WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ILHÉUS

CHAPA DA DIRETORIA ELEITA PARA O TRIÊNIO 2014/2016.

Presidente: Albervan Neves de Almeida

Vice Presidente: Paulo Roberto Pinto

Secretária 1: France Anne Nolasco

Secretária 2: Karla Muniz Belém Mascarenhas (mãe)

Diretora Financeira: Jaldir Mendonça

Diretoras Social 1: Mª. do Socorro Pastor Diamantaras Magalhães

 Diretora Social 2: Vera Jasmineiro

Diretor de Patrimônio: Creilton Lau Borges

Procurador Jurídico: Luiz Carlos Santos

Conselho Administrativo:

Eleonor de Almeida Mendonça

José Ribeiro Carneiro

Claudio Nepomuceno Pinto

Reginaldo Ferreira (pai)

Stela Regina Sodré Pereira

Ingrid Maria Sampaio Lima

Antonio Carlos Rabat

Sérgio Nogueira

Givaldo Sobrinho

Sérgio Toledo

Lúcia Maria Vital Matos (mãe)

Conselho Fiscal:

Maria Leite Carneiro (mãe)

Tânia Hoisel Malaguti

Sandra Maria dos Santos – (Suplente) (mãe)

Edith da Silva Soares Santos – (Suplente) mãe)

Vera Lucia Santos – Suplente (mãe)

Sonia Santos – Suplente (mãe)

Prefeitura de Canavieiras

Equipe do Caps promove confraternização

Canavieiras by Walmir Rosário.

Canavieiras by Walmir Rosário.

Deputado libera recursos para construir parque ecológico

:: LEIA MAIS »

NOTÍCIAS DA AVEP

RENATINHO VENCE HAROLDO

Foto by Reginaldo Junior

Foto by Reginaldo Junior

Foto by Reginaldo Junior

Foto by Reginaldo Junior

No domingo passado(15) a AVEP(Associação de Veteranos de Esporte Praiano), entidade mais antiga de futebol praiano da Bahia, realizou sua 20ª e penúltima rodada de “babas de praia” da Temporada 2013, como de costume, na praia da Av. Soares Lopes, imediações do Ed. Santa Clara. Em razão do não comparecimento de número suficiente de sócios para a formação de quatro equipes, só houve um jogo dos dois programados, em que o time do Capitão Renatinho, no Campo Grimaldo, abateu o do Capitão Haroldo pelo placar de 2 a 1.  Os atacantes Crispiniano e Renatinho fizeram os dois gols do vencedor e Jatobá converteu para o perdedor. Wilson Salviano, com boa atuação apitou o 1º tempo  e Furtunato Augusto, atuando regularmente, o segundo da partida. Ambos os juízes são da Liga Ilheense de Futebol.

Equipes

Capitão Haroldo: Marcelo, Galletti, Valmick, Silvio Reis(depois Paulô da Bitway), Japonês, Haroldo(depois Vado), Major, Zé Eduardo(depois Pedro Paulo), Sena(depois Luis Humberto), Ralio(depois Erisvan)) e Jatobá  X  Capitão Renatinho: Rosivaldo, Prof. Jorge Reis(depois Marconi), Heckel(depois Elcimar), Torisco(depois Luis Eduardo), Silva, Adauto, Melgaço, Dr. Souto, Renatinho, Carqueija(depois Claudio Reis)  e Crispiniano

Comentário

Foi lembrado pelos observadores que o Cap. Renatinho depois que os Pais de Santo da cidade Santo Amaro da Purificação lhe tiraram a urucubaca, voltou a ganhar. Olha a fé funcionando!

Notas

:: LEIA MAIS »

Projeto Domingo na Avenida começa neste domingo em Ilhéus

Além do estímulo às práticas esportivas, os participantes também contarão com uma estrutura de apoio, que disponibilizará serviços variados como aferição de pressão, medição de glicemia, colesterol e distribuição de preservativos e panfletos educativos, entre vários outros.

Avenida Soares Lopes  - Foto Secom (Roberto Santos)1

Avenida Soares Lopes – Foto Secom (Roberto Santos)1

Ilheenses e turistas terão a oportunidade de conferir nesta temporada de verão um evento de lazer e esporte, que acontecerá nas manhãs de domingo, sempre das 6 às 10 horas. Promovido pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais (Serin), o Projeto Domingo na Avenida acontecerá em uma das pistas da Soares Lopes (que, durante a iniciativa, será interditada). A primeira edição do projeto, que objetiva estimular a prática esportiva, será aberta neste domingo, 22 de dezembro, quando o verão tem seu início oficial.

De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Jaílson Nascimento, além do estímulo às práticas esportivas, os participantes também contarão, ao longo do projeto, com uma estrutura de apoio, que disponibilizará serviços variados como aferição de pressão, medição de glicemia, colesterol e distribuição de preservativos e panfletos educativos, entre vários outros.

:: LEIA MAIS »

Técnicos da Sesab discutem plano de combate à dengue em Ilhéus

Técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado estão em Ilhéus participando de reuniões para a definição do Plano de Contingência da Dengue para o ano de 2014.

Os sanitaristas da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), João Emanuel Araújo e Agnaldo Orrico, reuniram-se nesta quinta-feira, dia 19, com o comitê técnico da Secretaria de Saúde (Sesau) do Município de Ilhéus para discutir o Plano de Contingência da Dengue para o ano de 2014. O encontro ocorreu na sede da Sesau e contou com a participação do secretário de Saúde, José Antonio Ocké.

Araújo e Orrico são técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab responsáveis pelo monitoramento do sistema de informações que acompanha diariamente os fatos relacionados à dengue no Estado. Nesse sentido, a visita serve para ajustar as diretrizes que nortearão o Plano de Contingência da dengue para o próximo ano.

Nesta sexta-feira, dia 20, pela manhã, os técnicos continuarão discutindo com o secretário municipal de Saúde, Antonio Ocké, e, à tarde, realizarão nova reunião do comitê que elabora o plano de ações para prevenção, controle e combate à dengue na zona urbana do município. Os sanitaristas da Sesab alertaram para o risco potencial de uma epidemia na região, considerando a ocorrência de um surto da dengue, este ano, no Extremo Sul do Estado. “Historicamente, os pesquisadores observaram dados entomológicos e epidemiológicos, no Rio de Janeiro, que apontam para a migração do mosquito de uma região para outra”, explicou João Emanuel Araújo.
Conforme Araújo, “é importante que se diga que o combate a dengue deve ser que encarado por todos os segmentos da sociedade porque não é um problema restrito à saúde, mas uma ocorrência que afeta toda a população”. De acordo com a coordenadora do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Patrícia Dickie, o último Levantamento de Índice Rápido (LIRA) revelou que o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti é maior nos altos da Boa Vontade, do Basílio, Novo Vilela, do Carvalho e do Formoso, e nos bairros do Salobrinho, Sapetinga, Princesa Isabel, Teotônio Vilela, Ilhéus II e Cidade Nova.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro

Feira do Empreendedor do Hernani Sá confirma importância de ações da Sedic para o comércio ilheense

O vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), destaca a orientação e apoio técnico a 4.100 microempreendedores do município e o projeto de requalificação da Central de Abastecimento do Malhado como as principais ações da pasta.

Feira do Empreendedor do Hernani Sá - Foto Divulgação.

Feira do Empreendedor do Hernani Sá – Foto Divulgação.

Durante o ano, a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic) realizou atividades importantes para a economia de Ilhéus, principalmente, estimulando o desenvolvimento dos pequenos comerciantes. Entre as ações, estão a criação do Balcão do Empreendedor e o projeto de requalificação da Central de Abastecimento do Malhado, elaborado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional do Estado (CAR).

A Sedic também promoveu diversas atividades juntos às comunidades, a exemplo da I Feira do Empreendedor da Zona Sul de Ilhéus realizada entre os dias 12 e 15 deste mês, que contou com 20 barracas e 16 stands espalhados na Praça da Igreja Católica, no Bairro Hernani Sá. A população que participou do evento também pode usufruir de espaços auxiliares como praça da alimentação e para apresentações culturais e lúdicas.

:: LEIA MAIS »

Agenda Cultural de Serra Grande oferece programação cultural todos os sábados

Os sábados no distrito praiano de Serra Grande ganham novas atrações para a população local e turistas com a programação semanal da Agenda Cultural. Até fevereiro, será realizada uma série de shows musicais, cinema para crianças e adultos, curiosidades da vila, apresentações de teatro, dança e circo. As atividades começam no próximo dia 21, a partir das 18h30min, na Praça Pedro Gomes.

A primeira noite da Agenda Cultural de Serra Grande contará com exibição de curtas-metragens para crianças e longa-metragem para os adultos. Às 20h30min, haverá apresentação de curiosidades da vila, sobre o jangadeiro. E, a partir das 21 horas, tem espetáculo circense do Circo da Lua e shows musicais do cantor Marcos Abaga e da banda Santo Black.

Este é o segundo ano consecutivo que acontece a Agenda Cultural de Serra Grande. Além da Praça Pedro Gomes, também serão realizadas atividades na Represa Beira Rio. Além da programação artística, serão oferecidos passeios semanais e gratuitos ao Parque Estadual Serra do Conduru (PESC). Os interessados devem procurar a barraca instalada na Praça de Alimentação.

A Agenda Cultural de Serra Grande é realizada através da parceria entre o Instituto Arapyaú, Sebrae e Prefeitura Municipal de Uruçuca. O evento conta ainda com o apoio do Teatro Popular de Ilhéus e do Núcleo de Música do Movimento Vila Aprendiz. De acordo com a comissão organizadora, o objetivo do evento é valorizar a cultura local e promover diversas expressões artísticas, promovendo diálogo entre turistas e a comunidade local.

Ilhéus ganha Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro Sustentável

O CMDRPS possui várias funções para desenvolver importantes ações voltadas para compatibilizar as políticas públicas municipal, territorial, estadual e federal, com o objetivo de conquistar e consolidar a plena cidadania no município.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, sancionou a Lei n° 3.689, que institui o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro Sustentável (CMDRPS), órgão colegiado gestor para o desenvolvimento sustentável no município, com a função de formulação, consultiva e deliberativa, segundo o contexto de cada política ou programa em implementação. Com isso, fica assegurada a efetiva e legítima participação de representações dos diversos segmentos sociais e movimentos, nas discussões e elaboração do plano, para que este contemple estratégias, ações, programas e projetos de apoio e fomento econômico e social, em bases sustentáveis do município.

Cabe também ao CMDRPS a aprovação e compatibilização da programação físico-financeiro anual, a nível municipal, dos programas que integram o Plano Municipal Sustentável Agrícola Pecuário e Pesqueiro, acompanhando seu desempenho e apreciando relatórios de execução. Ainda terá por competência, a priorização, a hierarquização e o exercício do controle social local no desenvolvimento de ações e atividades de responsabilidade do setor público, assim como a identificação, encaminhamento e monitoramento de demandas relacionadas ao fortalecimento da agricultura familiar e outros segmentos sociais fragilizados, entre outros.
O CMDRPS será integrado por representantes de entidades da sociedade civil organizada que representem, assessorem, estudem ou promovam ações voltadas para o apoio e desenvolvimento sustentável, cidadania e promoção de direitos; representantes de organizações e movimentos da agricultura familiar; representantes de órgãos do poder público municipal, além de organizações para-governamentais. Em virtude da predominância de características rurais de Ilhéus e da representatividade da agricultura familiar, será garantida ampla participação de membros representantes dos agricultores, familiares, trabalhadores, assalariados rurais, agroextrativistas, pescadores, indígenas e assentados de reforma agrária.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro

Centro POP de Ilhéus realiza mapeamento de pessoas em situação de rua

O serviço foi iniciado nas ruas do centro da cidade, para, posteriormente, se estender aos bairros e à zona rural, com a finalidade de conhecer particularidades das pessoas em situação de rua.

Agentes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), iniciaram na semana passada uma busca ativa e cadastramento dos cidadãos em situação de rua de Ilhéus. O centro corresponde a um espaço de referência para o convívio grupal e social dessa população, proporcionando vivências e o desenvolvimento de relações de solidariedade e autonomia.

Em agosto deste ano, Ilhéus recebeu do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o aceite para os serviços de abordagem e mapeamento dos indivíduos e albergues bem como para a criação do centro. “Apenas cinco municípios na Bahia tem esse serviço, e Ilhéus, após aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), agora faz parte desse grupo cujo objetivo maior é dar dignidade às pessoas em situação de rua”, atesta o secretário da pasta, Jamil Ocké.

O serviço conta, no primeiro momento, com a abordagem dessa população, através da busca ativa realizada pela equipe do programa, composta por assistentes sociais e psicólogos. “A equipe está realizando o mapeamento dessa população, a princípio, no centro da cidade, para posteriormente fazer a busca nos bairros e também na zona rural”, destaca a coordenadora do Centro Pop, Quédima Souza.

Conforme explica a coordenadora, o mapeamento tem como finalidade quantificar a população em situação de rua, observar os locais por onde transitam, verificar as atividades que realizam e conhecer o perfil e as particularidades desses cidadãos. “A partir desse diagnóstico, vamos traçar estratégias para o atendimento desse público”, informa Quédima Souza.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro

Iluminação especial propaga clima natalino em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus recebeu 186 peças decorativas e 1200 m de cordões luminosos que estão espalhados pelo centro da cidade para compor o visual natalino, além de manutenção da iluminação pública convencional da cidade.

Iluminação de Natal na rua Marques de Paranaguá - Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 16.12.13.

Iluminação de Natal na rua Marques de Paranaguá – Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 16.12.13.

Os objetos decorativos que chegaram nesta segunda-feira, dia 16 – quando o comércio passou a funcionar até às 22 horas – já compõem a decoração natalina da cidade de Ilhéus, em ruas do centro, como na Sete de Setembro, Araújo Pinho, Jorge Amado, D. Pedro II, Marquês de Paranaguá, Praça J.J. Seabra, Avenida Soares Lopes, transversais, entre outras. Em todos esses pontos foram instaladas 186 peças decorativas e cordões luminosos.

Além disso, o Palácio Paranaguá, terá uma iluminação especial com cordões luminosos, que irão traçar toda a arquitetura do prédio. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic) em conjunto com as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), além da Chefia do Gabinete do Prefeito Jabes Ribeiro.

A ação, entretanto, não se limita exclusivamente à decoração natalina, mas a um reforço da iluminação pública convencional no centro da cidade, já que há um aumento no fluxo de pessoas para fazer compras e passear durante o período dos festejos. “Tendo em vista a importância das datas, o Natal e o Réveillon, o prefeito Jabes Ribeiro determinou também o reforço da iluminação normal, ou seja, a troca de lâmpadas que estavam queimadas nos postes, intensificando o trabalho de manutenção realizado durante todo o ano”, afirmou o vice-prefeito e titular da Sedic, Carlos Machado (Cacá).

O vice-prefeito informa também que os serviços de varrição e de coleta de lixo em todo o centro da cidade terão reforço adicional neste período, com a finalidade de manter toda a área comercial agradável para a circulação de pessoas, compras e para o entretenimento. Lembra ainda que, é neste mesmo período que a cidade de Ilhéus, anualmente recebe um grande número de turistas, “e para isso estamos empreendendo todos os esforços para cumprirmos com a nossa agenda e oferecer boas festas para todos”, destacou.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro

Prefeitura de Canavieiras

Meio Ambiente concede mais duas licenças ambientais

Canavieiras -Foto aérea - Arquivo.

Canavieiras -Foto aérea – Arquivo.

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, assinou a concessão de duas licenças ambientais simplificada para a liberação de funcionamento de empreendimentos. Os documentos estão calcados nos pareceres técnicos elaborados pela Assessoria de Assuntos do Meio Ambiente (Aama), do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e da Procuradoria Jurídica do Município.

Uma das licenças simplificadas tem como objeto a implantação da atividade de Sistema Agroflorestais Consorciado com Floresta Plantada, na Fazenda Guará, na zona do Puxim, Povoado de Oiticica, numa área de 380,98 hectares. Dentre as condicionantes estão a contratação de mão-de-obra local, proibição de caça e pesca, bem como a invasão de bovinos e outros animais domésticos.

Outra exigência feita para a concessão da licença ambiental é a minimização da ação erosiva das operações florestais, removendo o mínimo possível do solo na área de plantio de eucalipto. Também estão previstas medidas para o armazenamento seguro de resíduos líquidos e sólidos utilizados na operação de plantio, bem como o acondicionamento seguro das embalagens residuais agrotóxicas, dentre outras ações de prevenção.

A segunda licença foi concedida à Pescan, empresa do ramo de pescado, que se obriga a contratar mão-de-obra local, além de elaborar, implantar e manter os procedimentos de higiene industrial e segurança do trabalho. Para isso, deverão ser – obrigatoriamente – utilizados pelos funcionários os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Dentre as exigências para a concessão da licença estão previstas a promoção e implantação de Programas de Educação Ambiental e Segurança do Trabalho, com destaque voltado para funcionários e comunidade localizada no entorno do empreendimento. Outra ação prevista é o tratamento dos resíduos sólidos (vísceras, escamas, cabeças e demais partes descartadas do pescado), bem como realizar a coleta seletiva, reuso e reciclagem dos resíduos.

Explica o assessor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal da Agricultura, Patrick Nery, que a proteção ao meio ambiente é uma preocupação do Governo da Reconstrução. Para a concessão da licença são observadas todas as variáveis e proposta uma lista de procedimentos, nos sentido de não causar danos ao meio ambiente, a exemplo das condicionantes especificadas.

Auto do Boi e Casa de Farinha na Tenda Teatro Popular de Ilhéus

O palco da Tenda Teatro Popular de Ilhéus receberá dois espetáculos nesta semana. Na quinta-feira (19), estará em cartaz o musical infanto-juvenil Auto do Boi da Cara Preta, às 20 horas. E a Cia. de Dança Sôanne Marry estreia Casa de Farinha. A montagem será apresentada às 20 horas de sexta-feira e sábado (20 e 21) e às 19 horas do domingo (22). As entradas custam R$ 20 a inteira e R$ 10 para estudantes, idosos e titulares do Cartão TPI.

O espetáculo da Cia. Boi da Cara Preta traz a animação e o colorido da festa do bumba meu boi para contar como surgiu a canção de ninar mais entoada do Brasil. O texto de Romualdo Lisboa narra as aventuras do vaqueiro Mateus para tentar agradar sua mulher Catarina, grávida e desejando a língua do boi do temido coronel Firmino. Para alcançar seu objetivo, ele acaba encontrando diversos personagens da cultura nordestina. A direção musical é de Elielton Cabeça e a direção geral de Tânia Barbosa.

Casa de Farinha mostra as dores e alegrias dos escravos traduzidas na dança, teatro e música. A montagem da Cia. de Dança Sôanne Marry e do Ballet Folclórico IFBA campus Ilhéus é inspirado nos livros Farinha, Madeiras e Cabotagem: a capitania de Ilhéus no antigo sistema colonial, do historiador Marcelo Henrique Dias, e Tambores de Angola, de Robson Pinheiro.

Segundo a diretora do espetáculo, Sôanne Marry, quando se fala em escravidão, a primeira lembrança da mancha histórica é o sofrimento dos cativos. Mas, apesar das amarguras, os negros também cantavam e dançavam. “As casas de farinha dos engenhos eram subsídio de trabalho e também de divertimento”, complementou.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia