:: ‘Notícias’
MANIFESTAÇÃO CONTRA AUMENTO DE PASSAGEM
Caro Rabat,
Segue em anexo o video onde um Policial é Flagrado agredindo os estudantes.
Grato,
…
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeitura de Ilhéus inicia obras e serviços no Distrito Industrial
Desenvolvimento Urbano promove “faxinaço” no centro e nos bairros
Antônio Olímpio lança livro nesta sexta no Teatro Municipal de Ilhéus
Fundação Fé e Alegria comemora 13 anos de existência em Ilhéus
“NÃO MEXAM NO BOLSO DE PAPAI”
ILHÉUS
Manifestação de estudantes contra o aumento do valor das passagens do transporte coletivo.
Novas manifestações estão sendo agendadas.
As datas serão divulgadas oportunamente.
Carmelita se reúne com jovens católicos do Movimento Escalada
A candidata a prefeita da coligação “Ilhéus mais Forte”, Professora Carmelita (PT), se reuniu na noite da última terça-feira (10), no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Malhado, com dezenas de integrantes do Movimento Escalada para discutir sobre a importância dos jovens na política e a necessidade da juventude nas discussões sobre os problemas e soluções para a cidade. Durante o encontro os integrantes do Movimento Escalada destacaram a necessidade do novo prefeito de Ilhéus seguir os princípios cristãos, colocando acima de tudo virtudes como a honestidade, a solidariedade, o compromisso com a cidade e o amor ao próximo.
Integrante do Movimento de Cursilho da Igreja Católica, Professora Carmelita explicou que a religião e a fé devem ser princípios de todo o cidadão, garantindo a formação de pessoas mais fraternas e voltadas para ajudar o próximo. Ela também fez questão de orientar para importância dos jovens nas discussões sobre a cidade, já que a política está presente em todas as ações da vida de cada um, seja na educação, na saúde, na infraestrutura, no lazer e na geração de empregos. Para ela, é fundamental que os joven analisem a vida de cada candidato, seus planos de governos e sua atuação na política para que a partir daí escolha aquele que com honestidade e compromisso com o povo venha a ser o melhor para Ilhéus.
O Movimento Escalada é um serviço da Igreja Católica que tem como objetivo despertar jovens, a partir dos 15 anos, para a presença de Cristo. Ele visa convidá-los a serem membros integrantes e ativos, através das paróquias e células evangelizadoras, bem como através dos seus projetos internos. O movimento defende o caráter de convocar o jovem a ser pessoa em clima de oração A cada encontro realizado, os novos alpinistas, como são chamados os integrantes, passam a fazer parte de um grupo que se reúne semanalmente buscando dar continuidade à sua caminhada no Escalada. Nas reuniões, os jovens aprofundam sua espiritualidade, meditam sobre temas religiosos e do dia-a-dia, criando laços de amizade. Desenvolvem também, atividades que, além de despertarem o jovem à oração, estimulam o senso crítico e moral.
Jabes convida cacauicultores a participar do seu plano de governo
O candidato a prefeito da Coligação Por Amor a Ilhéus, Jabes Ribeiro, PP, reuniu-se com líderes ruralistas, terça-feira, 10, acompanhado do candidato a vice-prefeito, Cacá Colchões, convidando o setor a compartilhar da elaboração do seu plano de governo, construindo conjuntamente as soluções para o agronegócio do cacau. O encontro, que aconteceu na sede do Sindicato Rural, faz parte da concepção de gestão democrática e participativa que propõe para o seu quarto mandato de prefeito.
O presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Isidoro Gesteira, disse que Jabes reúne todas as condições para atuar como um líder nas estratégias em prol do desenvolvimento do agronegócio do cacau. “Infelizmente, pouquíssimos políticos desta região levantam a bandeira do cacau, os municípios não se mobilizam, então precisamos de um representante nas instâncias do poder para defender a lavoura cacaueira”, enfatizou.
Presídio de Ilhéus – DESGOVERNADO E ABANDONADO
Algumas situações, rotineiras, devem ser mostradas para as devidas providências:
- Liberação para os presos de vários produtos ilícitos.
- Autoriza entrada de mulheres e meninas menores para prostituição.
- Colocação de presos perigosos na área livre, em troca de …
- Desvio de colchões novos, para fora do presídio, com destino ignorado.
- Desvio de combustível, porque os cargos de sua confiança moram todos em Itabuna.
- Visitas de presos no presídio sem carteira de visitação e em quantidade indeterminada, um descontrole total, inclusive parceiros que estão em liberdade visita os que estão presos.
- Alimentação reduzida – todo o dia falta alimentação, gerando confusão por parte dos presos.
- A cozinha do presídio convive com esgotos quebrados, ratos, baratas, cachorros, gatos todos transitam na cozinha.
Diálogo ‘suspeitos’ com os chefes dos presos são verificados regularmente.
- Mantém dialogo suspeito advogados de presos.
- Transferência de presos só faz se o chefe dos presos (Xerife) estiver de acordo.
Pois é, o presídio de Ilhéus está totalmente desgovernado.
Cadê as Autoridades de Ilhéus e Corregedoria do Estado da Bahia? A situação é séria!.
FAVOR NÃO DIVULGAR MEU NOME.
ESPAÇO ABERTO PARA A DIREÇÃO DO PRESÍDIO – QUERENDO – SE MANIFESTAR.
Veja FOTOS clicando AQUI e depois na seta para avançar.
Nova equipe da Faculdade de Ilhéus vai ao Projeto Rondon em Tocantins
Embarque acontece nesta quinta-feira, 12 de julho.
Coordenada pelas professoras Cristiane Nunes, de Administração, e Yonara Ribeiro, de Enfermagem, uma nova equipe de estudantes da Faculdade de Ilhéus embarca nesta quinta-feira, 12 de julho, para participar da Operação Capim Dourado, no município de Colinas do Tocantins, no estado do Tocantins. Eles viajam às 22 horas para Salvador. De lá, embarcam de avião até Palmas, onde haverá a cerimônia de abertura da Operação, no 22° Batalhão de Infantaria, onde ficarão alojados até o dia 15, data em seguem para Colinas do Tocantins.
A equipe é formada pelos estudantes Isadora Ferreira (Enfermagem), Jeselly Clement e Maristella Freitas, de Administração, Mércia Lemos (Nutrição), Mesaque Soares e Vilomar Sobrinho, do curso de Direito, e Neura Cíntia Carvalho e Tássio Carillo, de Ciências Contábeis. Segundo a professora Cristiane Nunes, “o processo de capacitação da equipe foi iniciado logo após o processo seletivo, que levou em consideração, além do conhecimento técnico relacionado ao curso de cada aluno, outras habilidades que pudessem ser somadas ao desenvolvimento do projeto, que tem caráter multidisciplinar.”
Antônio Olímpio lança livro em Ilhéus
Na próxima sexta-feira, dia 13 de julho, às 19 horas, no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus, haverá o lançamento do livro OS PEIXES E OS FRUTOS DO MAR À MESA, de Antônio Olímpio Rhem da Silva, ex-prefeito de Ilhéus e atual presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).
O volume acaba de sair pela Mondrongo Livros, de Ilhéus, em edição de muito bom gosto, e com textos introdutórios de Edvaldo Brito, Professor Emérito das Universidades Federal da Bahia e Presbiteriana Mackenzie (São Paulo), Roberto Veras, Diretor Executivo da Revista ECOAVENTURA e do próprio autor que saliente não ser “chefe de cozinha”, mas que banca o cozinheiro “desde os dezoito anos de idade”, quando residia no Rio de Janeiro, e sentia inevitável saudade da comida caseira. Assim, suas primeiras experiências culinárias se deram com receitas passadas por sua mãe.
Amante da pesca esportiva, Antônio Olímpio conhece de perto as peculiaridades de cada peixe e dos frutos mar inseridos nas receitas que compartilha no livro, revelando os macetes que aprendeu ao longo de mais de 60 anos que as coleciona, “algumas originais”, diz o autor, “e outras – a esmagadora maioria – constantes de livros e revistas de autores variados, copiadas de chefes de cozinha” e muitas vezes adaptadas ao nosso paladar, “substituindo alguns ingredientes, que não encontramos na hora da preparação do prato, ou por entender que esse ou aquele tempero se adaptava melhor à receita”. Portanto, iguarias da cozinha nacional, e internacional, sofreram modificações – radicais ou ligeiras – para que se casassem melhor com o nosso gosto, explica o autor que ainda alerta para o fato de que “quem cozinha sabe muito bem que é necessário espírito inventivo e coragem para fazer experiências novas”, combinando ingredientes inusitados e aparentemente incompatíveis.
O livro OS PEIXES E OS FRUTOS DO MAR À MESA se insere, quer seja pelo volume (308 páginas), ou pela qualidade das receitas, todas elas testadas por Antônio Olímpio e aprovadas por amigos e familiares, entre as obras indispensáveis sobre peixes e frutos do mar, fazendo jus ao seu valor temático e, por que não, cultural.
Assim, seja para abraçar o autor ou para testar suas receitas, não se deve desperdiçar a oportunidade. Estão todos convidados para o lançamento dessa obra que sem dúvida acrescenta muitas coisas ao admirável mundo da culinária.
O quê: Lançamento do livro Os peixes e os frutos do mar à mesa.
Quando: 13 de Julho, sexta-feira, às 19 horas.
Onde: Teatro Municipal de Ilhéus (foyer).
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Ilhéus intensifica discussão para criar região metropolitana
Assessor da Fundaci participa da 4ª etapa do Programa de Capacitação em Projetos Culturais
Espetáculo infantil Pinóquio será apresentado sábado e domingo no TMI
Carmelita participa das comemoração dos 13 anos da Fundação Fé e Alegria
A candidata a prefeita da coligação “Ilhéus mais Forte”, Professora Carmelita (PT), participou na tarde desta terça-feira (10) da festa de comemoração dos 13 anos da Fundação Fé e Alegria de Ilhéus, no bairro Nossa Senhora da Vitória. Na oportunidade, Professora Carmelita destacou o importante papel desenvolvido pela entidade na formação de crianças e jovens carentes, oferecendo não somente a educação pública de qualidade, mas também colaborando com a formação de cidadãos muito mais comprometidos com uma sociedade mais justa, honesta e fraterna. “A Fundação Fé e Alegria permite não apenas sonhar, mas fazer com que o sonho de centenas de crianças e jovens sejam realizados”, acrescentou a candidata a prefeita.

Durante a festa de aniversário da Fé e Alegria foram realizadas diversas apresentações artísticas nas áreas de música, dança, teatro e coral, feitas pelos próprios alunos e professores que participam dos projetos desenvolvidos pela fundação. A festa contou com a presença da diretoria da Fundação Fé e Alegria de Ilhéus, dos funcionários, pais e alunos atendidos pela entidade. Também fizeram parte da festa a secretária de Educação da Prefeitura d, Lidiney Campos, de um dos fundadores da Fé e Alegria em Ilhéus, Carlos Paim e de diversas autoridades, lideranças comunitárias e parceiros que fizeram questão de comemorar os 13 anos de atuação da Fé e Alegria na cidade.
O diretor presidente da Fundação Fé e Alegria do Brasil, Padre Carlos Fritzen, também participou das comemorações dos 13 anos da entidade em Ilhéus e destacou o papel da comunidade na fundação da escola na cidade. Segundo ele, a Fundação Fé e Alegria busca ajudar sobretudo os que mais precisam e para que a unidade se instale em uma cidade basta, primeiramente, que a comunidade manifeste o desejo de ter a escola. Padre Carlos Fritzen não descartou a possibilidade de que uma nova unidade da Fundação Fé e Alegria seja implantado em outro bairro carente de Ilhéus. Já a coordenadora da Fundação Fé e Alegria de Ilhéus, Josefa Soares, fez questão de relatar o papel da entidade na formação de cidadãos e na transformação de vidas. Ela também apresentou um relato das atribuições e objetivos da Fundação, das metas estipuladas e dos resultados obtidos pela Fé e Alegria ao longo dos seus 13 anos de atividades.
Exposição de Conceição Portela em homenagem aos 100 anos do escritor Jorge Amado
Conceição Portela convida para a exposição em cerâmica e tela KAKAU, inspirada no segundo livro de Jorge Amado, CACAU, em homenagem aos 100anos do nascimento do escritor grapiúna, de 20 a 30 de julho, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus.

A exposição de Conceição Portela mostra o lado folclórico existente nas fazendas de cacau através do imaginário popular dos trabalhadores do Sul da Bahia, como a mula-sem-cabeça, que seria uma mulher amaldiçoada por ter se casado com um padre. O lobisomem, metade homem que aparecia nas noites de lua cheia chorando como uma criança. A caipora ou caapora, quem a vê se perde na mata e não sabe mais voltar. Estas e outras estórias eram contadas por antigos trabalhadores das roças de cacau
CACAU é o segundo livro de Jorge Amado, escrito quando ele tinha apenas vinte anos, iniciando aí o ciclo dos seus romances proletários da década de 30, onde ele denuncia as cruéis condições de vida dos trabalhadores rurais do Sul da Bahia.
Local: Teatro Municipal de Ilhéus
Data: de 20 a 30 de julho de 2012
Abertura: Dia 20 de julho de 2012, às 19:00 horas.
Exposição fotográfica dos alunos do Curso Fotografia 2 – Desenvolvendo O Olhar
O curso Fotografia 2 – Desenvolvendo o Olhar é direcionado para quem já fez o Curso de Fotografia Básica ou quem já tem uma iniciação comprovada em fotografia. A proposta é que o participante pense fotografia de forma mais consciente e seja capaz de observar e utilizar com criatividade seus elementos essenciais. Cada aluno realizou um projeto fotográfico individual, como parte da metodologia de descondicionamento do olhar .
Veja sobre os cursos em: www.maonamaquina.com































































