WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Bahia vai ganhar sete novos centros de tecnologia

Os institutos ficarão nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Ilhéus, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro e Maragogipe

SENAI Nos próximos cinco anos, a Confederação Nacional das Indústrias  (CNI), em parceria com  o Senai, vai construir sete novos institutos de tecnologia na Bahia, nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Ilhéus, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro e Maragogipe.

Segundo o presidente da CNI, Robson Andrade, a construção de um oitavo centro em Teixeira de Freitas está sendo estudada. “Serão investidos R$ 1,5 bilhão em todo o Brasil, em 23 centros de inovação e 39 de tecnologia”, disse Andrade, ontem, durante uma visita ao Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), em Piatã.

Participaram da visita 19 presidentes de federações de indústrias de todo o país, para conhecer seu funcionamento. “Dentro da CNI, (o Cimatec da Bahia) é um dos mais avançados. O modelo vai ajudar os outros estados a inovar e reduzir custos”, elogiou  Andrade.

O presidente da Federação das Indústrias  da Bahia (Fieb), José de Freitas Mascarenhas, manifestou-se satisfeito com o resultado do encontro. “Eles (os outros presidentes) ficaram muito impressionados. Temos muita experiência acumulada e já atingimos um grau de excelência em tecnologia.

A ideia é que vejam como foi construído este centro para, no futuro,  construírem instituições similares”, disse. Centros de inovação e tecnologia são espaços onde professores e alunos trabalham para criar novas tecnologias e aperfeiçoar as já existentes, com foco principalmente na indústria.

Priscila Chammas
priscila.chammas@redebahia.com.br

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/bahia-vai-ganhar-sete-novos-centros-de-tecnologia/

AGENDA / JORGE LUIZ

Agenda de 07 a 12/08

Jorge Luiz para prefeito

TERÇA-FEIRA, DIA 07/08:
19h00: Reunião com a candidata a vereadora Vera Lúcia.
20h30m: Visitação ao Festival Amar Amado, com concentração na Catedral.
QUARTA – FEIRA, DIA 08/08
09h00: Reunião na Justiça Eleitoral.
19h00: Visitação ao Festival Amar Amado, com concentração no Teatro.
QUINTA-FEIRA, DIA 09/08
15h00: Visita à Tapera.
20h00: Visitação ao Festival Amar Amado, com concentração na Catedral.
SEXTA-FEIRA, DIA 10/08
17h00: Visita ao Mercado de artesanato.
19h:30m: Visita ao grupo de Dominó.
 21h00: Visitação ao Festival Amar Amado, com concentração no Teatro.
SÁBADO, DIA 11/08
14h00: Caminhada no Vilela, com concentração no ponto final.
20h00: Festa no Terreiro de Matamba.
DOMINGO, DIA 12/08
06h00:  Missa dos homens no Hospital Santa Isabel.
07h00:  Café da manhã na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Malhado.
10h00: Visitação ao Jogo dos Pais na Litorânea.
19h00: Visitação na Igreja Memorial Batista, no Malhado.
20h30m: Visita ao Festival Amar Amado em seu encerramento.

 

Ascom
Jorge Luiz 50 – Para libertar Ilhéus

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Caminhada cultural vai reunir artistas nesta 6ª feira em Ilhéus
Operação Tapa-Buracos avança em direção ao bairro da Conquista
Bairro da Sapetinga recebe obras de pavimentação e reforço do calçamento
Saúde promove Semana do Homem em Ilhéus
Serviços de manutenção avançam em direção à zona sul
Time do Atlântico Esporte Clube retoma treinamentos

:: LEIA MAIS »

Rotary Jorge Amado realiza festival de tortas

Dia 18 de agosto às 17:00 horas no Ilhéus Iate Clube será realizado o IV Festival de Tortas do Rotary Club Ilhéus Jorge Amado. Cada convite tem o custo de R$ 15,00 (quinze reais) que dará direito ao consumo de tortas, refrigerantes, água e Chá. Toda a verba arrecadada neste evento será destinada aos Projetos Sociais do Rotary.


Enviada por Aderino França.

VISITANDO

Londres

Visitei a arena do Triatlo e conversei com Roberto Menescau, brasileiro responsável pela tecnologia durante as competições de triatlon no Hyde Park, em Londres. Beto esteve coordenando a fiscalização do Panamerican Cup em Ilhéus, e dignifica o esporte brasileiro com a sua atuação lá fora. No triatlon feminino ele tomou um susto, quando umama das bicicletas “testou positivo” no equipamento que detecta explosivos. Foi alarme falso devido ao uso de acetona – produto inflamável – para retirar um adesivo de um patrocinador, adereço proibido nos Jogos Olímpicos.  (Veja reportagem em http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/bicicleta-bomba-photofinish-e-aperto-brasileiro-ordena-bastidores-do-triatlo.html ).
Na conversa com Roberto Menescau a certeza de que este estará em Ilhéus no mês de outubro para ministrar curso nível 1 de arbitragem para triatlo, destinado aqueles que participaram do staff da última prova. Também discutimos as chances brasileiras amanhã, na prova masculina, onde Colucci pode ficar sim, entre os 10 primeiros.
Alberto Barretto Kruschewsky
Professor Ms. Educação Física
DCS/Universidade Estadual de Santa Cruz/Uesc
(36323956/99667204)

Primeira etapa da capacitação em pesca oceânica é concluída

Na próxima fase do curso as aulas serão em alto- mar

Bahia Pesca

A primeira etapa da capacitação para pescadores das cooperativas de Camaçari e Itacaré promovida pela Bahia Pesca se encerrou nesta sexta-feira (03). O curso, que contou com a participação de 50 pescadores – 25 de cada cooperativa -, prepara os profissionais para atuarem em barcos de pesca oceânica.

Durante a primeira etapa, os alunos da Cooperativa Mista de Pesca de Itacaré (Coopi) e da Cooperativa de Pescadores de Camaçari (Coopesc) aprenderam a construir o espinhel pelágico, equipamento utilizado na pesca oceânica, e também foram instruídos a manejar as ferramentas eletrônicas utilizadas neste tipo de pesca. Além disso, os pescadores tiveram aulas teóricas sobre biologia.

O pescador Amaro Bonfim conta que o curso está sendo uma experiência enriquecedora. “As aulas são ótimas porque o professor, além de ser um biólogo, um técnico, é também um pescador e sabe falar a nossa língua. Esse curso só vai trazer retorno positivo para as nossas vidas”, conta o pescador.

Curso em alto – mar

:: LEIA MAIS »

Alberto Barretto Kruschewsky direto de Londres

Alberto Barreto com Beto Menescal, árbitro brasileiro no Triatlo dos Jogos Olímpicos em Londres que breve estará ministrando curso de arbitragem em Ilhéus.

É ourooooooooooooooo!
Arthur Zanetti, de 22 anos, fsem aquela onda toda que fizeram com Diego Hypólito e Daiane dos Santos, chegou calado e escreveu o nome do Brasil entre os gigantes da ginástica artística em Olimpíadas. Com 5.900 pontos na final das argolas desta segunda-feira, Zanetti bateu o favorito chinês Yibing Chen. Havíamos cravado uma medalha pra ele na nossa previsão inicial no R2CPRESS, mas confesso que a de ouro superou a mais otimista das expectativas. Trata-se da primeira medalha da história do país nesta modalidade em Jogos Olímpicos.
Após 44 anos sem subir ao pódio, a medalha brasileira é feminina
Foram 44 anos de espera, até que uma uma mulher trouxe o Brasil de volta ao pódio no Boxe. Adriana Araújo, aqo derrotar a marroquina Mahjouba Oubtil nesta segunda-feira garantiu vaga na semifinal e uma medalha na categoria até 60 kg. Isto porque nesta modalidade são entregues dois bronzes, o que dá aos semifinalistasa garantia de uma medalha. Adriana estava na nossa previsão inicial de medalhas, e mostra a raça brasileira em Londres.
Dentro da previsão, Alisson /Emanuel estão na semi do Volei de Praia
A dupla Alison/Emanuel está na semifinal olímpica do vôlei de praia. A dupla superou os poloneses Fijalek e Prude por 2 sets a 1, parciais de 21-17, 16-21 e 17-15, e avançou à próxima fase. Emanuel, de 39 anos, disputará novamente uma semi de Jogos Olímpicos, em cinco participações. Ele foi ouro em Atenas-2004 e bronze em Pequim-2008. Alison, de 27, tenta sua primeira medalha do torneio.
 —
Alberto Barretto Kruschewsky
Professor Ms. Educação Física
DCS/Universidade Estadual de Santa Cruz/Uesc
(36323956/99667204)

Jabes destaca obras que valorizaram legado cultural de Jorge Amado

     Em virtude do transcurso do centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, considerada a mais ilustre personalidade da cultura baiana, comemorado em 10 de agosto, o candidato a prefeito da Coligação Por Amor Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), ressalta obras e ações que já realizou com o objetivo de valorizar e fortalecer os vínculos entre o escritor e a cidade. Jabes diz que o sentimento de amor por Ilhéus, traduzido por Jorge Amado em sua obra literária e em gestos de respeito à cidade, foi a maior inspiração para desenvolver um programa de investimentos na recuperação do patrimônio histórico, com a visão de que a cultura é também uma importante ferramenta econômica.

Jabes / Jorge Amado

Logo após a criação da Fundação Cultural de Ilhéus, o então prefeito lutou pela reconstrução do Teatro Municipal de Ilhéus, que teve grande impacto local e repercussão nacional. A partir daí, Jabes manteve vários encontros com Jorge Amado e obteve apoio para as ações de valorização da cultura. Assim, surgiu a ideia de resgate da casa onde o escritor residiu e iniciou a carreira literária, no centro histórico, que foi transformada na Casa de Cultura Jorge Amado, inaugurada pessoalmente por Jorge e Zélia Gattai, em junho de 1997, momento em que foi outorgado a Jorge o título de ‘Cidadão Ilheense’ pela Câmara Municipal.

:: LEIA MAIS »

A onda 50 passa pela feira do Malhado

Cada vez mais forte, a campanha de Jorge Luiz para prefeito de Ilhéus recebe apoio por onde passa. A “onda 50” passou pela feira do Malhado na manhã de ontem. Jorge Luiz e Coronel Batista, ao cumprimentarem os feirantes e fregueses ouviam deles:  “graças a Deus temos você como candidato nessas eleições. Tá na hora de Ilhéus mudar!”

Jorge Luiz / Feira do Malhado

A maneira como Jorge é recebido em todos lugares, bairros e distritos, mostra que sua campanha cresce com o efetivo apoio do povo, ou o chamado “Tsumani popular”, como o candidato se refere.
Em seguida Jorge foi ao Copão do Malhado. Para acompanhar a campanha, acesse: www.ilheusvota50.blogspot.com

“Capitães do Morro” em cartaz hoje e amanhã no Teatro Municipal

Clique para AMPLIAR.

O espetáculo teatral “Capitães do Morro”, direção e dramaturgia de Pawlo Cidade, volta ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus em uma nova temporada, na semana do centenário de Jorge Amado. As apresentações serão hoje e amanhã (06 e 07), com duas sessões por dia: 15:30h e 20h. A entrada custará R$ 10,00/R$ 5,00. A classificação é de 12 anos.

No palco, 14 atores dão vida à história do garoto Binho que, após ter a mãe assassinada, toma o morro comandado pelo traficante Cabeção e se envolve no crime. “Toda escolha tem seu preço. Todo fim tem um novo começo” é o bordão que reflete como esse psicodrama é apresentado, em um texto não linear, e que surpreende o público, fazendo-o descobrir a trama a cada cena.

O elenco “Capitães do Morro” é composto por: Germano Lopes, Andréa Bandeira, Ruy Penalva, Val Kakau, Roma Góis, Maurício Lima, Beto Santana, Ricardo Rodrigues, Rafael Kau, Hilton Divino, Jorge Hatus, Léia Raquel, Laiane Vitória e Paula Cristina.

Esta é a trigésima montagem de Pawlo Cidade. A produção é de Viviane Siqueira. O espetáculo foi selecionado na demanda espontânea do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia.

Toda a trajetória desta montagem está no site: http://www.capitaesdomorro.blogspot.com.br e no Facebook: www.facebook.com/CapitaesDoMorro.

 —

Ascom: Tacila Mendes

Paiva Netto em: Hiroshima



 

Paiva Netto
Paiva Netto

Em 6 de agosto, precisamente às 8h15, completam-se 67 anos do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, depois foi a vez de Nagasaki, também no Japão. Data que jamais será varrida das consciências sob risco de que — esquecidos desse abominável atentado à vida humana — o repitamos num grau de intensidade ainda maior, devastando não apenas uma cidade, mas o próprio planeta.

 Um pouco de história

Agosto de 1945. Na Europa, Hitler se encontrava derrotado e morto. Berlim, destruída e ocupada pelos russos. Em 25 de julho, dias antes do impacto de “Little Boy” — apelido do petardo de cinco toneladas que matou cerca de 100 mil pessoas em solo japonês —, o presidente norte-americano, Harry Truman, decide usar contra o naquele tempo inimigo asiático o que ele mesmo designou em seu diário como “a coisa mais terrível já descoberta”.

Paul Tibbets foi o piloto da marinha escolhido para comandar o B-29 que decolou da ilha de Tinian. O avião, batizado com o nome de sua mãe, Enola Gay, levantou voo às 2h45min. Ao seu lado, na missão que entraria para a história e mudaria a geopolítica do século 20, estava o copiloto Robert Lewis, autor da famosa exclamação: “Meu Deus, o que fizemos!”

Décadas se foram. Todavia, o relato de muitos sobreviventes a respeito do sofrimento atroz por que passaram, é, sem dúvida, uma das mais importantes bandeiras na luta pelo desarmamento e pela não-proliferação de armas nucleares.

O perigo é real”

:: LEIA MAIS »

“Crack, é Possível Vencer” já tem adesão de 12 estados”

“Crack, é Possível Vencer” já tem adesão de 12 estados"Ampliar

Programa de enfrentamento ao crack e outras drogas prevê investimento de R$ 4 bilhões no País até 2014

O programa “Crack, é Possível Vencer” , que reúne um conjunto de ações do governo federal para enfrentar o crack e as outras drogas, já conta com a adesão de 12 estados, localizados em todas as regiões do País. Os investimentos previstos até 2014 são de R$1,3 bilhão, para as unidades da Federação que já aderiram (veja quadro), e de R$ 4 bilhões para o País. Lançado em dezembro de 2011, o programa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção. As ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção.

A região Sul é a primeira a contar com a adesão de todos os estados, com a assinatura do termo de compromisso do estado do Paraná e da prefeitura de Curitiba, no último dia 27.  O 12° estado a aderir foi o Ceará, que junto com a prefeitura de Fortaleza assinou, na última terça-feira (30), o termo de adesão ao programa. A Bahia e o Distrito Federal estão em fase de pactuação.

A responsabilidade da execução do programa é compartilhada com estados e municípios que, na assinatura do pacto, estabelecem os compromissos assumidos por cada ente da federação.

Assistência – Um dos vetores do programa é a assistência social, com o objetivo de preservar agravamentos nos casos de dependência, desenvolver a autonomia individual do usuário, buscar alternativas para novos projetos de vida e auxiliar as famílias envolvidas. O atendimento é responsabilidade do Sistema Único da Assistência Social (Suas), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que organiza de forma descentralizada os serviços socioassistenciais no Brasil.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia