhéus, a Conquista recebeu com festa e entusiasmo a visita dos candidatos a prefeito e vice-prefeito, Professora Carmelita e Mário Alexandre, durante caminhada ocorrida na noite desta sexta-feira (03). Foi, segundo a organização, a maior caminhada feita até este momento da campanha pela Coligação Ilhéus Mais Forte e reuniu mais de 2.500 pessoas. Por onde passaram, Carmelita e Mário Alexandre foram recebidos com entusiasmo pela comunidade. O bairro da Conquista foi onde a candidata a prefeita passou parte da sua infância.

Carmelita / Caminhada

“Aqui, alicerçada numa estrutura familiar forte, fiz amigos, ganhei tios, tias, primos, primas e posso dizer que fui feliz ao lado de pessoas especiais que ainda fazem parte da minha vida. Hoje, ao retornar à Conquista e ser recebida com o carinho e o afeto que senti em todos os passos que dei, pude perceber que os laços que me unem a este bairro continuam fortes. Chego amadurecida às ruas que caminhei em minha infância e agora como candidata a prefeita da minha cidade posso apertar a mão dos velhos e novos amigos e pedir olhando no olho de cada um a oportunidade de governar a cidade que tanto amo e tanto quero ver melhor”, afirmou, emocionada.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia