WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Alberto Barretto direto de Londres

por Alberto Barretto

Londres 2012

Dia de verão em Londres
Depois de um frio que incomodou na terça feira, esta quarta a temperatura subiu e Londres ficou bastante agradável. Muita gente nas ruas, pois a maioria dos atletas já disputou suas modalidades e aproveita para passear. Estive na London Bridge que, como todos os locais de Londres, tem telões para as pessoas acompanharem os Jogos, uma festa só! Como tem brasileiro por aqui. Ouvi de um hoje a seguinte frase: -Deixaram alguém lá pra apagar a luz?
Volei masculino
Brasil bate Argentina e está na semi
O Brasil venceu Argentina com facilidade pelas quartas de final do torneio olímpico de vôlei masculino. O placar de 3 sets a 0 (25-19, 25-17 e 25-20) mostrou a superioridade da equipe brasileira. Por coincidência, assisti de forma sequenciada Argentina x Inglaterra e Itália x Bulgária, dois adversários do Brasil. A Argentina não me convenceu contra os ingleses, e a Itália, apesar de ter perdido para a Bulgária, está em um momento bom após a vitória sobre os EUA, que era favorito a estar na final. Eu conversava com alguns brasileiros no jogo da Bulgária e a opinião era de uma final entre EUA e Bulgária e o Brasil disputando o bronze. Agora os EUA e Polônia estão eliminados, e a Bulgária no momento que escrevia estava arrasando a Alemanha e confirmando o favoritismo. O Brasil está aí, correndo por fora, mas leva a vantagem de intimidar como campeão que é. Sem previsão!
Basquete Masculino
Não deu para o Brasil: Argentina vence por 82 a 77 e está na semifinal contra a Rússia.
Embora parte da imprensa tenha falado em roteiro já anunciado, o certo é que perdemos para uma grande equipe. A derrota por 82 a 77 no clássico sul-americano nas quartas de final tira da equipe de Rubén Magnano o sonho de jogar por uma medalha. Importante, foi termos conseguido unir o basquetebol novamente. Numa competição tão equilibrada, com grandes equipes, não dá pra querer uma medalha de cara, embora o Brasil tivesse caixa pra isso. Vamos nos planejar para 2016!
 
Volei de praia feminino
É Bronzeeeeeeeeee!
O mais difícil nesta decisão de terceiro lugar para Juliana e Larissa foi recuperar a motivação. As atletas queriam o ouro e, apesar do revés sofrido nas semifinais, se superaram e venceram por 2 sets a 1 (11-21, 21-19 e 15-12) das chinesas Zhang Xi e Xue, garantindo o bronze nos Jogos Olímpicos de Londres. Mais uma medalha brasileira, que deixa Londres mais brilhante e ensolarada!
 
Alberto Barretto Kruschewsky
Professor Ms. Educação Física
DCS/Universidade Estadual de Santa Cruz/Uesc
(36323956/99667204)

15 anos de criação do 5º GBM

COMANDO DE OPERAÇÕES DE BOMBEIROS MILITARES DO INTERIOR
5º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MILITAR

ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS
5º GBM/ILHÉUS

O 5º Grupamento de Bombeiros Militar realizará a solenidade de comemoração pela passagem do aniversário de 15 anos de criação no dia 17 de agosto de 2012, sexta-feira, às 09h, em sua sede, localizada na Rua Vereador Amilton de Castro, antiga Rua da Linha Barra do Itaípe, Ilhéus-Ba.
Em 1996 foi iniciado o processo de expansão do Corpo de Bombeiros no Estado da Bahia que até então só existia na Capital e na cidade de Feira de Santana (2º Grupamento de Bombeiro). Em Ilhéus, o Subgrupamento de Bombeiros, comandado pelo então 2º Ten PM Admilson Cerqueira Reis, com um efetivo de 60 (sessenta) praças e uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), instalou-se provisoriamente nas dependências da Seção Contra Incêndio do Aeroporto de Ilhéus.
Em 26 de agosto de 1997, foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, o Decreto nº 6.674, com data retroativa a 19 de agosto de 1997, criando o 5º Grupamento de Bombeiro Militar com autonomia administrativa.
O primeiro comandante foi o então Tenente Coronel PM Péricles de Oliveira, de 20/08/1997 a 12/05/1999 e o segundo, o Tenente Coronel BM Valmir S. Santos, no período de 12/05/1999 a 20 de abril de 2010.
Atualmente, o 5º Grupamento é composto por 123 bombeiros, comandados pelo TEN CEL BM MARIVALDO ELIAS DE SÁ.

A área territorial de responsabilidade do 5º GBM compreende os municípios de Ilhéus, Canavieiras, Una, Itacaré, Maraú, Camamu, Ituberá, Aurelino Leal, Ubaitaba, Igrapiúna, Uruçuca e tem como missão a execução de atividades Educativas e Operacionais de Defesa Civil, de PREVENÇÃO e o Combate a Incêndios, situações de Acidentes e Pânico, assim como ações de Busca e Salvamento de Pessoas e Bens.

COMEMORAÇÕES PELO CENTENÁRIO DE JORGE

Encontro do Território Litoral Sul discute gestão e educação em Itabuna

Itabuna será sede, entre amanhã (9) e sexta-feira (10), do Encontro do Grupo Gestor do Território Litoral Sul. O evento, apoiado pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin), acontece no Pallace Hotel durante a manhã e a tarde. A programação conta com palestras, mesas redondas e rodas de diálogo, entre outras atividades. O objetivo é discutir dinamização e gestão territorial da região, abordando a educação como temática central, tendo em vista o desenvolvimento territorial.

O Território de Identidade do Litoral Sul é formado por 27 municípios, incluídos Itabuna, Ilhéus e Itacaré. De acordo com Joelson Ferreira, coordenador geral do território, a centralidade no tema educação partiu de uma demanda por melhoria da qualidade educacional da região como forma de emancipar as comunidades e cidadãos.

Um dos objetivos do encontro é alinhar as questões trabalhadas na região com as ações estaduais e nacionais. Assim, temas como sustentabilidade, movimentos sociais e agricultura familiar também estão em pauta.

Secretaria de Relações Institucionais – SERIN

Previsão Diária de Tempo para o dia 09 de agosto de 2012 – Estado da Bahia

A massa de ar seco permanece impedindo a formação de nebulosidade e a ocorrência das chuvas em grande parte das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Assim, para o Estado da Bahia, o céu se mantém ensolarado e a umidade relativa do ar chegando a índices críticos, em torno dos 20%, sobretudo nas regiões Oeste, São Francisco e Norte. Lembrando que, os índices de umidade do ar considerados aceitáveis são de, no mínimo, 60%.

Estes baixos índices de umidade associados às temperaturas elevadas (com máximas de até 33°C, também previstas para essas regiões do Estado), aumentam a incidência de focos de queimadas. Assim, recomenda-se evitar o uso do fogo na preparação do solo para o plantio, adotando práticas mais adequadas e seguras. Pois com a vegetação já ressecada, uma simples ponta de cigarro acesa pode dar início a uma grande queimada, trazendo prejuízo tanto econômico quanto ambiental para a região. Nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, são esperadas as menores temperaturas (mínimas de até 14°).

Por outro lado, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que mantêm o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas nas regiões Nordeste, Sul e Recôncavo baiano, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana. Nestas áreas do Estado as temperaturas deverão oscilar entre 17°C (mínimas) e 30°C (máximas).

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para os dias 09/08 (quinta-feira) e 10/08 (sexta-feira) deverão oscilar de 08 a 10, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte das categorias “Alta” e “Muito Alta”. Com isso, cuidados como evitar exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16 horas, o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves são essenciais para minimizar danos à saúde, sobretudo a pele e aos olhos.

Fonte: Ascom/Inema

Deputada Ângela Sousa comemora aceleração de obras no Bairro Nossa Senhora da Vitória

Angela / CONDER

A deputada estadual Ângela Sousa, do PSD, que desde o início de seu primeiro mandato, em 2007, vem lutando para solucionar o déficit habitacional em Ilhéus, foi informada hoje pelo CONDER que as obras no bairro Nossa Senhora da Vitória estão sendo aceleradas, e que a segunda etapa do processo de execução das obras terá início nos próximos dias. Ângela Sousa, que atualmente é vice-presidente da comissão de infraestrutura, desenvolvimento econômico e turismo da assembleia legislativa da Bahia, se emocionou com a excelente notícia. A deputada ressaltou a excelência dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos para dar condições dignas de moradia a centenas de moradores do Nossa Senhora da Vitória e dar um importante passo para diminuir o déficit habitacional em Ilhéus.
A parlamentar, que durante o último mês de junho esteve com o diretor da CONDER, Ubiratan Cardoso, e solicitou naquela oportunidade a aceleração das obras, agradeceu hoje ao diretor o atendimento de seu pleito, e comemorou os fatos positivos com o presidente da camara de vereadores de Ilhéus, Dinho Gás, uma das lideranças políticas de Ilhéus na atualidade.
A deputada Ângela Sousa declarou ainda que essa é uma grande vitória do povo, e que continuará cobrando e fiscalizando para que essa obra se transforme em uma grande realidade para a população. Ângela Sousa tem sido atuante na defesa de diversos interesses da população ilheense, e é apontada por parlamentares e lideranças políticas de toda a Bahia como uma das deputadas que mais se esforça para criar mecanismos que possibilitem solucionar a questão habitacional.


AI/DEP

Câmara Municipal de Ilhéus

Câmara de Ilhéus apresenta Moção de Congratulação pelo Centenário de Jorge Amado

O vereador Edivaldo Nascimento (PSD), popular Dinho Gás, apresentou na Câmara Municipal de Ilhéus uma Moção de Congratulação pelo centenário do escritor Jorge Amado. O documento foi subscrito por todos os vereadores da Casa.

O escritor Jorge Amado completaria 100 anos se estivesse vivo na próxima sexta-feira, 10 de agosto. Conhecido mundialmente pelos romances Gabriela, Cravo e Canela, Capitães da Areia, Dona Flor e Seus Dois Maridos entre outros, Jorge Amado consagrou-se pelo seu estilo simples, com temáticas e personagens populares que traziam à tona a sensualidade da mulher baiana e as injustiças sociais da época.

Na justificativa da Moção, o vereador Dinho Gás lembrou a importância de Jorge Amado para o crescimento de Ilhéus no Brasil e no exterior. “As obras de Jorge Amado que retratavam a cidade de Ilhéus foram importantíssimas para que os turistas se interessassem por conhecer nossas belezas. Todas as homenagens para ele são poucas”, finalizou o edil.

JOGO DOS MUITOS ERROS

Num ano o governo não reajusta a gasolina porque tem eleição; no seguinte, porque a inflação subiu; no terceiro ano, porque tem eleição. Como a democracia veio para ficar, e nela vota-se com frequência, o governo deve deixar a economia fora disso. A importação de gasolina, em dólares, aumentou 374% no primeiro semestre, a Petrobras teve prejuízo, e o setor de etanol está desorganizado.

Os efeitos colaterais da decisão do governo de manter o preço artificial da gasolina estão se acumulando. Os dados da ANP mostram que de janeiro a junho foram gastos US$ 1,56 bi com a importação do produto, quase o mesmo valor importado em todo o ano de 2011. A exportação caiu 60% e foi de apenas US$ 48 milhões. Veja o gráfico. Aconteceu o mesmo com o óleo diesel: as exportações caíram 50% no primeiro semestre, enquanto as importações subiram 30%. A balança comercial do produto ficou negativa em US$ 3,5 bi. Em 2011, fechou no vermelho em US$ 7 bi.

Os números mostram a completa falta de sentido da política de combustíveis. A Petrobras compra lá fora por um preço mais alto do que vende aqui dentro, tem prejuízo e incentiva o consumo de combustível fóssil.

:: LEIA MAIS »

Comitê da Juventude realizará ato público em defesa do General Osório

O Comitê da Juventude da Coligação Por Amor a Ilhéus definiu, em reunião na noite de terça-feira, 7, uma série de atividades para as comemorações do centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, nascido em 10 de agosto. A principal delas é o abraço simbólico em torno da Biblioteca Pública e Arquivo Público Municipal, instalados no histórico prédio General Osório pelo então prefeito Jabes Ribeiro e hoje em estado avançado de degradação.

O ato público será realizado no próximo sábado, 11, um dia após o aniversário de Jorge Amado, com a participação de entidades sociais, artistas, educadores, esportistas e outros segmentos ligados à juventude. A mobilização representa a insatisfação com o descaso do governo atual, que não valoriza a riqueza histórica e cultural de Ilhéus.

O coordenador do Comitê da Juventude, Maurício Galvão, diz que após o abraço ao General Osório o grupo planeja realizar também manifestos na pista de skate e no local onde funcionou o Circo Folias da Gabriela, importante espaço cultural implantado por Jabes, ambos localizados na Avenida Lopes.

O evento está programado para as 9 horas.


Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa

Palestra no Hospital São José – Ilhéus Ba.

CONVITE

Palestra no Hospital São José – Ilhéus Ba.

 

Dia: 08/08/2012 (Quarta – feira)

19: 00 – Abertura

ü Enf. Anna Aragão (Coordenadora do Núcleo de Doação/Transplante de Órgãos e Tecidos de Ilhéus).     

19:20 – Processo de Doação de Órgãos  e Tecidos para Transplantes

ü Enf. Danielle Navarro (OPO-SUL)

20:00 – Morte Encefálica

ü Dr. Eraldo Salustiano de Moura (Coordenador do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia)

20: 40 – Intervalo

21:00 – Manutenção do Potencial Doador

ü Dr. Eraldo Salustiano de Moura (Coordenador do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia)

21: 40 – Encerramento

ü Enf. Anna Aragão (Coordenadora do Núcleo de Doação/Transplante de Órgãos e Tecidos de Ilhéus).

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Distritos de Ilhéus serão beneficiados com projeto de gestão de resíduos sólidos
Prefeitura e Embasa se unem para solucionar problema de alagamento
Projeto saúde do homem é realizado com sucesso
Escola Barão de Macaúbas promove 1º Seminário de Pais

:: LEIA MAIS »

Ilheenses apostam na competência de Jabes para reconstruir a cidade

Jabes / corpo a corpo Savóia

O candidato a prefeito da Coligação Por Amor a Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), foi recebido com entusiasmo pelos moradores do Savoia, na tarde de terça-feira, 7, bairro onde reside há 20 anos e pelo qual nutre muito carinho e respeito, assim como por toda Ilhéus. Ao lado do candidato a vice, Cacá (PMDB), Jabes ouviu os agradecimentos dos moradores pelas obras realizadas quando governou a cidade.

Implantação da rede de tratamento de esgotamento sanitário e pavimentação de grande parte das ruas e avenidas do bairro são exemplos das realizações de Jabes naquela parte da cidade. Entre os elogios ao trabalho do candidato, os moradores também criticaram a inércia do poder público municipal nos últimos oito anos, que não deu continuidade ao serviço de pavimentação, nem fez a manutenção das ruas calçadas.

“Tenho até vergonha de falar o nome desse prefeito que tá aí, uma decepção, nem um metro quadrado de asfalto ele colocou na cidade. Jabes tem que ser prefeito de novo, pra dar jeito em Ilhéus”, enfatizou o sargento Diomilton, morador do Savoia há 30 anos.

Jabes / corpo a corpo Savóia


Raimunda Silva, que atualmente vive na Avenida Itacanoeira, mas já residiu na Ribeira das Pedras, caracterizou Jabes como o “homem do povão”. Conversando com os moradores do Savoia, o candidato disse que, caso eleito, trabalhará por todos, mas, sobretudo, por quem mais precisa de apoio e cuidados.


Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia