WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Buerarema: trabalhador rural fica paralítico após invasão de propriedade

Há 18 anos, Adailton do Carmo trabalhava em uma pequena propriedade localizada na região de Buerarema, sul da Bahia. No último dia 2 de setembro, supostos índios Tupinambá invadiram essa propriedade.

Durante a ação dos supostos índios, Adailton foi atingido por um disparo de espingarda na coluna. Após isso, ele perdeu o movimento das pernas. Impossibilitado de trabalhar, Adailton sobrevive com a ajuda da população de Buerarema.

No vídeo abaixo, gravado pela ASPAIUB (Associação dos Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema), Adailton conta como ocorreu a invasão da propriedade, e pede ao governo uma solução para os conflitos naquela região. Assista:


Associação dos Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema.
http://www.aspaiub.blogspot.com.br/2013/12/buerarema-trabalhador-rural-fica.html

Audiência pública do Porto Sul reúne 1500 pessoas em Ilhéus

Audiência Pública_12 12 2013_by Daniel Thame

Audiência Pública_12 12 2013_by Daniel Thame

O projeto do Porto Sul está sendo apresentado em audiência pública que acontece nesta quinta-feira (12), no Centro de Convenções de Ilhéus. Durante a audiência, que reune cerca de 1500 pessoas, os avanços feitos no projeto são mostrados e debatidos com população. Técnicos e representantes do Governo da Bahia apresentaram e discutiram os relatórios complementares, o caderno de resposta aos questionamentos prévios e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do empreendimento portuário para total compreensão do projeto pelos moradores da região.

Nesta quinta-feira a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou em despachos publicados do Diário Oficial da União (DOU) as outorgas para construção dos dois novos terminais que integram o Porto Sul. Com isso, o Governo da Bahia e a Bahia Mineração poderão prosseguir no processo para construção dos terminais de uso privativo do maior empreendimento portuário do Nordeste brasileiro com investimentos de R$ 5,6 bilhões.

Audiência Pública do Porto esclarece projeto à população
Centro de Convenções_Ilhéus.

Centro de Convenções_Ilhéus.

Após a apresentação do relatório de impacto ambiental e do projeto do Porto Sul, a audiência pública do Governo da Bahia e do Ibama, que acontece no Centro de Convenções de Ilhéus, entra na fase dos questionamentos por parte dos presentes ao encontro.

Todas as pessoas que se inscreveram terão direito a fazer perguntas e sugestões, que serão esclarecidas pelos técnicos responsáveis pelo empreendimento.

Apesar de alguns protestos contrários, a maioria dos presentes se mostra favorável ao Porto Sul. O clima é de tranquilidade no Centro de Convenções. Nesta sexta-feira (13) a audiência pública acontece na Vila Olimpica de Itabuna.


Daniel Thame

Comerciantes da Central de Abastecimento do Malhado são beneficiados com Mutirão de Saúde

Nesta quinta-feira, dia 12 as secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Indústria e Comércio (Sedic) promoveram educação postural e nutricional, atividades físicas, exames de prevenção ao câncer de útero e de mama, detecção de glaucoma, além de atendimento clínico, psiquiátrico e odontológico e aferição da pressão arterial.

Mutirão da Cidadania no Central de Abastecimento do Malhado-foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 12.12.13 (29).

Mutirão da Cidadania no Central de Abastecimento do Malhado-foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 12.12.13 (29).

Comerciantes da Central de Abastecimento do Malhado foram beneficiados nesta quinta-feira, dia 12, pelo Mutirão da Saúde promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Saúde (Sesau) e de Indústria e Comércio (Sedic). O objetivo da ação foi facilitar o acesso dos trabalhadores locais ao atendimento médico, oferecendo educação postural e nutricional, atividades físicas, exames de prevenção ao câncer de útero e de mama, detecção de glaucoma, além de atendimento clínico, psiquiátrico e odontológico e aferição da pressão arterial. Os cidadãos também puderam atualizar seus cadastros junto ao Programa Bolsa Família.

:: LEIA MAIS »

Cultura mantém diálogos setorizados para incorporar ações

Depois de dialogar com representantes das áreas de dança e capoeira, a Secretaria de Cultura realizou novos encontros, desta vez com grupos da cultura popular e blocos afros.

Secult mantém encontros culturais com grupos de Ilhéus - Foto Alfredo Filho (Secom).

Secult mantém encontros culturais com grupos de Ilhéus – Foto Alfredo Filho (Secom).

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) continua realizando encontros setorizados para ampliar o diálogo com grupos culturais de Ilhéus, com o objetivo de melhorar e incorporar novas ações na programação de suas ações. Nesta quarta-feira, dia 11, as audiências foram com os setores da cultura popular e com blocos afros. Já houve encontros com os segmentos de dança e capoeira.

A reunião da quarta-feira aconteceu no auditório Sosígenes Costa, na Casa de Cultura Jorge Amado, e na oportunidade foram debatidos os folguedos, quadrilhas juninas, reisado, samba tradicional e também o cordel. Já com os blocos afros, o foco maior foi para se obter um levantamento de propostas destes segmentos, visando o seu fortalecimento, não só no período carnavalesco, como também na ampliação dessa cultura bastante tradicional em Ilhéus.

Informa o titular da Secult, Paulo Atto, que esses encontros vão continuar acontecendo com a finalidade de municiar a sua equipe com todas as informações possíveis, e para isso, também estão incluídos nestes diálogos, a presença de representantes de associações de bairros e dos distritos, vilas e povoados. “E pelo que já obtivemos, acreditamos que estamos no caminho certo, dando oportunidade para que todos os responsáveis se exprimam e relatem seus problemas, assim como apontem sugestões de soluções”, finalizou.


Secretaria de Comunicação (Secom)

68ª CIPM

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).

Projeto da Estrada do Cacau e do Chocolate é formalizado nesta sexta-feira em Salvador

Com a formalização do termo, serão repassados recursos para ser investidos na formatação do produto que está prevista para ser concluída até julho de 2014, quando será realizada mais uma edição do Festival do Chocolate.

O projeto da primeira estrada temática da Bahia, a Estrada do Cacau e do Chocolate, que liga os municípios de Ilhéus e Uruçuca, será formalizado nesta sexta-feira, dia 13, em Salvador. O novo produto turístico oferecerá muita história, riqueza natural e arquitetônica, gastronomia local, especialmente as guloseimas produzidas com o cacau. O visitante vai conhecer detalhes da lavoura cacaueira, incluindo aspectos que vão desde a plantação à transformação do fruto em chocolate, móveis e objetos coloniais, como uma espada que pertenceu a Dom Pedro II e uma carta Papal.

A solenidade de formalização contará com a presença do governador da Bahia Jaques Wagner, dos prefeitos dos municípios de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e de Uruçuca, Fernanda Silva, dos secretários de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, e de Ilhéus, Alcides Kruschewsky. Também participarão do evento, o presidente do Convention Bureau, Luid Massa, e da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Marco Lasso.

:: LEIA MAIS »

Abertura do comércio no período do Natal 2013

Acordamos com o Sindicato dos Comerciários de Ilhéus, o seguinte horário de funcionamento das lojas em nossa cidade, para o mês de dezembro/2013.

FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NATAL E ANO NOVO 2013


Sicomércio Ilhéus.

Prefeitura de Canavieiras

Novas atrações se apresentam no Projeto Verão

Canavieiras. By Walmir Rosário.

Canavieiras. By Walmir Rosário.

Lyra do Commercio se apresenta em festa de

Santa Cruz Cabrália

:: LEIA MAIS »

69ª CIPM

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).

Palácio Paranaguá abrigará Museu da Capitania de São Jorge dos Ilhéus

A ideia do projeto é fazer um museu dentro de padrões modernos, com um grande acervo iconográfico, no qual o visitante possa ‘passear’ ao longo da rica história ilheense, conhecer os grandes nomes que fazem parte do imaginário regional e interagir com os fatos mais marcantes do passado.

Palácio Paranaguá - Foto Alfredo Filho - Secom.

Palácio Paranaguá – Foto Alfredo Filho – Secom.

Em reunião do secretariado municipal, o prefeito Jabes Ribeiro determinou à Secretaria de Cultura que tome as providências para elaborar, com urgência, o projeto executivo de criação do Museu da Capitania de São Jorge dos Ilhéus. O museu, antigo sonho dos segmentos ligados à cultura ilheense, irá funcionar no Palácio Paranaguá, prédio histórico que abriga a sede da Prefeitura Municipal desde a sua inauguração, no ano de 1907, e tombado pelo Instituto de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

“O museu se constituirá em mais uma atração turística para Ilhéus, além de suprir uma grande lacuna hoje existente no nosso setor cultural e histórico, que é a falta de um museu da cidade”, explicou o prefeito. E completou: “O próprio Palácio Paranaguá integra uma das mais belas páginas da história de Ilhéus e com o museu, colocaremos ali, à disposição dos visitantes de outros locais e também dos estudantes de Ilhéus e região, um acervo capaz de mostrar a riqueza das nossas origens, a história dos grandes homens e mulheres públicos, as tradições e evolução do nosso município, desde os tempos da Capitania Hereditária até hoje”.

:: LEIA MAIS »

Manutenção na ETA Centro interrompe fornecimento de água em alguns bairros de Ilhéus nesta sexta-feira (13)

A previsão é que os serviços sejam concluídos até a meia-noite do mesmo dia

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, devido a realização de serviços de manutenção no reservatório de água tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, o fornecimento de água será interrompido em alguns bairros de Ilhéus a partir das 4 horas da manhã da sexta-feira (13 de dezembro).
Os bairros que poderão sofrer desabastecimento são Centro, Malhado, Cidade Nova, Conquista, Pacheco, Altos do Outeiro e São Sebastião, Princesa Isabel, Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Vila Cachoeira, Salobrinho, Moradas do Porto e das Brisas, Altos do Basílio, do Coqueiro, Esperança, Amparo e Legião.
A previsão é que os serviços de manutenção sejam concluídos até a meia noite do mesmo dia (sexta-feira, 13), quando a ETA Centro voltará a operar normalmente. O abastecimento das localidades afetadas será gradativamente regularizado em 24 horas. Os moradores de imóveis com reservação suficiente para as necessidades diárias não sentirão os efeitos da falta de água.

—————————————
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Itabuna (USI)

Prefeitura de Ilhéus inicia operação de ordenamento urbano

Vários órgãos públicos como a Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Superintendência Municipal de Trânsito (Sutran) farão parte da operação, que tem início nesta quinta-feira, dia 12, coordenada pela Secretaria

A Prefeitura de Ilhéus dará início, nesta quinta-feira, dia 12, a uma série de ações destinadas a promover o ordenamento urbano, com o objetivo de organizar a utilização do espaço público. A operação, determinada pelo prefeito Jabes Ribeiro, atende às queixas e reclamações de vários setores da sociedade sobre a utilização e ocupação irregulares dos espaços públicos sem a devida autorização dos órgãos competentes ou fora das determinações do Código de Posturas do Município.

Vários órgãos públicos, como a Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Superintendência Municipal de Trânsito (Sutran) farão parte da operação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema). “A ação faz parte do projeto de ordenamento da cidade e vai ocorrer continuamente em todos os bairros do município”, afirmou o titular da Sema, Antônio Vieira.

Serão abordados e penalizados ambulantes sem licenças, comerciantes que não obedecem às determinações da Vigilância Sanitária, condutores estacionados em locais indevidos, bares que colocam mesas nas ruas e nos passeios, impedindo o livre fluxo de pedestres e veículos, além do combate à poluição sonora, entre outras ações de ordenamento do uso do espaço público urbano.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia