:: ‘Notícias’
Bahia vai ganhar sete novos centros de tecnologia
Os institutos ficarão nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Ilhéus, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro e Maragogipe
SENAI Nos próximos cinco anos, a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em parceria com o Senai, vai construir sete novos institutos de tecnologia na Bahia, nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Ilhéus, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro e Maragogipe.
Segundo o presidente da CNI, Robson Andrade, a construção de um oitavo centro em Teixeira de Freitas está sendo estudada. “Serão investidos R$ 1,5 bilhão em todo o Brasil, em 23 centros de inovação e 39 de tecnologia”, disse Andrade, ontem, durante uma visita ao Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), em Piatã.
Participaram da visita 19 presidentes de federações de indústrias de todo o país, para conhecer seu funcionamento. “Dentro da CNI, (o Cimatec da Bahia) é um dos mais avançados. O modelo vai ajudar os outros estados a inovar e reduzir custos”, elogiou Andrade.
O presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), José de Freitas Mascarenhas, manifestou-se satisfeito com o resultado do encontro. “Eles (os outros presidentes) ficaram muito impressionados. Temos muita experiência acumulada e já atingimos um grau de excelência em tecnologia.
A ideia é que vejam como foi construído este centro para, no futuro, construírem instituições similares”, disse. Centros de inovação e tecnologia são espaços onde professores e alunos trabalham para criar novas tecnologias e aperfeiçoar as já existentes, com foco principalmente na indústria.
—
Priscila Chammas
priscila.chammas@redebahia.com.br
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/bahia-vai-ganhar-sete-novos-centros-de-tecnologia/
AGENDA / JORGE LUIZ
Agenda de 07 a 12/08
Ascom
Jorge Luiz 50 – Para libertar Ilhéus
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Caminhada cultural vai reunir artistas nesta 6ª feira em Ilhéus
Operação Tapa-Buracos avança em direção ao bairro da Conquista
Bairro da Sapetinga recebe obras de pavimentação e reforço do calçamento
Saúde promove Semana do Homem em Ilhéus
Serviços de manutenção avançam em direção à zona sul
Time do Atlântico Esporte Clube retoma treinamentos
Rotary Jorge Amado realiza festival de tortas
Dia 18 de agosto às 17:00 horas no Ilhéus Iate Clube será realizado o IV Festival de Tortas do Rotary Club Ilhéus Jorge Amado. Cada convite tem o custo de R$ 15,00 (quinze reais) que dará direito ao consumo de tortas, refrigerantes, água e Chá. Toda a verba arrecadada neste evento será destinada aos Projetos Sociais do Rotary.
—
Enviada por Aderino França.
VISITANDO
Professor Ms. Educação Física
DCS/Universidade Estadual de Santa Cruz/Uesc
(36323956/99667204)
Primeira etapa da capacitação em pesca oceânica é concluída
Na próxima fase do curso as aulas serão em alto- mar
A primeira etapa da capacitação para pescadores das cooperativas de Camaçari e Itacaré promovida pela Bahia Pesca se encerrou nesta sexta-feira (03). O curso, que contou com a participação de 50 pescadores – 25 de cada cooperativa -, prepara os profissionais para atuarem em barcos de pesca oceânica.
Durante a primeira etapa, os alunos da Cooperativa Mista de Pesca de Itacaré (Coopi) e da Cooperativa de Pescadores de Camaçari (Coopesc) aprenderam a construir o espinhel pelágico, equipamento utilizado na pesca oceânica, e também foram instruídos a manejar as ferramentas eletrônicas utilizadas neste tipo de pesca. Além disso, os pescadores tiveram aulas teóricas sobre biologia.
O pescador Amaro Bonfim conta que o curso está sendo uma experiência enriquecedora. “As aulas são ótimas porque o professor, além de ser um biólogo, um técnico, é também um pescador e sabe falar a nossa língua. Esse curso só vai trazer retorno positivo para as nossas vidas”, conta o pescador.
Curso em alto – mar
Alberto Barretto Kruschewsky direto de Londres
Professor Ms. Educação Física
DCS/Universidade Estadual de Santa Cruz/Uesc
(36323956/99667204)
Jabes destaca obras que valorizaram legado cultural de Jorge Amado
Em virtude do transcurso do centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, considerada a mais ilustre personalidade da cultura baiana, comemorado em 10 de agosto, o candidato a prefeito da Coligação Por Amor Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), ressalta obras e ações que já realizou com o objetivo de valorizar e fortalecer os vínculos entre o escritor e a cidade. Jabes diz que o sentimento de amor por Ilhéus, traduzido por Jorge Amado em sua obra literária e em gestos de respeito à cidade, foi a maior inspiração para desenvolver um programa de investimentos na recuperação do patrimônio histórico, com a visão de que a cultura é também uma importante ferramenta econômica.
Logo após a criação da Fundação Cultural de Ilhéus, o então prefeito lutou pela reconstrução do Teatro Municipal de Ilhéus, que teve grande impacto local e repercussão nacional. A partir daí, Jabes manteve vários encontros com Jorge Amado e obteve apoio para as ações de valorização da cultura. Assim, surgiu a ideia de resgate da casa onde o escritor residiu e iniciou a carreira literária, no centro histórico, que foi transformada na Casa de Cultura Jorge Amado, inaugurada pessoalmente por Jorge e Zélia Gattai, em junho de 1997, momento em que foi outorgado a Jorge o título de ‘Cidadão Ilheense’ pela Câmara Municipal.
A onda 50 passa pela feira do Malhado
A maneira como Jorge é recebido em todos lugares, bairros e distritos, mostra que sua campanha cresce com o efetivo apoio do povo, ou o chamado “Tsumani popular”, como o candidato se refere.
Em seguida Jorge foi ao Copão do Malhado. Para acompanhar a campanha, acesse: www.ilheusvota50.blogspot.com
“Capitães do Morro” em cartaz hoje e amanhã no Teatro Municipal
O espetáculo teatral “Capitães do Morro”, direção e dramaturgia de Pawlo Cidade, volta ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus em uma nova temporada, na semana do centenário de Jorge Amado. As apresentações serão hoje e amanhã (06 e 07), com duas sessões por dia: 15:30h e 20h. A entrada custará R$ 10,00/R$ 5,00. A classificação é de 12 anos.
No palco, 14 atores dão vida à história do garoto Binho que, após ter a mãe assassinada, toma o morro comandado pelo traficante Cabeção e se envolve no crime. “Toda escolha tem seu preço. Todo fim tem um novo começo” é o bordão que reflete como esse psicodrama é apresentado, em um texto não linear, e que surpreende o público, fazendo-o descobrir a trama a cada cena.
O elenco “Capitães do Morro” é composto por: Germano Lopes, Andréa Bandeira, Ruy Penalva, Val Kakau, Roma Góis, Maurício Lima, Beto Santana, Ricardo Rodrigues, Rafael Kau, Hilton Divino, Jorge Hatus, Léia Raquel, Laiane Vitória e Paula Cristina.
Esta é a trigésima montagem de Pawlo Cidade. A produção é de Viviane Siqueira. O espetáculo foi selecionado na demanda espontânea do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia.
Toda a trajetória desta montagem está no site: http://www.capitaesdomorro.
—
Ascom: Tacila Mendes
Paiva Netto em: Hiroshima
- Paiva Netto
Em 6 de agosto, precisamente às 8h15, completam-se 67 anos do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, depois foi a vez de Nagasaki, também no Japão. Data que jamais será varrida das consciências sob risco de que — esquecidos desse abominável atentado à vida humana — o repitamos num grau de intensidade ainda maior, devastando não apenas uma cidade, mas o próprio planeta.
Um pouco de história
Agosto de 1945. Na Europa, Hitler se encontrava derrotado e morto. Berlim, destruída e ocupada pelos russos. Em 25 de julho, dias antes do impacto de “Little Boy” — apelido do petardo de cinco toneladas que matou cerca de 100 mil pessoas em solo japonês —, o presidente norte-americano, Harry Truman, decide usar contra o naquele tempo inimigo asiático o que ele mesmo designou em seu diário como “a coisa mais terrível já descoberta”.
Paul Tibbets foi o piloto da marinha escolhido para comandar o B-29 que decolou da ilha de Tinian. O avião, batizado com o nome de sua mãe, Enola Gay, levantou voo às 2h45min. Ao seu lado, na missão que entraria para a história e mudaria a geopolítica do século 20, estava o copiloto Robert Lewis, autor da famosa exclamação: “Meu Deus, o que fizemos!”
Décadas se foram. Todavia, o relato de muitos sobreviventes a respeito do sofrimento atroz por que passaram, é, sem dúvida, uma das mais importantes bandeiras na luta pelo desarmamento e pela não-proliferação de armas nucleares.
“O perigo é real”
“Crack, é Possível Vencer” já tem adesão de 12 estados”
Programa de enfrentamento ao crack e outras drogas prevê investimento de R$ 4 bilhões no País até 2014
O programa “Crack, é Possível Vencer” , que reúne um conjunto de ações do governo federal para enfrentar o crack e as outras drogas, já conta com a adesão de 12 estados, localizados em todas as regiões do País. Os investimentos previstos até 2014 são de R$1,3 bilhão, para as unidades da Federação que já aderiram (veja quadro), e de R$ 4 bilhões para o País. Lançado em dezembro de 2011, o programa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção. As ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção.
A região Sul é a primeira a contar com a adesão de todos os estados, com a assinatura do termo de compromisso do estado do Paraná e da prefeitura de Curitiba, no último dia 27. O 12° estado a aderir foi o Ceará, que junto com a prefeitura de Fortaleza assinou, na última terça-feira (30), o termo de adesão ao programa. A Bahia e o Distrito Federal estão em fase de pactuação.
A responsabilidade da execução do programa é compartilhada com estados e municípios que, na assinatura do pacto, estabelecem os compromissos assumidos por cada ente da federação.
Assistência – Um dos vetores do programa é a assistência social, com o objetivo de preservar agravamentos nos casos de dependência, desenvolver a autonomia individual do usuário, buscar alternativas para novos projetos de vida e auxiliar as famílias envolvidas. O atendimento é responsabilidade do Sistema Único da Assistência Social (Suas), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que organiza de forma descentralizada os serviços socioassistenciais no Brasil.
































































