WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Audiência Pública sobre Porto Sul ocorre nesta quinta em Ilhéus

A nova audiência, que acontecerá no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães,  visa desenvolver diálogos com diversos setores da sociedade, com a finalidade de dirimir as dúvidas existentes sobre o Projeto.

Com o objetivo de desenvolver diálogos com diversos setores da sociedade para responder a questões sobre a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul, será realizada, em Ilhéus, nesta quinta-feira, dia 12, mais uma audiência pública sobre o empreendimento. O evento vai ocorrer a partir das 19 horas no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na Avenida Soares Lopes. Na sexta-feira, dia 13, as discussões serão realizadas no município de Itabuna.

Interessados em conhecer o projeto podem acessar o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) no site da Prefeitura de Ilhéus (www.ilheus.ba.gov.br) no link ‘Nosso Município’, item ‘Geografia’. Os documentos também estão disponíveis na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) – Avenida Osvaldo Cruz, s/n, bairro Cidade Nova, no período das 8h30 às 12 horas e das 13h30 – e na Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) – Rua Luiz Palmeira, s/n, Nova Brasília, aberta sempre das 7h30 às 17 horas.

A disponibilização dos estudos para consulta popular é considerada importante para garantir a ampla participação dos interessados no processo de licenciamento ambiental. Nessas audiências públicas busca-se discutir os impactos sociais com a criação do projeto a ser instalado na zona litorânea Norte de Ilhéus, por se tratar de um tema de grande interesse para a sociedade, de modo geral.

Profissionais de comunicação foram recebidos pela reitora da UESC

Cerca de 20 profissionais de comunicação da região Sul da Bahia foram recebidos, nesta terça-feira (10), na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, pela reitora professora Dra. Adélia Pinheiro, vice-Reitor, professor Dr. Evandro Sena Freire, pro-reitor de Graduação, prof. Elias Guimarães e de Pós-Graduação profa. Élida Ferreira.

VISITA JORNALISTAS - 10-12-13 FOTO MARCOS MAURICIO.

VISITA JORNALISTAS – 10-12-13 FOTO MARCOS MAURICIO.

A Reitora destacou o seu interesse, refletindo a vontade da comunidade acadêmica, em manter tais encontros pelo menos uma vez por ano. Em 2012 foi realizado também em dezembro. Estiveram presentes  profissionais de comunicação que atuam em emissoras de rádio, em jornais e em mídias sociais.

Reunidos no auditório do 5º andar do Edifício José Haroldo Castro Vieira, no Campus Soane Nazaré de Andrade, em Ilhéus, a professora Adélia Pinheiro reafirmou que “a  Universidade está aberta àqueles que, no dia a dia dos seus veículos de comunicação, através das suas informações divulgadas formam opinião e, sobretudo, possibilitam à sociedade fazer uso de ferramentas que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas e dos espaços a que estão integrados.

VISITA JORNALISTAS - 10-12-13 FOTO MARCOS MAURICIO.

VISITA JORNALISTAS – 10-12-13 FOTO MARCOS MAURICIO.

A reitora da UESC discorreu sobre a estrutura acadêmica e administrativa da instituição, metas alcançadas ao longo de 2013, outras projetadas a curto e médio prazo bem como as ações de desenvolvimento. Falou sobre a interação da UESC com  a comunidade regional através da Extensão, que tem atualmente cerca de 200 projetos em vários municípios da sua área de abrangência, isso, sem perder de vista a razão de ser da Universidade  que é o ensino aliado à pesquisa para a formação de recursos humanos capacitados para inferir no desenvolvimento desta região. Depois de responder as perguntas dos profissionais, ela os convidou a participaram de um coffe break e foram levados a conhecer o Centro de Microscopia Eletrônica -CME  da UESC.

VISITA JORNALISTAS - 10-12-13 FOTO MARCOS MAURICIO (27)

VISITA JORNALISTAS – 10-12-13 FOTO MARCOS MAURICIO (27)

O CME foi inaugurado em 2007 e os seus equipamentos de microscopia eletrônica e fotônica e microanálise estão abertos a instituições de ensino e pesquisa e a empresas, além de estudantes de mestrado, doutorado e iniciação científica, evidenciando seu caráter multiusuário e multidisciplinar.

Nele são preparados materiais e amostras biológicas tais como: fixação, inclusão, metalização, secagem por aparelho de ponto crítico, cortes semifino e ultrafino. Também, obtenção de imagens ao microscópio eletrônico de transmissão e de varredura e aos microscópios fotônicos, bem como, microanálise por meio de raios X (EDX) ao MEV. Aos profissionais de imprensa a Editus, Editora da Universidade entregou um kit com livros (editados e impressos na UESC),  jornais e blocos para anotações.

Requalificação vai modernizar e ampliar Central de Abastecimento do Malhado

As futuras instalações da Central de Abastecimento atendem aos requisitos básicos de saúde e higiene, e contará com três pavilhões, sendo dois deles com dois pisos e o último com três andares, um dos quais para estacionamento, dando mais conforto e comodidade aos comerciantes e às cerca de 25 mil pessoas que ali circulam semanalmente.

O Prefeito Jabes Ribeiro, o vice  Carlos Machado (Caca) e o presidente da CAR Vivaldo Mendonça,  na apresentação do projeto de  requalificação  da Central de Abastecimento do Malhado> Foto: Alfredo Filho.

O Prefeito Jabes Ribeiro, o vice Carlos Machado (Caca) e o presidente da CAR Vivaldo Mendonça, na apresentação do projeto de requalificação da Central de Abastecimento do Malhado> Foto: Alfredo Filho.

O projeto de requalificação da Central de Abastecimento do Bairro do Malhado, zona norte de Ilhéus, foi apresentado na manhã desta quarta-feira, dia 11, durante reunião realizada no salão nobre do Palácio Paranaguá, contando com a presença de representantes da sociedade civil organizada, inúmeros comerciantes, vereadores, secretários, além de outros interessados em conhecer as mudanças previstas naquela área, entre os quais o bispo diocesano, Dom Mauro Montagnoli. A obra tem um investimento global previsto de R$ 33 milhões e contará com a participação dos governos federal e estadual, além do municipal, como destacou o prefeito Jabes Ribeiro, ressaltando que, “somente é possível arrecadar dinheiro com bons projetos, e esse da Central de Abastecimento, atende todos os requisitos básicos”.

:: LEIA MAIS »

ATLETA ILHEENSE SE DESTACA EM CAMPEONATO DE JIU JITSU

O lutador ilheense Helder Oliveira, da equipe De la Riva, conquistou a medalha de bronze no Brasília International Open de Jiu-Jítsu em Brasília. A competição ocorreu no último dia 07/12 e reuniu aproximadamente 400 competidores de várias partes do mundo.

Helder Oliveira (Direita)

O lutador é faixa azul e a sua categoria é peso-pesadíssimo e competiu na categoria adulto acima de 100 kg. Helder foi o único representante de Ilhéus no evento mundial e conseguiu arrancar excelente posição. O atleta também levou o bronze na categoria de peso livre, a qual reúne todos os atletas de faixa azul inscritos na competição.

Em seu perfil na rede social Facebook, o competidor relatou a importância desta conquista. “Aproveito esse momento para agradecer a Deus por ter me protegido durante toda a viagem. Agradeço a todos que ficaram em Ilhéus na torcida para que eu realizasse boas lutas e a energia foi tanta que consegui representar bem a minha cidade e minha equipe. Aproveito também a oportunidade para agradecer a Cosme Araújo por ter me apoiado na busca destas medalhas.

Últimos dias para descontos de 90% no Refis em Ilhéus

A campanha do Refis 2013 se estende até o dia 30 de dezembro, oferecendo outras vantagens para pagamento no IPTU, ISS e demais taxas. Interessados devem procurar o setor de Tributos no Palácio Paranaguá, na Praça JJ Seabra, no horário das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas.

Até esta sexta-feira dia 13, os contribuintes que quitarem as dívidas com o município de Ilhéus, em parcela única pelo Programa de Regularização Fiscal (Refis 2013), podem ter descontos de até 90% nos juros, multas de mora e multas de infração. Os interessados devem procurar o Setor de Tributos, no térreo do Palácio Paranaguá, na Praça JJ Seabra, no horário das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. A partir da segunda-feira dia 16, a campanha prossegue mantendo outras possibilidades de negociação, permitindo aos contribuintes que sejam evitados possíveis protestos e execuções judiciais futuras.

Os cidadãos que quiserem parcelar a dívida podem ter um desconto de 60% em até oito vezes, sendo que pagará 30% do valor total na primeira parcela. Quem optar pela possibilidade de dividir o débito em nove ou até 36 parcelas, tem um abatimento de 10%, devendo também dar uma entrada de 30% do valor total negociado. O valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 90, para pessoas físicas. Com relação às pessoas jurídicas o valor não pode ser inferior a R$ 180. O parcelamento só poderá ser efetivado após a entrada e, caso o contribuinte deixe de efetuar a quitação de alguma prestação, a proposta de negociação será cancelada.

É preciso comparecer ao local munido de documentos pessoais (pessoa física/ jurídica) e, caso seja representante legal, deverá ter em posse também uma procuração pública. As atividades do programa foram iniciadas no último dia 5, oferecendo 100% de descontos, coordenadas pela Gerência de Tributos da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). Em média, são atendidas por dia 60 cidadãos que estão aproveitando os incentivos para regularizar sua situação fiscal.

Instituição – A lei de nº 3.671, que foi aprovada pela Câmara de Vereadores, além de instituir o Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis 2013), com os descontos que vão de 10% a 100%, abrange também dívidas com Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) e taxas municipais.


Secretaria de Comunicação (Secom)

SEGURANÇA PÚBLICA: Candidatos aprovados no concurso PMBA 2012 lutam para serem convocados

No ano de 2012 a Bahia realizou concurso para ingresso na carreira de Soldado da Polícia Militar e Bombeiros disponibilizando 2.000 vagas. Na região 4, que equivale ao Sul do Estado, um grupo de 200 candidatos foram aprovados em todas as etapas. O certame se prolata no tempo por mais de 01 ano, e o Governo ainda não sinalizou nem fixou data para convocação dos candidatos aptos em todas as etapas. Além disso, o Governo do Estado se comprometeu em convocar um total de 3.400 candidatos, tendo em vista o grande déficit de Policiais e as estatísticas alarmantes sobre a violência na Bahia. Existe um forte anseio por uma ampliação dos quadros funcionais da Segurança Pública. Em 2014 o Brasil será palco de eventos mundiais, e figurará constantemente no cenário internacional. Por questão de necessidade de ampliação do Policiamento os aprovados da região Sul da Bahia conclamam a convocação para o ingresso na PMBA.

CANDIDATOS APROVADOS_PM_ESPERANDO CONVOCAÇÃO

Rodrigo Eduardo Rocha Cardoso

Soldado da Polícia Militar (PMBA)

Coordenador da ASPRA – Regional Itabuna

Prefeitura de Canavieiras

Educação divulga Calendário Letivo para o ano de 2014  

Secretaria da Educação - Foto Walmir Rosário - Ascom Canavieiras.

Secretaria da Educação – Foto Walmir Rosário – Ascom Canavieiras.

Emília Cristina - Secretária da Educação - Foto Walmir Rosário Ascom Canavieiras.

Emília Cristina – Secretária da Educação – Foto Walmir Rosário Ascom Canavieiras.

Através da Portaria nº 726/13, o prefeito Almir Melo aprovou o Calendário Escolar para o ano letivo de 2014, conforme planejamento realizado pela Secretaria Municipal da Educação. O calendário sofreu algumas modificações nos dias do ano letivo, especialmente por se tratar da realização da Copa do Mundo, nos meses de junho e julho.

De acordo com a secretária municipal da Educação, professora Emília Cristina Augusto dos Santos, o Calendário Escolar de 2014 tem início com a Jornada Pedagógica, agendada para os dias 10 e 11 de fevereiro do próximo ano. Uma semana após – 17 de fevereiro –, serão iniciadas as aulas, com encerramento previsto para o dia 12 de dezembro, num total de 200 dias letivos.

Além dos feriados, dias santos e comemorações ligadas à educação e cultura, o Calendário Escolar prevê os recessos de Carnaval – 1º a 5 de março –, Semana Santa – de 17 a 21 de abril –, recesso da Copa do Mundo – de 12 de junho a 14 de julho. Os resultados parciais do Rendimento Escolar estão previstos para 12 de dezembro; os Estudos de Recuperação de 15 a 17 de dezembro; o Conselho de Classe no dia 18 de dezembro; e a Entrega das Atas dos Resultados Finais no dia 19 de dezembro.

As Unidades estão distribuídas nas seguintes datas: 1ª Unidade – de 17 de fevereiro a 26 de abril; 2ª Unidade – de 28 de abril a 31 de julho; 3ª Unidade – de 1º de agosto a 3 de outubro; e 4ª Unidade – de 6 de outubro a 12 de dezembro. Conforme o Calendário Escolar, cada uma das unidades terão 50 dias letivos.

Explica a secretária Emília Cristina, que o Calendário Escolar de 2014 é considerado atípico por se tratar da realização da Copa do Mundo da Fifa no Brasil. Segundo ela, devido ao grande interesse das pessoas assistirem, ao vivo ou através dos veículos de comunicação (rádio e TV) os jogos da Copa do Mundo, existe uma recomendação para a flexibilização das datas e horários no período dos jogos.

Informa, ainda, a professora Emília Cristina, que na Educação, como existe um período de férias juninas, bastou uma simples adaptação para readequar o calendário anual. “O importante é que os alunos não sofrerão nenhum tipo de prejuízo, pois os dias letivos serão realizados em sua totalidade, conforme exigência da legislação”, conclui a secretária.

Ilhéus é contemplada com Centro de Iniciação ao Esporte

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou, na tarde desta terça-feira, dia 10, em Brasília, a relação dos municípios que se enquadraram nos critérios estabelecidos para ser contemplado com o centro, que será construído com recursos do programa de infraestrutura esportiva do PAC II.

Perspectiva do CIE_Ministério do Esporte

Perspectiva do CIE_Ministério do Esporte

Ilhéus está entre os municípios brasileiros selecionados para receber uma unidade do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Na tarde desta terça-feira, dia 10, o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou a relação dos municípios que se cadastraram no início do ano e se enquadraram nos critérios estabelecidos. O modelo previsto para Ilhéus terá duas quadras poliesportivas, um ginásio de esportes e uma pista de atletismo e será construída em um terreno de 7.000m2, no Centro Social Urbano, no Bairro da Barra do Itaípe. O projeto prevê também uma arquibancada para 177 pessoas, área de apoio com administração, vestiários, banheiros públicos, enfermaria, copa, depósito e academia.

:: LEIA MAIS »

COLETIVO PONTAL CRIATIVO CONSTRÓI SUA IDENTIDADE VISUAL E FEIRA CRIATIVA SERÁ IMPLANTADA NOS PRÓXIMOS DIAS 21 E 22 DE DEZEMBRO

Com a presença do prefeito Jabes Ribeiro e a primeira dama Adryana Ribeiro, secretários Alcides Kruschewsky e Antonio Vieira, SETUR/SEMA,Claudiana Figueiredo coordenadora regional SEBRAE e assessoras Cláudia Iglesia e Thatiana, além de inúmeros artistas do bairro, a atriz Janete Lainha, moradores e lideranças do Pontal a exemplo do historiador Zé Rezende, o coletivo Pontal Criativo realizou ontem no Salão Paroquial da Igreja São João Batista, reunião decisiva rumo à implantação da Feirinha Integrada de Artes e Negócios próximos dia 21 e 22 de dezembro na praça do Pontal.

Pontal Criativo

Pontal Criativo

Na ocasião o designer Chico Passos apresentou as propostas para montagem da marca definitiva PONTAL CRIATIVO sendo que as duas propostas de maior agrado para o público presente foram a de uma vela de saveiro estilizada, remetendo aos primórdios do bairro do Pontal que teve origem em uma aldeia de pescadores vindos da costa do Sauípe e uma outra segunda proposta ilustrando o logo da baía do Pontal. O designer Chico Passos ficou de apresentar a marca definitiva até esse final de semana.

Pontal Criativo

Pontal Criativo


Com a leitura da ata da última reunião do coletivo a sra. Claudiana Figueiredo repassou os itens que tinham ficado sob a responsabilidade do coletivo Pontal Criativo a respeito da montagem das parcerias, tendo sido verificado as providências já tomadas envolvendo a definição de infra-estrutura, iluminação, som na praça, instalação de Wi Fi para transmissões do evento ao vivo,banheiros químicos, limpeza da praça, interdição do tráfego de veículos e segurança pública com policiamento ostensivo e a apresentação das várias atrações artísticas, a exemplo do cantador do sertão Carlos Silva, populares, grupos de teatro, declamação de poesias e a realização de oficinas de arte, assim como o radialista Ciro Zatele da FM Conquista transmitirá o seu programa radiofônico da própria Feira Criativa do Pontal.

Ficou definida a participação dos expositores em mini-cursos SEBRAE sobre formação de preços, higiene de alimentos, arrumação dos stands etc. sendo que esses cursos terão início a partir de segunda feira 15/12 à noite no horário das 19 hs.

A feirinha terá um total de 20 stands e terá um total de 40 expositores, dois por barraca com produtos afins e os empreendedores ficarão responsáveis pela limpeza e conservação do espaço, com a colocação de lixeiras, tampo do balcão exposição e exposição de sua produção artística ou itens gastronômicos. No lançamento da feirinha serão homenageados moradores antigos do bairro e suas respectivas famílias, Zé Rezende, o nosso cronista, já está preparando a lista de homenageados.

Essa proposta de tornar Pontal um bairro criativo conta com a adesão entusiasmada dos moradores do bairro, além de toda a boa vontade e interesse que o prefeito Jabes Ribeiro e sua equipe de Secretários vêm demonstrando, comparecendo a todas as reuniões do grupo e sempre informando sobre projetos importantes que estão sendo viabilizados para Ilhéus, tendo ontem convidado todo o coletivo Pontal Criativo presente à reunião para comparecerem hoje ao lançamento do novo projeto de requalificação da Central de Abastecimento do Malhado, uma obra que custará ao governo estadual a cifra de 33 milhões de reais por intermédio da CAR órgão dirigido por Vivaldo Mendonça ilheense da gema.


Abobreira.

Agricultores de Ilhéus receberão Títulos de Terra

Apresentamos programação de entrega de títulos da terra no Município de Ilhéus. A entrega ocorrerá diretamente na sede do Município, na Câmara de Vereadores, nos dias 12, 13 e 14 (QUINTA, SEXTA E SÁBADO).

A lista dos beneficiários do município, data e local de entrega estão disponíveis nos sites:

www.seagri.ba.gov.br e www.cda.ba.gov.br

INFORMAÇÕES AOS BENEFICIÁRIOS DE RECEBIMENTO DE TÍTULO DE TERRA:

Verificar a data e local de entrega do seu município;

Caso seja casado civilmente ir acompanhado do cônjuge e levar cópia da Certidão de Casamento, CPF e RG do cônjuge;

No caso de viúvo (a) levar o Atestado de Óbito do cônjuge;

RELAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS DE TÍTULO DA TERRA EM ILHÉUS, EM ANEXO:

ATENCIOSAMENTE,

Sebastião VIVAS Secretário de Agricultura e Pesca de Ilhéus

Prefeitura de Canavieiras

Projeto Verão agita fins de  semana no Sítio Histórico

CANAVIEIRAS_Walmir Rosário.

CANAVIEIRAS_Walmir Rosário.

A temporada de verão em Canavieiras já começou, mesmo antes da iniciar a estação mais quente do ano. No último final de semana dois eventos agitaram o Sítio Histórico: O Torneio de Pesca do Marlin e o Projeto Verão, promoção realizada em conjunto pelas secretarias de Turismo e Cultura, com a apresentação de diversas atividades artísticas e Culturais.

Explica o prefeito Almir Melo, que os turistas que visitam Canavieiras gostam da hospitalidade, tranquilidade e da gastronomia local, mas também é importante oferecer o que tem de melhor na arte e cultura da cidade. “Temos artistas das mais variadas expressões culturais, que se apresentarão para os turistas e a população durante toda a temporada de férias, que se encerra após o Carnaval”, ressalta.

:: LEIA MAIS »

Mutirão da Saúde beneficia comerciantes da Central de Abastecimento do Malhado nesta quinta

A ação, promovida pela Prefeitura de Ilhéus vai correr a partir das 08h30, oferecendo exames preventivos, odontológicos, oftalmológicos, de clínico geral, entre outros.

Central de Abastecimento do Malhado. Foto by Alfredo Filho.

Central de Abastecimento do Malhado. Foto by Alfredo Filho.


A Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Saúde (Sesau) e de Indústria e Comércio (Sedic), promove nesta quinta-feira, dia 12, a partir das 8h30 um Mutirão da Saúde especial para os comerciantes que atuam na Central de Abastecimento do Bairro do Malhado, na zona norte da cidade. Serão oferecidos exames preventivos, odontológicos, oftalmológicos, de clínica geral, entre outros.

A ação foi solicitada pela administradora daquele local, Sandra Pimentel, ao titular da Sedic, Carlos Machado, que, de imediato, fechou parceria com a Saúde com a finalidade de colocar em prática o mutirão. Desse modo, a prefeitura levará os serviços aos comerciantes que, devido ao extenso trabalho têm dificuldades de procurar os centros de atendimento.

Para Sandra Pimentel, “os cidadãos que trabalham nesta central, e que tanto pediam e ansiavam por tais serviços, agora terão estes importantes serviços de saúde, em salas reformadas e padronizadas”, afirmou salientando a importância do comparecimento de todos dentro dos horários estabelecidos.


Secretaria de Comunicação (Secom)





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia