WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Londres 2012

Alberto Kruschewsky*

Alberto Kruschewsky*

Acordei às 05 hs para torcer pelo Judô. Acreditava que Tiago Camilo, atleta da categoria até 90 kg, iria nos trazer outra medalha. O brasileiro começou bem, chegando até a semifinal. Mas não deu, e Tiago ficou para a disputa do bronze. Defendia a chance de se tornar o brasileiro com mais medalhas no judô olímpico, mas saiu dos Jogos pela primeira vez sem medalha. O judoca paulista não resistiu ao grego bicampeão mundial Ilias Iliadis, ficando aos prantos no tatame.
A imprensa estampou hoje que a seleção brasileira de futebol ‘passeou’ em campo no estádio St. James Park, em Newcastle, no jogo em que venceu a Nova Zelândia por 3 a 0, gols de Danilo, Leandro Damião e Sandro. A equipe de Mano Menezes terminou a primeira fase com nove pontos ganhos, em primeiro lugar do Grupo C, com o Egito em segundo. Não me entusiasma ganhar de uma Nova Zelândia cheia de atletas amadores, bem como Egito e Belarus, as outras equipes no caminho. Essa medalha de ouro é obrigação.

—————————————————————————————

As Brasileiras Juliana e Larissa, favoritas ao ouro, continuam desfilando competência das quadras do vôlei de praia em Londres. Nesta quarta-feira, atropelaram as tchecas Lenka Hajeckova e Hana Klapalova por 2 sets a 0 (21-12, 21-18). Com isso, passam às oitavas de final em primeiro lugar no Grupo A. Como já falei, pode vir mais de uma medalha no vôlei de praia.
Para quem pensa que olimpíada é fácil, o Reino Unido, anfitrião dos Jogos, conquistou nesta quarta-feira sua primeira medalha de ouro. O feito foi das remadoras Helen Glover e Heather Stanning. A Austrália, com Kate Hornsey e Sarah Tait, levou a prata, e a dupla da Nova Zelândia, Juliette Haigh e Rebecca Scown, conquistou o bronze.

—————————————————————————————

Já falamos bastante antes dos Jogos do sul-africano Oscar Pitorius, duplo amputado que foi liberado pela Iaaf para competir com atletas na Olimpíada de Londres. Agora, Pistorius foi liberado para largar em qualquer posição no revezamento 4 x 400 m. Pistorius usa lâminas de carbono nos pés, o que gerou debate sobre as questões de segurança dos demais competidores durante a passagem do bastão na prova. O presidente da Iaaf Lamine Diack liberou o atleta para correr onde quiser. O mesmo dirigente no Mundial havia obrigado Pistorius a correr em primeiro no revezamento.

Só lembrando, nesta quinta feira estou em transição para Londres, de onde fazemos este link com o R2cpress a partir de sexta feira.
Segue a programação do Brasil nos Jogos para a quinta feira:

Dia 02/08- Quinta-feira
05h00-Vôlei de praia- qualificação masculina e feminina
05h00- Tiro- Eliminatória da fossa duble- Filipe Fuzaro
05h30- Judô- Luciano Correa ( 100kg) e Mayra Aguiar ( 78kg)
06h00- Natação- eliminatórias dos 50 livres- Cesar Cielo e Bruno Fratus
07h00- Hipismo adestramento- Luisa Almeida
07h10- Natação- eliminatória dos 100 borboleta- Kaio Márcio
12h45- Basquete masculino- Brasil x Rússia
16h00- Vôlei masculino- Brasil x EUA
16h15- Natação- final dos 200 medley masculino- Thiago Per


*Alberto Barretto Kruschewsky
Professor Ms. Educação Física
DCS/Universidade Estadual de Santa Cruz/Uesc
(36323956/99667204)

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Estradas da zona rural de Ilhéus já estão sendo recuperadas
Agentes de trânsito de Ilhéus finalizam curso de formação
MP promoverá encontro para debater o II Simulado de Incêndio em Escola Pública
Concerto ao Amado Amar também Celebra o centenário de Jorge Amado
Décima edição do Interlind marcará os 54 anos da Igreja Batista Lindinópolis

:: LEIA MAIS »

R$ 900 bilhões

Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo chega aos R$ 900 bilhões

quinta-feira (02), ao meio-dia

 Este ano os R$ 900 bilhões chegam 16 dias antes que em 2011 e apontam que mesmo com a queda do PIB (Produto Interno Bruto) a arrecadação não para de crescer

 O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) alcançará nesta quinta-feira (02), ao meio-dia, R$ 900 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde 1º de janeiro deste ano. No ano passado este valor foi alcançado em 18 de agosto, portanto 16 dias mais tarde na comparação com este ano.

O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, insiste que a quantidade de dinheiro arrecadado com os impostos não tem a contrapartida na qualidade dos serviços públicos prestados à população. “Embora o PIB tenha sofrido queda, a arrecadação tributária novamente bate recorde. Isso é um alerta para que o governo tenha mais atenção com seus gastos de custeio para evitar aumentar o déficit público, num momento delicado para toda a economia mundial.”

Além de mostrar o quanto a população brasileira pagou do começo do ano até agora, no portal do Impostômetro é possível verificar o pagamento por estados e por cidades, analisar arrecadações anteriores e fazer projeções.

Histórico: O “Impostômetro” foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011 o novo portal do Impostômetro (www.impostometro.com.br) foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto o País, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos.

Pelo hotsite www.horadeagir.com.br cada cidadão pode deixar sua opinião por meio de comentários e vídeos. Pode também pressionar os deputado federais – com o envio de mensagens por meio de um link – para colocarem em votação e aprovarem o projeto de lei 1472/2007, que determina que o valor dos impostos seja discriminado nas notas fiscais.

Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) marca R$ 900 bilhões

Quinta-feira, 02 de agosto de 2012, ao meio-dia

Rua Boa Vista, 51 – Centro – São Paulo – SP / www.impostometro.com.br

“ÁLCOOL CAUSA MAIS DANOS A USUÁRIOS E TERCEIROS”

O álcool é uma droga mais perigosa do que o crack e a heroína, quando são levados em conta os danos causados aos usuários e a terceiros, disseram cientistas britânicos essa semana.

Apresentando uma nova escala relacionada aos danos para os usuários e para a sociedade, o álcool aparece como a droga mais nociva, quase três vezes mais perniciosa do que a cocaína e o tabaco.

Segundo essa escala, a heroína e o crack são a segunda e a terceira droga mais nociva.

David Nutt, presidente do Comitê Científico Independente para Drogas da Grã-Bretanha, que participou do trabalho publicado na revista Lancet, disse que as conclusões mostram que “tratar agressivamente os danos do álcool é uma estratégia válida e necessária de saúde pública”.

Ele afirmou também que a nova escala mostra que as classificações dadas às drogas têm pouca relação com os danos causados.

O álcool e o tabaco, por exemplo, são legais para os adultos na maioria dos países, enquanto drogas como ecstasy, maconha e LSD costumam ser ilegais.

“É intrigante notar que as duas drogas legais avaliadas – álcool e tabaco – aparecem no segmento superior do ranking, indicando que as drogas legais causam pelo menos tanto dano quanto às substâncias ilegais”, disse Nutt em nota.

Há um ano, o pesquisador foi obrigado a deixar a direção do influente Conselho Consultivo sobre o Abuso de Drogas por ter criticado ministros por ignorarem as evidências científicas de que a maconha faz menos mal que o álcool.

A Organização Mundial da Saúde estima que os riscos associados ao álcool – acidentes, doenças do coração e fígado, suicídios e câncer – causem 2,5 milhões de mortes por ano, ou 3,8 por cento do total. Seria o terceiro principal fator de risco para mortes prematuras e incapacitações em nível global.

Na nova escala os danos para o usuário incluem mortes causadas direta ou indiretamente pelas drogas, além de dependência e perda de relacionamentos. Os danos para os demais incluem criminalidade, dano ambiental, conflitos familiares, danos internacionais, custos econômicos e prejuízos à coesão comunitária.

Numa escala de 0 a 100, o álcool aparece com 72 pontos, seguido pela heroína (55) e o crack (54). Algumas outras drogas avaliadas foram as metanfetaminas (33), cocaína (27), tabaco (26), anfetaminas (23), maconha (20), benzodiazepínicos (como Valium) (15), ketamina (15), metadona (14), mefedrona (13), ecstasy (9), esteroides anabolizantes (9), LSD (7) e cogumelos alucinógenos (5). Com informações da Reuters.

* Fonte: Luís Nassif Online >>> www.alcoolismo.com.br

Qual é a previsão do Comitê Olímpico Brasileiro?

Alberto Kruschewsky*

Alberto Kruschewsky*

O COB espera que o Brasil repita em Londres 2012 a mesma atuação de Pequim 2008, quando nossos atletas ganharam 15 medalhas, sendo 3 de ouro. Não vai ser fácil. Só para se ter um paralelo, os ingleses, anfitriões dos jogos, só hoje ganharam a sua primeira medalha, no Remo, modalidade tradicionalíssima no país. Embora a Sports Illustrated, revista de fama mundial, tenha colocado para Londres uma previsão otimista, com 23 medalhas para o Brasil, à medida que as competições se desenvolvem a coisa fica duríssima.
O COB também projetou o desempenho para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, quando espera a conquista de 30 medalhas no geral, o que é dobrar a conquista de Pequim. A China conseguiu nos seus Jogos melhorar 59%, saindo de 63 para 100 medalhas, 51 delas de ouro. Para fazer isso o Brasil pretende aumentar o orçamento do esporte de alto rendimento de 370 para 700 milhões de dólares no próximo ciclo ol´´impico, que se inicia ao final desta olimpíada e vai até 2016.


*Alberto Barretto Kruschewsky
Professor Ms. Educação Física
DCS/Universidade Estadual de Santa Cruz/Uesc
(36323956/99667204)

Nota de falecimento

É com profundo pesar que anunciamos o falecimento de José Oliveira dos Santos (CABOCLO DA DELEGACIA) ocorrido ontem em Itabuna.

O Corpo está sendo velado aqui em Ilhéus no nº 1165 da Av Nossa Senhora Aparecida (Barreira-zona sul).

O féretro sairá às 14 horas para o cemitério São João Batista (Pontal).

 

Jabes lamenta descaso do governo municipal com a Rua da Palha

Durante visita à Rua da Palha, no bairro Nossa Senhora da Vitória, na tarde desta terça-feira, 31, o candidato a prefeito da Coligação Por Amor a Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), que já governou a cidade por 18 anos, ficou impressionado com o abandono da comunidade pela administração municipal. Diante do esgoto correndo a céu aberto, o ex-prefeito se indignou: “Isto é um absurdo, as crianças brincam nessa rua, não podemos deixar acontecer, temos que cuidar da nossa cidade, oferecer saneamento básico, proporcionar dignidade e qualidade de vida às pessoas”.

Jabes / Rua da Palha

Jabes e seu companheiro de chapa, Cacá (PMDB), puderam observar de perto a situação do bairro, onde falta saneamento básico, pavimentação e limpeza das ruas, os moradores reclamam dos problemas enfrentados na saúde com as unidades sem médicos e a longa espera para realizar um exame. Assim como ocorre em diversas partes de Ilhéus, a população da Rua da Palha convive diariamente com o descaso do governo Newton Lima, que não presta assistência adequada ao bairro.

Dona Jaciara, moradora da Rua da Palha, resume a confiança dos moradores em Jabes Ribeiro. “No tempo em que ele foi prefeito, foi muito bom pra gente, não faltava os serviços como hoje, os postos funcionavam, queremos ele de novo, porque o povo está sofrendo com a saúde, a educação. Ilhéus está morta, tem que levantar a cidade. Gosto de Jabes porque ele tem atitude e ousadia”. É a esperança batendo no peito dos ilheenses novamente.

Jabes fala no Alto da Soledade sobre nova fase do Projeto Viva o Morro

Em visita aos Altos da Soledade e da Rua do Cano, na manhã desta terça-feira, 31, os candidatos a prefeito e vice da Coligação Por Amor a Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP) e Cacá (PMDB), conversaram com os moradores e identificaram os diversos problemas da comunidade. Jabes anunciou que, caso eleito, dará continuidade ao Projeto Viva o Morro, uma das grandes realizações dos seus três governos.

Jabes / Alto Soledade

Jabes disse que, na nova fase do Projeto Viva o Morro, serão instalados acessos aos veículos nos altos onde a dificuldade de mobilidade ainda afeta a vida dos moradores. Também planeja organizar áreas de convivência para a prática de atividades sociais, culturais e religiosas. “É um Viva o Morro mais humanizado, que proporcionará mais qualidade de vida ao povo de Ilhéus”.

Jabes / Alto Soledade

Os moradores do Alto da Soledade comemoraram a notícia, enfatizando que o projeto significou o exercício do direito à liberdade e dignidade de quem vive nas partes altas de Ilhéus. A aposentada Vanda Maria dos Santos relembra a situação do local antes de ter sido beneficiado com o Viva o Morro. “Quando vim pra cá, isso tudo era mato, parecíamos mendigos, era como se a gente não existisse. Abaixo de Deus, foi Jabes quem olhou por nós”, diz ela.

Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias

Manchetes do dia

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

COMUNICAÇÃO

SEGURANÇA

Carmelita anuncia criação da Secretaria da Mulher

Ilhéus terá, a partir de 2013, a Secretaria Municipal da Mulher, que terá o papel, dentre outras funções, de formular, coordenar e articular políticas públicas para as mulheres, bem como elaborar e implementar campanhas educativas e antidiscriminatórias de caráter municipal e criar o planejamento de gênero que contribua na ação da Prefeitura, com vista à promoção da igualdade. O compromisso foi assumido pela candidata a prefeita da coligação Ilhéus Forte, Professora Carmelita. O objetivo será destacar e valorizar cada vez mais a mulher na política, na economia e na sociedade, além de assegurar os direitos, a proteção e a garantia do seu espaço.

Carmelita / Secretaria da Mulher.

Professora Carmelita lembra que mesmo sendo maioria na sociedade, as mulheres são muitas vezes discriminadas, violentadas e não têm os seus direitos respeitados. “Precisamos mudar essa história e dar às mulheres o respeito e a dignidade que merecem”. E a Secretaria Municipal das Mulheres, segundo adiantou a candidata a prefeita, servirá justamente para formular políticas para as mulheres nas áreas de educação, saúde, trabalho e participação política, que visem desde a redução das desigualdades de gênero à eliminação de todas as formas de discriminação identificadas.

:: LEIA MAIS »

NÃO COMPRE UM PEIXE POR OUTRO

No livro OS PEIXES E OS FRUTOS DO MAR À MESA, que lancei no dia 13 de julho, dediquei um capítulo especial com o título do cabeçalho.  Além de tal cuidado publiquei fotografias dos diversos peixes do mar, nas páginas 31 “usque” 34 verso, daqueles mais usados na culinária mundial.  Tal cuidado teve como objetivo evitar que as pessoas menos avisadas comprassem equivocadamente um peixe de menor qualidade por outro bastante parecido, “empurrado goela abaixo” por comerciantes (peixarias ou peixeiros) com pouco escrúpulo. Colocamos como exemplos garoupa por badejo, ubarana por tainha ou robalo, jaguaraçá ou olho-de-cão por vermelho, arabaiana azul por namorado, etc. Os leitores que lerem com atenção os detalhes focados ou observarem as fotografias certamente não serão enganados.

Antonio Olímpio no curso de culinária

Fora destes exemplos devidamente consignados o consumidor deve ter cuidados especialíssimos com os peixes que adquirimos em supermercados ou que consumimos já preparados, em restaurantes. O primeiro deles é o bacalhau. Sabemos sobejamente que é o processo de salga que caracteriza o bacalhau. Aliás, são quatro as principais espécies de peixe que, após a salga, resultam no famoso “gadídeo”. São elas, pela ordem qualidade, as seguintes: “Cod ou Codfish, com variedades do Atlântico e do Pacífico, cujos nomes científicos são: GADUS MORUA e GADUS MACROCEPHALUS (a) – Saithe. Nome científico: GADUS VIRENS (b) – Ling. Nome científico: MOLVA MOLVA (c) – Zarbo. Nome científico: BROSMIUS BROSME (d).

Estes peixes, típicos de águas muito frias, submetidos a processo especial de salga, inventado pelos portugueses, deram origem ao produto conhecido mundialmente como bacalhau. Muitos outros peixes, especialmente a abrótea e a merluza, são vendidos como bacalhau e é necessário muito cuidado para distingui-los dos verdadeiros.  Muitos outros peixes do mar, se submetidos ao processo de salga correto, ficam com o gosto e a aparência muito aproximados doa bacalhau legítimo. Até mesmo alguns peixes de água doce – vide o nosso pirarucu- submetidos a idêntico processo, ficam com o sabor bastante aproximado, podendo enganar os menos avisados.

Atualmente está ocorrendo uma verdadeira invasão no mercado de peixes importados vendidos em todo o mundo (inclusive entre nós) como se fossem bacalhau.  A maior parte desses importados é oriunda da China. O tal bacalhau chinês (vendido como norueguês) é bem mais escuro, bem mais barato (até que o zarbo – o bacalhau de qualidade mais inferior) e, evidentemente, de pior gosto.

Vou voltar a este assunto em outras matérias, focalizando outros peixes importados, que estão infestando as prateleiras dos supermercados e peixarias, vendidos como se fossem peixes nossos conhecidos.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Obras no Aterro seguem e remoção dos catadores será realizada dia 9
Em Ilhéus, Caetano Veloso é uma das atrações do Festival “Amar Amado”
Educadores e merendeiros de Ilhéus participam de curso de capacitação
Seleções de Ilhéus são destaques nos Jogos Abertos do Interior
Vacinação contra a raiva continua em Ilhéus

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia