WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Em 2012, futebol do Brasil importa mais que exporta

Entre janeiro e junho, 230 jogadores do País se transferiram para fora, enquanto 478 chegaram de clubes estrangeiros

Depois de ser por décadas o maior exportador de jogadores do mundo, o Brasil vive uma transformação. Dados oficiais da Fifa revelados ao Estado com exclusividade apontam que, em pelo menos na primeira metade de 2012, o mercado brasileiro se transformou no maior “importador” de jogadores do mundo, ainda que muitos sejam brasileiros optando por retornar para clubes nacionais.

Entre janeiro e junho, 230 jogadores brasileiros se transferiram para clubes em todo o mundo. Mas, no mesmo período, 478 atletas foram negociados por clubes estrangeiros com os do Brasil, mais do que o dobro. Muitos deles são brasileiros, optando por retornar ao mercado nacional, seja por falta de opções no exterior ou por conta de ofertas de salários altos no Brasil.

A tendência não é nova. Mas ganhou um forte incentivo neste ano. Dados coletados pelas federações estaduais no Brasil mostravam que, já em 2011, apenas 23 jogadores da Primeira Divisão deixaram o País em direção à Europa. Em 2008, foram 65 jogadores. Entre 2010 e 2011, mais de 120 também retornaram ao País.

:: LEIA MAIS »

Não tenho problema e nem preciso de liminar. Sou candidata para vencer esta eleição

“Não há problema algum com minha candidatura”. A garantia é da candidata a prefeita pela Coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita, do PT, reagindo a uma onda de boatos promovida por adversários de que ela não teria conseguido homologar o seu nome junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Nós sabemos de onde parte esse tipo de estratégia. Quero dizer aos amigos e ao povo de Ilhéus que não há problema algum com a nossa homologação. Sou candidata a prefeita e determinada a ganhar esta eleição”, disse hoje cedo, enquanto percorria a periferia de Ilhéus acompanhada de assessores e candidatos a vereador da coligação

Professora Carmelita lembrou que não precisou de liminar para garantir a candidatura. “Hoje, se há alguém que teme pela candidatura, não sou eu. É aquele que responde a inúmeros processos na justiça”, alfinetou. Carmelita reafirmou o seu compromisso de promover uma campanha “limpa e propositiva” ao lado dos seus 150 candidatos a vereador, apresentando ideias que, de fato, contribuam para a melhoria da cidade. “Não vou entrar no jogo sujo que algumas pessoas já começam a impor à campanha”, garantiu.

Ilhéus sedia plenária do Plano de Habitação

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, através da Superintendência de Habitação, realiza na próxima quarta-feira (11), no município de Ilhéus, a Plenária de apresentação dos primeiros resultados do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária – PLANEHAB. O evento acontecerá, a partir das 8h30, no Teatro Municipal, e vai reunir representantes de 42 municípios dos Territórios de Identidade Litoral Sul e Baixo Sul.

“A realização das Plenárias é segunda etapa do trabalho iniciado através das dez oficinas realizadas no ano passado, que levantaram subsídios para a elaboração do Plano, reunindo 250 dos 417 municípios baianos”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro. No total, serão realizadas 10 plenárias regionais, envolvendo os 27 Territórios de Identidade.

Durante a atividade também serão apresentadas as necessidades habitacionais do Estado, bem como as principais diretrizes e linhas de ação para o setor. É de extrema importância que a Plenária possa agregar o maior número possível de representantes das prefeituras e da sociedade civil organizada, para garantir a continuidade do processo democrático na construção das políticas habitacionais.

PLANEHAB

:: LEIA MAIS »

O REGISTRO DE CARMELITA

O REGISTRO DE CARMELITA

Autor: C.Bahiana

Quem acessa o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em busca de informações sobre as candidaturas registradas em Ilhéus, vai perceber duas coisas.

A primeira é que há apenas dois registros de candidatos a prefeito: o da professora Carmelita Ângela (PT) e o do ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP). A segunda é que as informações sobre Carmelita estão incompletas, chamando atenção inclusive a ausência de foto da prefeiturável no site (confira aqui).

Segundo informações, a inconsistência se deve ao atraso no registro da chapa da petista, que ocorreu após a data programada no calendário eleitoral. Na pressa, a coordenação acabou se esquecendo de alguns “detalhes”.

Os adversários não perdoam e cutucam Carmelita. Dizem que se falta competência para registrar a chapa, que dirá para governar o município…

 

Carmelita garante que com parcerias vai implantar saneamento básico na zona sul

Firmar parceria com os governos estadual e federal para garantir as obras de saneamento básico em todos os bairros da zona sul de Ilhéus que ainda não dispõem desses serviços. O compromisso foi assumido pela candidata a prefeita pela coligação “Ilhéus mais forte”, Professora Carmelita, neste final de semana, durante encontro com moradores do bairro do Pontal e Sapetinga. Durante a visita, a candidata destacou que saneamento básico é um dos direitos do cidadão. “Precisamos resolver esse problema e com a parceria governamental vamos realizar esta obra”, destacou Professora Carmelita.

Durante a visita ao bairro do Pontal, a candidata a prefeita observou alguns prontos críticos, como a travessa David Maia, ao lado do Colégio da Polícia Militar. Nesse trecho o esgoto corre a céu aberto e quando chove a água transborda invadindo casas e estabelecimento comerciais. Nesta travessa, a Prefeitura chegou a realizar uma intervenção, mas o problema não foi totalmente resolvido. Ainda na travessa David Maia os moradores alertam que o grande fluxo de motos e carros, vem danificando o calçamento e agravando ainda mais a situação provocada pelo esgoto.

Professora Carmelita também citou outros graves problemas causados pela falta de saneamento básico na zona sul de Ilhéus. Um deles é o cheiro desagradável na avenida Lomanto Júnior, um dos principais cartões postais da cidade. Alguns moradores acabam fazendo ligações clandestinas na rede pluvial e os dejetos são jogados na baía do Pontal. Já na Marambaia, também no Pontal, o esgoto é jogado direto na praia, prejudicando a paisagem de um dos locais mais bonitos de Ilhéus. “Precisamos mudar essa realidade e cuidar melhor da nossa cidade. E essas transformações vão acontecer porque vamos administrar Ilhéus com responsabilidade, com amor e com parcerias”, finalizou Professora Carmelita.

CHOCOLATE CASEIRO – SUCESSO NO SALON

O Chocolate Caseiro Ilhéus foi sucesso no internacional Salon du Chocolat – Bahia, que aconteceu pela primeira vez em um país produtor de cacau, o Brasil, e no estado maior produtor, a Bahia. O stand do Chocolate Caseiro foi tomado pelo público durante os três dias do Salon (06, 07 e 08/07) sendo necessário o atendimento de cinco vendedores, incluindo o diretor da empresa que teve que se virar como vendedor. Um dos lançamentos da empresa, o “chocolate com maracujá” acabou no primeiro dia e vários outros tipos de bombons e tabletes tiveram de ser repostos, face ao grande consumo. O Chocolate Caseiro foi considerado pela maioria dos clientes, como o mais saboroso do Salon. Outros produtos que tiveram de ser repostos por mais de uma vez; e onde constantemente se formavam fila de compradores, foram os licores de chocolate, nos quatro sabores tradicionais: creme, cravo e canela, cappuccino e menta. O Choc 70, com 70% de cacau, também foi considerado um dos mais saborosos, por ser menos amargo do que a maioria oferecida no evento. Os chocolates trazidos pelos franceses, belgas, ingleses e de outros países, não tiveram a esperada apreciação do público, além do seu alto preço. A Abertura Solene do Salon Du Chocolat-Bahia aconteceu às 20hs do dia 05, contando com as presenças do governador do estado, secretários da Agricultura e do Turismo, outras autoridades, políticos e jornalistas, que previamente visitaram os estandes, inclusive o do Chocolate Caseiro, que foi filmado por várias emissoras de TV.
Artigos publicados em 2009 em jornais da região cacaueira, contaram a opinião de quatro professores universitários das Universidades de Versailles e Coimbra, que levados à fábrica do Chocolate Caseiro em períodos diferentes, pelo pró-reitor da UESC na época, Arí Mariano, e pelo Relações Públicas da CEPLAC, Erivaldo de Souza, degustaram os chocolates e afirmaram serem mais saborosos que os europeus. Posteriormente, passageiros europeus dos transatlânticos que passaram por Ilhéus, tiveram a mesma opinião. Participar de um evento internacional, com sucesso, faz do Chocolate Caseiro Ilhéus, também internacional, para orgulho da Região e da Bahia.

MPF inaugura nova sede da Procuradoria da República Polo Ilhéus/Itabuna

MPF inaugura nova sede da Procuradoria da República Polo Ilhéus/Itabuna

A nova sede fica na Av. Vereador Marcos Paiva (antiga Av. Bahia), 31, bairro Cidade Nova

Será inaugurada, em sede própria, nesta  segunda-feira, 9 de julho, a Procuradoria da República Polo Ilhéus/Itabuna, uma das nove unidades do Ministério Público Federal (MPF) no interior da Bahia. A solenidade será realizada às 17h30 no novo endereço da Procuradoria, na Av. Vereador Marcos Paiva (antiga Av. Bahia), 31, bairro Cidade Nova. Participarão da solenidade o procurador-chefe do MPF/BA, Wilson Rocha de Almeida Neto, os procuradores da República que atuam na região, Eduardo El Hage e Flávia Arruti, além de servidores, autoridades federais e estaduais.

A mudança foi realizada na segunda-feira, 2 de julho. O atendimento ao público já foi iniciado no novo endereço e permanece de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. Localizada a 460 km de Salvador, a procuradoria tem jurisdição sobre 46 municípios, que integram as Varas da Justiça Federal de Ilhéus e de Itabuna. No interior da Bahia, foi a primeira unidade do Ministério Público Federal a ser criada, na década de 90, a fim de levar o MPF para o interior do estado, acompanhando o Judiciário Federal. A procuradoria tem sob sua responsabilidade propor e acompanhar processos civis e criminais nas Subseções da Justiça Federal nas duas cidades, envolvendo atribuições do MPF na defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Movimentação processual – Somente no ano passado, 4.752 processos tramitaram na Procuradoria, a exemplo de ações civis públicas e de improbidade administrativa, ações penais, pareceres e manifestações em mandados de segurança. De acordo com os procuradores que atuam na região, as principais demandas que requerem um trabalho mais rigoroso do MPF estão relacionadas à área ambiental, direitos indígenas e combate à improbidade administrativa.

Instalada no município há mais de 20 anos anos, a Procuradoria funcionava em um imóvel alugado, no centro da cidade. Com o objetivo de diminuir despesas, reduzir custos financeiros e aumentar sua capacidade de expansão, o MPF adquiriu a nova sede. Para os procuradores da República que atuam no Polo Ilhéus/Itabuna, a mudança reflete não só a melhoria do espaço para atender o cidadão que procura o órgão e das condições de trabalho de membros e servidores (19 no total), como a importância do papel exercido pelo Ministério Público Federal na sociedade.

Com 365,47m2 de área total de terreno e 423,51m2 de área construída, a nova sede funciona em uma antiga residência, que foi adaptada para receber o órgão com base em um projeto padrão para Procuradorias da República nos Municípios, desenvolvido pela Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura da Procuradoria Geral da República. O espaço tem dois pavimentos, recepção, além de três salas nas quais funcionarão os gabinetes dos procuradores da República, sendo uma delas adaptada para pessoa com deficiência, além de garagem para os carros oficiais. As instalações foram projetadas para garantir a acessibilidade de pessoas idosas e com deficiência por todos os ambientes do prédio, que conta com piso tátil e rampa externa, além de plataforma elevatória, para permitir a locomoção de cadeirante.

Jurisdição – A Procuradoria da República Polo Ilhéus/Itabuna tem juridição sobre 46 municípios: Ilhéus, Aurelino Leal, Cairu, Camamu, Canavieiras, Gandu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Itacaré, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Presidente Trancredo Neves, Taperoá, Teolândia, Ubaitaba, Una, Uruçuca, Valença, Wenceslau Guimarães, Itabuna, Almadina, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibicuí, Iguaí, Itajú do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Mascote, Nova Canaã, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória.

SERVIÇO:
O que? Inauguração da sede própria da Procuradoria da República Polo Ilhéus/Itabuna
Onde? Av. Vereador Marcos Paiva (antiga Av. Bahia), 31, bairro Cidade Nova.
Quando? Segunda-feira, 9 de julho, às 17h30

Professora Carmelita e deputada Ângela Souza prestigiam os funcionários dos correios

Em visita aos correios, a candidata a prefeita de Ilhéus, professora Carmelita, acompanhada pela deputada estadual Ângela Sousa e por Mário Alexandre, candidato a vice- prefeito na chapa da professora petista, afirmou que é preciso mudar a realidade de Ilhéus através de políticas publicas que beneficiem os trabalhadores.


A candidata, que estava ao lado do candidato a vereador Rui carteiro, revezou o discurso com a deputada Ângela Sousa e com o seu vice, Mário Alexandre. Os funcionários do correios, animados com a visita da comitiva, tiveram a oportunidade de expor seus anseios em relação ao futuro de Ilhéus, e desejaram boa sorte ao candidato Rui carteiro, apoiado por seus pares e fortemente aplaudido. Os aplausos, que foram estendidos a professora Carmelita, á deputada Ângela e ao médico e candidato a vice- prefeito Mário Alexandre, antecederam a uma confraternização na qual todos tiveram a oportunidade se saborear uma deliciosa feijoada. Bastante entusiasmada, a comitiva do PT e do PSD reafirmou o seu compromisso de agir em sintonia com os interesses do povo para edificar a Ilhéus que a sociedade deseja.

Rafael Cortez, humorista do CQC, se apresenta neste sábado em Ilhéus.

Um dos bons moços da stand-up comedy, Rafael Cortez faz única apresentação do espetáculo De tudo um pouco, sábado, 14 de julho, às 20h, no Centro de Convenções de Ilhéus. Cortez é repórter do CQC, humorístico semanal comandado por Marcelo Tas, mas, apesar da acidez do programa, é um dos humoristas que menos se envolve em polêmicas. Desconte-se aí o episódio em que o ator Paulinho Vilhena cuspiu em seu rosto durante gravação de reportagem em um desfile de moda em São Paulo.

Mas Cortez é até capaz de se desculpar quando comete gafes, como no episódio em que fez uma piada descabida sobre o fato de Maria Bethânia sempre cantar descalça. No dia seguinte, enviou um e-mail à assessoria da cantora, além de escrever sobre o acontecido em seu blog.

De tudo um pouco já foi apresentado em mais de 50 cidades no país. Como o título indica e o gênero sugere, o espectador pode esperar muitas piadas prontas, interação com o público e também improviso. Em algumas apresentações da turnê, que teve sua estréia em 2009, surpreendeu os fãs com novidades.

Além de ser um dos homens do CQC, Cortez já atuou como ator, palhaço, produtor de festas infantis, assessor parlamentar, jornalista e músico – neste ano, lançou o disco instrumental Elegia da alma, totalmente independente. Todas essas facetas artísticas são exploradas em De tudo um pouco, em que, além de contar histórias, toca algumas músicas. Últimos ingressos a venda no Stand do Karioka, Bicho Festeiro e Academia Tonus. Informações: 8882-0301.

Marinha do Brasil

COMANDO DA MARINHA

COMANDO DE OPERAÇÕES NAVAIS

2º DISTRITO NAVAL

DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM ILHÉUS

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO No- 11/2012 – UASG 782311

 

Nº Processo: 63122000138201294 . Objeto: Registro de preços visando a contratação eventual e futura, de  empresa especializada na prestação de serviço de manutenção de casco ” reforma, fibragem e pintura de obras vivas e obras mortas” , reparo da parte inflável de botes pneumáticos, estofamento de assentos /encostos, manutenção preventiva e corretiva das partes elétricas e mecânicas em geral, com fornecimento de material , para as embarcações da Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus ( DelIlheus). Total de Itens Licitados: 00005 . Edital: 06/07/2012 de 08h00 às 12h00 e de 14h às 17h30. Endereço: Rua Major Homem Del Rey, 217 – Cidade Nova ILHEUS – BA . Entrega das Propostas: a partir de 06/07/2012 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br.  Abertura das Propostas: 19/07/2012 às 09h00 site www.comprasnet.gov.br.  Informações Gerais: Havendo divergência entre as informações do comprasnet e as do edital prevalecerão as do edital.

 

Jabes e Cacá apresentam Plano de Governo à CDL de Ilhéus

Clique para AMPLIAR.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foi a primeira instituição civil visitada pelos candidatos a prefeito, Jabes Ribeiro (PP) e vice-prefeito, Cacá Colchões (PMDB) da Coligação “Por Amor a Ilhéus”, na manhã desta segunda-feira (09), marcando a primeira fase de campanha. A busca pela gestão democrática é o objetivo principal para a construção participativa do projeto “Ilhéus tem jeito”.
Recebido pela presidente da CDL, Nadja Argollo, e acompanhado por Jamil Ocke, presidente do PP ilheense e empresário, Jabes ressaltou a importância da contribuição das instituições, clubes de serviços e associações comunitárias com a elaboração do seu plano de governo, convidando oficialmente a gestora e a diretoria da entidade a fazer parte deste projeto. “Temos que reconduzir Ilhéus ao seu papel de destaque na Bahia e no Brasil”, enfatizou o candidato.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia